Atribuição de filho maior de idade - 1C
Saudações a todos do fórum!
Estou tentando dar entrada no processo de dupla cidadania e gostaria de tirar algumas dúvidas.
Seguindo as orientações no guia e informações úteis (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest) entrei no site civilonline, solicitei pedido de certidão online, paguei a taxa de 10 euros e recebi o código de acesso a um documento de Assento de Nascimento do meu pai (português nascido depois de 1911). Recebi o código de acesso e um documento de Assento de Nascimento mas estou estranhando porque esse documento parece ser muito simples.
Minhas dúvidas são as seguintes:
1- É isso mesmo que eu preciso imprimir?
2- Preciso imprimir também a consulta de certidão no site civilonline, onde constam os números do código de acesso?
3- A simples impressão vale para enviar junto com os outros documentos ou preciso apostilar a certidão do civilonline também?
4- Se precisar apostilar eu devo fazer o apostilamento em Portugal, por se tratar de um documento de origem portuguesa?
Comentários
@RafaelBR
Os assentos de nascimentos PT que já estão informatizados são assim mesmo. Só uma impressão simples disso é suficiente; mais nada. Fiz isso para o meu preocesso e já foi aprovado
Na prática, eles vão apenas olhar o número e ano do assento e onde foi emitido - e acessar o sistema informatizado para verificar as informações. É quase como se o assento em PT fosse virtual hoje em dia. Quando terminar o seu processo, vai ser um assim que será gerado para você também.
Dica: salve esse documento em Word, pois assim no futuro pode voltar a imprimi-lo se precisar - o código de acesso do civlonline vai expirar em 6 meses.
@CarlosASP Muito obrigado!!
Bom dia, pessoal!
Documentos enviados e entregues ao ACP, segundo o rastreio do correio.
A partir do recebimento, alguém sabe dizer em quanto tempo, mais ou menos, nos dão um retorno sobre o início do processo?
@Fernanda_15
No caso de processo de filho na ACP, o e-mail com o número de processo e a senha costuma demorar até 10 dias para chegar (é bom checar spam, lixo eletrônico etc). Não sei como fica o fluxo em julho/agosto, que é época de férias na Europa.
Se demorar muito, a solução é ligar para a linha de registo: Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
@Fernanda_15 vc mandou pelos Correios ou por DHL?
@Bru_ obrigada!!
@Destefano por correios.
@Fernanda_15 meu tio enviou há 1 semana e recebeu hoje o e-mail com número do processo e senha.
@jubsal Obrigada! Vou aguardar mais um tempinho, ainda não deu nem 5 dias úteis que eles receberam... só estava ansiosa/curiosa haha