Retificar o que ? Pq no Brasil está Ramos e Portugal está Ramon?
Ou seja tenho que enviar para Portugal para constar o que se Portugal está certo? Fiquei perdido, achei que teria que averbar aqui no Brasil para constar Ramon
O que você está falando que terei que averbar o nome Manoel Ramon ..... no óbito de domingos, casamento de domingos e todas as certidões brasileiras que se refere a Manoel Ramos, certo? Só assim e feito isso posso entrar com a transcrição, certo?
Outra coisa, ao retificar vou ter que pedir todas as certidões que já tirei? Rssss
Mas ao retificar seria no próprio documento que tenho em mãos ou no livro ? Creio que se for no livro, tenho que pedir uma outra via da certidão com a retificação, correto?
Mas ao retificar seria no próprio documento que tenho em mãos ou no livro ? Creio que se for no livro, tenho que pedir uma outra via da certidão com a retificação, correto?
Correto.
Eles retificam no livro onde foi registrado o documento e vc tem que emitir uma nova certidão retificada.
(lembre-se que para retificar documentos brasileiros, o documento português deve estar apostilado)
Infelizmente, todos nós estamos presos às exigências dos órgãos aos quais nossos documentos pertencem, e às leis que regulamentam isso.
Cidadania é um exercício de muita obstinação e atenção. Custa caro e qualquer coisinha errada no meio do processo, por falta de informação, acarreta gastos desnecessários. São trâmites que devemos seguir.
No meu processo, também pensei em desistir "n" vezes.
Porém eles chegarão em minha casa e não na PG, como faço agora ? pois nesse link indica para enviar o documento para do Distrital para a PG, eu fiz o inverso, pedi do Distrital para minha casa, vou ter que enviar da minha casa para a PG?
Se sim, me passa o e-mail da PG de vila real e viana do castelo
Dúvida aqui, para eu retificar o nome de meu tataravo na certidão de casamento de meu bisavô eu teria que ir atrás da certidão de nascimento do tataravo ou com a certidão de nascimento de meu bisavô eu consigo retificar? visto que na certidão de nascimento vindo do distrital tem o nome dele!
Detalhe que o nome de meu bisavô já foi retificado na certidão de casamento dele, a questão aqui é o nome do pai dele Ramon X Ramos! Preciso me aprofundar mesmo no nome do pai dele ou somente focar no meu bisavô?
Pq se for isso mesmo, vou ter que pedir certidão de todo mundo, visto que os nomes mudam kkkk
Obrigado por sua disponibilidade, já consegui a certidão de nascimento do meu bisavô, um amigo foi a Santa Comba Dão e tentou na conservatória que fica no mesmo prédio do tribunal de justiça, porém em santa Comba Dão eles só arquivam documentos com no máximo 100 anos e encaminharam para Viseu. Lá em Viseu o processo foi simples e pagamos 20€ pelo documento.
Após adquirir o assento de nascimento do meu bisavô, vou começar o processo de cidadania do meu avô que ainda é vivo, por favor vou anexar oque é necessário para fazer o processo de cidadania do meu bisavô para meu avô por intermedio desse meu amigo que está em Portugal, que puder dar uma verificada e dar um OK para oque eu vou apresentar na conservatória, ficarei grato, Segue abaixo..
1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação), com casamento transcrito (caso o(a) português(a) não tenha sido declarante do nascimento do(a) filho(a));
2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada;
3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;
4. Formulário 1C preenchido em frente e verso colorido, no computador ou em caneta azul/preta de forma legível e sem rasuras e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório);
Comentários
@mabego sinceramente! Sei não rsss
Retificar o que ? Pq no Brasil está Ramos e Portugal está Ramon?
Ou seja tenho que enviar para Portugal para constar o que se Portugal está certo? Fiquei perdido, achei que teria que averbar aqui no Brasil para constar Ramon
@rafafittipaldi
vc deve avaliar a necessidade de retificar certidões brasileiras.
@mabego creio que devo fazer isso sim!
O que você está falando que terei que averbar o nome Manoel Ramon ..... no óbito de domingos, casamento de domingos e todas as certidões brasileiras que se refere a Manoel Ramos, certo? Só assim e feito isso posso entrar com a transcrição, certo?
Outra coisa, ao retificar vou ter que pedir todas as certidões que já tirei? Rssss
@rafafittipaldi
averbação é uma coisa. (é anotar nas certidões brasileiras mudanças no documento: retificações e alterações de estado civil)
retificação é outra. (é corrigir os erros de escrita e datas e etc... nas certidões brasileiras deixando tudo de acordo com os documentos portugueses)
transcrição é outra. (é informar Portugal, através do Consulado ou da CRC que o português se casou para confirmar e estabelecer perfilhação)
(esqueça os óbitos, vc não usa isso para nada)
retificar o Ramos X Ramon ...casamento de domingos e todas as certidões brasileiras que se refere a Manoel Ramos, certo?
sim, pois provavelmente na hora de transcrever, vai dar inconsistência.
Só assim e feito isso posso entrar com a transcrição, certo? depois de retificar, fazer a transcrição de casamento
@mabego@mabego perfeito obrigado
@rafafittipaldi
Correto.
Eles retificam no livro onde foi registrado o documento e vc tem que emitir uma nova certidão retificada.
(lembre-se que para retificar documentos brasileiros, o documento português deve estar apostilado)
(siga as orientações nos links que te passei)
@mabego
As duas certidões de nascimento dos meus bisavos eu pedi pelo CRAV! Deve chegar final de fevereiro.
Um é de vila real e outro de viana do castelo!
Sinceramente se eu tiver que pedir novamente minhas certidões pelo CRAV eu paro com meu processo! :(
@rafafittipaldi
Enfim... aqui no forum vc tem tudo explicadinho.
É assim que ajudamos as pessoas.
Infelizmente, todos nós estamos presos às exigências dos órgãos aos quais nossos documentos pertencem, e às leis que regulamentam isso.
Cidadania é um exercício de muita obstinação e atenção. Custa caro e qualquer coisinha errada no meio do processo, por falta de informação, acarreta gastos desnecessários. São trâmites que devemos seguir.
No meu processo, também pensei em desistir "n" vezes.
Boa sorte!!
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal
@mabego
concordo com você! Juro
Eu já pedi esses documentos no passo a passo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
Porém eles chegarão em minha casa e não na PG, como faço agora ? pois nesse link indica para enviar o documento para do Distrital para a PG, eu fiz o inverso, pedi do Distrital para minha casa, vou ter que enviar da minha casa para a PG?
Se sim, me passa o e-mail da PG de vila real e viana do castelo
Vamos lá, vamos tentar :)
@rafafittipaldi
vc tem que anotar o endereço da PG nas "informações adicionais" quando pedir ao CRAV.
leia isto com muita atenção, pois está bastante didático.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal
(se vc já recebeu os documentos em seu endereço, pode enviar à PG)
@mabego
Os documentos já estão a caminho de minha casa, já tenho código de rastreio! Vou tentar
Para qual e-mail eu mando sendo dos distritos de Vila Real e Viana do Castelo ?
Eu entendo que está didático, mas ainda sou leigo e estou aprendendo e não deixo de perguntar
@rafafittipaldi
PG do Porto
@mabego
Os dois ?
@rafafittipaldi
sim
Peça orientações por email.
Se informe antes
@mabego
top! qq coisa te aviso, abcs
Primeiro vou deixar as certidões chegarem
Creio que nesse momento não tenha nada que eu possa fazer
@mabego
Dúvida aqui, para eu retificar o nome de meu tataravo na certidão de casamento de meu bisavô eu teria que ir atrás da certidão de nascimento do tataravo ou com a certidão de nascimento de meu bisavô eu consigo retificar? visto que na certidão de nascimento vindo do distrital tem o nome dele!
Detalhe que o nome de meu bisavô já foi retificado na certidão de casamento dele, a questão aqui é o nome do pai dele Ramon X Ramos! Preciso me aprofundar mesmo no nome do pai dele ou somente focar no meu bisavô?
Pq se for isso mesmo, vou ter que pedir certidão de todo mundo, visto que os nomes mudam kkkk
Entendeu a bola de neve ? Kkk
@rafafittipaldi
com a certidão de nascimento do seu bisavô, onde contém o nome do pai
@mabego
Boa noite!
As certidões já estão em minhas mãos
Porém tenho um conhecido que pode apostilar em Coimbra, isso é possível?
Minhas certidões são de Vila Real e Vianna do Castelo, mas essa amiga pode me ajudar em Coimbra!
Pode?
@rafafittipaldi
teoricamente pode...
A minha de Vila Real apostilei no Porto.
@mabego
Show, obrigado!
Mas se essa pessoa pedir o apostilamento para mim, ela precisa de procuração ? Ou ela com a certidão narrativa original na mão, ela consegue ?
@rafafittipaldi
só levar a certidão na PG
@mabego
Certidão emitido pelo Arquivo Distrital, a PG aceita ?
Me gerou dúvida pois no site, estava escrito isso:
O Arquivo Distrital entra em qual aí ?
@rafafittipaldi
claro que aceita...
a da minha avó era de 1881
@Kleber Silva Aguiar
Obrigado por sua disponibilidade, já consegui a certidão de nascimento do meu bisavô, um amigo foi a Santa Comba Dão e tentou na conservatória que fica no mesmo prédio do tribunal de justiça, porém em santa Comba Dão eles só arquivam documentos com no máximo 100 anos e encaminharam para Viseu. Lá em Viseu o processo foi simples e pagamos 20€ pelo documento.
Após adquirir o assento de nascimento do meu bisavô, vou começar o processo de cidadania do meu avô que ainda é vivo, por favor vou anexar oque é necessário para fazer o processo de cidadania do meu bisavô para meu avô por intermedio desse meu amigo que está em Portugal, que puder dar uma verificada e dar um OK para oque eu vou apresentar na conservatória, ficarei grato, Segue abaixo..
1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação), com casamento transcrito (caso o(a) português(a) não tenha sido declarante do nascimento do(a) filho(a));
2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada;
3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;
4. Formulário 1C preenchido em frente e verso colorido, no computador ou em caneta azul/preta de forma legível e sem rasuras e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório);
5 Pagamento da taxa de 175 euros:
Esse modelo abaixo que é utilizado como procuração para nacionalidade de pai para filho?