Retificação de certidão de óbito do meu avô

Prezados, tudo bom?

Queria uma ajuda, por favor: vou precisar fazer a retificação da certidão de óbito do meu avô (português), pois a data de nascimento está incorreta. Está 10/03/1909, quando o correto é 10/04/1910.

Ao chegar ao Brasil (em 1940) ele mudou a data de nascimento (não está mais de acordo com a certidão de baptismo). Ainda não conseguimos entender o motivo.

Já tenho uma reprodução certificada desta certidão de baptismo (do arquivo Distrital do Porto).

Minhas perguntas:

1) Este documento é suficiente para fazer a retificação no cartório aqui no RJ onde foi feito a certidão de óbito dele?

2) Caso não seja suficiente, eu preciso apostila-la? Se sim, em Portugal ou num consulado aqui no Brasil?

3) Após esta retificação, eu preciso transcrever apenas a certidão de óbito ou os documentos anteriores também (casamento, por exemplo)?

Desde já agradeço a atenção

Comentários

  • Desculpa a pergunta, mas pra quê você precisa retificar a certidão de óbito?

    A certidão de óbito não é necessária para o processo de cidadania.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @LLima

    A pergunta do @LeoSantos é válida.

    O óbito, geralmente, não é usado, exceto para fixar o nome, em algumas situações.

    ===

    1) Este documento é suficiente para fazer a retificação no cartório aqui no RJ onde foi feito a certidão de óbito dele?

    Se for preciso fazer - as informações até aqui sugerem o contrário - vc terá que enviar para uma PGR portuguesa.

    No seu caso, vc pode enviar para o Porto ou Lisboa. Eu faria no Porto

    ===

    2) Caso não seja suficiente, eu preciso apostila-la? Se sim, em Portugal ou num consulado aqui no Brasil?

    Sim. Em PT.

    Se vc ja está com uma certidão no Brasil, é mais rápido pedir uma nova enviar de lá para a PGR* e receber na sua casa apostilada.

    * olhe o guia do novo crav no tópico guias uteis.

    Após, vc terá que registrar a certidão portuguesa apostilada em um RTD. Mas, confirme com o cartório o procedimento antes de pedir.

    Busque por "areias" e vc verá o tópico do apostilamento em PT.

    3) Após esta retificação, eu preciso transcrever apenas a certidão de óbito ou os documentos anteriores também (casamento, por exemplo)?

    A transcrição do óbito não é pedida.

    Para saber se precisa transcrever um casamento, vc precisa dar mais detalhes.

    Olhe uma discussão a respeito no tópico de netos.

    Pode impactar o seu caso.

    Abraços

  • Ola pessoal,

    Obrigado pelas respostas!

    @LeoSantos e @guimoss eu pensei em atualizar a certidão de óbito dele porque é o documento mais atual dele aqui no Brasil e todos os documentos dele no país estão com a data de nascimento errada (diferente da certidão de batismo).

    Não é preciso transcrever o ´documento mais atual do portugues não? Esta era a minha percepção e, por isso, estava querendo retificar a certidão de óbito. Desde que chegou ao Brasil, ele não transcreveu nenhum documento.

    Se for isso mesmo, eu só preciso levantar os documentos do portugues (certidão de batismo) e os meus de neto, correto?

    Abraços e obrigado novamente.

  • @llima14

    A lista de documentos para netos está aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d

    Antes de sair retificando tudo, dá uma repassada na lista; se continuar com dúvidas, relate o seu caso específico (quem é quem, como os nomes estão nas certidões exigidas etc) no tópico de netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.