Ajuda busca certidão de batismo em Portugal - Avô Avelino

Caros, preciso de ajuda para localizar a certidão do meu avô.

Todos os documentos que ele obtive aqui do Brasil somente informam que nasceu em Portugal, sem a cidade especificamente.

As buscas no FamilySearch e Myherintage não retornaram nenhum registro relativo a Portugal. Somente retornam as referencias relativas as entradas que criei da árvore da família.

Os dados que tenho são:

Nome: Avelino Cardoso Pereira

Pai: José do Nascimento Pereira

Mãe: Avelina Cardoso Pereira

Nascimento: 03-04-1898

Se alguém puder ajudar ...

Comentários

  • @mabego

    Olá, obrigado pelo retorno. Ele migrou para o Brasil solteiro com 20 anos. Casou e teve filhos aqui.

    Esses registros de nascimento dos 5 filhos , dos casamento no Brasil, do óbito eu já tenho.

    Em nenhum deles consta a cidade do nascimento, apenas informa que é natural de Portugal.

    Ele foi naturalizado sim, e eu já tenho o dossiê da naturalização que também só faz referência a Portugal.

    Estou na fase inicial ainda, preciso descobrir o assento de batismo dele em Portugal.

  • editado March 2023

    @marcoaap

    se ele se naturalizou e está sacramentado isto, então ele não é português.

    Repetindo: pediu o desarquivamento da habilitação do casamento do Avelino?

    ---

    Peça a CNN:

    https://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

    Peça a CPN:

    https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-positiva-de-naturalizacao

  • @mabego

    Obrigado pelo retorno ...

    Sobre a CNN ... Já fui ao site anteriormente e no site não consta a naturalização. Foi em 1930 que houve a naturalização. Mas vou pedir a CPN por via das dúvidas ...

    Pelo que li, o fato dele ter se naturalizado brasileiro não impede a minha cidadania. Só haveria impedimento se meu avô tivesse comunicado oficialmente à Portugal o desejo de não querer ser mais cidadão Português. Se não o fez, ele continuou cidadão português e brasileiro.

    Sobre o desarquivamento da habilitação ... Qual a necessidade dessa solicitação nessa fase eu nem tenho a certidão de nascimento do meu avô e qual o propósito dessa solicitação ?

    Agradeço a ajuda !!

  • @marcoaap

    obre a CNN ... Já fui ao site anteriormente e no site não consta a naturalização. Foi em 1930 que houve a naturalização. Mas vou pedir a CPN por via das dúvidas ...

    Pelo que li, o fato dele ter se naturalizado brasileiro não impede a minha cidadania. Só haveria impedimento se meu avô tivesse comunicado oficialmente à Portugal o desejo de não querer ser mais cidadão Português. Se não o fez, ele continuou cidadão português e brasileiro.

    impede, se está averbado na certidão de nascimento (ou assento de baptismo) dele.

    Sobre o desarquivamento da habilitação ... Qual a necessidade dessa solicitação nessa fase eu nem tenho a certidão de nascimento do meu avô e qual o propósito dessa solicitação ?

    Justamente para descobrir o nascimento dele. Pois os nubentes tinham que apresentar documentos para se casarem. E certidão de nascimento, está entre os documentos que apresentavam.

  • @mabego

    Ótima dica. Vou correr atrás desse desarquivamento e torcer para que lá tenha a informação que preciso !!

    Obrigado

  • @mabego

    olá, Liguei para o cartório. Eles informaram que os documentos apresentados tem um prazo em que ficam em poder do cartório que são 5 anos atualmente.

    No meu caso já se passaram 97 anos da data do casamento (1926) dos meus avós. O que eles podem me fornecer seria uma certidão do casamento, mas que seria a transcrição do livro, livro esse que já tenho a imagem e não consta a cidade, apenas o País de origem do meu avô.

    Ou seja o desarquivamento da habilitação de casamento não me serve para obter o local exato de nascimento do meu avô.

  • @marcoaap

    normalmente ficam arquivados em outros estados, mas no caso do RJ (o que eu acho absurdo) é que eles incineram documentos antigos.

    Não adianta ter este casamento, pois não acrescenta nenhuma novidade.

  • Caros, preciso de ajuda para localizar a certidão do meu avô.

    Todos os documentos que ele obtive aqui do Brasil somente informam que nasceu em Portugal, sem a cidade especificamente.

    As buscas no FamilySearch e Myherintage não retornaram nenhum registro relativo a Portugal. Somente retornam as referencias relativas as entradas que criei da árvore da família.

    Os dados que tenho são:

    Nome: Avelino Cardoso Pereira

    Pai: José do Nascimento Pereira

    Mãe: Avelina Cardoso Pereira

    Nascimento: 03-04-1898

    Distrito, Concelho e Freguesia de nascimento é desconhecido

    Veio para o Brasil por volta de 1918/1919 (20,21/anos)

    Se alguém puder ajudar ...

  • editado July 2023

    @marcoaap

    Desconfio que ele é da freguesia de Cadaval, concelho de Cadaval, distrito de Lisboa.

    Tem uma possível irmã Estella batizada em 1897. ver tif 002:

    https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4801641

    O livro de 1898 não está online; peça uma pesquisa ao CRAV e mencione que não pode pesquisar diretamente por não estar online:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Talvez eles digam que os livros ainda estão na conservatória; nesses casos, tem que mandar email para lá:

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-e-Comercial-de-Cadaval

  • @CarlosASP

    Muito obrigado.

    Eu até já tinha chegado a essa Estella pelo familysearch, mas dava que a imagem não estava disponível e não consegui evoluir

    Mas com essa suas dicas, é uma boa tentativa sim.

    Muito obrigado !!

  • @marcoaap

    Quando chegar nessas imagens travadas, tente ir num Centro de História da Família para ter acesso ao registro:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/

  • @CarlosASP ,

    Bom dia. Consegui a localização do assento do meu avô a partir da sua primordial ajuda com o registro digital da irmã. Muito obrigado.

    Vou seguir em frente agora. Meu pai é falecido e brasileiro.

    Alguma dica??

  • @marcoap peço licença para indicar alguns links:

    Processo de neto: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

    Você deve precisar da certidão portuguesa que encontrou (caso ainda não tenha pedido): Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.