Apostilamento

Qual prazo de validade dos documentos apostilados estao aceitando ? Fiz minha cidadania em 2018 e tenho guardadas certidões apostiladas, gostaria de aproveitar nas solicitações da conjuge e filhos, será que consigo ?

Comentários

  • @augusto4te ,

    a apostila não tem validade, mas os documentos podem ter. Se você está se referindo a sua certidão de nascimento, não tem problema. Mas por exemplo se fosse uma certidão de casamento, o que parece não ser o caso aqui, não penso que seria aceita uma vez que casamentos podem ser desfeitos. A de casamento teria que ser mais atualizada. Ou no caso de documentos , como identificacão ou atestado criminal com validade, se vencido, mesmo apostilados não seráo aceito.

  • @texaslady obrigado. E sobre eles pedirem RG ou PASSAPORTE, meu RG tem mais de 10 anos, posso usar o PASSAPORTE BRASILEIRO no caso daí? Ou seria apenas passaporte portugues? Digo na solicitação de nacionalidade para filho menor e esposa ( casamento de 10 anos com filhos) e ambos têm que ser apostilados ? Vi em alguns locais falando que no de casamento não precisa e em outros locais que precisa

  • @augusto4te mas o Passaporte Brasileiro não tem filiação. Pelo menos o meu, emitido em 2014, não tem.

  • @Bentinho o meu tem filiação sim. De 2022

  • @augusto4te dei um Google agora e vi que durante um tempo o passaporte realmente não o campo filiação.

  • @augusto4te ,

    Para pedido dos filhos menores, você e sua esposa terão que assinar o formulário no cartório com reconhecimento por autenticidade. E deverão anexar cópia autenticada e apostilada da identificaçao. Se seu Rg esta com mais de 10 anos, use o passaporte. Veja aqui a lista de documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

    Para o pedido da esposa por casamento, você não precisará enviar cópia de documento de identidade. Sua esposa sim.

    Veja aqui a lista de documentos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

  • @augusto4te ,

    só esclarecendo, você não necessita ter cartão de cidadão ou passaporte português para pedir para seus filhos e esposa.

  • @augusto4te

    Se o passaporte brasileiro estiver dentro da validade e tiver também o nome dos pais, ele serve como documento de identidade.

    Basta tirar fotocópia, autenticar e apostilar.

  • @eduardo_augusto

    @texaslady

    Só mais duas dúvidas:

    A cópia do passaporte brasileiro são apenas as 2 páginas que contém a foto e os dados pessoais com filiação, certo ?

    Sobre o assento que pedem para enviar, pode ser a cópia daquela folha simples que o consulado devolve pelo correio escrito o número do assento ?


    Mto obrigado pela atenção.

  • @augusto4te ,

    A cópia do passaporte brasileiro são apenas as 2 páginas que contém a foto e os dados pessoais com filiação, certo ? Sim

    Sobre o assento que pedem para enviar, pode ser a cópia daquela folha simples que o consulado devolve pelo correio escrito o número do assento ? Sim, o seu assento de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.