Busca de certidões dos meus bisavós

Boa noite prezados.

Peço ajuda. Através do Family Search, achei alguns documentos dos meus bisavós portugueses. Meu pai (que é neto) é vivo. O pai dele (Fernando da Costa Pinto), já falecido, que era meu avô e filho de portugueses.

Não consigo achar a certidão de batismo da minha bisavó e do meu bisavô. Os dados que tenho são das certidões de casamento deles aqui do Brasil (eles casaram duas vezes...?)

Vou colocar os dados que já possuo:

Arthur da Costa Pinto Sobrinho: Nasceu em 29/12/1986 em Portugal. Batizado na Freguesia de Aguiar da Beira, na Diocese de Viseu. Residiu primeiramente na Freguesia de Quintela da Lapa, e após na Freguesia de Sernancelhe, na Diocese de Lamego. Seus pais: Eduardo da Costa Pinto (natural da Freguesia de Quintela, Conselho de Sernancelhe. Fiscal dos impostos no Conselho de Aguiar da Beira na comarca de Françosa) e Joanna Maria do Rozário Coelho (natural de Vila de Mora, Bispado de Beja).

Nome de solteira: Maria da Graça Pinto (nome de casada: Maria da Costa Pinto): Nasceu em 18/03/1894. Batizada na Freguesia de Baião, Diocese de Porto. Seus Pais: Manoel Pinto e Gracinda Roza.

Desde já agradeço.

«134

Comentários

  • @angiernp

    essas datas estão certas?

  • @angiernp

    Uma irmã do Arthur:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    439441 Dalila Da Costa PintoAguiar da Beira Aguiar da Beira Eduardo da Costa Pinto Joana Maria do Rosario Coelho Sem Indicação 25 Rio de Janeiro Solteiro

    A freguesia de Aguiar da Beira localiza-se no Distrito da Guarda:

    https://tombo.pt/f/agb01

    ===

    Dois irmãos da Maria:

    150596 António Pinto Baião Porto Manuel Pinto Gracinda Rosa Lavrador 28 Rio de Janeiro Casado

    218181 Teresa De Jesus Baião Baião Manuel Pinto Gracinda Rosa Doméstica 37 Rio de Janeiro Divorciado

    Freguesia de Baião:

    https://tombo.pt/f/bao14

    É só folhear.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @angiernp

    Qdo achar os assentos, lembre-se de ver as instruções do novo Crav aqui no site.

    É só buscar esse termo que vc achará.

  • Muito obrigada.

    Do meu bisavô, eu preciso achar os registros de batismo de Guarda. Mas só acho até 1896.

    Sabe qual o link de 1896 em diante?

  • @angiernp

    Boa noite,

    Primeiramente, veja o tópico fixo como marcar membros.

    Eu nao vi a sua resposta.

    E evite abrir tópicos diferentes sobre o mesmo assunto, por favor.

    Continue a sua busca por aqui.

    ===

    Uma pessoa (é você ou algum parente seu?) abriu uma árvore no Familysearch.

    https://www.familysearch.org/tree/person/vitals/GFJ2-GZ9

    Achei um neto dos trisavós (pais do bisavô) batizado em Viseu, bem como um irmão do bisavô.

    Eu sugiro o contato com ela pela própria página.

    ===

    O arthur parece ser brasileiro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79S5-L7W2?from=lynx1UIV8&treeref=GFJ2-GZ9

    Esse link é de um autorregistro tardio, mas diz que nasceu na capital.

    Apesar de parecer uma má noticia, pode eliminar a necessidade de mais buscas.

    O seu pai pede a nacionalidade pela bisavó.

    Vc ja encontrou o assento dela?

    ===

    A árvore está meio estranha, pois há o registro civil brasileiro do Arthur e no casamento religioso diz que ele era de Aguiar da Beira.

    É bom verificar essa árvore com calma.

    ===

    Infelizmente, não encontrei nenhum registro online para vc pesquisar.

    Vc terá que usar a pesquisa do CRAV ou entrar em contato com o AD de Guarda, para instruções.

    O email:

    mail.adgrd@adgrd.dglab.gov.pt

    Boa sorte no seu caso!

  • @angiernp o Arthur quase de certeza nasceu em Aguiar da Beira, e se a data de 26/12/1896 estiver certa, o mais provável e ter sido batizado em janeiro/fevereiro de 1897, e esses assentos ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Aguiar da Beira, por isso, peça no site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp e indique que quer o assento de Arthur, filho de  Eduardo da Costa Pinto e Joana Maria do Rosário Coelho, na data de nascimento coloque 26/12/1922, depois nas observações é que coloca que a data de nascimento certa é de 26/12/1896 porque o site por defeito só deixa colocar até 100 anos. Paga com cartão de crédito, preferência visa.

    aqui está um passaporte de um irmão que nasceu em 1894. Quanto ao auto registo que ele fez no brasil, deve ter sido para não pagar um processo de naturalização.

  • @nunogomes

    O que vc disse faz sentido, mas tenho uma ressalva.

    Antes de ir para o civilonline, eu entraria em contato com o AD, pois o livro pode não ter sido digitalizado.

    Ou entao, com a Conservatória de Aguiar da Beira.

    Ou então com o Arquivo Diocesano da Guarda.

    Só aí, eu acho que a @angiernp deveria tentar o civilonline.

    Abraços aos dois.

  • Muito obrigada @nunogomes e @guimoss

    Arthur de fato, nasceu em Portugal. Esse registro dele aqui no Brasil pensei que fosse naturalização, mas já tirei inúmeras certidões negativas de naturalização no site da PF, com algumas variações possíveis no nome, e nada encontrei.

    Estou buscando nas 2 linhas, Arthur e Maria.

  • @guimoss a pessoa que abriu a árvore dele é uma brasileira que se dedica nas horas vagas a complementar o family search, inclusive ela me ajudou com algumas dicas já.

    @nunogomes Eu inocentemente fiz um requerimento com base nos dados do Arthur, mas havia errado, e colocado os dados do meu avô. Como paguei 10 euros, enviei o e-mail com os dados do Arthur depois que verifiquei o erro, e eles me responderam, dizendo que não haviam localizado nada com os dados do Arthur.

    Mas pensei em enviar outro e-mail com as instruções acima, pedindo para ver os batismos de janeiro e fevereiro de 1897 de Guarda.

  • @guimoss o arquivo distrital da guarda só tem os batismos até 1896 de aguiar da beira, pois a ultima incorporação foi em 1992.

    Paróquia de Aguiar da Beira - Arquivo Distrital da Guarda - DigitArq (arquivos.pt)

    HISTÓRIA ADMINISTRATIVA/BIOGRÁFICA/FAMILIAR

    Paróquia cujo orgao é Santo Eusébio, situa-se na Vila e sede sede de concelho de Aguiar da Beira, integra a diocese de Viseu. Era vigararia do padroado real e comenda da Ordem de Cristo, passando depois a reitoria.

    HISTÓRIA CUSTODIAL E ARQUIVÍSTICA

    Documentação (originais) proveniente da Conservatória do Registo Civil de Aguiar da Beira e incorporada em 17 de Abril de 1986 e 4 de Março de 1992. Os duplicados foram incorporados em 2 de Novembro de 1992 e a 30 de Junho de 1994, sendo provenientes da Conservatória do Registo Civil da Guarda.

    a @angiernp pode é solicitar ao aquivo a busca do assento do Arthur nos livros duplicados, já que tem até 1909.

    REGISTO DE BAPTISMOS DE AGUIAR DA BEIRA - DUPLICADOS

    NÍVEL DE DESCRIÇÃO

    Documento composto Documento composto

    CÓDIGO DE REFERÊNCIA

    PT/ADGRD/PRQ/PAGB01/031/00004

    TIPO DE TÍTULO

    original

    DATAS DE PRODUÇÃO

    1897 A data é certa a 1909 A data é certa

    DIMENSÃO E SUPORTE

    1liv.

    EXTENSÕES

    1 Livros

    LOCALIDADE

    /Aguiar da Beira/Aguiar da Beira/Guarda/Portugal

    COTA ATUAL

    IV-A-1.0 Cx. 1

  • @nunogomes

    Excelentes informações.

    Geralmente, o que vc informou fica mais escondido, rs.

    ===

    @angiernp

    Como a busca no civilonline foi negativa, é mais provável que só haja o registro religioso.

    A questão que falta é saber a entidade que guarda os livros do registro.

    Ou é o AD da Guarda (o mais provável, inclusive com as informações do @nunogomes ), cujo contato eu coloquei acima ou é o Arquivo Diocesano de Guarda, cujos dados estão a seguir:

    Cúria Diocesana

    Rua do Encontro - 6300-586 GUARDA

    Tel. 271212959

    Fax. 271223769

    Email: dioceseguarda@gmail.com

    Obs: Aparentemente, esses arquivos da Diocese foram para os Arquivos Distritais, mas pode ser que o processo nao esteja concluído.

    A notícia:

    https://beira.pt/portal/noticias/sociedade/documentacao-do-arquivo-da-diocese-da-guarda-disponibilizada-em-breve-para-consulta/

    Eu mandaria o email para as duas entidades, perguntando como o @nunogomes informou.

    Eu reservaria uma manhã para isso, a partir das 05:00 de Brasília, em razão do fuso.

    ===

    Em última análise, eu entraria em contato com os Arquivos Diocesanos de Lamego e Viseu, que eram os mais próximo da Guarda.

    Se puder, dê informações sobre o seu caso.

    Boa sorte!

  • @nunogomes e @guimoss obrigada mais uma vez!

    Farei isso. E os mantenho informados sim.

    Vocês sabem me dizem quando uma microfilmagem que antes estava disponível no Family Search, passa a não estar mais, como faço para ter acesso? A imagem fica lá mas não consigo mais abrir.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @angiernp

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    Eu anotaria o numero interno do documento que está na pagina com os dados (acho que é DGS), para fazer a busca presencialmente no CHF mais perto de vc.

    Também veria todos os dados do registro bloqueado, pois os horários e dias de busca são reduzidos.

    Se vc mora na capital do RJ (o que deduzi pelos passaportes acima), há Unidades em Jacarépagua, Barra, Madureira, Méier e Tijuca.

    Se morar em outro município, é so informar que eu vejo os disponíveis na região.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @angiernp

    O forista @jonatasb no tópico abaixo enfrentou um problema semelhante.

    Olhe o caso dele:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/303485/#Comment_303485

  • Obrigada @guimoss

    Amanhã tentarei ligar. Caso eu não consigo, vou tirar um dia para ir lá. Tem aqui sim alguns próximos.

  • editado September 2022

    @guimoss @nunogomes

    Boa tarde.

    Mandei email diretamente para a Conservatória de Aguiar da Beira e eles localizaram o assento do meu bisavô.

    Eles informatizaram o assento, sob o número xx/2002. Não consegui localizar.

    Como eu já havia feito o pagamento de 10 euros no civilonline, pedi para eles emitirem a certidão. Estou aguardando.

    Eu tenho algumas dúvidas quanto aos próximos passos.

    Meus bisavós, mesmo sendo portugueses, se casaram no Brasil. Tanto no religioso quanto no civil. E depois de alguns anos, novamente no civil. Não entendo o motivo. Mas enfim.

    Depois de alguns anos minha bisavó faleceu, e ele se casou de novo. Preciso transcrever o casamento dele com minha bisavó? Os 2? E o com a 2a esposa também?

    E em relação às certidões de meu pai e do meu avô, preciso pedir qual tipo ao cartório? Meu avô era desquitado quando meu pai nasceu. Não casou com minha avó. E meu pai é casado com minha mãe. Precisa incluir na certidão de nascimento esses dados?

    É bem confuso.

    Última dúvida. Todas as minhas dúvidas devem ser postadas aqui, ou posso abrir novo tópico?

    Desculpem a enxurada de dúvidas.

  • @angiernp @nunogomes

    Mandei email diretamente para a Conservatória de Aguiar da Beira e eles localizaram o assento do meu bisavô.

    É estranho que o assento esteja na Conservatória, pois o nascimento foi antes do registto civil. como foi emitido em 2002, isso pode explicar essa situação.

    Marquei o @Admin para excluir o número do assento na msg acima.

    Se precisar informar um numero de assento, faça assim xxxx/ano.

    Continua...

  • @angiernp @nunogomes

    Isso talvez indique que quando o livro não estiver no tombo, ele estará em uma Conservatória e o assento deve ser emitido pelo civilonline.

    Talvez, um parente seu - conhecido ou não - tenha pedido a criação do registro, em virtude do que vc está passando ou as autoridades em Portugal tenham feito de forma automática.

    ===

    Eles informatizaram o assento, sob o número [não mencionei o número]. Não consegui localizar.

    Como está na Conservatória, vc não deverá encontrar no tombo.

    Vc fez o procedimento certo. Conversou con a Conservatória, conseguiu os dsdos do assento e entrou em contato com o civilonline, pedindo a emissão do assento que ja tinha sido paga.

    ===

    Meus bisavós, mesmo sendo portugueses, se casaram no Brasil. Tanto no religioso quanto no civil. E depois de alguns anos, novamente no civil. Não entendo o motivo. Mas enfim.

    A essa altura não dá pata saber.

    O divórcio ou separação nao devia ser possível e qualquer modificação no Estado civil (casamento anulado, por exemplo) estaria anotado à margem.

    O mais provável é que eles precisaram de uma certidão de casamento e não tinham acesso ao cartório original e se "casaram" para fazer uma segunda via.

    Ou o registro original se perdeu.

    São só teorias. Não dá para afirmar.

    Transcreva o casamento original.

    Já vi um caso de duplo registro de nascimento por aqui.

    ===

    Depois de alguns anos minha bisavó faleceu, e ele se casou de novo. Preciso transcrever o casamento dele com minha bisavó? Os 2? E o com a 2a esposa também?

    Vc precisará transcrever o casamento dos seus antepassados.

    Como vc parece ser descendente da primeira união, não há necessidade de transcrever mais nada, exceto se houver algum inconsistência nas certidões a serem usadas no pedido de nacionalidade.

    Só aí, vc teria que analisar mais a situação.

    ===

    E em relação às certidões de meu pai e do meu avô, preciso pedir qual tipo ao cartório?

    Para a transcrição, as certidões podem ser de inteiro teor digitadas, exceto a do neto-requerente ( IT reprográfica) por aqui para comprovar o interesse na transcrição do casamento.

    Se vc mandar para o Consulado do Rio ou Santos, os docs são devolvidos, se vc seguir as regras de cada Consulado.

    Para o pedido de nacionalidade, vc pode priorizar as de IT reprográfica, exceto se estiverem ilegíveis, situação em que vc mandaria um de it digitada.

    A única que é obrigatoriamente Reprográfica é a do neto-requerente. Se estiver ilegivek, mande uma digitada junto.

    As demais, vc tem uma escolha

    QUAL O MUNICIPIO E ESTADO DA SUA RESIDÊNCIA?

    Deixe a lista de docs no tópico de netos (ou do tipo de processo a ser feito) que o pessoal olha para vc.

    ===

    Meu avô era desquitado quando meu pai nasceu. Não casou com minha avó. E meu pai é casado com minha mãe. Precisa incluir na certidão de nascimento esses dados?

    Essas questões não importam, pois não envolvem portugueses.

    Todos os envolvidos devem ser brasileiros.

    Não acredito que vc tenha que fazer nada nas certidões, exceto se houver alguma referência nas certidões que serão utilizadas no processo e isso gerar alguma inconsistência que poderá gerar dúvida no Conservador.

    Não me parece ser o seu caso.

    Marquei a @mabego para dar uma opinião no caso.

    ===

    Última dúvida. Todas as minhas dúvidas devem ser postadas aqui, ou posso abrir novo tópico?

    É melhor vc postar as duvidas, de acordo com a categoria da pergunta.

    As sobre o processo, no topico de netos.

    As da transcrição, no topico específico e assim por diante.

    Isso é para que os foristas possam achar mais facilmente o seu caso.

    Como vc já fez duvidas sobre varios tópicos, cole o link dessa discussão na categoria do tópico da dúvida a ser sanada.

    Acho que é melhor assim.

    Abraços

  • @nunogomes bom dia

    Acabei de consultar o assento. Eles me mandaram ainda pouco o SMS e email. Não é microfilmagem. Mas vieram os dados digitados.

    Antes de eu pedir a certidão de nascimento/batismo do Arthur (português), devo me certificar se não será necessário fazer constar alguma ocorrência (casamento e óbito).

    No caso, na certidão de nascimento do meu avô, o pai (Arthur) foi o declarante. Assim como na do meu pai, meu avô foi o declarante.

    Ouvi dizer que não é necessário transcrever o casamento nesses casos. Procede?

  • Bom dia.

    Meu pai é neto de portugueses, os quais se casaram no Brasil.

    Tiveram meu avô (brasileiro). O pai (português), logo após o nascimento, o registrou (foi o declarante na certidão de nascimento).

    No caso do meu pai a mesma coisa. Meu avô foi o declarante da certidão de nascimento dele logo após o nascimento. Porém meus avós não eram casados. Meu avô quando conheceu minha avó era desquitado.

    Devo ainda assim realizar a transcrição do casamento dos meus bisavós portugueses?

    Do meu avô, nada poderei fazer. Tem problema?

  • Bom dia.

    Após algum custo e ajuda dos colegas aqui do site, em especial do @guimoss e do @nunogomes , consegui, após enviar e-mail para a Conservatória de Aguiar da Beira o assento (certidão) do batismo do meu bisavô. Pois os registros de Guarda de 1897 em diante não estão microfilmados.

    A dúvida é: Este documento é possível consultar online, mas não é uma digitalização. Ao lançar o código no site Civil Online, aparece uma página com a maioria dos dados pertinentes (os mais importantes). Eles me disseram que isso é a certidão.

    Para dar entrada no processo do meu pai de cidadania, este modelo vale? Eu nem saberia pedir outro.

  • Bom dia.

    Para dar entrada na cidadania do meu pai (como neto), qual o modelo de certidão de nascimento devo pedir no cartório? Seria Inteiro teor – cópia do livro (reprográfica)?

    E a validade dessa certidão, é de quanto tempo?

  • @angiernp

    Vc está abrindo muitos tópicos ou postando em outros sobre o mesmo assunto ou relacionados.

    Ja te pedi para nao fazer isso, como te informei aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/304254/#Comment_304254

    Por favor, não faça mais isso.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @guimoss incorporei os outros tópicos a este aqui.

  • @angiernp

    Vc parece estar descrevendo um assento do civilonline.

    Esses podem ser copiados quantas vezes vc desejar.

    É algo assim?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/983/YT549U7KD4N3.jpg

    ===

    Se for, vc pode enviar uma cópia simples dele (ou mencionar os dados dele no formulário) + uma cópia simples do assento de casamento obtido na transcrição (mencionar esse último no campo "outros docs").

  • @Admin

    Obrigado!

  • @angiernp

    Tiveram meu avô (brasileiro). O pai (português), logo após o nascimento, o registrou (foi o declarante na certidão de nascimento).

    O que importa é o declarante do filho do português.

    Os demais não contam, pois são atos entre brasileiros.

    E o seu caso demanda transcrição, a não ser que algo tenha mudado e a notícia não tenha chegado até nós.

    ===

    Para dar entrada na cidadania do meu pai (como neto), qual o modelo de certidão de nascimento devo pedir no cartório? Seria Inteiro teor – cópia do livro (reprográfica)?

    As certidões são de inteiro teor digitadas, exceto a de nascimento do Requerente que deve ser por cópia Reprográfica.

    Recentemente, há membros que recomendam o envio da Reprográfica para o nascimento do pai do Requerente, por razões de segurança.

    Se alguma estiver ilegível, mande a de IT digitada junto.

    O pessoal dispensa a apostila nessa última, mas eu apostilaria por uma relação de custo-benefício.

    A apostila seria mais barata (3x, no mínimo) do que ter que emitir uma nova certidao, apostilar e enviar para PT.

    ===

    E a validade dessa certidão, é de quanto tempo?

    As certidões brasileiras tem o prazo de 1 ano a contar da emissão.

  • @guimoss desculpe, eu achei que estivesse fazendo certo ao direcionar as perguntas dentro dos tópicos correspondentes.

    Vou passar a perguntar diretamente aqui para não correr o risco de errar.

    Uma coisa que me deixou desanimada hoje, foi que tenho acesso somente ao registro do casamento dos meus bisavós no religioso. Isso me deixou preocupada pois não sei se esse registro tem como tirar inteiro teor. Tem como enviar para os membros do fórum analisar as microfilmagens que possuo?

  • @guimoss no caso, eu posso aproveitar o tópico de outros foristas e comentar em cima, como fiz mais cedo?

    Achei interessante um caso parecido com o meu. Parece que aceitaram o casamento no religioso pois foi celebrado antes de 1917 (quando passou a vigorar o novo CC).

  • @angiernp o Arthur casou na igreja foi isso? Se sim, só se transcreve o primeiro casamento, seja católico ou civil. Mas uma coisa, o Arthur foi ele que registrou o seu avô e foi o seu avô que registrou o seu pai, certo? nos dois casos foram registrados no primeiro ano de vida e as mães são brasileiras? Se sim, pode tentar arriscar juntar só uma certidão de casamento do arthur, apostilada, para "fixar o nome" porque apesar de o assento de nascimento dele já estar informatizado, só vem com o nome Arthur e nos apelidos consta ***, certo?

    O nome dos pais do Arthur no assento que recebeu agora, está igual conforme as certidões brasileiras?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.