Transcrição de casamento e cidadania para filhos menores
Olá pessoal,
Meu esposo recebeu o assento português e gostaria de pedir ajuda e esclarecimentos de alguns pontos abaixo.
- Pedimos online a emissão das certidões de casamento e do meu nascimento com averbação de troca de nome (cópia reprográfica, apostiladas e de inteiro teor) para transcrever nosso casamento em Portugal. Ele quer emitir o cartão cidadão e passaporte e depois eu irei pedir a minha cidadania como esposa. Dúvida: Quando chegarem as certidões, qual o próximo passo e meio mais rápido de sair essa transcrição? Essas certidões serão devolvidas para aproveitarmos em outros processos ou vamos perdê-las nesse processo? Estamos morando em SC e somos do RJ.
- Podemos em paralelo (sem ter a transcrição do casamento concluída) pedir a cidadania dos filhos menores de 15 anos, uma vez que meu esposo foi o declarante do nascimento? Qual a documentação necessária, como proceder e quanto tempo leva? Qual o tipo de cidadania é pedida, originária ou atribuição?
- Em qual momento eu posso solicitar a minha cidadania e qual o meio é mais rápido?
- Por fim, em qual momento podemos solicitar a emissão do cartão cidadão e passaporte do meu esposo e qual o meio mais rápido e prático, considerando que estamos em SC ?
Muito obrigada antecipadamente pela ajuda!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Adri_Villela
1) transcrever o casamento
Lista básica para Transcrição de casamento em Portugal (pela CRC do Porto)
2) sim
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c
3) assim que transcrever o casamento
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
4) se ele já tem o assento de nascimento já pode solicitar de imediato procurando o consulado da sua região
@Adri_Villela
Quanto ao item 4.
SC está na área de jurisdição do vice consulado de Curitiba.
Normalmente o mais fácil seria conseguir atendimento numa das "permanências consulares", quando o consulado faz atendimentos presenciais em cidades de sua área. Cada consulado tem seu método de agendar isso. Leia aqui sobre PR e SC:
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#vice-consulado-de-portugal-em-curitiba
Porém, parece que deu algum problema e Curitiba suspendeu as permanências do primeiro semestre de 2023; veja aqui essas 3 mensagens seguidas sobre esse tema na área de atuação do consulado de Curitiba:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/315415#Comment_315415
O melhor é mandar email para o que consta numa dessas postagens acima, e/ou tentar contatar o consulado honorário em Florianópolis, para saber se já tem novas datas da permanência consular.
Ou tentar agendar para ir fazer isso em Curitiba mesmo.
Muitas pessoas, de áreas de jurisdição de vários consulados de PT no BR, tem relatado dificuldades e demora para agendar emissão de CC e passaporte. Para quem tem essa possibilidade, o mais fácil e rápido é fazer em PT mesmo.
Muito obrigada pelas informações!
Outra ajuda, por falta de experiência acabei pedindo as certidões do tipo reprografica e o processo está pago e em andamento. Vi que tem que ser digitada. Corro o risco de devolverem o processo?
Muito obrigada pelas informações!
@AlanNogueira
@CarlosASP
Outra ajuda, por falta de experiência acabei pedindo as certidões do tipo reprografica e o processo está em andamento. Vi que tem que ser digitada. Corri o risco de devolverem o processo?
@Adri_Villela
olha, opinião muito pessoal - como já mandou, deixaria correr.
Pode ser que se ela estiver bem legível, aceitem sem problema. Mas isso é achismo meu
Na minha cabeça, a reprográfica é uma certidão "de mais valor" que a digitada, pois é mais fácil fraudar uma digitação do que a reprodução de um livro de registros. Por isso que PT pede a reprográfica para as de nascimentos nos pedidos de nacionalidade.
O problema é quando a reprográfica está difícil de ler. Os conservadores que lidam com nacionalidade em PT o tempo todo estão mais treinados em paleografia que o pessoal dos consulados - estes preferem ver a digitada por isso.
@Adri_Villela
Voces podem dar entrada ao mesmo tempo na transcrição do casamento, no CC do seu marido e no processo de nacionalidade do seu filho (caso seu marido portugues tenha sido o declarante na certidão de nascimento dele).
Nos processos de transcrição de casamento não devolvem mais os documentos, infelizmente =/