Finalização

Recebi um email informando que o processo de nacionalidade do meu pai foi concluído com sucesso.

Não sei o que preciso fazer agora.

No e-mail diz " Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá requerer em qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal e através do site http://www.civilonline.mj.pt/, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC). Informamos ainda que deverá promover o ingresso dos atos de registo civil, realizados no estrangeiro na ordem jurídica portuguesa, em conformidade com o n.º 3, do artigo 50.º do RN. Para agendar o pedido de cartão de cidadão aceda a https://agendamento.irn.mj.pt/, escolha o local, dia e hora que lhe for mais conveniente."

Minha dúvida é: só fiz a nacionalidade do meu pai para poder fazer a minha. Preciso tirara alguma certidão dele para finalizar o processo e iniciar a minha? Ele precisa ter o cartão de cidadão se não irá à Portugal?

Comentários

  • @Roberta236

    Seu pai foi o declarante do seu nascimento antes de vc completar um ano? Se não foi ele, quem foi e em que ano nasceu?

    No caso mais comum - o pai ser o declarante - você não precisa fazer mais nada (desde que evite pedir em alguns consulados, que exigem CC se o progenitor estiver vivo).

    Mande seu processo como filha diretamente para a ACP no Porto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    às vezes eles mandam por correio ou email uma cópia do assento de nascimento do "novo" português. Se não recebeu ou não quer esperar, entre no acima mencionado civilonline, pague 10 euros e em 1-2 dias terá o assento de nascimento PT de seu pai (um dos documentos na lista acima).

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Sugiro ler e acompanhar o tópico específico da ACP; qualquer dúvida adicional deixar lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • Meu pai foi o declarante do meu nascimento.

    Não estou conseguindo solicitar a certidão pelo civil on-line porque pede o número de ID civil e meu pai não tem o cartão cidadão. Tem alguma sugestão?

  • Não estou conseguindo a certidão. Coloco todos os dados do cartão de crédito e finalizo. É gerado o número do pedido, mas dias depois recebo um email informando que o pedido foi cancelado por prazo de pagamento expirado. Sabe me dizer o que estou fazendo de errado?

  • @Roberta236

    Problema com cartão de crédito. Mastercard praticamente nunca funciona. É um problema conhecido com pagamentos feitos com cartões emitidos no Brasil.

    Tente com um VISA - de preferência um cartão digital de seu banco (daqueles que usa via aplicativo de celular):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22390

    Portugal usa uma tecnologia mais avançada que o Brasil para verificar pagamentos; nem todos os emissores de cartão no Brasil tem essa tecnologia.

  • Agora que finalizei a cidadania do meu pai, estou juntando os documentos para fazer a minha. Meus pais são casados e minha mãe teve alteração do nome de nascimento para nome de casamento. Preciso fazer averbação? Meu pai que é filho de português e não minha mãe

  • @Roberta236

    Precisa fazer a transcrição do casamento.

    Depois de transcrito, pegue o documento que será gerado e anexe no seu processo de filha

  • Roberta236Roberta236 Member
    editado February 2023

    Como faz essa transcrição? rss

    Poderia me falar o passo a passo, por gentileza

    Obrigada!!!

    OBS: No processo do meu pai, não precisei fazer a transcrição do casamento do meu avô porque foi meu avô quem registrou o nascimento do meu pai. O mesmo acontece comigo, meu pai que fez o registro do meu nascimento. No consulado me falaram que a certidão de nascimento da minha mãe que não é portuguesa poderia ser uma cópia simples.

  • @Roberta236

    Seu pai que declarou seu nascimento?

    Sua mãe é brasileira?

    O nome dele na sua certidão de nascimento bate com o assento de nascimento português dele, sem divergências?

    Se sim para tudo, não precisa transcrever. Não é obrigação sua manter o estado civil de seu pai atualizado em PT; não interfere no seu processo de nacionalidade.

    Agora, se sua mãe quiser entrar com pedido de nacionalidade para ela, aí a transcrição do casamento é essencial.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @CarlosASP é isso mesmo Carlos. A nacionalidade é só para mim e meu pai que declarou meu nascimento. Super obrigada!!!

  • @Roberta236

    se ele foi o declarante do seu nascimento está estabelecida a linha reta.

    Não precisa de transcrição.

  • @CarlosASP Entendi no meu o meu avô que registrou o nome do meu pai já falecido na certidão de nascimento , nesse caso não preciso transcrever. Certo ?

  • @Roberta236

    @CarlosASP

    Agora que finalizei a cidadania do meu pai, estou juntando os documentos para fazer a minha. Meus pais são casados e minha mãe teve alteração do nome de nascimento para nome de casamento. Preciso fazer averbação? Meu pai que é filho de português e não minha mãe

    só um detalhe: como seu pai (o português) que declarou seu nascimento, não se faz necessário a transcrição de casamento. E o fato de não transcrever não altera no seu pedido.

    ****** Mas ******:

    Só muda para ele...

    Como não existirá a transcrição, ele continuará como solteiro perante Portugal.

    Se sua mãe quiser tirar a cidadania como cônjuge, sem a transcrição feita, ela não poderá. Pois ele, sem a transcrição, é solteiro. E para ser casado com ela... precisa transcrever.

    Se seu pai, quiser o passaporte e CC, ele terá que enviar documentos (no caso, o documento novo de nascimento de Portugal, ou seja, a certidão de nascimento portuguesa dele) e vai sair como solteiro.

    (nas cidadanias novas e com portugueses vivos, recomendo, mesmo que o declarante do nascimento dos filhos seja o português, a transcrição de casamento)

  • @bunker94

    Olha até o fim o post inicial no link na resposta acima para a Roberta. Lá comenta quando a transcrição pode ser essencial.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.