Certidão do civilonline - casamento já transcrito?
Olá pessoal! Desde já muito obrigado pela atenção, acompanho o forum sem registro a algum tempo e finalmente tomei coragem de iniciar o processo da minha família.
Meu plano é fazer o processo para o meu pai, já que seu pai (meu avô, nascido em 1929) migrou para o Brasil com seus pais por volta de 1940. Ele já faleceu e, através do civilonline, consegui sua certidão de nascimento.
Meu pai não tem em mãos sua certidão de nascimento, então ainda não sei se meu avô foi o declarante, porém na certidão de meu avo do civilonline, cfme imagem abaixo, existem dois averbamentos, um do casamento e outro do falecimento.
Isso significa que o casamento já está transcrito? E mesmo se meu avô não foi o declarante, a transcrição do casamento "resolve" isso?
Muito obrigado desde já e grande abraço a todos
Leonardo
Comentários
@coragem
Sim, o averbamento número 1 reflete a transcrição do casamento. Dá para ver que só foi informatizado o assento e lançado no civilonline em dezembro de 2022 (provavelmente por vc ter pedido cópia), mas a informação do casamento e óbito já havia sido encaminhada para a conservatória de Leiria (provavelmente por algum familiar) em 2008.
Dá uma olhada no tópico específico de filhos via ACP e os requisitos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
@CarlosASP
ola Carlos, obrigado pela resposta e atenção!
Encontrei on-line a certidão de nascimento do meu pai e pra minha alegria, o declarante foi o genitor, cfme imagem abaixo. Acho que agora é so fazer o feijão com arroz ne? 😬
Abraço e obrigado novamente!
Leonardo