Inicio da busca por certidões e relação de documentos.
Peço humildemente a ajuda de vocês, Tenho meu avô e minha avó materna ambos Portugueses (Falecidos), Ela veio de Portugal com 9 anos e ele com 8 anos, eram primos e se casaram no Brasil, Tenho minha mãe ainda viva, gostaria de saber como proceder em relação aos documentos, tenho que pedir o assento de nascimento português de ambos.? tenho alguns documentos deles, Nascidos em Ilha de São Miguel, Freguesia de Agua de Pau e no passaporte diz algo sobre Ponta Delgada, Ela Georgina Batista nascida em 28-01-1919, filha de Manoel Batista e Maria da Glória, Ele José de Souza Batista nascido em 22-09-1920, filho de Manoel de Souza Batista e Guilhermina do Carmo, Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CarlosOliveira
Peça as certidões portuguesas pelo civilonline, custo de 10 euros e chegam eletronicamente em poucos dias. Como solicitar certidões pelo civilonline
Como sua mãe é viva a sugestão é que ela peça a nacionalidade como filha de português e depois de deferido o processo dela (quando então ela será portuguesa) você dará entrada no seu processo também como filho de portuguesa.
Segue lista: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
Boa sorte!
@AlanNogueira Obrigado pelas informações, e nesse caso tenho que pedir de ambos.? (Avô e Avó), já que os dois vieram de Portugal.?
Bom dia, Estou pedindo o assento do meu avô primeiro pra ver se dá tudo certo, e vou pedir o da minha avó logo em seguida, ai tem algum tópico aqui no forum sobre o processo de Transcrição do casamento com passo a passo, pois como ambos são portugueses e se casaram no Brasil é obrigatório a transcrição, correto.? @AlanNogueira
@CarlosOliveira
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
Obrigado @mabego, Acabei de receber o assento do meu avô, e vi que o nome dele tem uma pequena diferença no sobrenome conhecemos como "Batista" e no assento está "Baptista" e a data de nascimento também está diferente do documento brasileiro ele nasceu em 11 de julho de 1921 segundo o assento, e segundo o registro de estrangeiro brasileiro a data de nascimento é de 22 de Setembro de 1920, isso interfere no processo.? precisarei fazer alguma correção.? se sim, como proceder. Desde já agradeço a ajuda de todos, são realmente muito cordiais.
@CarlosOliveira
sugiro que peça ambas, já que precisará transcrever o casamento conf guia postado acima pela @mabego
se necessário retificar registros brasileiros precisará primeiramente dos documentos portugueses apostilados: Guia para Apostilar documentos em Portugal
Boa noite, para fazer a transcrição do casamento precisarei corrigir a data de nascimento do meu avô.? já que no assento de nascimento está constando uma data e na certidão de casamento dele está outra.? @mabego @AlanNogueira
@CarlosOliveira
precisa sim...
e para isto o documento português tem que estar apostilado e registrado em um cartório de titulos aqui no Brasil
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1
@mabego, Bom dia enviei o email abaixo pedindo as cópias originais do assento de nascimento dos meus avós para pdelgada.ministeriopublico@tribunais.org.pt, poderia me confirmar se fiz correto.? pois até agora passados 2 dias não responderam.
"Boa noite do Brasil, Venho através deste respeitosamente pedir os assentos de nascimento originais e apostilados dos meus avós Portugueses, para a RETIFICAÇÃO de documentos Brasileiros. Preciso por favor de informações sobre as formas do processo de apostilamento, de envio para minha residência no Brasil, de valores e formas de pagamento. Seguem os números dos pedidos que fiz através do site CivilOnline:
José de Sousa Baptista
O pedido Certidão Nascimento n.º 354570/2023
Código de Acesso: 4948-4287-XXXX
Jorgina Baptista
O pedido Certidão Nascimento n.º 380998/2023
Código de Acesso: 6554-1958-XXXX
Segue juntamente em anexo comprovantes direto do site CivilOline.
Agradeço previamente a atenção, e estou à disposição."
@CarlosOliveira
está certinho sim...
Reenvie e acrescente a PG de Lisboa também.
pdelgada.ministeriopublico@tribunais.org.pt
apostilasgeral@pgr.pt
@mabego Enviei hoje para Lisboa como aconselhou, Muito obrigado, está sendo de grandiosa ajuda.