Certidao de Batismo
Olá meus amigos,
estou com problemas para encontrar o batismo/nascimento de Amélia(ou Amalia) Borges Moreira, filha de Francisco Antonio Borges com Ismênia dos Santos Borges.
Infelizmente eu não sei a freguesia, tampouco a data de nascimento. Mas sei uma coisa importante: no ano de 1917 ela já estava casada, saiu de Portugal e teve uma filha em 1929. Isso significa que ela deve ter nascido provavelmente a partir de 1890.
Ou seja, o nascimento ocorreu provavelmente entre 1880 e 1902.
Se alguem puder me ajudar ficaria muito feliz! Obrigado!
A
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Neipp
=======
Registros da familia:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VNF-1YQJ
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS64-R6SX?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A78L7-DMW2&action=view&groupId=TH-909-65935-10170-82
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFB-CS1K-F?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7XRM-L22M&action=view&groupId=TH-909-68349-80313-2
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSVS-GSQ5-8?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8M-3B74&action=view&groupId=TH-909-70282-57943-44
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSXF-T36C?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XCT-TPSR&action=view&groupId=TH-909-67076-2311-58
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDK-PSB5-3?cc=2765317
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSHP-83G9-4?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VDV-CN2H&action=view&groupId=TH-909-61901-99772-74
======
Tente ver as imagens dos nascimento em um CHF (Centro de Historia da Familia) do Family Search para ver se tem alguma indicaçaõ do local de nacimento dela.
@Neipp
Registro n°7 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1218948 ...0007.tif
Vale Frechoso / Vila Flor / Bragança
@Kleber Silva Aguiar Eu não tenho palavras para lhe agradecer. Eu estava há pouco olhando certidao por certidao e voce encontrou muito rapido. MUITO Obrigado!
Caso voce também saiba onde está a certidao de casamento dela, iria ficar grato. Irei precisar porque o nome dela na certidao de batismo está diferente do nome de casada.
Ela já saiu de portugal em 1917 casada e como nasceu em 1901 muito provavelmente se casou em 1916. Caso saiba por favor me avise!
Muito obrigado!
Primeiramente quero agradecer a esta comunidade a qual eu estou sem palavras para agradecer. Eu estou há proximadamente 2 anos tentando encontrar documentos de meus parentes através dos registros de Family Search e vocês encontraram uma certidão em poucos minutos!
Sem querer abusar, apenas falta a última certidão para a minha documentação ficar completa.
Que é o casamento que ocorreu em Portugal de:
Amelia dos Santos Borges com José Firmino Moreira. Ao casar, Amelia dos Santos Borges se tornou Amelia Borges Moreira.
Amelia é nascida em Portugal, no dia 10 de Junho de 1901 na Freguesia Valle Frechoso, filha de Francisco Antonio Borges e Ismênia dos Santos Borges.
Amelia já estava casada em 1917. Como nasceu em 1901, creio que ela deve ter casada em 1916.
Caso vocês saibam onde se encontra a certidão de matrimonio com José, por favor me avisem.
Muito, muito obrigado.
Sem palavras.
@Neipp
emigração da Amélia com o pai e irmãos https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1289867
passaporte nº2409 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825 ...m0013.tif
chegada em SP http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_190.pdf nº ordem 4770 a 4776
Amélia veio com 11 anos, não é em Portugal a busca pelo casamento
@Neipp
veja os documentos que encaminhei no outro post, não tem o casamento dela mas tem vários documentos de filhos que pode buscar para descobrir esse casamento. Os filhos são todos da região da Lapa em São Paulo, provável que o casamento esteja por lá…
O marido José Fermino Moreira parece que também era português mas devem ter se casado em SP.
@Neipp peça no civilonline Civil Online (mj.pt) o assento de casamento. Indique que a Amélia dos Santos, que tambem usou Amélia Borges Moreira, ou Amália, e é natural de Vale Freixioso, Vila Flor, onde nasceu no dia 11/4/1901 e que deve ter casado entre 1915/1917 com Fulano xxx (nome do marido), e indique que deve ter casado em Vila Flor.
Informe isto nas observações.
Terá que indicar no formulário que o casamento é de 1924 (pq o site do governo por defeito só aceita pedidos de registos com menos de 100 anos). Tem de pagar com cartão visa desbloqueado para compras internacionais. (são 10 eur, uns 70 reais +-)
Fale para nós uma coisa, o marido da Amélia, é português certo? Tb é do concelho de Vila Flor? É que normalmente as pessoas casavam na terra da mulher, mas se o marido for de outro concelho de Portugal, pode procurar o casamento tb na conservatória desse concelho, mas primeiro deixe eles buscarem na CRC de Vila Flor
@CarlosASP @AlanNogueira Firmina Moreira, “Brasil, São Paulo, Registro Civil, 1925-1995” • FamilySearch
FamilySearch.org encontrei vários registos da Firmina Moreira, mulher de José Firmino Moreira (pai) e mãe do "José Firmino Moreira (filho), que era marido da Amélia Moreira Borges. Têm como ver estes registros para saber se nestes assentos descobrimos onde nasceu o José Moreira filho ou em que sítio ele casou com a Amélia?
@nunogomes a @Neipp acabou abrindo 2 tópicos e isso faz com a que a informação se perca e fique um pouco mais complicado.
No outro tópico o @Kleber Silva Aguiar encontrou o passaporte/chegada da famila, ela veio criança e deve ter se casado no Brasil.
@nunogomes @Neipp
Alguns documentos mencionam que Jose Fermino Moreira era brasileiro:
De todo modo como disse no outro tópico, a familia viveu em São Paulo na região da Lapa e Belenzinho, tem vários registros de nascimento e casamento nessa região. Os nascimentos no family search estão bloqueados mas pode tentar ver em um Centro de Historia da Familia. Lá certamente deve mencionar alguma coisa sobre nacionalidade do Jose Fermino e acerca do casamento dos pais.
Pessoal muito obrigado! Acho que ele era brasileiro mesmo e eu me confundi. Ela veio em 1917 e constava CASADA no registro de estrangeiro pq o registro foi feito na década de 40. ou seja, quando ela fez ela ja era casada mesmo, mas ela veio solteira e com o pai dela!
Muito Obrigado!
Olá!
Achava que minha bisavó era portuguesa e descobri na verdade que ela era brasileira. Eu estou a procura dos seguintes documentos:
++++NASCIMENTO +++
CLELIA MOREIRA
nascida em São Paulo em Brás, no dia 01 de Março de 1929, filha de Amelia Borges Moreira e José Firmino Moreira.
++++++ CASAMENTO +++
Amelia dos Santos Borges nascida em Portugal em 10 de Junho de 1901, foi para o Brasil em 1917 e se casou com um homem chamado José Firmino Moreira.
Eles se casaram em São Paulo entre 1917 e 1929.
Infelizmente nao consigo acessar os registros disponíveis no FamilySearch porque na minha cidade a igreja dos mormons estao fechados até o fim do mes que vem. Se alguém morar perto de uma igreja que possa acessar os arquivos do Family Search, por favor me ajude a ver o que tem dentro do link:
https://www.familysearch.org/search/ark:/61903/1:1:6VX5-3HB2
Pois eu acho que sao justamente as certidoes que procuro.
Obrigado
@Neipp
Se ninguém conseguir abrir esses arquivos aqui, tente dessa forma:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=s-7mYddfqkquPGHo3rCbeXDgy5vNu0pJhOnXB8jRDZtUNzlIR1VFVkhEWFNSVVFQNDRTUjdGRzRFVy4u&fbclid=IwAR3DjhzmQeiXHuS5ESWsHhPhcC98amVt_8iDHy4Ill9cOPSsVOgyevI7I7w
@Neipp
Peça a certidão no cartório do Brás, vai ser bem mais rápido e se vai dar entrada no processo já é o documento que irá utilizar mesmo.
Outra coisa, sugiro que não abra um tópico para cada coisa pois fica mais dificil dos foristas entenderem. De ontem pra hoje salvo engano já vi 3 tópicos que você abriu, estando tudo junto fica mais facil de entender a sua história e de conseguirmos te ajudar! :-)
@Neipp mas vc precisa então descobrir de onde ele era, pq precisa transcrever o casamendo do casal, e para isso precisa da certidão de nascimento do José firmino (filho), o José Firmino (pai), o sogro da amélia era certamente português, pq há várias referências a esse facto, mas o filho, o que casou com a amélia, de fato parece ser brasileiro.
De fato ele era brasileiro. Ele casou com a Amelia no Brasil e eu já revirei o Family Search e não encontrei nada.
O que sei é que o Amelia dos Santos Borges se casou com José Firmino Moreira entre 1917 e 1920. isso porque uma filha dela já nasceu em 1920 e ela já possuía o nome de casada.
Eles se casaram em São Paulo mesmo. A filha nasceu em Brás.
@nunogomes
@AlanNogueira
Olá. Graças a vocês eu encontrei quase todos os documentos para entrar com o reconhecimento de cidadania da minha avó que está atualmente com 80 anos. Ela precisa da cidadania para vir morar legalmente na Europa e, quem sabe, conseguir fazer um tratamento morando comigo. (Eu sou enfermeiro e trabalho na Alemanha).
Bom, ela é neta de portugueses e a avó dela (Amélia) é portuguesa. O pessoal daqui já encontrou a certidão de batismo dela (nascida em 1903) e veio ao Brasil com o pai dela em 1917.
o nome de nascimento é Amelia dos Santos Borges.daí Daí ela se casou com um José Firmino Moreira e mudou o nome para Amelia Borges Moreira.
Essa certidão de casamento eu infelizmente não encontrei.
Depois das próximas gerações eu encontrei todos os documentos.
Será de tem problema fazer a solicitação de nacionalidade pra minha avó mesmo faltando essa certidão de casamento? Eles podem conferir que de trata da mesma pessoa pelo nome dos pais que é o mesmo na certidão de nascimento, não podem?
É mesmo obrigatório apresentar essa certidão de casamento ou eu consigo sem apresentar?
informações:
Amelia dos Santos Borges nascida de casou com José Firmino Moreira em São Paulo entre 1917 (chegada no Brasil) e 1920 (nascimento da primeira filha e já consta como casada). A filha nasceu em Brás em São Paulo.
Obrigado!
@Neipp
Ja pediu busca desse casamento no cartório do Brás e nos cartórios próximos? Veja os cartórios onde os filhos mais velhos foram registrados e tente nele, mais provável de terem se casado no mesmo lugar.
@Neipp
por gentileza concentre toda discussão da sua família em um único tópico.
Imagino que esteja ansioso pra encontrar os documentos, mas abrir vários tópicos só faz dificultar o trabalho da comunidade aqui no fórum pois a informação prévia vai se perdendo…
Eu mesmo acabei de responder uma pergunta sobre o mesmo casamento em outro tópico de um abriu, e que por sinal já era o segundo tópico sobre o mesmo tema: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23266/casamento#latest
@Admin se conseguir unificar os tópicos agradecemos :-)
@Neipp vc já tem a certidão inteiro teor por cópia do filho/a da amelia e do jose firmino que é seu ascendente? Não e a certidão breve relato, mas a cópia do livro mesmo, lá pode dizer em que cartório eles casaram, possivelmente entre 1920/1923 quando nasceu o primeiro filho, o benedito
@AlanNogueira Me desculpem por abrir vários tópicos. Sou novo aqui. Já entendi agora como funciona e ficarei por aqui.
@nunogomes Eu consegui visualizar a certidão de nascimento da Clélia em São Paulo, em um centro do Family Search que estava fechado. Eu liguei e implorei para ela me deixar ver um documento e ela abriu uma exceção e deixou eu ir no centro ver. Por isso, consegui ver o nascimento de Clelia no Brás. Ela nasceu em 1 de Março de 1920, no termo 436 na página 145. Isso ajuda muito, porque me mostra que é a primeira filha.
Como Amélia chegou ao Brasil em 1917, então ela só pode ter casado entre 1917 e 1920. Só não sei se casaram apenas no civil ou também no religioso. Eu tenho olhando documentos no Family Search sem indexação de paróquias na região de São Paulo e até agora não encontrei nenhum registro de paróquia de casamento de Amelia com José.
@CarlosASP sim, eu tenho disposição de olhar os microfilmes. Voce saberia me dizer onde eu consigo pesquisar por números de microfilmes no family search? Eu queria muito ver os casamentos do cartório da LAPA e de BRÁS e de OSASCO entre 1917 e 1920. Como faço para procurar por esses microfilmes sem indexação? procurei no site e não encontrei uma forma de ver essa lista. Se souber, por favor me fale.
No tudo, eu não iria conseguir nada sem voces. Muito obrigado.
@Neipp
Sem problemas, falei de concentrar em um tópico no sentido de tornar mais fácil o entendimento do seu caso. Quando mais informações, mais fácil dos outros foristas entenderem a dinâmica dos seus antepassados e conseguirem ajudar!
As imagens de registros religiosos da cidade de São Paulo disponíveis no Family Search estão aqui: https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M5NT-FM9%3A371870001%3Fcc%3D2177299
@Neipp com esses dados do CHF da clélia, tenta falar com o cartório, pode ser que no inteiro teor faça referência ao sitio onde eles, jose e amélia casaram! Pq o que o CHF lhe deu era um livro talão, e não o livro onde está mesmo o assento
@nunogomes solicitei uma busca no cartório. Vamos ver o resultado e aviso pra vocês.@nunogomes
@nunogomes @AlanNogueira @CarlosASP
Eu tenho uma boa e uma má notícia: Eu encontrei a certidao de nascimento da Clelia em Brás e também a de casamento da Amelia (Portuguesa) e José Firmino também em Brás.
O problema é o seguinte, de acordo pelo que eu pude ler na certidao de batismo de Armelia ( PT-ADBGC-PRQ-VFL15-001-00041_m0007.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt) ela nasceu em 11 do mes de Abril de 1901.
Ela chegou no Brasil em 1917 como consta os dados de embarque dela e se casou exatamente no mesmo ano em Brás em 20.03.1917.
Acontece que ela mentiu a idade e a data de nascimento para poder casar porque era menor de 18 anos. Ela disse ter nascida em 20 de Maio de 1890.
O restante dos dados na certidao de casamento estao super corretos, tanto o nome dela, como nome dos pais, como local de nascimento, até mesmo é citado Villa Flor em Portugal como local de nascimento o que consta na certidao de batismo também. Ou seja, é ela com toda certeza, apenas a data de nascimento está INCORRETA porque, se ela falasse a data original, ela nao poderia casar.
Voces sabem me dizer se isso terá problema no processo de cidadania?
Eu anexei uma copia aqui da certidao de casamento dela pra voces poderem ler.
O que voces acham?
@Neipp
Que bom que encontrou :)
Quanto aos erros o ideal é retificar, para isso precisara de uma via apostilada do batismo dela:
Solicitação de certidão no CRAV
Guia para Apostilar documentos em Portugal
Chegando retifique e apos de entrada no seu processo de nacionalidade!
@AlanNogueira retificar no Brasil apenas na justiça. O cartório nao está colaborando pra retificar não. Isso dá problema no processo de nacionalidade?
@Neipp uma retificação desse tipo acredito que nenhum cartório aceitaria fazer, pois a diferença de anos é muito grande. Retificação extrajudicial é apenas para dados mais simples, como está na lei "que não exijam qualquer indagação". Seu caso é de retificação judicial mesmo, desculpe acabei não especificando na mensagem anterior. Mas mesmo na retificação judicial precisará do documento portugues apostilado para que tenha sua validade reconhecida pelo judiciário brasileiro.
Retificações são relativamente comuns em processos de nacionalidade, quanto a isso eu não me preocuparia.
Boa tarde,
Preciso localizar um registro de batismo/nascimento e já tentei em vários lugares.
MARIA DA SILVA
Nascida entre 1910 e 1915 - Cativelos- Gouveia-Guarda
Pais: José da Silva e Maria da Silva
Localizamos irmão, e variações entre os nomes dos pais foram encontradas. Já buscamos pelo Arquivo Distrital da Guarda e a Conservatória de Gouveia. Localizamos casamentos dos pais também, todos nas mesma região de Gouveia, mas a maria em questão não localizamos. No arquivo distrital existe registro de um passaporte de José da Silva com filhos e esposa, mas não menciona nomes dos filhos e o arquivo não possui o processo de passaportes da época.
Quem puder ajudar nessa busca, agradeço imensamente. Nossa busca já está em andamento a quase um ano sem sucesso.
@ThaisMar
como os nomes são extremamente comuns e deve ter milhares de homônimos, eu tentaria enviar um pedido de busca ao CRAV e à conservatória de Guarda informando os dados que vc tem. Há custo.
O que prejudica nas buscas é que os livros não estão online.
https://crav.arquivos.pt/login