Documentação solicitada pelo Consulado

mauholtmauholt Member

Saudações a todos!

Estou tentando realizar a naturalização da minha mãe via Consulado, mas ele pediram um documento que originalmente não haviam pedido: o Assento de Nascimento do meu avô (pai dela).

Mandei um pedido para os e-mails "crcpcom.almeida@dgrn.mj.pt" e "rc.guarda@dgrn.mj.pt", que acredito serem os emails das Conservatória dos Registos Centrais responsáveis pela região do meu avô, mas não sei se esse é o canal correto para conseguir esse documento. Tenho dúvidas porque enviei os e-mails há 3 semanas e não obtive nenhuma reposta. Essa demora é comum ou estou fazendo errado?

Alguém poderia me ajudar?

Grato,

Maurício

Comentários

  • @mauholt ...

    Mesmo com a orientação que lhe foi passada aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298552/#Comment_298552

    Você insistiu e deu entrada no processo de sua Mãe pelo Consulado...?????????

    Bom...Se fez isso agora é um pouco tarde para mudar de ideia...Não é mesmo...?

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "...mas não sei se esse é o canal correto para conseguir esse documento..."


    Realmente...Se está buscando um Registo de Nascimento português...Você está buscando informações no lugar / Pelo método errado...Provavelmente é por esse motivo que não obteve resposta...


    Existem discussões específicas que trazem TODAS as orientações para solicitar Certidões Portuguesas...É só ler para saber como fazer o pedido...:


    SE SEU AVÔ NASCEU ANTES DE 1911...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest

    SE SEU AVÔ NASCEU DEPOIS DE 1911...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest...


    Boa Sorte...!!!


    OBS...Atenção...Os Consulados costumam ter diretrizes diferentes para recepção de documentos...Se decidiu fazer o processo de sua mãe por intermédio de um Consulado Português...SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SITE DO RESPECTIVO CONSULADO...!!!

    Se começar a cruzar informações daqui do Fórum com as do Consulado...VAI ACABAR TENDO PROBLEMAS...

    Pelo que relatou acima...:

    "...Estou tentando realizar a naturalização da minha mãe via Consulado, mas ele pediram um documento que originalmente não haviam pedido: o Assento de Nascimento do meu avô (pai dela)...."

    Provavelmente...O "PROBLEMA" já aconteceu..."""

    Assim sendo...A única maneira de resolver é SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO CONSULADO...ENVIANDO OQUE ELES ESTÃO PEDINDO...!!!


    Leia com atenção a discussão correspondente ao tipo de Certidão de nascimento de seu Avô...(UM DOS DOIS LINKS ACIMA)...Lá estão todas as informações...O PASSO A PASSO PARA SOLICITAR AS CERTIDÕES...

    Qualquer dúvida...Pode perguntar...Mas ajude o Fórum a te ajudar...Antes de abrir desnecessariamente uma nova discussão...Procure no campo "SALAS DE DISCUSSÃO"...Se já não existe uma discussão em aberto sobre o assunto pretendido...

  • @Nilton Hessel

    "Você insistiu e deu entrada no processo de sua Mãe pelo Consulado...?????????"

    Não fui eu quem insistiu. Minha mãe, uma senhora de 82 anos, teve medo de fazer por um caminho diferente do que seu irmão (meu tio, já falecido) fez. Embora eu tenha explicado a ela o que haviam me explicado nesse fórum, ela não quis "arriscar". A contragosto, fiz o que ela me pediu. Afinal, o documento é para ela.

    "OBS...Atenção...Os Consulados costumam ter diretrizes diferentes para recepção de documentos...Se decidiu fazer o processo de sua mãe por intermédio de um Consulado Português...SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SITE DO RESPECTIVO CONSULADO...!!!"

    Aí é que está, eu segui! E em nenhum momento foi pedido previamente esse documento que estão exigindo agora.

    Obrigado pela disponibilização dos links.

  • editado November 2022

    Boa tarde...

    @mauholt ...

    Oque está feito...Feito está...Agora é entregar oque o Consulado está pedindo...

    Veja...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298696/#Comment_298696...

    Na resposta que a Leticialele deixou para você...Ela considerou que o Português em Questão tivesse nascido após 1911...

    Nesses casos...Efetivamente não é obrigatório o envio da certidão de nascimento...Basta informar os dados que permitam a localização do Registo no sistema...Pois o mesmo já se encontra informatizado...No próprio formulário tem um campo para inserir essas informações...

    Porém...

    Quando o ano de nascimento do Português em Questão for anterior a 1911...(Registo de Batismo / Paroquial)...Esse Registo/Livro Original...Fica arquivado no Arquivo Distrital da região de nascimento do Português...Não tendo como o pessoal da serventia fazer a consulta...

    Nesses casos é necessário o envio de uma Certidão Certificada...E quem tem que providenciar esse documento junto ao é o requerente no processo...

    Pelo que pude entender lendo suas mensagens anteriores...Muito provavelmente...Seu problema se deu porque você não se atentou a esse "Detalhe"...Pois essas orientações sobre configuração de Certidão Paroquial costumam estar bem em destaque nas páginas dos Consulados...

    Veja o exemplo do Consulado Geral de Portugal em São Paulo...:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#nacionalidade-para-filhos-de-portugueses-maior

    A informação está clara...:

    • "..Caso o português tenha nascido há mais de 100 anos, o requerente precisa efetuar um pedido de certidão, emitida de forma narrativa e datilografada, deste português, diretamente à Conservatória ou Arquivo Distrital, pois estes documentos não se encontram em nosso sistema;


  • Boa tarde, @Nilton Hessel .

    Me confundi com o fato de meu avô ter nascido depois de 1911, mas há mais de de 100 anos (1916). Só senti falta de uma orientação melhor, lá no Consulado, quando conferiram os arquivos que levei.

    Então, se entendi bem, basta entrar no site da Conservatória ou Arquivo Distrital, e enviar um e-mail para o Arquivo Distrital da região que meu avô nasceu (no caso, a Guarda) pedindo o Assento de Nascimento dele, é isso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.