Necessidade de transcrição de casamento

13»

Comentários

  • Boa noite a todos e Feliz Natal!!!! Voces poderiam me ajudar? Estou bem perdido com relaçao a nacionalidade para netos e seus documentos. Meu nome é Fabio e minha mãe está tirando a nacionalidade portuguesa dela. (Ela é neta de portugues) Os avós de minha mãe eram portugueses. Ja temos todos os documentos originais dos nascimentos/batismos deles. Eles se casaram aqui no Brasil e tbem este casamento ja está transcrito em Portugal. Dai nasceu a mãe da minha mãe - Emilia - Ja temos a certidão dela brasileira de nascimento e de casamento. Devo lembrar que o pai dela, o português Sr Afonso nao foi declarante do nascimento. Ela se casou com um brasileiro - Antonio - que nao tem certidão de nascimento, somente a de casamento e óbito. Dai vem a mãe, Celia (requerente), que é filha de Emilia que é filha do portugues Afonso. Minha pergunta é: Devemos transcrever o casamento de Emilia com Antonio, ambos brasileiros ou não? Ou somente a certidão de nascimento da Emilia, casamento da Emilia, óbito de Emilia, nascimento de Celia e casamento de Celia serão precisas? Celia foi casada, se divorciou, e o ex marido faleceu. Precisamos transcrever o casamento de Celia neste momento ou pode-se fazer mais tarde? Sua certidão de casamento consta averbado que ela se divorciou. Ficaria super grato se voces exclarecessem essas duvidas. Muito obrigado Fabio. Falei com PD e me disseram que não seria necessario averbar casamentos de cidadãos brasileiros..........

  • @mramazzina o processo é de neta de português, né? Sendo assim, a Emília não é portuguesa, dessa forma não o que transcrever em Portugal algo sobre alguém que não é português. No entanto, a minha preocupação é mais em saber quem foi o declarante da sua avó, eis que o português Afonso não foi o declarante. Foi a portuguesa mãe da sua avó? (Os avós de minha mãe eram portugueses)

    Acredito que a certidão de casamento da sua avó já irá fixar a relação dos entre ela e o marido dela. O importante é saber quem foi o declarante da sua mãe... Foi o seu avô, o brasileiro, pai da sua mãe?

    Não tem como fazer nenhum ato civil antes de ter o assento, assim, tudo que é ato civil da sua mãe a ser registrado somente após ela conseguir o assento de nascimento português. Além disso, devo ressaltar que deve ser seguida a ordem que as coisas aconteceram.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.