Retificação de certidão de óbito do meu avô
Prezados, tudo bom?
Queria uma ajuda, por favor: vou precisar fazer a retificação da certidão de óbito do meu avô (português), pois a data de nascimento está incorreta. Está 10/03/1909, quando o correto é 10/04/1910.
Ao chegar ao Brasil (em 1940) ele mudou a data de nascimento (não está mais de acordo com a certidão de baptismo). Ainda não conseguimos entender o motivo.
Já tenho uma reprodução certificada desta certidão de baptismo (do arquivo Distrital do Porto).
Minhas perguntas:
1) Este documento é suficiente para fazer a retificação no cartório aqui no RJ onde foi feito a certidão de óbito dele?
2) Caso não seja suficiente, eu preciso apostila-la? Se sim, em Portugal ou num consulado aqui no Brasil?
3) Após esta retificação, eu preciso transcrever apenas a certidão de óbito ou os documentos anteriores também (casamento, por exemplo)?
Desde já agradeço a atenção
Comentários
Desculpa a pergunta, mas pra quê você precisa retificar a certidão de óbito?
A certidão de óbito não é necessária para o processo de cidadania.
@LLima
A pergunta do @LeoSantos é válida.
O óbito, geralmente, não é usado, exceto para fixar o nome, em algumas situações.
===
1) Este documento é suficiente para fazer a retificação no cartório aqui no RJ onde foi feito a certidão de óbito dele?
Se for preciso fazer - as informações até aqui sugerem o contrário - vc terá que enviar para uma PGR portuguesa.
No seu caso, vc pode enviar para o Porto ou Lisboa. Eu faria no Porto
===
2) Caso não seja suficiente, eu preciso apostila-la? Se sim, em Portugal ou num consulado aqui no Brasil?
Sim. Em PT.
Se vc ja está com uma certidão no Brasil, é mais rápido pedir uma nova enviar de lá para a PGR* e receber na sua casa apostilada.
* olhe o guia do novo crav no tópico guias uteis.
Após, vc terá que registrar a certidão portuguesa apostilada em um RTD. Mas, confirme com o cartório o procedimento antes de pedir.
Busque por "areias" e vc verá o tópico do apostilamento em PT.
3) Após esta retificação, eu preciso transcrever apenas a certidão de óbito ou os documentos anteriores também (casamento, por exemplo)?
A transcrição do óbito não é pedida.
Para saber se precisa transcrever um casamento, vc precisa dar mais detalhes.
Olhe uma discussão a respeito no tópico de netos.
Pode impactar o seu caso.
Abraços
Ola pessoal,
Obrigado pelas respostas!
@LeoSantos e @guimoss eu pensei em atualizar a certidão de óbito dele porque é o documento mais atual dele aqui no Brasil e todos os documentos dele no país estão com a data de nascimento errada (diferente da certidão de batismo).
Não é preciso transcrever o ´documento mais atual do portugues não? Esta era a minha percepção e, por isso, estava querendo retificar a certidão de óbito. Desde que chegou ao Brasil, ele não transcreveu nenhum documento.
Se for isso mesmo, eu só preciso levantar os documentos do portugues (certidão de batismo) e os meus de neto, correto?
Abraços e obrigado novamente.
@llima14
A lista de documentos para netos está aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d
Antes de sair retificando tudo, dá uma repassada na lista; se continuar com dúvidas, relate o seu caso específico (quem é quem, como os nomes estão nas certidões exigidas etc) no tópico de netos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest