[GUIA] - Como encontrar o seu ancestral português
Salve pessoal que está buscando a tão sonhada cidadania portuguesa!
Tenho reparado que uma boa parte das pessoas que vem aqui, buscam ajuda para localizar o seu antecedente português, por isso vou fazer esse guia prático de como chegar ao seu antepassado português e obter a certidão/assento de nascimento/baptismo necessários para dar início ao processo.
Vamos ao passo a passo, lembrando que são apenas sugestões baseadas na minha experiência pessoal, sendo que todo mundo pode fazer outras sugestões que eu vou adicionando aqui nesse guia:
#1 - CONVERSE COM SEUS FAMILIARES (E ANOTE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS)
Esse passo aqui é bem óbvio, mas frequentemente acaba sendo ignorado por muitas pessoas.
Converse com seus familiares vivos, e vá fazendo anotações buscando o máximo de informações possíveis.
Por exemplo: Qual era o nome dos pais/avós? E dos bisavós? Casaram no Brasil ou em Portugal? Qual a cidade de origem? Tiveram outros filhos? Qual o nome deles? Alguma outra lembrança que possa ser relevante para localizar mais informações?
Muitas vezes, uma pequena dica como o nome de uma frequesia/concelho de origem, pode ser a peça chave que falta para montar o quebra cabeças. Quanto mais informação, melhores são as chances de localizar o seu antepassado.
Inclusive quando for pedir ajuda aqui, tente passar o maior número de informações, pois isto pode aumentar as chances dos 'experts' em busca te ajudarem por aqui.
Muitas vezes vejo posts do tipo: "busco meu bisavô, seu nome era Manoel dos Santos", sendo que com tão poucas informações, principalmente em se tratando de nomes comuns, diminuem bastante a sua chance de ser ajudado.
#2 - MONTE A SUA ÁRVORE FAMILIAR NO FAMILY SEARCH
O FAMILY SEARCH (link) é um site de genealogia mantido pela Igreja dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecidos como mórmons), que facilita bastante na hora de procurar pelos antepassados (tanto portugueses como de outras nacionalidades).
O site possuí uma coleção imensa de registros digitalizados (tanto de registros religiosos quanto civis), e conforme você vai montando a sua árvore, o site vai localizando nos arquivos sugestões de pessoas que podem ser seus parentes.
Claro que existe toda uma questão sobre fornecer dados familiares para um site religioso, então acatar esta sugestão vai da consciência de cada um (o que na minha opinião é irrelevante pois eles tem acesso aos registros de qualquer jeito), porém é importante enfatizar que o site é MUITO EFICAZ e já ajudou provavelmente milhões de pessoas.
Uma curiosidade sobre o Family Search é que os registros digitais ficam guardados num cofre gigante dentro de uma montanha de granito em Utah, que dizem ser capaz de resistir as piores catástrofes naturais e humanas, incluindo um ataque nuclear.
#3 - BUSCA NAS IMAGENS/CATÁLOGOS DO FAMILY SEARCH - (FAMILY SEARCH NÍVEL EXPERT)
Muita gente vai no family search, faz a sua árvore, porém não utiliza de forma completa o que o site disponibiliza, sendo que uma das funções mais importantes é a busca por imagens/catálogos.
Aqui faço um parêntesis para uma breve explicação: O family search possui muitos registros que estão digitalizados, porém não estão indexados. O que isso significa? sabe aquela escrita antiga de forma cursiva (também conhecido como 'letra de médico') que você tem que ficar pensando para decifrar o que está escrito? Isso significa que o computador não consegue ler e interpretar esses registros, sendo que muito embora eles estejam lá, o site não vai te indicar pois não consegue interpretar que seriam úteis a você.
É aí que está o verdadeiro potencial do family search. Você pode ir em "Pesquisar -> Imagens" ou "Pesquisar -> Catálogo" e encontrar livros antigos de registro civil ou religioso digitalizados, sendo que você tem que ir folheando imagem por imagem para achar o que precisa.
Eu mesmo achei certidões dos meus avós lá, sendo economizei um bom dinheiro que gastaria com buscas em cartórios para achar estes registros.
Ah, e o Family Search possui um projeto bem legal de indexação (Link) onde qualquer um pode ajudar a indexar estes registros, por isso volte sempre ao family search depois de alguns meses, pois sempre pode estar surgindo registros novos para você quando vão sendo indexados.
#4 - PESQUISA DE PASSAPORTES NO CEPESE
O Cepese (Link) possui uma rede de estudos e investigação dos imigrantes europeus para a América do Sul, e eles criaram um banco de dados muito amplo com informações desses imigrantes, que pode ser pesquisada no link acima.
Um detalhe importante é que, como a grafia variava muito antigamente (pois os registros eram escritos manualmente), é importante pesquisar tanto o titular do passaporte, como acompanhantes com todas as grafias possíveis, por exemplo, Manoel pode ser Manuel, Emanuel, Emanoel, etc...
Não se esqueça de pesquisar também pelo nome do pai, mãe, irmãos, etc... De todas as pessoas que você acredita tenham acompanhado a viagem, isso aumenta muito as chances de obter sucesso na busca.
Caso encontre o registro que procura, você pode pedir mais detalhes (data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo), etc pelo email cepese@cepese.pt , sendo de suma importância indicar o ID do registro que você localizou na consulta (é o número da primeira coluna).
Comentários
Continuação:
#5 - PESQUISA NA HOSPEDARIA DOS IMIGRANTES
O Museu da Imigração de São Paulo (link) possui uma pesquisa dos registros da Hospedaria dos Imigrantes, que está online neste link que postei.
O Interessante é que aqui você pode pesquisar não somente por nomes (valem todas as dicas acima, especialmente quanto a pesquisar todas as possíveis grafias do nome e possíveis acompanhantes), como também pode pesquisar por nacionalidade, data e pelo navio/vapor que trouxe o Imigrante.
Se você tem algum antepassado com uma nacionalidade que não eram comum imigrar, a pesquisa pela nacionalidade é uma boa dica (eu por exemplo, achei um imigrante de MALTA assim).
Outros Estados também podem ter a sua lista de imigrantes (eu já ouvi falar de Santa Catarina por exemplo), porém não conheço os detalhes, caso necessário, usem o Google para isso.
#6 - PESQUISA NO TOMBO.PT
Aqui já estamos chegando na parte final da pesquisa. Como muitos devem saber, o registo civil somente passou a ser obrigatório à partir de 1911 em Portugal, antes disso, são aceitos os registos religiosos (assento de baptismo) para a cidadania.
Se o registo que você está procurando é de 1911 ou posterior, você deve pedir uma certidão pelo civil online, como descrito aqui neste (link).
Caso seja anterior a 1911, você vai ter que localizar onde está o assento para pedir a certidão correspondente. Por sorte, Portugal mantém a maioria desses registros online.
Para procurá-los, você vai precisar saber ao menos o Distrito (equivalente ao Estado brasileiro), o Concelho (equivalente ao Município) e é recomendável saber também a Freguesia (equivalente a um conjunto de bairros).
O site do TOMBO.PT (Link) possui uma boa partes desses registos online, basta você ir na busca, digitar o Distrito, Concelho e Freguesia que procura.
Ali, você vai ter acesso aos livros digitalizados, e sim, você vai precisar folhear um a um os arquivos, até achar o ancestral que procura (dica vá se baseando pela data de cada registro, porém não esqueça que no mundo antigo, as coisas demoravam um pouco mais, eu já vi criança ser batizada depois de um ano ou mais do nascimento.
#7 - PESQUISA NOS ARQUIVOS DISTRITAIS
Da mesma forma como o Tombo.pt possui diversos livros paroquiais digitalizados, os arquivos distritais também possuem vários registros para consulta, como registros religiosos, passaportes, processos judiciais, testamentos, e outros.
Lembrando que muita informação nestes arquivos não está indexada, o que significa que não vai aparecer na busca por texto, sendo que você vai ter que olhar os livros folha por folha.
Vou deixar aqui o link para os Arquivos Distritais, sendo que você deve pesquisar no Distrito Correspondente:
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Arquivo Histórico Ultramarino
Arquivo Distrital de Aveiro
Arquivo Distrital de Beja
Arquivo Distrital de Braga (Universidade do Minho)
Arquivo Distrital de Bragança
Arquivo Distrital de Castelo Branco
Arquivo Distrital de Coimbra (Universidade de Coimbra)
Arquivo Distrital de Évora
Arquivo Distrital de Faro
Arquivo Distrital da Guarda
Arquivo Distrital de Leiria
Arquivo Distrital de Portalegre
Arquivo Distrital do Porto
Arquivo Distrital de Santarém
Arquivo Distrital de Setúbal
Arquivo Distrital de Viana do Castelo
Arquivo Distrital de Vila Real
Arquivo Distrital de Viseu
Bonus:
Arquivo de Açores
Arquivo da Ilha da Madeira
Continuação:
#8 - PERDIR AS CERTIDÕES (CARTORIAIS) EM INTEIRO TEOR
Bom, deixei este item por último, porque, muito embora seja importante, existe em certo custo envolvido.
(Porém, no caso de pedido de nacionalidade, você vai aproveitar este custo que teria de qualquer jeito)
Meu último conselho é: peça as certidões da linha reta ascendente em INTEIRO TEOR.
A expressão em inteiro teor está em caixa alta, pra enfatizar a importância do pedido em inteiro teor, pois ali podem haver informações que simplesmente não constam da certidão simples (que é aquela que habitualmente temos ou pedimos).
Uma simples informação ou detalhe, podem te levar a encontrar a freguesia, concelho, distrito, datas ou enfim, o que mais você precisa para encontrar o seu ancestral português.
CONCLUSÃO
Vou encerrando por aqui, pois tenho pouco tempo para edição, porém espero ter ajudado a todos nesta busca, estamos juntos, qualquer coisa é só responder aqui ou mandar mensagem para mim, aceitando inclusive sugestões de outros métodos para busca da ascendência portuguesa.
Um grande abraço a todos.
Leo Santos
Excelente contribuição @LeoSantos, muito obrigado! Já adicionei o link no Guias e Informações Úteis.
@LeoSantos
Só acrescentando.
Temos ainda o Arquivo Nacional (com muitos navios, casamento e nascimentos no Rio de Janeiro)
Sistema de Informações do Arquivo Nacional - Sian
movimentação Portuguesa no Brasil: http://www.an.gov.br/baseluso/menu/menu.php
Base de dados cartórios Rio de Janeiro
http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuOficio/MenuOficio.php
Arquivo do Estado do Espirito Santo que tem todas as familias que entram por lá catalogadas.
@Admin obrigado!
@Mtrin são ótimas contribuições, eu não consigo mais editar o post original, porém recomendo a todos aqui.
@LeoSantos
@Mtrin
Excelente postagem!
Obrigado.
Grande contribuição, muito obrigada, confesso que estava perdida.
@LeoSantos ótimo guia!
@Admin sugiro que feche esse tópico, deixando apenas para consulta!