Transcrição casamento de bisvós e avós

Olá, prezados.

Li o post padrão referente ao assunto, porém, ainda estou com dúvidas ou receios.

No meu caso meus bisavós eram portugueses e casaram-se aqui no Brasil pretendo realizar primeiramente o processo para meu avô, ontem, graças a Deus, localizei o assento de batismo de meu bisavô, minha dúvida é: preciso fazer a transcrição das certidões de casamento dos meus bisavós para dar entrada no processo de meu avô, posteriormente tudo saindo bem e meu avô já com a nacionalidade portuguesa é necessário fazer a transcrição do casamento dele?

Muito obrigado!

Comentários

  • @AlexandreCardoso

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

    No meu caso meus bisavós eram portugueses e casaram-se aqui no Brasil pretendo realizar primeiramente o processo para meu avô, ontem, graças a Deus, localizei o assento de batismo de meu bisavô, minha dúvida é: preciso fazer a transcrição das certidões de casamento dos meus bisavós para dar entrada no processo de meu avô,

    sim

    posteriormente tudo saindo bem e meu avô já com a nacionalidade portuguesa é necessário fazer a transcrição do casamento dele?

    depende... veja no link acima, onde seu caso se enquadra

  • Olá.

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de obter alguma informação confiável por aqui, uma vez que moro em Portugal e fui no Registro Civil de Braga e eles não souberam me responder coisa alguma mandando eu fazer tentativa e erro e que se eu enviasse o processo faltando algo, seria solicitado posteriormente mais documentos. Porém, como todos sabem, o objetivo é que a cidadania seja aprovada logo e não que fique caindo em exigência.

    Sou bisneta de bisavós portugueses e irei fazer a cidadania do meu pai, uma vez que a minha avó (filha dos portugueses) já faleceu.

    Já possou o assento de batismo dos dois.

    As minhas dúvidas são as seguintes:

    1. A transcrição de casamento. Vi aqui no fórum que é obrigatório fazer quando os dois são portugueses e casaram no Brasil. O problema é que eu estou com dificuldades em encontrar a certidão de casamento deles, sendo dúvida entre a família se um dia eles realmente chegaram a casar oficialmente. O meu bisavô é o declarante do nascimento da minha avó, sendo assim há alguma possibilidade de eu dar entrada no processo sem a certidão de casamento?
    2. Se eu encontrar essa certidão de casamento, posso eu sendo bisneta pedir essa transcrição pessoalmente aqui em Portugal?
    3. Fiquei realmente na dúvida a respeito da transcrição do óbito, se é obrigatório ou não.

    Aproveito para deixar aqui a informação que pedidos de transcrição de casamento aqui em Braga, dando entrada hoje só ficará pronta em meados de Setembro. Isso souberam me informar aqui, mas não souberam me dizer se posso ser eu a solicitante.

    Desde já agradeço muito a ajuda.

  • Obrigado @mabego até o momento localizei apenas o assento de batismo de meu bisavô, só tenho a informação de que minha bisavó nasceu em Portugal, no familysearch localizei o assento de casamento da igreja aqui do Brasil em 1919, com esses dois documentos é possível realizar a transcrição?

  • @AlexandreCardoso

    Não. você precisa do registro de batismo / nascimento de ambos.


    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto

    Foi aqui mesmo no fórum que me informaram que seria necessário os documentos dos dois, não sei se o que quiz ser dito eram documentos em geral e eu entendi como os assento, quanto a documentos localizei o registro civil e aguardo a chegado para que eu possa iniciar o processo de transcrição.


  • @AlexandreCardoso

    Boa sorte no seu processo!

    "Assento" é a palavra usada em Portugal para "registro". Assento e registro são a mesma coisa.

    Para pessoas nascidas em Portugal antes de 1911, você vai encontrar o assento ou registro de Batismo, pois era uma responsabilidade da Igreja católica.

    A partir de 1911, o governo republicano português assumiu essa atividade e passamos a ter assentos ou registros civis de nascimento.

  • Olá, @eduardo_augusto

    O que não estou conseguindo ter certeza é que tendo em vista que os dois, meu bisavô e bisavó nasceram em Portugal e eu tenho apenas a certidão/assento de um deles vou conseguir transcrever o casamento, tendo em vista que sei apenas o local exato de nascimento do bisavô, da bisavó tenho apenas a informação que era oriunda de Portugal, não sei o distrito, conselho ou freguesia.

    Outra coisa, as instruções para o pedido de transcrição que temos aqui no fórum são para envio para conservatória do Porto e lá menciona um valor de €120,00 , verifiquei junto ao site do consulado e por lá aparentemente a taxa é de R$60,00, seria o tempo no processo que justificaria o envio para a conservatória e não fazê-lo pelo consulado?

    Obrigado mais uma vez.

  • Uma certidão de nascimento com um averbamento de casamento já substitui uma certidão de casamento né ?

  • @AlexandreCardoso

    sobre a taxa. acho que está se confundindo. O consulado deve estar cobrando R$60 (que ficam para o consulado) além dos 120 euros para a transcrição em si. Não é isso?

    Por exemplo, essa era a tabela usada pelo consulado no Rio em fevereiro (no caso do Rio, depois de verificar a documentação, eles mandam um aviso para depósito bancário com o valor exato a pagar; varia todo mês junto com o euro):

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tabela_de_emolumentos_-_cartao_de_debito.pdf

    Só se faz transcrição de casamento com os registros de nascimento (ou batismo) de cada um dos cônjuges, além da certidão de casamento (e alguns outros documentos).

  • @AlexandreCardoso

    quando eu fiz transcrição de casamento pelo consulado de Santos, foi questão de horas.

    Foi tudo muito rápido. em 2021.

    Além dos 120 euros, houve a taxa de correio e cópias (3) da certidão de casamento e óbito (além da devolução de toda a documentação que enviei). Enviei envelope com meu endereço dentro do envelope com a documentação para o consulado.

    Pelo menos foi isso que me informaram. Talvez tenha mudado alguma coisa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.