Documentação,entrega
Boa tarde, minha irmã reside e tem nacionalidade Portuguesa sendo neta de Português, ela poderia dar entrada minha documentação para nacionalidade portuguesa ..? Conseguem me ajudar com esta informação? desde já o meu muito obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lfguimara
A menos que sua irmã seja advogada com licença para praticar em Portugal, o máximo que ela poderá fazer é entrar na fila e entregar o papelório. Se sua irmã for advogada com licença para praticar em Portugal, ela pode levar sua documentação e te representar no processo como sua procuradora
Como de qualquer maneira os seus documentos brasileiros precisam ser apostilados aqui no Brasil, para depois você enviar para ela e ela levar para entregar, é mais simples você já mandar direto para a Conservatória, sem incomodar desnecessariamente a sua irmã.
O fato de você já ter uma irmã Portuguesa não traz nenhum benefício na análise do seu caso.
A sua mãe ou seu pai tem a nacionalidade Portuguesa, ou a sua irmã a obteve diretamente como neta, pulando a geração dos pais?
Se você também for fazer como neta, veja aqui os documentos que você precisa. Os processos de netos devem ser enviados para a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa.
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D — Fórum Cidadania Portuguesa
Se sua mãe ou pai já for Português, então o seu processo será de filha. Nesse caso, veja aqui os documentos que você precisa. Os processos de filhos podem ser enviados para outras Conservatória e alguém aqui do fórum poderá te dizer qual é a mais ágil / menos burocrática.
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C — Fórum Cidadania Portuguesa
Boa sorte!
@lfguimara
Ela pode entregar seu processo com sua documentação... Porém, entregar pessoalmente não te trará nenhum benefício. Vc terá que esperar e entrar na fila como qualquer requerente. Os prazos serão os mesmos.
E vc tem que preencher tudo e assinar seu próprio formulário. Ou seja, montar o seu processo.
os links estão acima.
Eu como pai, posso fazer a entrega presencial dos docs para pedir cidadania para minha filha, preciso de uma procuração?