[GUIA] - Como encontrar o seu ancestral português

Salve pessoal que está buscando a tão sonhada cidadania portuguesa!

Tenho reparado que uma boa parte das pessoas que vem aqui, buscam ajuda para localizar o seu antecedente português, por isso vou fazer esse guia prático de como chegar ao seu antepassado português e obter a certidão/assento de nascimento/baptismo necessários para dar início ao processo.

Vamos ao passo a passo, lembrando que são apenas sugestões baseadas na minha experiência pessoal, sendo que todo mundo pode fazer outras sugestões que eu vou adicionando aqui nesse guia:


#1 - CONVERSE COM SEUS FAMILIARES (E ANOTE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS)

Esse passo aqui é bem óbvio, mas frequentemente acaba sendo ignorado por muitas pessoas.

Converse com seus familiares vivos, e vá fazendo anotações buscando o máximo de informações possíveis.

Por exemplo: Qual era o nome dos pais/avós? E dos bisavós? Casaram no Brasil ou em Portugal? Qual a cidade de origem? Tiveram outros filhos? Qual o nome deles? Alguma outra lembrança que possa ser relevante para localizar mais informações?

Muitas vezes, uma pequena dica como o nome de uma frequesia/concelho de origem, pode ser a peça chave que falta para montar o quebra cabeças. Quanto mais informação, melhores são as chances de localizar o seu antepassado.

Inclusive quando for pedir ajuda aqui, tente passar o maior número de informações, pois isto pode aumentar as chances dos 'experts' em busca te ajudarem por aqui.

Muitas vezes vejo posts do tipo: "busco meu bisavô, seu nome era Manoel dos Santos", sendo que com tão poucas informações, principalmente em se tratando de nomes comuns, diminuem bastante a sua chance de ser ajudado.


#2 - MONTE A SUA ÁRVORE FAMILIAR NO FAMILY SEARCH

O FAMILY SEARCH (link) é um site de genealogia mantido pela Igreja dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecidos como mórmons), que facilita bastante na hora de procurar pelos antepassados (tanto portugueses como de outras nacionalidades).

O site possuí uma coleção imensa de registros digitalizados (tanto de registros religiosos quanto civis), e conforme você vai montando a sua árvore, o site vai localizando nos arquivos sugestões de pessoas que podem ser seus parentes.

Claro que existe toda uma questão sobre fornecer dados familiares para um site religioso, então acatar esta sugestão vai da consciência de cada um (o que na minha opinião é irrelevante pois eles tem acesso aos registros de qualquer jeito), porém é importante enfatizar que o site é MUITO EFICAZ e já ajudou provavelmente milhões de pessoas.

Uma curiosidade sobre o Family Search é que os registros digitais ficam guardados num cofre gigante dentro de uma montanha de granito em Utah, que dizem ser capaz de resistir as piores catástrofes naturais e humanas, incluindo um ataque nuclear.


#3 - BUSCA NAS IMAGENS/CATÁLOGOS DO FAMILY SEARCH - (FAMILY SEARCH NÍVEL EXPERT)

Muita gente vai no family search, faz a sua árvore, porém não utiliza de forma completa o que o site disponibiliza, sendo que uma das funções mais importantes é a busca por imagens/catálogos.

Aqui faço um parêntesis para uma breve explicação: O family search possui muitos registros que estão digitalizados, porém não estão indexados. O que isso significa? sabe aquela escrita antiga de forma cursiva (também conhecido como 'letra de médico') que você tem que ficar pensando para decifrar o que está escrito? Isso significa que o computador não consegue ler e interpretar esses registros, sendo que muito embora eles estejam lá, o site não vai te indicar pois não consegue interpretar que seriam úteis a você.

É aí que está o verdadeiro potencial do family search. Você pode ir em "Pesquisar -> Imagens" ou "Pesquisar -> Catálogo" e encontrar livros antigos de registro civil ou religioso digitalizados, sendo que você tem que ir folheando imagem por imagem para achar o que precisa.

Eu mesmo achei certidões dos meus avós lá, sendo economizei um bom dinheiro que gastaria com buscas em cartórios para achar estes registros.

Ah, e o Family Search possui um projeto bem legal de indexação (Link) onde qualquer um pode ajudar a indexar estes registros, por isso volte sempre ao family search depois de alguns meses, pois sempre pode estar surgindo registros novos para você quando vão sendo indexados.


#4 - PESQUISA DE PASSAPORTES NO CEPESE

O Cepese (Link) possui uma rede de estudos e investigação dos imigrantes europeus para a América do Sul, e eles criaram um banco de dados muito amplo com informações desses imigrantes, que pode ser pesquisada no link acima.

Um detalhe importante é que, como a grafia variava muito antigamente (pois os registros eram escritos manualmente), é importante pesquisar tanto o titular do passaporte, como acompanhantes com todas as grafias possíveis, por exemplo, Manoel pode ser Manuel, Emanuel, Emanoel, etc...

Não se esqueça de pesquisar também pelo nome do pai, mãe, irmãos, etc... De todas as pessoas que você acredita tenham acompanhado a viagem, isso aumenta muito as chances de obter sucesso na busca.

Caso encontre o registro que procura, você pode pedir mais detalhes (data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo), etc pelo email  cepese@cepese.pt , sendo de suma importância indicar o ID do registro que você localizou na consulta (é o número da primeira coluna).

Comentários

Esta discussão está fechada.