Registro de Batismo sem sobrenome

Prezados, boa tarde!

Estou fazendo o processo de cidadania para a minha avó, tendo em vista que o pai dela é português.

Consegui localizar a foto do registro dele em Portugal, porém como ele nasceu em 1889 (registro de batismo) consta apenas o primeiro nome (não tem os sobrenomes que constam no registro de nascimento da minha avó).

A minha dúvida é a seguinte:

Como ele foi o declarante do nascimento dela com menos de 1 ano de idade, não precisaria averbar o casamento dele, mas caso eu envie junto a certidão de óbito (localizada no Brasil), a qual consta o nome dele completo (o mesmo nome que consta no nascimento da minha avó), eu teria que fazer essa averbação em Portugal?

Ou posso enviar somente a certidão de nascimento dele sem sobrenomes e a de nascimento da minha avó com sobrenomes?

Desde já agradeço!

Comentários

  • @Ananda_Curityba01

    Consegui localizar a foto do registro dele em Portugal, porém como ele nasceu em 1889 (registro de batismo) consta apenas o primeiro nome (não tem os sobrenomes que constam no registro de nascimento da minha avó). Vc deve pedir o documento conforme abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Para ajudar na comprovação da filiação e nome, envie o casamento em inteiro teor digitada (sem apostilamento). E mais a documentação abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @mabego Entendi, acabei de solicitar a certidão pelo CRAV.

    Porém, ele não foi casado com a mãe da minha avó, ele foi casado duas vezes no Brasil com outras mulheres. Ele apenas registrou a minha avó com menos de 1 ano de idade, mas não tiveram mais contato.

    Eu já tenho em mãos o registro de óbito dele que ocorreu no Brasil, como disse anteriormente consta o mesmo nome da certidão de nascimento da minha avó. Todavia, eu teria que transcrever esse óbito primeiro? Ou encaminho junto com a documentação e espero para ver se vai cair em exigência?

    Aproveitando para tirar outra dúvida... Realmente é mais rápido encaminhar pelos Correios para o ACP do que dar entrada pelo Consulado, no caso do RJ?

    Desde já muito obrigada pela atenção.

  • @Ananda_Curityba01

    Porém, ele não foi casado com a mãe da minha avó, ele foi casado duas vezes no Brasil com outras mulheres. Ele apenas registrou a minha avó com menos de 1 ano de idade, mas não tiveram mais contato.

    mas na certidão da sua avó consta que os pais não eram casados?

    Eu já tenho em mãos o registro de óbito dele que ocorreu no Brasil, como disse anteriormente consta o mesmo nome da certidão de nascimento da minha avó. Todavia, eu teria que transcrever esse óbito primeiro? Ou encaminho junto com a documentação e espero para ver se vai cair em exigência?

    Não necessita transcrever, já que ele não houve casamento. Esse documento, no caso, será de apoio e deve ser em inteiro teor e digitada. (não tem erros em comparação com outras certidões brasileiras X documento português?)

    Aproveitando para tirar outra dúvida... Realmente é mais rápido encaminhar pelos Correios para o ACP do que dar entrada pelo Consulado, no caso do RJ?

    Cidadania é mais rápida fazer direto em Portugal.

  • @mabego Exatamente! Na certidão da minha avó consta que o pai era viúvo e a mãe solteira.

    Não necessita transcrever, já que ele não houve casamento. Esse documento, no caso, será de apoio e deve ser em inteiro teor e digitada. (não tem erros em comparação com outras certidões brasileiras X documento português?)

    Ótimo, pois é esse documento mesmo que eu tenho, digitado em inteiro teor. Deverá ser apostilado também??

    Então, no registro de nascimento do português consta o nome do pai dele como JOAQUIM RIBEIRO DE SOUSA (Com S) e no nascimento da minha avó consta o nome do avô paterno como JOAQUIM RIBEIRO DE SOUZA (Com Z), única divergência que verifiquei.

    No registro de óbito do pai da minha avó consta correto: JOAQUIM RIBEIRO DE SOUZA (com Z) JUNIOR, o mesmo que consta no nascimento dela como declarante e pai.

    (O pai e o filho tem o mesmo nome, só acrescentou o Junior)

  • @Ananda_Curityba01

    particularmente... eu enviei a mesma documentação (no meu caso) e apostilei. Fica a seu critério!!!

    "s" ou "z", não tem problema.

  • @mabego Muito obrigada pelos esclarecimentos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.