Transcrição de casamento e cidadania para filhos menores

Olá pessoal,

Meu esposo recebeu o assento português e gostaria de pedir ajuda e esclarecimentos de alguns pontos abaixo.

  1. Pedimos online a emissão das certidões de casamento e do meu nascimento com averbação de troca de nome (cópia reprográfica, apostiladas e de inteiro teor) para transcrever nosso casamento em Portugal. Ele quer emitir o cartão cidadão e passaporte e depois eu irei pedir a minha cidadania como esposa. Dúvida: Quando chegarem as certidões, qual o próximo passo e meio mais rápido de sair essa transcrição? Essas certidões serão devolvidas para aproveitarmos em outros processos ou vamos perdê-las nesse processo? Estamos morando em SC e somos do RJ.
  2. Podemos em paralelo (sem ter a transcrição do casamento concluída) pedir a cidadania dos filhos menores de 15 anos, uma vez que meu esposo foi o declarante do nascimento? Qual a documentação necessária, como proceder e quanto tempo leva? Qual o tipo de cidadania é pedida, originária ou atribuição?
  3. Em qual momento eu posso solicitar a minha cidadania e qual o meio é mais rápido?
  4. Por fim, em qual momento podemos solicitar a emissão do cartão cidadão e passaporte do meu esposo e qual o meio mais rápido e prático, considerando que estamos em SC ?

Muito obrigada antecipadamente pela ajuda!!!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.