Agencia consular de Portugal em cantagalo-rj

2»

Comentários

  • @CarlosASP @texaslady @eduardo_augusto

    Obrigado pelos esclarecimentos!

    Irei tentar ver o registro de casamento de juvenal pra ver se ele usou o batismo, ou registro tardio ou se por acaso usou este papel do cartorio dizendo que tinha um apontamento para localizar.


    voces conseguiriamtentar me ajudar a localizar este cartorio do casamento dele? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJ1-5R7X

    Eu consegui enviar um email para o cartorio unico de cantagalo (se nao me engano) o problema qu mudou muito a regiao o que foi dificil reunir o que achei ate o momento. mas nessa parte de cartorio nao entendo nada. Voces acham que pode ser este mesmo ou quais opcoes voces me dariam ? Eles la toda hora mudam o email e telefone dos cartorios iinclusive os que eu entrei em contato a um bom tempo atras ja mudou e nao foi atualizado na internet.


    Muito obrigado mesmo!

  • editado July 2023

    @Flávio Fernandes

    Observe que o termo de abertura do livro de casamentos que enviou menciona "Distrito de Santa Rita do Rio Negro de Cantagallo": https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SQ8-W?i=1&cc=1582573

    Aparetemente corresponde atualmente ao território de Euclidelândia: https://jornaldaregiao.com/de-santa-rita-do-rio-negro-a-euclidelandia-por-celso-frauches/ sugiro que pergunte nos cartórios de registro civil de Cantagalo qual dos deles qual corresponde a Euclidelândia, possivelmente de ser o que está atualmente na posse dos livros desse antigo distrito.

    Boa sorte!

  • @Flávio Fernandes

    Em complemento ao que o colega mencionou.

    Hoje em dia essa é a divisão de Cantagalo:

    Divisão Territorial - Distritos

    Cantagalo (Sede) – 1° distrito

    Santa Rita da Floresta – 2° distrito

    Euclidelândia – 3° distrito

    São Sebastião do Paraíba – 4° distrito

    Boa Sorte – 5° distrito

    Em teoria, havia um RCPN no 3o distrito, mas usando uma base de dados aparece como "Inativo". Se conseguir contato com RCPN em Cantagalo, pergunte especificamente sobre onde estão os livros do 3o distrito, Euclidelandia.

    Parece que isso explica o que aconteceu - ficando tudo concentrado num RCPN só desde esse lei de 2012:

    Lei nº 6230, de 07 de maio de 2012

    REESTRUTURA OS SERVIÇOS DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS NAS COMARCAS DE PRIMEIRA E SEGUNDA ENTRÂNCIAS E DE ENTRÂNCIA ESPECIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EXTINGUINDO SERVIÇOS REGISTRAIS JÁ DESATIVADOS, E SERVIÇOS REGISTRAIS QUE SE ENCONTRAM VAGOS NAS COMARCAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, CANTAGALO E NITERÓI, DANDO OUTRAS PROVIDÊNCIAS

    "Fica extinto o Serviço do RCPN do 3º Distrito (Euclidelândia) da Comarca de Cantagalo, consolidando-se a situação atual, decorrente da edição da Portaria CGJ/RJ n.º 14/2009 de 29/1/2009, publicada no DJE em 3/2/2009, ficando seu acervo definitivamente anexado ao Serviço do Ofício Único do Município de Cantagalo"

    Achei essa informação antiga sobre esse 3 RCPN, deve estar desatualizada, mas tentaria:

     Email: canrcpn3@tj.rj.gov.br

    ☏ Telefone(s): (22) 2555-4779

  • @CarlosASP @AlanNogueira

    poxa obrigado pessoal!

    Vou dar uma olhada, pois realmente vou ter que achar e pedir pra abrir a habilitaçao do casamento de Juvenal.

    O cartorio de Bom Jardim me pediu pra confirmar qual documento foi usado no casamento dele. E como 3 irmaos foram registrados la e achei este papel de um apontamento de bom jardim. Certeza que foi la tambem, ou por algum motivo o cartorio esqueceu de registrar, pois encontraram na epoca este apontamento e agora nao acham mais nada? super estranho.

    E acredito que ele tenha usado este papel para fazer todas as outras coisas junto com o batismo. pois ate o momento nao confirmei nenhum registro tardio.

    Outra coisa foi que vi que o Juvenal solicitou uma copia do registro de batismo dele em Dezembro de 1921. Mas o casamento de Juvenal foi em Julho de 1921, ou seja depois. E ele (juvenal) tinha 24 anos na epoca. E depois me aparece este papel (o tal apontamento) com data de abril de 1940 , se nao me engano que dizia para fins militares. E pelo que eu saiba nao tinha nada de tao especial neste periodo que o faria solicitar uma "certidao de nascimento" a nao ser que juvenal se aposentou com 43 anos e fez a retificaçao da data de nascimento dele em algum local.

    O CPF de Juvenal esta como 13/11/1896, mas sei que é erro e sim 1897. Pois tenho uma copia de uma carteira de aposentado dele que consta que ele retificou a data de nascimento para 1897.

    E todos os docs dele dizem Bom Jardim. Entao nao sei mesmo o que fazer se ele so apresentou o batismo e este tal papel.

    POrque por mais que eu possa solictar uma certidao tardia de juvenal, nem o batismo acho que consta que o Jose pai de juvenal o declarou como filho, apenas diz que é filho de ..... apenas outros documentos constam como filho legitimo e o batismo de juvenal feito na menor idade.

    Acho que nao vou ter mais jeito e terei que pedir um advogado pra ver o processo.

  • Outra questao , como se faz a tal averbaçao do casamento nas certidoes de nascimento dos conjuges brasileiros ,que preciso adicionar no dossie, no caso da esposa do portugues Maria Catarina Ferreira (Maria Ferreira da Silva) que é brasileira nascida em, acredito que por volta de 1860? ja que os registros sao paroquiais?

    Tinha lido que precisava adicionar o casamento e obtido na certidao de nascimento ou a ultima certidao emitida por cartorio atualizada de estado civil, sendo que neste caso sao registros paroquiais de 1888 e nao de cartorio...

    Pelo que entendi a certidao de nascimento deixa de existir e passa a valer a certidao de casamento , porem atualizada.

    E no caso nao sei como fazer isso na certidao de Maria Ferreira da Silva (esposa do portugues, jose).

    E acho que a esposa (Maria Fernandes ) de Juvenal - filho do portugues tambem ira precisar

  • @Flávio Fernandes

    A certidão de nascimento nunca deixa de existir. Isso de usar a de casamento depois é uma outra história (e PT não tem nada ver com isso e não aceita a substituição de uma pela outra).

    Primeiro, "certidão" é apenas uma "cópia oficial" relatando o que está escrito no livro de registros (seja de nascimento, casamento ou óbito). Esses livros nunca "desaparecem"; eles ficam nos cartórios. Por isso, se pode emitir em qualquer momento uma "certidão" de qualquer desses eventos. O cartório vai olhar esses livros, copiar os dados e isso qe é uma "certidão" - certificnado que s ecopiou os dados do livro de registro. E, no caso de cidadania, PT quer ver a certidão reprográfica desse livro (por causa de fraudes cometidas na elaboração de certidões)

    Esse casamento de julho de 1921 - é o casamento civil ou religioso? Pois o casamento religioso pode ter ocorrido em data diferente e isso explicar por que pediu a cópia do batismo em dezembro.

    Eu não me preocuparia com averbar o casamento no nascimento dos cônjuges. A transcrição de casamento em PT é suficiente.

    O seu grande problema parece ser a falta da certidão de nascimento de Juvenal - é necessário um registro feito ainda na menoridade dele. É isso que, junto com a transcrição acima, seria suficiente para provar para PT que Juvenal foi perfilhado por José (caso José tenha casado com a mãe de Juvenal antes de Juvenal nascer - pois seria um filho nascido durante a constância do casamento).

  • @CarlosASP @texaslady @AlanNogueira @eduardo_augusto

    Pessoal obrigado pela ajuda!

    Mas estou começando a achar que minhas buscas chegaram ao fim...

    O cartorio de Cantagalo me informou rapidamente, mas ainda ira verificar mais uma vez se os registros do processo de habilitaçao de JUVENAL MARIANO DA SILVA (filho do portugues) realmente foi transferido para Cantagalo quando as atividades de EUCLIDELANDIA foram encerradas. Mas parece que nao foi transferido o processo apenas a certidao de casamento, logo eu nao tenho como saber quais os documentos ele apresentou para o casamento.

    Ainda aguradando a confirmaçao da MATRIZ de CANTAGALO se encontram os registros de casamento do portugues JOSE, o banho matrimonial esta la, porem nada do casamento. Solicitei ao cartorio de cantagalo tambem se consta la o casamento dele, mas acho que eles nao possuem este periodo de 1888. Ainda aguardando outras 2 igrejas proximas confirmarem a de nova friburgo e sao jose. sao as unicas que possuem registros dessa epoca de 1888.

    O cartorio de BOM JARDIM nao encontra o registro de JUVENAL, tenho varios documentos de JUVENAL que diz natural de Bom Jardim. Ele foi batizado, isso se nao me engano confirma o casamento dos pais, os 5 primeiros filhos batizados. A terceira filha registrada em Cantagalo, o quarto filho em diante em BOM JARDIM.

    Neste registro da terceira filha consta algo como esposa, entao isso diz que realmente parece terem sido casados na data antes do nascimento do primero filho, pela regra. Que se pode batizar se eram casados.

    Do juvenal tenho copia de CPF, titulo de eleitor, carteira de aposentado da epoca, o obito e acho que so.

    Me resta esperar mas sem muitas chances de novidades.

  • @Flávio Fernandes

    Habilitações de casamento no Rio de Janeiro realmente são complicadas de se localizar pois em determinado momento da história os cartórios foram autorizados a descartar esses documentos sem microfilme/digitalização e muita coisa se perdeu... não sei nessa região, mas na capital é praticamente impossível encontrar uma habilitação dessa época, foi tudo para a fogueira.

    Porém não desista, a busca por estes documentos e morosa e difícil mas com perseverança aos pouquinhos você vai conseguindo avançar para poder finalmente dar entrada no processo de nacionalidade. Fique firme e boa sorte!

  • @Flávio Fernandes

    Boa tarde Flávio.

    Você deu entrada na transcrição de casamento de José da Silva Mariana e Maria Ferreira da Silva?

    Para fazer o processo de neto, o pessoal do grupo disse que essa transcrição deve ser realmente feita?


    Att

    Henry

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.