Busca de Certidão Portuguesa de Nascimento/Batismo

Olá boa tarde!

Estou em busca da certidão de batismo/nascimento de minha trisavó, vou solicitar a cidadania para minha avó como neta.

Possuo estes dados abaixo, se alguém conseguir me ajudar por gentileza, serei muito grato =)

  • Nome do Português(a): MARIA AUGUSTA AYRES
  • Ano de Nascimento e filiação: 1897 - Pai: ALFREDO DA GLORIA AYRES - Mãe: ANNA DE JESUS
  • Freguesia/ Concelho/ Distrito: BRAGANÇA, (Torre de Moncorvo ou Vilarelhos)
  • Casamento: Casou-se no Brasil em 24/06/1915 com ANTONIO ACCACIO (português) (possuo uma foto da certidão)
  • RG (Brasil): 5.072.265 Registro de Estrangeiro: 724.889
  • Óbito: no Brasil em São Paulo , cartório da Liberdade em 12/08/1985

Estou a disposição caso seja necessário mais alguma informação.

Agradeço,

«134

Comentários

  • @FelipeV10 tem que se registrar em https://crav.arquivos.pt/ e fazer um pedido de certidão.

    Tem que selecionar o arquivo de bragança. depois que quer registros paroquiais, do distrito de brangança, concelho de torre de moncorvo, freguesia de torre de moncorvo.

    Tem ai os dados do livro de 1897, que não está digitalizado, pelo que vc não consegue buscar na internet o numero do assento

  • @FelipeV10

    Talvez o registro n°17 da Maria https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1184431 ...0014.tif

    Freguesia de Vilarelhos / Alfândega da Fé / Bragança

  • @nunogomes muito obrigado, irei fazer o pedido da certidão por este caminho assim que tiver uma "referência mais precisa" e parece que o @Kleber Silva Aguiar realmente encontrou o registro, eterna gratidão!!

    @Kleber Silva Aguiar o que conseguir ler parece ser Maria do Espírito Santo e não Maria Augusta Ayres, porém todos os outros dados batem, como o nome dos pais e aparentemente avós com o que vi no Family Search.. Será que esse nome Maria do Espírito Santos é o famoso "nome de pia" de batismo? Enfim, como eu faria para pedir esse registro com as informações "digitadas" ou mais legíveis??

    Seria pelo site do Crav inserindo as informações que vc passou: Registro 17 - Freguesia de Vilarelhos / Alfândega da Fé / Bragança?? https://crav.arquivos.pt/

  • Boa tarde @guimoss

    Vc poderia me ajudar por gentileza? ou marcar um colega que possa..

    Consegui até então a certidão/registro de Batismo da avó da minha avó com a ajuda dos colegas conforme os comentários acima.

    Porém o nome está como MARIA DO ESPÍRITO SANTO e todos os demais documentos aqui do Brasil são MARIA AUGUSTA AYRES.

    Para vc entender o meu caso, tentarei explicar em resumo: estou correndo atrás para tirar a cidadania da minha avó materna que é neta parterno de portugueses ( ANTONIO ACACIO e MARIA AUGUSTA AYRES) vamos dar entrada pelo Antonio Acacio, os portugueses se conheceram e casaram no Brasil, tenho a certidão de casamento deles, portanto terá de averbar o casamento e para isso precisaria da certidão de nascimento/batismo da nubente (Maria Augusta Ayres), mas para a minha surpresa não localizei em Portugal esse nome e sim MARIA DO ESPÍRITO SANTO, o nome dos pais batem e a data de nascimento praticamente também..

    Já liguei no cartório onde foi registrado o casamento e me disseram que será necessário retificar e eles fariam isso via administrativo mesmo.

    Minhas dúvidas: para averbar o casamento caso eu retifique ok, mas para o processo de cidadania onde todas as demais certidões estão MARIA AUGUSTA AYRES e não MARIA DO ESPÍRITO SANTO será necessário retificar tudo?

    Estou tentando descobrir qual foi o "timing" dessa "mudança de nome" para poder evitar essas retificações, existe algum meio para eu provar que são as mesmas "MARIAS"? Por ex. buscar o passaporte dela ou o livro de imigração para ver se encontro algum documento com o nome "compatível" com os documentos do Brasil que no caso seria MARIA AUGUSTA AYRES.

    Estou anexando o Registro de Nascimento de Portugal e a certidão de casamento aqui do Brasil para vc dar uma olhada.

    Desde já agradeço!


  • @FelipeV10

    Porém o nome está como MARIA DO ESPÍRITO SANTO e todos os demais documentos aqui do Brasil são MARIA AUGUSTA AYRES.

    Essa diferença me parece normal, se as datas baterem e não houver possibilidade de uma irmã chamada "maria agusta".

    Vc tem que buscar a origem desse Augusta Ayres ou Ayres.

    Vc tem que achar o passaporte da Maria (onde terá o sobrenome dela) ou algum documento que prove que o sobrenome está correto.

    Eu procuraria o casamento dos pais e o batismo deles para confirmar.

    Maria do Espírito Santo me parece ser um prenome composto e Maria Augusta Ayres, eu não sei dizer de onde veio.

    ===

    Vc está usando o termo averbar, mas acho que vc quis dizer transcrever.

    Estou correto?

    Vc achou o casamento religioso do casal?

    Quem registrou o filho do casal?

    Deixe os dados do nascimento do filho deles (nomes, pais, avós, idades e datas), destacando as diferenças com o batismo e casamento.

    A transcrição pode não ser necessária.

    Preciso de mais informações.

    ===

    mas para a minha surpresa não localizei em Portugal esse nome e sim MARIA DO ESPÍRITO SANTO, o nome dos pais batem e a data de nascimento praticamente também.

    Aqui, eu tenho que discordar. O sobrenome Ayres não aparece em nenhum lugar, salvo engano meu.

    É melhor buscar o casamento dos pais da Maria e do batismos deles.

    ===

    Já liguei no cartório onde foi registrado o casamento e me disseram que será necessário retificar e eles fariam isso via administrativo mesmo.

    Essa é uma boa notícia.

    Mas, eu olharia tente achar o sobrenome diferente antes.

    Verifique com o cartório os requisitos para a retificação.

    Como vc pediu a certificação digital, vc pode enviar por email para as PGRs do Porto (+ o valor do envio), Guimarães (se fizerem envios internacionais) ou Lisboa.

    Olhe o tópico do apostilamento para saber mais e entre em contato com essas PGRs, perguntando sobre o apostilamento.

    ===

    Minhas dúvidas: para averbar o casamento caso eu retifique ok, mas para o processo de cidadania onde todas as demais certidões estão MARIA AUGUSTA AYRES e não MARIA DO ESPÍRITO SANTO será necessário retificar tudo?

    Se vc não achar a origem do sobrenome ou descartar a hipótese de ser uma irmã, infelizmente terá qye fazer tudo.

    Geralmente, se pede o apostilamento do batismo + registro no RTD, mad é bom verificar.

    ===

    Como é um caso complexo, marquei o @nunogomes , @texaslady e o @LeoSantos para opinarem.

    Boa sorte!

  • editado October 2022

    Caros amigos,

    @guimoss e demais

    Estou procurando o registro de nascimento de uma parente nascida em Portugal de nome Preciosa da Conceição

    nascida em 08/09/1917 em Viseu, filha de Alfredo Augusto e Antônia da Silva. Já tentei encontrar registro no CEPESE, memorial do Imigrante, entrada de estrangeiros no Rio de Janeiro, mas não encontro nenhum registro de entrada, a família diz que ela veio para o Brasil com 15 anos. Onde mais posso buscar, quem tiver alguma sugestão, agradeço

  • @rcrechia

    Como você tem a data de nascimento e filiação, e o nascimento foi depois de 1911, peça pelo civilonline, Custa 10 euros. Os assentos de nascimento depois de 1911 estão informatizados.

    O formulário vai pedir freguesia e concelho, Se não tiver ideia, coloque Viseu em tudo, Nas observações coloque que não sabe a freguesia.

    Pelo resto das informações, eles devem conseguir localizar o assento.

    Importante: o sistema do civillonline tem um erro conhecido. Não aceita datas com mais de 100 anos. Por isso, no campo do nascimento coloque uma data de 1923 em diante. E nas observações coloque a data certa. Eles sabem desse erro e dessa maneira de conseguir solicitar assentos com mais de 100 anos.

  • @rcrechia

    O tutorial mencionado acima:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Boa sorte!

  • @guimoss primeiramente muito obrigado pelo suporte e paciência em me ajudar, demorei um pouco para responder pq estava montando um "material" com todas as informações que possuo, com documento, nomes, datas, descendências etc isso além de me ajudar a entender o caso, irá facilitar o entendimento da pessoa que estiver me ajudando.

    Há uma forma de eu lhe mandar esse "resumo" no privado para vc dar uma olhada?? tenho receito de anexar publicamente aqui devido eu ter inserido praticamente todas as informações e documentos.

    De qualquer forma, irei responder todos os seus argumentos e questionamento:

    Essa diferença me parece normal, se as datas baterem e não houver possibilidade de uma irmã chamada "maria agusta".

    Praticamente certo de que não há uma irmã chamada Maria Augusta nem chamada Maria....., no FS diz que ela possui 7 irmãos e não há sequer uma Maria, a data de nascimento deste assento de Batismo (MARIA DO ESPÍRITO SANTO) é muito próxima comparado aos documentos da Maria Augusta (Ayres), difícil a mãe ter tido 2 filhos "ao mesmo tempo"

    Vc tem que buscar a origem desse Augusta Ayres ou Ayres. Maria do Espírito Santo me parece ser um prenome composto e Maria Augusta Ayres, eu não sei dizer de onde veio. Aqui, eu tenho que discordar. O sobrenome Ayres não aparece em nenhum lugar, salvo engano meu.

    Ao que tudo indica vem da parte do Pai dela, documentos como: Certidão de casamento e óbito, Registro de Estrangeiro, Identidade (todos esses documento do Brasil) o pai dela está descrito como ALFREDO DA GLÓRIA AYRES e no FS na árvore o pai do ALFREDO DA GLÓRIA AYRES (seu avô paterno) se chama JOAQUIM CLAUDINO AYRES... alguns irmão dela pelo FS tem o nome AYRES também

    Vc tem que achar o passaporte da Maria (onde terá o sobrenome dela) ou algum documento que prove que o sobrenome está correto.

    Desculpa minha inexperiência, mas qual o "melhor caminho" para eu localizar o passaporte? Eu possuo o número do RG e RE dela.. coloquei tudo naquele material que criei que citei no começo.

    Eu procuraria o casamento dos pais e o batismo deles para confirmar.

    Com essas novas informações que estou descrevendo, vc acha que esse ainda seria um bom caminho a seguir?

    Vc está usando o termo averbar, mas acho que vc quis dizer transcrever. Estou correto?

    Exatamente, transcrever o casamento dos avós portugueses (ANTONIO ACCACIO e MARIA AUGUSTA (AYRES)/ MARIA DO ESPÍRITO SANTO rsrsrs que se casaram no Brasil

    Vc achou o casamento religioso do casal?

    Não, tenho a certidão do cartório de SP - Penha de França

    Quem registrou o filho do casal?

    O filho do casal em questão "que me interessa" seria o MANOEL BERNARDES filho dos portugueses, pai da minha avó Requerente, Não foram os pais o declarante na certidão, liguei no cartório e me disseram um nome de uma pessoa que não há associação alguma à família, segundo minha avó poderia ser um primo distante.

    A transcrição pode não ser necessária.

    Isso seria o maior alívio, pq estou atrás dos documentos da MARIA AUGUSTA (AYRES) por conta dessa possibilidade de ter que transcrever o casamento, pq se não for necessário já daria entrada no cidadania

    Essa é uma boa notícia. Mas, eu olharia tente achar o sobrenome diferente antes. Verifique com o cartório os requisitos para a retificação. Como vc pediu a certificação digital, vc pode enviar por email para as PGRs do Porto (+ o valor do envio), Guimarães (se fizerem envios internacionais) ou Lisboa. Olhe o tópico do apostilamento para saber mais e entre em contato com essas PGRs, perguntando sobre o apostilamento.

    O cartório, me explicou que caso necessário a retificação da certidão de casamento, poderá ser via adm com apostilamento do batismo + Retificação do Assento de Casamento cf. art. 110, Ok, obrigado pela informações adicionais em relação ao apostilamento, mas tomara que não precise seguir por este caminho

    Deixe os dados do nascimento do filho deles (nomes, pais, avós, idades e datas), destacando as diferenças com o batismo e casamento.

    Vou copiar alguns dados do material que fiz para ajudar na compreensão, continua no outro post...

  • @guimoss dando continuidade, seguem os dados:

    MARIA DE LOURDES BERNARDES (Requerente, neta de português)

    Nascimento: São Paulo – Brasil

    Divorciada

    Informações: Filha de MANOEL BERNARDES e DELPHINA BERNARDES (declarante).

    Avós paternos: ANTONIO ACCACIO e MARIA AUGUSTA (conforme certidão)

    ==================================================================

    MANOEL BERNARDES (falecido, pai da requerente, filho de português)

    Data de Nasc.: 03/01/1916 - Local: Santo André – Brasil

    Casado

    Informações: Filho de ANTONIO ACCACIO natural de Portugal e MARIA AUGUSTA natural de Portugal (conforme certidão)

    Declarante do nascimento: Cândido Rodrigues (desconhecemos quem seria essa pessoa)

    Avós paternos: MANOEL ANTONIO e ALEXANDRINA ROZA (conforme certidão)

    Avós maternos: ALFREDO DA GLÓRIA e ANNA DE JESUS (conforme certidão)

    =====================================================================

    ANTONIO ACCACIO (falecido, português - avô da requerente por onde iremos dar entrada na cidadania) Data de Nasc.: 01/02/1889 - Local: Santa Comba de Vilariça, Vila Flor – Bragança – Portugal.

    Casado com MARIA AUGUSTA (AYRES)

    ID Family Search: LYTM-HYB

    Assento de batismo/nascimento: já possuo o documento

    Casamento: Há necessidade de transcrever??? Conheceu e casou com MARIA AUGUSTA (AYRES) natural de Portugal no BRASIL em SÃO PAULO em 24/06/1915. Registro civil/certidão no Cartório Penha de França/SP

    Casamento religioso: não possuo informações, nem documentos até o momento

    ======================================================================

    MARIA AUGUSTA (AYRES) (falecida, portuguesa - avó da requerente) – Data de Nasc.: 03/05/1898 (em um doc “RG” do Brasil e 01/05/1897 (no provável assento de batismo de Portugal) - Local: Vilarelhos, Alfândega da Fé – Bragança – Portugal. No Family Search está como Torre de Moncorvo, mas não localizamos o Assento de batismo neste local.

    Casada com ANTONIO ACCACIO, caso precise transcrever o casamento é necessário o assento de batismo/nascimento da MARIA AUGUSTA (AYRES) / MARIA DO ESPÍRITO SANTO

    ID Family Search: LYTM-4TP

    Certidão de Nasc.: Arquivo Distrital de Bragança. Assento 17/1897, porém o nome está MARIA DO ESPÍRITO SANTO

  • @FelipeV10

    Se depois da resposta vc quiser me enviar no privado, é só pedir.

    Na mensagem onde vc deixou os dados, houve alguns casos em que os pais e avós não foram mencionados.

    Se puder, deixe organize da mais antiga para a certidão mais recente, mencionando os envolvidos, pais e avós em cada certidão, de forma separada, pois facilita a análise*.

    *Pode parecer bobeira, mas ajuda.

    ===

    Praticamente certo de que não há uma irmã chamada Maria Augusta nem chamada Maria....., no FS diz que ela possui 7 irmãos e não há sequer uma Maria, a data de nascimento deste assento de Batismo (MARIA DO ESPÍRITO SANTO) é muito próxima comparado aos documentos da Maria Augusta (Ayres), difícil a mãe ter tido 2 filhos "ao mesmo tempo"

    É muito bom que vc tenha essa arvore familiar.

    Informe esses dados tb! Sempre pode ajudar. So cuidado com os privados.

    Se estiver como vc disse, acho que é um meio de prova capaz de provar que a Maria Augusta e Maria do Espírito Santo são a mesma pessoa.

    Um prenome composto no 1° caso e um nome + sobrenome no segundo.

    ===

    Ao que tudo indica vem da parte do Pai dela, documentos como: Certidão de casamento e óbito, Registro de Estrangeiro, Identidade (todos esses documento do Brasil) o pai dela está descrito como ALFREDO DA GLÓRIA AYRES e no FS na árvore o pai do ALFREDO DA GLÓRIA AYRES (seu avô paterno) se chama JOAQUIM CLAUDINO AYRES... alguns irmão dela pelo FS tem o nome AYRES também

    Nesse caso é bom confirmar com a busca do batismo dos pais da maria e do casamento deles.

    No mínimo, te ajudaria na Retificação.

    No cenário ideal,mostraria que a diferença não é divergência.

    ===

    Desculpa minha inexperiência, mas qual o "melhor caminho" para eu localizar o passaporte? Eu possuo o número do RG e RE dela.. coloquei tudo naquele material que criei que citei no começo.

    Vc pode buscar no tombo, no Arquivo Distrital ou em sites de busca, como o Fs.

    Por isso que os dados completos são importantes, pois há a possibikidade de envpntrar variis tipos de documentos uteis ao caso.

    ===

    Com essas novas informações que estou descrevendo, vc acha que esse ainda seria um bom caminho a seguir?

    Achar documentos suplementares nunca é desnecessário.

    E no seu caso, acho que será útil.

    Vá do filho nais velho do casal para trás e vc achará o casamento na freguesia de nascimento de um dos pais.

    Com o casamento, vc acha o batismo deles.

    ===

    Exatamente, transcrever o casamento dos avós portugueses (ANTONIO ACCACIO e MARIA AUGUSTA (AYRES)/ MARIA DO ESPÍRITO SANTO rsrsrs que se casaram no Brasil

    Vc achou o casamento religioso do casal?

    Não, tenho a certidão do cartório de SP - Penha de França

    RESP: Eu buscaria o casamento religioso, pois pode ter informações relevantes ao seu caso.

    Busque nas igrejas próximas ao casamento civil no intervalo de 12 meses para mais ou para menos do casamento civil.

    Deve estar nesse período.

    Continua...

  • @FelipeV10

    O filho do casal em questão "que me interessa" seria o MANOEL BERNARDES filho dos portugueses, pai da minha avó Requerente, Não foram os pais o declarante na certidão, liguei no cartório e me disseram um nome de uma pessoa que não há associação alguma à família, segundo minha avó poderia ser um primo distante.

    A transcrição pode não ser necessária.

    Isso seria o maior alívio, pq estou atrás dos documentos da MARIA AUGUSTA (AYRES) por conta dessa possibilidade de ter que transcrever o casamento, pq se não for necessário já daria entrada no cidadania

    RESP: Eu verficaria essa informação do declarante no cartorio ou em um CHF (busque o termo no fórum), para verificar o declarante.

    E também quando foi feita a declaração, em relação ao nascimento.

    Se o declarante foi um terceiro, vc terá que transcrever o casamento civil ou religioso para fazer a perfilhação.

    Olhe o caso do STA (busque esse termo no fórum) português, que diz que a perfilhação é entre o Requerente e o pai dele, em processos de netos.

    Pode ser rejeitado na Conservatória mas aceito na Justiça Administrativa de Portugal, mediante acesso ao judiciário.

    Mas, a transcrição é o caminho menos burocrático, com as informações até aqui.

    ===

    O cartório, me explicou que caso necessário a retificação da certidão de casamento, poderá ser via adm com apostilamento do batismo + Retificação do Assento de Casamento cf. art. 110, Ok, obrigado pela informações adicionais em relação ao apostilamento, mas tomara que não precise seguir por este caminho

    Ainda bem que não nencionou o RTD.

    SIGA AS ORIENTAÇÕES DO CARTÓRIO!!!

    Se precisar de ajuda, é só postar no tópico do apostilamento.

    Continua...

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @FelipeV10

    Sobre os documentos:

    Como eu disse antes, é melhor dar uma reorganizada, separando por certidões (da nais antiga para a mais recente) e destacando possíveis divergências.

    ===

    E se vc não conseguir achar a certidão de batismo de um dis portugueses, vc pode transcrever o casamento com supressão.

    Há um tópico so sobre esse tema.

    Custaria 100 euros a mais e vc teria que ter uma certidão negativa de buscas do AD de Bragança.

    ===

    Há varias pessoas com o sobrenome Aires em Bragança e no Concelho citado.

    Eu buscaria em todas as freguesias do Concelho.

    Os nomes dos avós da Maria ajudariam na busca.

    Algumas possibilidades de parentes:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1237137

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1291385

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1294907

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1375868

    ===

    Passaporte do Alfredo?

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1297036

    Boa sorte!

  • @guimoss mais uma vez muito obrigado por toda essa disposição e ajuda, gratidão!

    Se depois da resposta vc quiser me enviar no privado, é só pedir.

    Não querendo abusar da sua boa vontade, eu gostaria sim de lhe enviar o material que eu fiz, la eu coloquei as imagens das certidões, destaquei os nomes, as correlações, enfim.. talvez com a sua experiência vc consiga perceber algo novo ou esclarecer alguma dúvida que ficou nas minhas respostas anteriores, só me oriente por favor como eu faria pra te mandar esse PDF que montei com os dados.. é tudo novidade pra mim rsrs

    ===

    Nesse caso é bom confirmar com a busca do batismo dos pais da maria e do casamento deles. No mínimo, te ajudaria na Retificação. No cenário ideal,mostraria que a diferença não é divergência.

    Irei buscar esses documentos conforme orientado

    ===

    Vc achou o casamento religioso do casal?

    Não, tenho a certidão do cartório de SP - Penha de França

    RESP: Eu buscaria o casamento religioso, pois pode ter informações relevantes ao seu caso. Busque nas igrejas próximas ao casamento civil no intervalo de 12 meses para mais ou para menos do casamento civil. Deve estar nesse período.

    Também irei atrás desse casamento religioso, como vc disse: documentos suplementares nunca é desnecessário

    ===

    RESP: Eu verficaria essa informação do declarante no cartorio ou em um CHF (busque o termo no fórum), para verificar o declarante. E também quando foi feita a declaração, em relação ao nascimento. Se o declarante foi um terceiro, vc terá que transcrever o casamento civil ou religioso para fazer a perfilhação. Olhe o caso do STA (busque esse termo no fórum) português, que diz que a perfilhação é entre o Requerente e o pai dele, em processos de netos Pode ser rejeitado na Conservatória mas aceito na Justiça Administrativa de Portugal, mediante acesso ao judiciário. Mas, a transcrição é o caminho menos burocrático, com as informações até aqui.

    Sim o declarante é um terceiro, eu já tinha quase certeza que seria preciso transcrever o casamento dos portugueses, agora então é fato que será preciso, não vou "arriscar", como dito é o caminho menos burocrático. Eu só não contava que a nubente (MARIA AUGUSTA (AYRES)/ Pseudo MARIA DO ESPÍRITO SANTOS iria dar tanto trabalho devido essa troca de nomes =/

    ===

    E se vc não conseguir achar a certidão de batismo de um dis portugueses, vc pode transcrever o casamento com supressão. Há um tópico so sobre esse tema. Custaria 100 euros a mais e vc teria que ter uma certidão negativa de buscas do AD de Bragança.

    Esse será meu último recurso, que no caso seria pedir a busca do assento de batismo dela no CRAV em nome de MARIA AUGUSTA AYRES nas freguesias, eles não irão achar eu solicito a certidão negativa e tento transcrever por supressão, qualquer dúvida caso eu precise seguir nesse caminho eu vejo o tópico e pergunto lá, obrigado

    ===

    Há varias pessoas com o sobrenome Aires em Bragança e no Concelho citado. Eu buscaria em todas as freguesias do Concelho. Os nomes dos avós da Maria ajudariam na busca. Algumas possibilidades de parentes: Passaporte do Alfredo?

    o AYRES é com Y está assim dos documentos do Brasil no qual citei, no nome dos irmãos, infelizmente não são parentes e o Passaporte do Alfredo que vc localizou é de um ALFREDO AUGUSTO, e o pai da Maria é ALFREDO DA GLÓRIA AYRES

    Estou anexando aqui o print com a imagem do FS com os pais e irmãos e avós paternos da Maria Augusta Ayres, mas me diga como eu consigo mandar pra vc o material que montei conforme dito no começo das respostas.

    Muito obrigado!!!


  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @FelipeV10

    Eu não li a sua resposta toda, ainda.

    Mas, uma coisa me chamou a atenção no batismo, achado: a madrinha se chamava Augusta.

    Pode ser daí que vem o nome. Era comum o batizado ter o nome de um dos padrinhos.

    Eu tentaria digitar o inteiro teor do registro por aqui.

    Marquei o @Guilherme Moreira , o @nunogomes , a @texaslady e o @CarlosASP para ajudarem nessa questão.

    Eu vi no fórum outro tópico com uma pessoa de Penha de França, se n me engano.

    Eu daria uma olhada.

    ===

    Eu encontrei pessoas com o sobrenome Ayres, com Y. Pensei que fosse uma correção do Brasil.

    ===

    Vc tem o batismo dos dois portugueses?

    Por favor,esclareça.

    Mandei a mensagem no privado. Olhe envelope no menu.

    Abraços

  • editado October 2022

    @FelipeV10 aquele batismo é mesmo da Maria Augusta Ayres/ Maria do Espírito Santo,

    veja o PT-ADBGC-PRQ-AFE19-001-00055_m0005.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt) tif 005 batismo da irmã que nasceu logo a seguir à Maria Augusta, parece-me que o nome do avô paterno está escrito Joaquim Claudino Ayres, o que torna mais seguro que aquela Maria do Espirito Santo é de facto a sua bisavó. Assim, para ter maiores certeza, pediria uma certidão narrativa, do assento desta Emilia, para ver se está lá mesmo escrito Joaquim Claudino Ayres, e se assim for, vc tem base para uma retificação do casamento dos seus bisavós, para constar que o nome dela é Maria do Espirito Santo Ayres. Retificando isso, eu tentaria não retificar mais, e no processo de cidadania, juntava carta a justificar que quando ela casou, declarou ser Maria Augusta Ayres, apesar de ter sido batizada com o nome composto Maria do Espírito Santo, mas que toda a vida só utilizou o nome Maria Augusta Ayes, muito provavelmente em homenagem à sua madrinha de batismo, e que retificar isso, traria consequências para todos os descendentes, mesmo aqueles que não querem a cidadania portuguesa. Se caísse em exigência, retificaria todos os assentos... Mas essa é apenas a minha opinião, tem que se informar com mais membros do forum, da sua família e sobretudo com o cartório onde está feito o casamento da Maria Augusta com o Antonio

  • @FelipeV10 aqui está o casamento dos Alfredo da Gloria e da Anna de Jesus PT-ADBGC-PRQ-AFE19-002-00020_0037.tif - Registo de casamentos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt) tif 0037 caso seja preciso para retificar o casamento dos seus bisavós

  • editado October 2022

    PT-ADBGC-PRQ-AFE09-001-00031_0149.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt) tif 149 o assento de batismo do Alfredo na freguesia de Pombal que confirma que o avô da sua bisavó era mesmo Joaquim Claudino Aires ou Ayres

  • @FelipeV10 ,

    Com toda certeza você terá que transcrever o casamento porque seu trisavô não registrou o seu bisavô. Como você já tem os documentos dos portugueses já pode providenciar isso.

    Minha dúvida é, com os documentos como estão, com qual nome o casamento seria transcrito. Se aceitassem o nome adotado na certidão de casamento brasileira (Maria Augusta Ayres), tudo estaria resolvido. Seria ótimo se você conseguisse se informar sobre isso antes de transcrever o casamento. Acho que existe esta possibilidade, deles aceitarem o nome que está na certidão de casamento brasileira.

    Outra opcão seria o que o nunogomes sugeriu, primeiro retificar o casamento, transcrever e enviar uma carta junto com o processo de cidadania explicando o nome adotado no Brasil nas certidões do filho e neto dela.

  • FelipeV10FelipeV10 Member
    editado October 2022

    @guimoss sim.. eu fiquei tentando ler o assento e da pra perceber uma "Augusta" no meio do texto, mas não consegui decifrar quem seria.. te mandei no privado o material, mas após o comentário do @nunogomes (muito, mas muito obrigado pela ajuda) e os documentos que ele achou, acredito que nem tenha mais tanta relevância rsrs, tudo agora está se encaixando e fazendo sentido, vcs são incríveis.

    @nunogomes A minha pergunta de 1 milhão.. com os assentos que vc localizou: (casamento e nascimento do Alfredo do Gloria Ayres, nascimento da irmã Emilia) se eu solicitar todos esses documentos e anexar junto para o consulado de Santos e tentar a Transcrição de Casamento da Maria Augusta Ayres/Maria do Espírito Santo com Antonio Accacio será deferido?

    Seria o melhor dos mundos fazer essa transcrição sem precisar retificar.

    Se localizássemos o passaporte e/ou livro de imigração da Maria Augusta Ayres acredito que seria a "cereja do bolo" para transcrever esse casamento sem retificar nada.. minha esposa e eu estamos tentando achar o passaporte, mas até agora não encontramos.

    @texaslady perfeito.. obrigado pelas informações... é realmente o que gostaríamos que acontecesse (aceitarem o nome adotado na certidão de casamento brasileira (Maria Augusta Ayres).. como eu disse acima, eu anexar todas as certidões do pai da Maria Augusta Ayres e enviar para o consulado eles irão transcrever o casamento? Vou tentar me informar antes que nem vc disse

  • @FelipeV10 o que me parece que deva tentar é, retificar o casamento da Maria Augusta com base no assento de batismo dela. Ficando o nome dela como Maria do Espírito Santo Ayres. E tenta transcrever com essa retificação. Depois quando for montar o processo de cidadania, junta a carta justificativa a dizer que a Maria, sempre utilizou no Brasil o nome Maria Augusta Ayres e não o nome com que foi batizada Maria do Espírito Santo, e que somente retificou o casamento para poder transcrever. junta ainda a certidão de casamento do Alfredo, onde ele adotou o nome Alfredo da Gloria Aires, e diz que já não pode retificar o assento de batismo da Maria, porque já está no arquivo distrital. Em suma, diz que o apelido Aires sempre esteve na família, mas que nos assentos sempre constaram algumas imprecisões (repare que no assento de casamento do Alfredo, o nome do pai está mal). Diga por último que a sua avó não é a única descendente da filha(o) da Maria Augusta, e que isso poderia trazer prejuízo para muitas pessoas, que não estão interessadas em alterar os seus assentos. O mais importante é sem dúvida conseguir a transcrição, como afirmou a @texaslady , e se isso implicar retificação, vai ter mesmo que ser, afinal foi o nome com que foi batizada, e ela não podia alterar da sua livre vontade

  • Ola @CarlosASP e @guimoss referente a certidão de nascimento de uma parente nascida em Portugal de nome Preciosa da Conceição nascida em 08/09/1917 em Viseu, filha de Alfredo Augusto e Antônia da Silva. Já tentei encontrar registro no CEPESE, memorial do Imigrante, entrada de estrangeiros no Rio de Janeiro, mas não encontro nenhum registro de entrada, a família diz que ela veio para o Brasil com 15 anos. fiz o sugerido por vocês e solicitei via civilonline a certidão seguindo o tutorial e recebi no mesmo dia a mensagem :

    ”Solicito a V. Exa. mais dados relativos a Preciosa da Conceição, porque as pesquisas que foram efetuadas não foi possível conseguir o objetivo pretendido.” é como se não tivessem sobrenome. O que posso tentar, mais nesse caso?

    Se alguém puder dar uma luz nesse caso.

    Agradeço.

  • @rcrechia

    O seu caso é de prenome composto.

    Para saber o sobrenome, a opção mais segura é ver o nome de solteira do casamento dela, que deve ter sido dado na emissão do passaporte.

    Vc sabe o Concelho ou a freguesia do nascimento?

    No óbito, diz Naturalidade, Viseu.

    É o concelho ou freguesia.

    ===

    Eu procuraria pelo obito dos pais nesse link ou presencialmente, se estiverem bloqueados:

    https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=135541&query=%2Bplace%3A%22Portugal%2C%20Viseu%2C%20Viseu%22

    Uma pena que os registros só vão até 1916.

    Eu procuraria pelo casamento dos pais nas freguesias do Concelho de Viseu.

    A filha é da freguesia do casamento ou onde os pais nasceram.

    Boa sorte!

  • @rcrechia veja no assento de casamento da Preciosa da Conceição com Ney Mendes, como consta o nome dela de solteira, e que idade ela tinha quando casou, para ver se bate certo com 1917

  • @nunogomes perfeito, entendi.. seguirei com as suas recomendações. Vcs praticamente deixaram bem mastigado com a localização das certidões, ideias, orientações e desvendando praticamente essa complexidade de MARIA AUGUSTA AYRES / MARIA DO ESPÍRITO SANTOS rsrs

    Eterna gratidão a vcs..

    Conforme eu for evoluindo no caso eu vou compartilhando e qlqr dúvida que surgir eu voltou a pedir ajudar =)

    Obrigado @nunogomes @guimoss @texaslady @Kleber Silva Aguiar !!!

  • @guimoss e @nunogomes Na certidão de casamento o nome de solteira é Preciosa da Conceição (depois de casada passa para Preciosa da Conceição Mendes, os pais no momento do casamento eram residentes e domiciliados em Santos, devem ter morrido em Santos. Se eu soubesse o Conselho e a freguesia estava fácil, eu moro no Porto em Portugal e iria até lá dar uma volta...Tá difícil esse caso

  • @FelipeV10

    Sobre o comentário do @nunogomes , abaixo:

    ver se está lá mesmo escrito Joaquim Claudino Ayres, e se assim for, vc tem base para uma retificação do casamento dos seus bisavós, para constar que o nome dela é Maria do Espirito Santo Ayres.

    Eu concordo que seja a mesma pessoa, mas eu não concordo com a retificação proposta.

    Ainda há uma dúvida sobre qual é o nome adotado na vida adulta.

    Fazer essa retificação proposta pide dar dor de cabeça no futuro, a meu ver.

    Vc tem que buscar mais documentos para ter certeza.

    ===

    Sobre o casamento encontrado pelo nuno:

    Eu enviaria o casamento e/ou batismo do pai para justificar o Ayres e o Augusta está no batismo, como madrinha.

    Eu tentaria ver se a Conservatória de Angra do Heroísmo e Porto (≠ACP), aceitam fazer a transcrição do jeito que está.

    Mas, vc terá que mandar uma imagem de todos os assentos e certidões para análise.

    Ou se fizer por um Consulado, enviaria esses documentos + um requerimento assinado por autenticidade explicando o caso.

    ===

    Sobre a questão do sobrenome do pai:

    Há um processo de Averbação que o @leocanelas está tentando fazer, com alguma demora.

    Leo, como está o seu caso.

    Talvez, seja possível no seu caso. Eu consultaria o AD, a respeito.

    E eu pediria as certidões com certificação digital, impressas pela Internet.

    Abraços

    @texaslady

  • @rcrechia

    Deixe os dados dos portugueses até o Requerente, separados por certidões com pais e avós.

    Como os pais faleceram em Santos, eu procuraria o óbito dekes para descobrir o nome dos pais eachar o local de nascimento deles.

    Cuidado vom com dados privados e mencione todos os envolvidos, como cônjuges.

    Responder no abstrato é meio complicado.

    Abraços

  • editado October 2022

    @rcrechia

    Com o passaporte que o Kleber achou, dá para ver a cópia do batismo do possível pai - nascido em 1895. Aqui o original, TIF 188:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1057646

    Na mesma freguesia tem uma Antonia da Conceição, filha de Maria da Silva, nascida em 1894. Quem sabe não é a mesma Antonia da Silva, mãe da Preciosa? TIF 176:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1057646

    Eu responderia no civilonline que o nome da mãe pode constar como Antonia da Conceição ou Antonia da Conceição Silva, e que a possível freguesia é Freixiosa, concelho de Mangualde,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.