Posso solicitar cidadania somente por um dos avós?
Boa tarde,
Peço ajuda de vocês nas dúvidas que tenho conforme exposição abaixo.
Sou neto de portugueses.(avô/avô) ele nascido em 1882 e ela nascida em 1888 ambos de Viseu.
Os dois foram casados com outras pessoas em Portugal , ficaram viúvos e em tempos diferentes vieram para o Brasil e se casaram ( casamento não averbado em Portugal). Tiveram filhos dentre eles minha mãe( nascimento não averbado também em Portugal) .
Ele ( avô)faleceu em 1942)e ela avó em 1965, os óbitos também não foram averbados em Portugal.
Minha mãe faleceu e agora estou querendo solicitar a cidadania.
Tenho os seguintes documentos:
-Assento de batismo do avô e Avó ( pesquisa feita através dos livros de batismo na paróquia 1882/1888.
-Registro do primeiro casamento de meu avô em 1903. Neste registro não foi averbado o óbito da esposa que morreu em Portugal.
-Certidão de casamento deles aqui no Brasil( avô e Avó),onde no teor desta consta os dois como viúvos.
- Certidão de nascimento de minha mãe onde o pai é o declarante (1932).
-Certidão de óbito avô (1942)
-Certidão de óbito Avó (1965)
Certidão de casamento de minha mãe
Certidão de óbito mãe
Minha certidão de nascimento .
Dúvidas:
Posso solicitar cidadania somente por um dos avós?
Em caso positivo ( como exemplo avô), preciso encontrar a certidão de óbito da primeira esposa dele embora tenha morrido em Portugal?
Se for o caso como encontrar esta certidão em Viseu, pois não tenho a data deste óbito?
Em caso negativo, como fazer para encontrar o registro de primeiro casamento de minha avó, pois não tenho a data. Embora tenha o registro de nascimento do primeiro marido. Como encontrar o óbito do primeiro marido?
Desculpe o texto extenso mais as dúvidas são muitas.
Agradeço a todos .
Comentários
@Dino
Nos assentos de baptismo deles, como estão os averbamentos?
Se constam com o viúvos, é só transcrever o ultimo casamento, porém, imagino que os portugueses (um dos dois) foram declarantes do nascimento da sua mãe, dispensando a transcrição.
A partir da documentação que vai perfazer a linha reta entre eles e vc, como consta nas certidões brasileiras o estado civil deles?
Bom dia,
Nos assentos de batismo em Portugal não constam os averbamentos ( casamento/ óbito) .
Aqui no Brasil na certidão do casamento dos dois consta os como viúvos.
O declarante do nascimento de minha mãe foi o pai dela.
@Dino
Nos assentos de batismo em Portugal não constam os averbamentos ( casamento/ óbito) .
Nunca foi feita a transcrição de casamento então.
Aqui no Brasil na certidão do casamento dos dois consta os como viúvos.
Ótimo.
O pai português? então não é necessário transcrever.
Bom dia,
Aqui no Brasil na certidão de casamento consta os dois como viúvos.
Boa tarde,
Pelo que entendi, embora os dois sejam portugueses poderei pedir a minha cidadania somente pelo nome de um deles, correto?
Na certidão de nascimento de minha mãe consta os dois(avós) como casados.
Neste caso você poderia me enviar o passo a passo de como fazer/ pedir lá em Portugal, os registros, as averbações, carimbos, modo de como as certidões devem ser? Onde pedir? Não tenho experiência alguma neste setor e fazer por consultoria está muito caro.
Agradeço muito seus comentários anteriores , tirou muitas dúvidas.
@Dino
Pelo que entendi, embora os dois sejam portugueses poderei pedir a minha cidadania somente pelo nome de um deles, correto?
sim...
Na certidão de nascimento de minha mãe consta os dois(avós) como casados.
Se seu avô a declarou, é indicado pedir por ele. MAS...
**** atenção: -----> se os dois são portugueses e se casaram no Brasil É OBRIGATÓRIO TRANSCREVER CASAMENTO****
Neste caso você poderia me enviar o passo a passo de como fazer/ pedir lá em Portugal, os registros, as averbações, carimbos, modo de como as certidões devem ser? Onde pedir? Não tenho experiência alguma neste setor e fazer por consultoria está muito caro.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
quando nasceu o português?
***** se nasceu antes de 1911, peça aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
***** se nasceu depois de 1911, peça aqui:
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
(preenchimento de asteriscos obrigatórios)
@nunogomes ... uma ajuda aqui, por favor??
Como faz com os primeiros casamentos ocorridos em Portugal, em que os portugueses enviuvaram?
E se casaram depois no Brasil (na condição de viúvos) = este no Brasil tem que transcrever... mas e os de Portugal em que enviuvaram?