Agencia consular de Portugal em cantagalo-rj

Pessoal acabei de ler um arquivo na internet falando que existia na regiao de Cantagalo - RJ uma agencia consular. Porem jogando na internet nada vi ate o momento sobre essa tal agencia.

Estou a procura de uma certidao de casamento que acredito ja ter encontrado os registros da pessoa em si e seus pais em portugal, ele veio primeiro e depois outros membros da familia.

Ele se "casou" em Cantagalo_Rj como diz em uma certidao na verdade acho que 2 certidoes aparece que eles eram casados em Cantagalo.

E acredito que se realmente for esta pessoa ele chegou em 1876 com 11 ou 12 anos de idade. E o primeiro filho nasceu em 1890. A certidao que diz o status de casado é de 1895.

A maioria dos registros ou sao de Bom Jardim-Rj , Cantagalo ou algo q diz de Nova Friburgo, pois neste periodo mudaram muito o distrito. 5 filhos de 7 foram batizados na matriz de Cantagalo, 3 tem registros em cartorio de bom jardim, se nao me engano 2 distrito, e o pai de minha avo que eu possuo um papel que diz qualquer coisa mas que o cartorio quando falei com eles nao acham nada deste apontamento de nascimento. porem tenho a certidao de batismo e casamento, entao ok pelo momento.

Porem o do portugues mesmo nao encontro nada, apenas uma como testemunha em um casamento que seria suposta irma dele e outra certidoes como o nascimento de um filho de um dos irmaos que deram o mesmo nome porem como sobrinho no sobrenome. Ou quando aparece apenas "portugues".

A outra parte da familia era de itaocara ou macuco.

Ate achei um registro de acho 22 de dezembro 1876 um casamento mas nao consigo ler muito bem, mas vejo um jose da silva e uma maria ferreira xxx (que nao entendo) na realidade nao consigo ler muito bem este registro, mas acho super estranho ele ter chegado e 3 meses depois ele se casou e com 12 anos de idade! Entao, nao acredito que seja dele este registro mas estou tentando saber mais a respeito desse casamento, vai que é verdade.

Agora que li sobre esta questao de ter uma agencia consular de Portugal na regiao , como eu poderia saber se ele chegou a informar suas atividades a esta agencia ou governo portugues? como os nascimentos dos filhoes e o proprio casamento?

Obrigado pela ajuda!

«1

Comentários

  • Posta os dados que você tem, fica mais fácil do pessoal te ajudar

  • @LeoSantos obrigado!

    nome do portugues a localizar a certidao de casamento/Obito,

    Jose marianno da Silva (jose da silva marianna ou marianno, em portugal ilha da madeira)

    Maria Ferreira da Silva

    pais dele:

    Franciso da Silva Marianno ( na ilha da madeira tb, no Brasil Francisco Marianno da Silva)

    Maria Julia Pereira da Silva

    Mae de Maria:

    Catharina ----- Brandis/ Brandt (nao identifiquei o que esta escrito em uma das certidoes que achei) https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRGH-QH

    e o pai até o momento nao encontrei nada


    pode ser que encontre o nome Marianno com um "n" apenas

    achei o registro do passaporte do jose em portugal e a entrada dele no Brasil, mas o nome dele consta como Jose da SIlva Jorge


    aqui neste link foi o casamento que encontrei que fala jose e maria mas nao entendi o que esta escrito antes do nome do jose pra ter certeza se pode ser dele. e o outro problema é que se for verdade ele casou com 12 anos de idade? um pouco estranho... mas por enquanto foi isso que encontrei.

    "Brasil, Rio de Janeiro, Registros da Igreja Católica, 1616-1980," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R895-DH?cc=1719212&wc=M6ZT-Z6D%3A131775101%2C139024701%2C141790101 : 11 March 2022), Rio de Janeiro > Santíssimo Sacramento > Matrimônios 1876, Nov-1878, Mar > image 14 of 146; Paróquias Católicas (Catholic Church parishes), Rio de Janeiro.

  • esqueci de mencionar o Jose da Silva Mariano ou Jose Mariano da Silva, teve ate o momento que encontrei 7 filhos.

    Reinaldo 1890; ate o momento encontrei apenas batizado cantagalo

    Artur 1892; ate o momento apenas batizado cantagalo

    Leontina Elysa 1894; encontrei 2 batizado e casamento bom jardim

    Elpidio 1895; batizado, registro, possivel obito bom jardim

    Juvenal 1897 (pai da minha avo), batismo e casamento (cantagalo e euclidelandia)

    Francisco 1899; registro bom jardim

    Maria Albertina da Silva 1905, registro bom jardim

  • @Flávio Fernandes

    A mãe da Maria talvez seja Catharina Josephina Brandes.

    Esse casamento de 1876 (na verdade, proclamas do casamento) é para Albino Jose da Silva e Maria Ferreira do Pomar. Aqui o casamento mesmo deles:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89H-KY?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-2LPX&action=view&groupId=M9H3-1KT

  • @CarlosASP MUITO OBRIGADO!

    pelo menos eliminei uma coisa, infelizmente volto para estaca zero.

    Vou continuar a olhar agora o nome da mae como Josephina! realmente ela nao tinha ideia do que estava escrito la. Engraçado que nao vi nada de Brandes, apenas achei Brandt e uma certidao de obito da suposta catharina Brandis que morreu com mais de 100 anos pelo que parece la.

    ja tentei localizar algo nesta certidao que falava que ela morava nas terras dos herdeiros de Dona Apolinaria maria dutra da costa, mas ate agora nao encontrei nada tambem para tentar localizar qual seria a exata regiao da maria ferreira pra tentar ver se acho a certidao de casamento ou batismo dela. pois pelo que entendiera comum o pessoal casar perto da casa da esposa. entao tenho ido por esse caminho ate omomento.


    Mas muito obrigadopela ajuda!!

  • Atualizando consegui estes registros aqui;


    Francisco Mariano da Silva e Iolanda de Souza Borret 03/12/1932 15 4 Santa Maria Madalena


    Elpídio Mariano da Silva e Elvira dos Prazeres Marques 20/9/1939 página 36v livro 5 Euclidelândia.


    estes sao filhos de Jose Marianno da Silva quem eu procuro. Porem nao consigo achar estas certidoes para ler o que tem nelas.

    Enviei um email as paroquias para ver se encontram estas certidoes, mas por enquanto nenhuma resposta do email.

    eu nao consigo localizar estes documentos no Familly Search.


    Realmente acredito estar entre Cantagalo, Macuco, Bom Jardim e Sao josé do Ribeirao.

  • @CarlosASP acho que encontrei o registro!

    Preciso de uma ajuda pra entender a situaçao. eu encontrei o registro atraves da internet em um arquivo que falava "Índice dos Banhos do Santíssimo Sacramento de Cantagalo", o Nome da mae solteira parece ser Maria Catarina Ferreira. Por isso nao achava nada deles.

    Estranho que 5 dos filhos foram batizados la. Mas eu perguntei pra pessoa ver o que aparecia com os nomes de Mariano da Silva nos arquivos, a moça foi bem bacana na epoca e me deu ate registros que constavam em outras igrejas para eu ver se era as pessoas que eu buscava.

    Mas nao encontrou este, agora estou na duvida. em uma certidao falava que eles eram casados em cantagalo, ela nao encontrou e agora encontrei esse tal banho da propria igreja . se for deles mesmos mas nao tiver este casamento feito por algum motivo ou eles tenham parado ou nao exista esta certidao de casamento, o que voce acha que pode ser feito?

    Fiquei feliz e nervoso ao mesmo tempo...kkkk

  • @Flávio Fernandes

    Coloca aqui o link para o arquivo que tem a lista dos "banhos" (similar religioso ao processo de habilitação de casamento civil); não esqueça de dizer em que página do PDF aparece.

    Nós ajudamos várias pessoas aqui ao mesmo tempo; sem ver os links acaba ficando tudo meio confuso só pela descrição no seu comentário,

    Você viu o que tem nesses "banhos"? Tem uma imagem deles - ou só viu a listagem?

    Pode ter várias situações: os "banhos" podem correr num local - mas o casamento acontecer em outro. Os banhos são só a autorização para casar; tipo um "nada consta":

    "os banhos matrimoniais, onde podem ocorrer as seguintes situações mais comuns): (i) pedido dos noivos para a proclamação do casamento deles; (ii) justificação de idade de um dos noivos, que é a apresentação de testemunhas para comprovarem o batismo desse nubente, quando o documento não foi achado nos livros paroquiais; (iii) dispensa de impedimento canônico, geralmente por serem os noivos aparentados em grau próximo, que por via de consanguinidade, que por via de afinidade; (iv) reclamação de cumprimento de promessa de casamento, quando um dos nubentes acha que o outro está demorando a cumprir o matrimônio acordado, (v) justificação de estado, onde um dos nubente mostra por testemunhos não ser casado; (vi) dispensa de diferença de qualidade ou de crença, onde geralmente se solicita ao bispo que permita o casamento de pessoas de livre com escravo ou de católico com acatólico; (vii) processo de divórcio. Neles, os candidatos a noivos apresentam suas certidões de batizados, o que muitas vezes complementa as lacunas dos livros paroquiais faltantes. Muitas vezes, também, os escrivães eclesiásticos montam um esboço da descendência dos nubentes a partir do tronco comum. As declarações das testemunhas também aportam informações preciosas, mesmo porque muitos deles são parentes próximos dos noivos ou vieram da mesma região de um dos candidatos."

    Já vi banhos que mencionam que é para casar no local xyz (diferente de onde correram os banhos).

  • @CarlosASP

    o site foi esse aqui http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/fontprim_rj.shtml#serra_rj

    O link onde aparece os nomes foi neste aqui http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/indBanhosCantagalo_J.pdf

    Eu nao vi o registro em si. estou procurando ele no family , pra ver se acho as info pra confirmar antes que ela diga algo.

    Estranho que dentro desses registros de indices encontrei 3 pessoas se nao me engano da familia e depois achei os registros. mas nao vi em nenhum link por enquanto deles apenas esse banho e nada mais. Ontem mandei um email para paroquia para ver se acham algo. Estranho pois todos que vi do ano de 1888 nao posui as datas corretas apenas o ano, parece ter algo com os livros do ano. vi apenas em um registro acho que livro 3 mas sem datas apenas ano.

    Ja mandei email pro arquivo da regiao del pra ver se por acaso ele fez a comunicaçao do casameto pois no site em si nao achei nada. mas nao creio que ele tenha feito esta comunicaçao. pois comop falei no incio do topico tinha lido que existia esta tal agencia em cantagalo porem nem o pessoal do consulado sabe disso. e nao acho nada na internet . e como neste tempo la era bem complicado de ir e vir para o rio nao acredito que ele tenha feito isso apesar de ele ter registrado da forma correta pela epoca todos os filhos, seja batismo ou caratorio ou os 2 em alguns casos.

  • @Flávio Fernandes

    As datas dos banhos não vão bater com as do casamento. Como dito, os banhos eram um processo anterior ao casamento em si - uma "permissão" para poder casar na igreja.

    Uma vez obtida essa permissão, aí sim se podia casar. Na maioria dos casos, o casamento ocorria no mesmo lugar, mas há sim casos de correrem os processos de banhos em uma paróquia mas o casamento ser efetuado em outra.

    Nessa região serrana foi feito há tempos um esforço "raiz" onde genealogistas olharam presencialmente os livros paroquiais e elaboraram essas listas que aparecem no marcopolo.

    Se o processo inteiro dos banhos estiver lá, seria ótimo. Muitas vezes não é o processo em si, mas apenas um registro da existência do processo, ou uma simples menção dizendo que Fulano e Sicrana foram autorizados a casar. Por exemplo, no FS tem algo sim para o centro do Rio, onde os nomes até aparecem de forma abreviada.

  • @CarlosASP

    obrigado! So me resta esperar, vi outro artigo que falava que os registros da diocese de Friburgo nao deixou scanearem os livros. entao, é rezar para ela encontrar!

    Tenho uma pergunta, com a tal mudança na lei para os netos. Como fica o processo é so apresentar os documentos apostilados, transcritos etc??

    Tinha visto que precisava provar vinculos com portugal ou a cultura. depois vi que nao precisava. To na duvida, pois minha vo teve contato com o avo quando muito novinha, depois pelo que entendi o pai dela foi morar em outra cidade como toda a familia se separou. ela ja ta com 85 anos se nao me engano, e quem era portugues da familia morreu qunado ela era pequena.

    como funciona esta parte? sera mesmo que ela pode tirar esta nacionalidade? ela nesta epoca viveu em fazenda, roça nao teve tanto a vida em si portuguesa

  • @Flávio Fernandes

    Nascer no Brasil e falar fluentemente português já preenchem o requisito de vínculos com Portugal e cultura portuguesa, no que diz respeito ao processo de netos.

  • @eduardo_augusto

    Showw! obrigado pelo esclarecimento!

  • pessoal uma duvida, preciso enviar as certidoes "atualizadas"? qual o prazo de emissao dos documentos eu precisaria respeitar? por exemplo devo soclicitar todos os documentos com validade de ate 1 ano antes de enviar o dossie. apos passar este prazo devo emitir novas certidoes ou documentos de identificaçao da pessoa que esta solicitando? carteira de identidade etc.

  • @Flávio Fernandes

    consulados costumam implicar com essa "validade" de documentos, os exigem dentro de um ano.

    Mas para Portugal, se o documento está apostilado, não perde "a validade".

  • @mabego Obrigado! vou tentar ver os documentos aqui se emito antes de enviar e ver se consigo pedir a renovaçao da carateira da minha vo enquanto aguardo a igreja tentar localizar o documento pra nao ter problemas.

  • Pessoal acho que encontrei o registro ela confirmou algumas infos que batem com a dele e falou que o processo de habilitaçao consta 20 paginas. Entao, acredito que sim.

    Alguem saberia me informar como eu poderia fazer a solicitaçao de pedido de urgencia na vista do processo?

    Vi que tem algumas situaçoes que voce pode pedir, e no meu caso acho que sim, pois minha vo tem 86 anos.

    outra questao é eu posso fazer apenas o pedido dela sozinho e ai sim depois pedir o da minha mae e o meu ou poderia solicitar tudo junto no mesmo processo?

  • @CarlosASP tenho outras 2 acima tb de duvidas, caso saiba de algo.

    ahh outra coisa pessoal o registro de nascimento do pai da minha avo acho que nao foi feito. porem ele casou e ja sei onde esta este registro do casamento .

    mas todos os documentos dele consta que ele nasceu em Bom Jardim - RJ . Mas um tempo atras eu entrei em contato com o cartorio eles falaram que nao encontraram este registro e nem o tal apontamento que um escrivao na epoca de 1940 achou no cartorio.

    entrei em contato novamente agora para ver se eles encontram este registro.

    A questao é, eu possuo o batismo dele e possuo o registro de casamento, preciso solicitar a certidao de nascimento dele tambem?

    e a da minha vo e o de casamento dela tambem, assim como o de nascimento da minha mae e casamento dela? pois pelo que sei no Brasil o que vale depois que casa é a certidao de casamento. neste caso, tanto ele , como minha avo e minha mae eu precisaria apenas das certidoes de casamento correto? preciso comunicar o casamento de todos eles a portugal? ja que preciso fazer a da minha avo e depois da minha mae ja que ela é viva?

  • @Flávio Fernandes

    A lista dos documentos necessários para cada processo foi passada pelo colega em outro comentário acima. Esse tópico está confuso com a maneira que você coloca as questões. Use nomes das pessoas, pois quando você fala "ela", "dele" etc, fica confuso saber de quem está falando. As pessoas aqui não estão ajudando apenas o seu caso; estão ajudando várias pessoas ao mesmo tempo e não vão guardar os detalhes de cada caso específico.

    Ficaria mais claro se você olhasse a lista de documentos necessário e fizesse um check list dizendo o que tem para cada uma das certidões. Por exemplo, se for processo de neto:

    Requerente BR: fulano - tenho certidão tal

    pai (ou mae) BR do requerente: sicrano - tenho certidão tal

    avô ou avó PT do requerente: beltrano - tenho certidão tal

    A certidão de nascimento de todas essas 3 pessoas é essencial. ela nunca é substituída pela de casamento. Se o antepassado PT nasceu antes de 1911. é um assento de batismo.

    Quando o pai BR do requerente nasceu? Pois o registro civil no BR começou no fim do século XIX. Onde e quando ele casou? Tente ver se a habilitação desse casamento está disponível (mas muitas no estado do Rio de Janeiro foram incineradas sem antes microfilmar; mas pergunte). Para casar ele teve que apresentar algum documento e a habilitação vai mostrar isso. Pode dar azar de ter sido apenas por testemunho oral de 2 pessoas, sem apresentar nada.

  • @CarlosASP

    Eu sei que o pessoal tenta ajudar a todos, desculpe se tenho escrito de alguma maneira que saiu confusa, e que voces nao estao acostumados para facilitar mais.

    Requerente BR: Mirian - tenho certidão de casamento (apesar de viuva) e posso pedir a de nascimento.

    Pai BR do requerente: Juvenal - tenho certidão de batismo e o nascimento 1897, o cartorio nao acha o registro de nascimento dele, mas sei que ele teve algum apontamento feito no cartorio de bom jardim pois tenho um papel que diz o nome dele e dos pais e cor. Ainda estao averiguando... E agora estou tentando localizar o cartorio que esta a certidao de casamento pois ja encontrei no FS ( 5 distrito de Santa Rita do Rio Negro de Cantagalo em 30/07/1921) acho que devo precisar desta certidao, ja que so tenho a de batismo e la nao fala que foi o pai jose que o registrou.

    avô PT do requerente: Jose da Silva Mariano - tenho certidão de batismo nascido em 1864 na Ilha da Madeira e o casamento que pelo visto preciso transcrever.

    Acredita que somente com a certidao de batismo e o casamento do juvenal, a certidao de nascimento da mirian e o registro de batismo do Jose ja teria como dar entrada? ou seria melhor transcrever o casamento do Jose e adicionar ao processo?

    E fiquei na duvida em relacao a copia reprografica dos documentos, se faz necessario? ja li pessoas falando que sim e outras que nao.

    Agora entao preciso solicitar o registro do portugues em portugal, juntar com os documentos que foram solicitados acima e reenviar a portugal apos o pagamento e o preenchimento do formulario D1 , correto?

  • editado June 2023

    @Flávio Fernandes

    A lista é essa que passaram no link. Se fala que para a certidão x da pessoa Y é cópia reprográfica, é isso que tem que mandar. O mesmo para como deve mandar o batismo do avô PT, Se não mandar desse jeito, vai cair em exigência.

    A certidão FUNDAMENTAL das partes BR no caso (Juvenal e Miriam) é a de nascimento - e reprográfica.

    Vou pedir a opinião de @mabego @texaslady @eduardo_augusto e outros se eles acham que, nesse caso específico, é possível mandar um batismo BR de 1897 no caso de Juvenal.

    E, mesmo que seja possível só mandar o batismo de Juvenal: pelo que vi, José (que é PT) casou no BR, certo? Ao não ter prova que Jose (PT) registrou o filho Juvenal (BR) antes de um ano de idade. você então terá que transcrever o casamento de Jose com a esposa - para provar que Juvenal nasceu durante a constância do casamento dos pais. Isso é uma das formas que prova a "perfilhação" do filho BR pelo seu pai PT. Para isso, precisa do nascimento (provavelmente batismo pelas datas) de ambos os nubentes e o casamento deles.

  • @CarlosASP

    Beleza! vou tentar dar uma olhada neste ponto das certidoes de nascimento.

    Vi que o registro de batismo de Jose em Portugal esta como Jose da Silva Mariana e seu pai como Francisco da SIlva Mariana (https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/storageimage/?id=DISSEMINATION/C02FA6C5497DBEAB2E901AB04039D2F7&proto=vault& )

    E no banho de matrimonio de Jose vi que consta como Jose Mariano da Silva e seu pai consta como Francisco da Silva Mariano.

    Voce acredita que eu precise mandar corrigir algo? Pois nos registros https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=186080 constam os nomes de Jose e de Francisco como "MARIANA" e depois todos da familia adotaram o nome de MARIANO DA SILVA no Brasil. E todos os documentos que aparecem o nome de JOSE consta como Mariano da silva.

  • @Flávio Fernandes

    Não gosto muito de dar opiniões sobre se precisa retificar ou não. Outros foristas podem ajudar nisso

  • @Flávio Fernandes , @eduardo_augusto ,

    Não creio que aceitarão certidão de batismo do pai da requerente como documento para perfilhação. Apenas minha opinião. O certificado de batismo não vem com assinaturas, E qual foi o documento apresentado para o casamento? A certidão de batismo ou a de nascimento? Acho que vale a pena continuar correndo atrás desta certidão de nascimento.

  • @texaslady

    o problema é que eu acho que o jose foi no cartorio, porem por algum motivo nao existe este registro, apenas este apontamento que dizia algumas pequenas informaçoes sobre o juvenal e que um escrivao em 1940 achou depois de olhar no cartorio. mas ele diz la no registro que nao encontrou registros.

    O problema é que o cartorio se quer encontra o mesmo apontamento. e este papel inclusive esta escrito para fins militares. Logo nao creio que ele tenha usado isso em seu casamento, mas irei tentar solicitar as informaçoes do casamento de juvenal para ver que documento ele apresentou no dia.

    mas se caso ele nao tenha esta certidao mesmo e tenha usado o de batismo. nao posso usar o registro de batismo dele? ja que foi antes de 1900?

    inclusive mesmo eu anexando o casamento de juvenal no processo, onde consta pais e ate mesmo avos no registro?

    pq se o cartorio nao acha nada la, nao tem outro lugar para procurar eu sei que se tem algo como este apontamento esta la em bom jardim. porque 2 irmaos mais velhos de juvenal foram registrados la e outros 2 mais novos tambem!

    e realmente nao sei como fazer os caras revirarem este cartorio. eles simplesmente dizem nao foi encontrado em nossos indices.. minha ultima mesnagem foi algo assim do tipo , olha tem este documento aqui que diz que encontraram este apontamento nao sera possivel que nao esta em algum livro diferente especifico sei la...agora to aguardando a resposta da deles.


    Realmente nao sei o que faço se nao puder usar a do batismo e o de casamento.

  • texasladytexaslady Beta
    editado July 2023

    @Flávio Fernandes ,

    Entendo. Caso não encontre a certidão de nascimento, sugiro que envie email um email para a CRC perguntando se seria aceito com o batismo e o casamento. E informe que tem os nascimentos dos irmãos mais novos e mais velhos, e se isso poderia ajudar.

    Outra idéia é checar o registro de óbito do português e ver se menciona os nomes dos filhos. Não é prova de filiação mas pode ajudar.

    Quanto as divergências eu realmente não saberia opinar. Mas só para confirmar que se trata mesmo da mesma pessoa, nas certidões de nascimentos dos irmãos dele como está o nome do português?

  • @texaslady

    A certidao de obito do portugues assim com a esposa eu nao tenho ideia de onde eles possam ter falecido. ultimo registro que lembro agora de ter visto foi no registro de casamento do juvenal , que é o pai da minha avo que fala que eles moravam em minas gerais. Mas que nao sei se foi verdade.

    Mas em todos os registros que encontrei de pai de jose - portugues. irmaos de jose, filhos sobrinhos etc. todos os registros da familia e como da linhagem de jose e juvenal o nome deles aparecem "Mariano da SIlva". por ex. ja no casamento (por enquanto o registro do banho matrimonial - estou aguardando a resposta da paroquia, a paroquia ja confirmou os nomes e origem que batem e inclusive falou que possui 20 folhas o processo de habilitaçao, logo acredito que sim eles possuem o casamento na paroquia) de jose ja aparece jose mariano da silva e fala que ele era filho de francisco da silva mariano e maria julia pereira exatamente como o de batismo dele (jose), apenas mudando a ordem do nome do proprio jose e o "Mariana para Mariano" como todos que vieram para o Brasil.

    Agora se tenho que fazer uma correçao onde eu deveria fazer? no batismo, no casamento? pois as informacoes batem em todos os registros em relaçao a pai e mae principalmente depois de casados.

    O problema de talvez usar dos irmaos é que se eu tiver que mandar de todos, acho que vai dar problema. pois 1 irmao antes dele possui o registro em cartorio, iclusive no mesmo cartorio que adicionei o documento anteriormente aqui. Eles podem achar estranho, mesmo que nao era obrigado a registrar ja que pelo que vi ainda era facultativo o registro somente apos 1900 que passou a ser obrigatorio no Brasil. A nao ser que exista alguma exceçao da epoca ou regiao.


    outra duvida que vi agora no site do consulado eles pedem que o neto envie certidao escolar e a ligaçao com portugal. alguem aqui ate comentou sobre apenas o falar o portugues ja estava suficiente, mas achei estranho eles nao mencionarem nada disso la. agora o diploma escolar essa eu nao tinha visto ate agora.

  • @Flávio Fernandes ,

    Assim como 0 @CarlosASP , eu também não sou a pessoa certa para falar de retificações. Se fosse eu mandava tudo como está e esperava a exigência.

    Com relação ligação com Portugal, desde a última alteração da lei, não é mais pedido para nacionais de países da língua portuguesa. Antes era sim requerido também comprovação de fluência na língua portuguesa o que era comprovado com o histórico escolar e/ou diploma. Mas não é mais necessário.

  • @Flávio Fernandes @CarlosASP @texaslady


    Eu acho que enviar apenas a certidão de batismo não será suficiente, pois nessa época já havia registro civil. Já considerou que o registro civil possa ter sido feito tardiamente? Não era tão incomum que as pessoas só fizessem o registro quando precisassem dele, por exemplo, quando fosse hora de se matricular na escola, ou começar a trabalhar, ou se casar... Sei que dá um trabalho enorme, mas o ideal seria buscar a certidão no período entre o batismo e o casamento. E se o casamento não foi na cidade onde nasceu, seria interessante olhar os registros de nascimento na cidade onde o casamento foi realizado. A situação ideal é encontrar a certidão de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.