Ajuda para localizar certidão de nascimento de Bisavô português

Minha avó, assim como seu marido, estão desejando iniciar o processo para retirar a cidadania portuguesa. Eu fiz a árvore genealógica dela e cheguei no nome MANUEL FERREIRA DE SOUZA, avô dela, nascido em Portugal, aparentemente foi um capitão.

Pensei que ele era da região de Aveiro ou Leiria, mas não encontrei nada online.

Foi casado com Brigida Figueira de Souza e teve vários filhos.

Sua mãe se chamava Felicidade Ferreira e seu pai pode ter sido Manuel (mais provável) ou Joaquim (menos provável).

Comentários

• A data de nascimento é por volta de 1835.

• @olicantropo

A data de nascimento é por volta de 1835.

O(a) neto(a) de Manuel Ferreira de Souza nascido em 1835 ainda é vivo? Que idade tem?

A cidadania portuguesa alcança somente até os netos, os bisnetos e demais descendentes até podem pedi-la porém é necessário primeiro que seja reconhecida a cidadania do avô.

• Olá, @AlanNogueira ! Manuel Ferreira já é falecido, a neta dele, minha avó, viva, que estará fazendo a solicitação.

• editado April 2023

@olicantropo

Muito longeva a família, parabéns e que Deus conserve e abençoe!!!

Parece que o casal Manuel e Brigida viveu em Três Rios/RJ e teve vários filhos e netos na região... Veja um resultado de busca: https://www.familysearch.org/search/record/results?q.givenName=MANUEL%20&q.spouseGivenName=brigida&q.surname=FERREIRA%20DE%20SOUZA

Exemplo de um registro de filho(a): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9WY-DHD7?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6KDQ-H7Q7&action=view&groupId=TH-1961-33222-5647-13

Nos registros que vi o nome do pai dele aparece como Manoel de Souza e a mãe Felicidade Ferreira.

Um fato interessante é que consta desses assentos que o Manoel e Brigida se casaram em Três Rios. Em alguns registros ela aparece como "Brigida Antonina".

Sugiro que tente localizar o casamento deles (especialmente o religioso, que costuma ser mais completo quanto a origem/local de batismo dos noivos).

• Olá, @AlanNogueira ! Muito obrigado, igualmente. Sim, é verdade. Eles viveram em Três Rios em uma época que a cidade ainda nem sequer chamava Três Rios, Manuel, por incrível que pareça ainda tem parentes vivos em Três Rios, filhos, estou em contato com eles. Obrigado pela sugestão, estarei procurando pelo registro de casamento e mais dados do nome de solteira Brigida Antonina, eu ainda não conhecia este nome.

Eu tenho as declarações de óbito deles. Mas novamente, no Brasil. Estou com dificuldades para encontrar documentos mais antigos, de Portugal. Eu encontrei uma declaração de solicitação de passaporte de Felicidade Ferreira com destino ao Rio de Janeiro, com um um filho, Manuel no Registro Distrital de Aveiro. Mas as datas não batem, me pergunto se pode ter acontecido um acidente e a data ser registrada errada.

Registo de passaporte de Felicidade Ferreira - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)

• Olá novamente @AlanNogueira ! Primeiramente quero agradecer por toda a ajuda que está proporcionando. Eu já salvei este arquivo que enviou aos anexos porque tenho conhecimento de que Antônio, foi realmente, irmão do pai da minha avó, ou seja, filho do Manuel.

Eu salvei também registros do nascimento de outro irmão, Carlos, o irmão mais novo. Ele morreu em 2005, minha avó inclusive, se lembra dele. Ela está exatamente agora buscando pelo registro de casamento de seu pai, que ela acredita ter guardado.

Isso acabou me gerando uma dúvida, na maioria dos registros de nascimento dos filhos consta o Sr. Manuel como natural de Portugal, em paralelo, tenho a certidão de óbito de João de Souza, constando o pai como Manuel, mas sem a naturalidade do mesmo. Me pergunto se eu conseguiria anexar estes arquivos juntamente, para comprovar que Manuel foi pai de João de Souza, e mostrar os registros de nascimento dos irmãos mostrando que Manuel nasceu em Portugal.

E obviamente, minha avó, que será a pessoa a solicitar, comprovará ser neta de Manuel através de seus próprios documentos de uso diário como RG, que consta João Ferreira de Souza como pai.

• editado April 2023

@olicantropo

Portugal irá lhe exigir como prova da nacionalidade unicamente o registro de nascimento (ou batismo se anterior a 1911) do português originário, qualquer outro documento para esta finalidade é dispensável / não será aceito.

======

Igualmente a comprovação da qualidade de neta da sua avó tem que ser feita conforme exigido por eles, não basta apenas documentos de uso diário. As certidões tem que ser em modelo especifico, inteiro teor por cópia reprografica, recentes, e com apostila de Haia. Siga esta lista de documentos: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D

======

O que lhe sugiro é que crie uma conta no Family Search (é gratuito), cadastre os seus familiares e vá anexando esses registros que for encontrando na plataforma. O sistema aos poucos vai lhe sugerindo novos registros e com isso pode ser que apareça algum documento que lhe dê alguma pista.

• @AlanNogueira Olá, novamente muito obrigado. Sempre soube da descendência de minha família, mas só agora efetivamente começamos a buscar por isso. Eu já tenho uma conta no Family Search, eu cheguei a cadastrar 59 membros da família lá, ele sugeriu muitos dados, foi com as próprias sugestões dele que consegui chegar na Senhora Felicidade.

• @AlanNogueira comecei a checar os registros um a um, pelos websites dos distritos.

No distrito de Santarém, encontrei um arquivo de baptismos que me parece promissor:

Na página 14, consegui identificar o nascimento de um Manoel Ferreira, em uma data que seria compatível ao que calculei do nascimento do Manuel, que seria 1845. No registro consta como sendo em 02/1846.

Mas a caligrafia está tornando minha compreensão bem difícil.

• editado April 2023

@olicantropo

Nao parece ser ele, este é um "exposto" chamado Manoel Ignacio...

Vamos aguardar o casamento e ver se algum colega aqui do forum consegue envoluir melhor nessa pesquisa..

Saberia dizer os nomes dos avós de Manuel?

Mande o link do family search

• @AlanNogueira novamente, muito obrigado pela resposta!

Os avós se chamam Manuel José (ou Joaquim) Ferreira e Teresa Ferreira, mas eu não consegui confirmar essa informação, é uma suspeita.

E também cheguei na possibilidade de os bisavós paternos serem Luiz Ferreira Galego e Tereza Ferreira Galego, e maternos Domingos dos Santos Giraldo e Maria dos Santos Giraldo (sendo o nome de solteira Maria de Jesus).

• @olicantropo não consegui encontrar... talvez algum colega aqui ache

Solicitou o casamento religioso dele em Tres Rios?

• @AlanNogueira Entendo, estamos procurando nos próprios documentos porque temos malas e mais malas de documentos antigos. Possivelmente temos esse registro guardado em algum lugar. Mas paralelamente, já estamos nos programando para ir ao cartório solicitar o documento, caso não consigamos encontrar.

• @olicantropo vejam com calma os documentos que possuem, mas o que estou lhe sugerindo é obter o registro do casamento RELIGIOSO este dificilmente as partes devem ter cópia... no caso precisaria de solicitar na Igreja ou na Diocese correspondente...

• @AlanNogueira finalmente consegui localizar a certidão de nascimento da bisavó portuguesa!

A minha pergunta é eu preciso necessariamente encontrar a certidão do bisavô português? Ou simplesmente provando que a bisavó é portuguesa será suficiente para a solicitação de cidadania?

Outra pergunta, também é obrigatório fazer a transcrição do casamento que ocorreu no brasil para Portugal?

• @olicantropo isso é polêmico aqui no fórum. Entendo que é necessário transcrever. Mas tem colegas que entendem que se ela foi a declarante do nascimento do filho não precisaria.

• @AlanNogueira entendi, perfeitamente. muito obrigado!

• @olicantropo e @AlanNogueira , boa tarde. Gostaria de saber se vocês ou alguém aqui no fórum podem me ajudar.

Minha mãe deseja iniciar o processo de cidadania portuguesa e estou a ajudá-la. O avô materno dela era português e faleceu no Brasil. Minha avó, filha dele com uma brasileira, nasceu em 1908, em São João Nepomuceno. Consegui a certidão de nascimento dela, na qual constam os nomes dos avós paternos dela, portugueses. Portanto, temos os nomes do avô materno da minha mãe e dos pais dele. Mas não sabemos onde, nem quando nasceu, sendo certo que não ocorreu antes de 1878. Fiz buscas em três registros civis no centro e em distritos de São João Nepomuceno para localizar a certidão de casamento dele. Na certidão de nascimento da minha avó consta a informação de que os pais dela casaram-se "nesta cidade". Pedi que fizessem busca na Cúria Metropolitana e também não localizaram a certidão de casamento deste avô português da minha mãe. Agradeço pela ajuda que puderem me dar. Saudações!

• @igordefreitas tente nas igrejas de São João Nepomuceno e região, ou talvez da Diocese da área (acredito que seja a de Juiz de Fora). Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.