Assento de batismo do avô

LasryMartinsLasryMartins Member
editado January 2023 em Tenho como conseguir?

Os avós do meu marido são portugueses(ambos), José Martins Cardoso e Carmelina da Natividade Barreira.

Mas só encontrei a certidão de nascimento da avó, não consigo encontrar o assento de batismo do avô.

Em alguns documentos brasileiros ela aparece como Carmelina Augusta em outros Carmelina da Natividade.

Foi o português que declarou o nascimento do filho, tenho a certidão de casamento dos portugueses realizado no Brasil.

Posso dar entrada no processo de Neto com a certidão da avó portuguesa?

«1

Comentários

  • @LasryMartins

    Não. Precisa encontrar o nascimento do avô e transcrever o casamento.

  • @Guilherme Moreira Preciso de ajuda para encontrar o assento de batismo do avô do meu esposo.

    Nome: José Martins Cardoso

    Nascimento: 15/09/1901

    Pais: Blandina Pereira d Jesus e Joaquim Esteves Martins ( dados retirados da certidão de casamento brasileira)

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @LasryMartins

    A habilitação do casamento dos portugueses:

    Ficha: 13336

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)  

    Cardoso, José Martins (Contratante)

    Barreiro, Carmelina da Natividade (Contratante)   

    Habilitação para casamento: 1928 

    Número: 240

    Caixa: 3185

    Maço: 535

    Vc pode pedir a habilitação pelo site (o cadastro é o mesmo do Sian):

    https://consulta.an.gov.br/

    Costuma demorar meses o pedido, conforme as informaçõesmais recentes.

    Você pode tentar ir no Arquivo Nacional, com os cuidados sanitários, e ver se fazem a busca de forma presencial.

    ===

    Outra opção é buscar por um casamento religioso, se existir, nas igrejas do Centro do Rio, em especial a de Sacramento.

    Outra fonte de buscas é o batismo ou casamento religioso da filha, com registro civil na Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea.

    Pelo endereço dos pais, vc terá um local de busca mais preciso.

    ===

    Deixe o nome dos pais da Carmelina e os dados do marido dela.

    Talvez, alguém os encontre pata você.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @LasryMartins

    O mais provável é que o nome correto seja o da certidão de casamento, pois ela participou do evento.

    Geralmente, é o pai que registra o filho, podendo surgir erros no lado materno da família.

  • @guimoss Carmelina da Natividade Barreira filha de João Manoel Martins e Germana Augusta Barreira nascida no dia 31/12/1900.

  • @guimoss Vou fazer a busca no Arquivo Nacional. Muito obrigada.

  • @LasryMartins

    Agora eu vi que vc já tinha a da avó.

    De onde ela veio? Pode indicar a naturalidade do marido.

    ===

    Possível irmão do João. Pai incógnito e mãe com o mesmo nome:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    364931 Leonardo José Do Espírito Santo Porto Porto Sem Indicação Blandina Pereira de Jesus Alfaiate 34 Pará Solteiro

    Boa busca!

  • @guimoss Acho que é a que encontrei em Edrosa, Vinhais, Bragança, Portugal.

  • @guimoss ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    364931 Leonardo José Do Espírito Santo Porto Porto Sem Indicação Blandina Pereira de Jesus Alfaiate 34 Pará Solteiro.

    De onde são essas informações?

  • @LasryMartins

    Essaa informações são do site do cepese.

    Eu acredito ter encontrado o óbito do José e nele só há a menção do nome da mãe, o que fortalece a teoria acima.

    Boa busca!

  • @guimoss Após uma longa espera, Arquivo Nacional terminou a pesquisa, no processo de habilitação não consta nenhum documento apresentado pelos noivos. Informa que o noivo é nascido em 15/09/1901 no Distrito de Viseu.

    Preciso de orientação para caminhar a partir desta informação.

  • @guimoss na habilitação consta que José Martins Cardoso é filho de Blandina Pereira de Jesus, não tem o nome do pai.

  • @guimoss

    @Guilherme Moreira

    @

    Podem me ajudar a identificar de onde é esse registro em Viseu?


  • @LasryMartins

    O registro é da freguesia de Cinfães. concelho de Cinfães. distrito de Viseu, cujo orago (padroeiro) é São João Baptista.

  • @CarlosASP Consegui visualizar o documento .Mas continuo com dúvidas, embora a data de nascimento seja a mesma e o nome da mãe, no registro fala Martins. Será que se trata da mesma pessoa?


  • Olá,estou no final da busca pelos documentos para enviar para lisboa meu processo de netos e queria saber se a certidão de antecedentes criminais precisa ser apotilada. Já que ela tem validade de apenas 90 dias.

  • @MaryGuerra

    os antecedentes criminais deve ser o último documento a ser pedido, em razão da validade.

    Não precisa de apostilamento, mas precisa imprimir a validação no verso da folha. Dê um print na tela e imprima no verso.

  • @LasryMartins

    Também não tenho certeza.

    Por uma lado bate a data de nascimento e o fato de ser filho natural (sem pai listado).

    Por outro, além da falta do José no prenome, também não fica claro de onde vem o Pereira no nome de Blandina, já que a mãe de Blandina aparece apenas como Custodia de Jesus.

    Pode tentar achar o batismo de Blandina na mesma freguesia (como filha natural também) para ver se algum antepassado tem esse sobrenome Pereira

    Depois ainda teria a questão de onde apareceu o Cardoso no nome do noivo. Talvez ele tenha sido legitimado posteriormente (já que aparece esse nome de Joaquim Esteves Martins - e algum antepassado desse Joaquim tenha Cardoso como sobrenome.

  • @CarlosASP Continuo nas buscas, encontrei duas possibilidade.

    A primeira consegui pesquisar no Tombo pois indicava o local do batismo, mas ela teria 33 anos em 1901.


    E a outra não indica local do batismo, vc consegue ver de onde é o registro, depois pesquiso na Torre do Tombo.



  • @LasryMartins

    Nesse já dava para ler a freguesia direto: Santiago de Piães:

    https://tombo.pt/f/cnf12

  • editado January 2023

    @LasryMartins @CarlosAlberto o livro de assentos de batismo original de 1897 até 1911 ainda está na Conservatória do Registo Civil de Cinfães! Deve pedir no civilonline, o assento de José Martins Cardoso, nascido no dia 15/9/1901 na freguesia de Cinfães, concelho de Cinfães. A minha suspeita é de que esse duplicado esteja incompleto, mas que no livro original, esteja corretamente escrito, José Martins. Aconselho a pedir a certidão de nascimento no site civil online Civil Online (mj.pt)

    @LasryMartins só tem que preencher os dados que tenham o *, como o seu nome completo , telefone e e-mail. do José Martins só tem que dar o nome completo, o nome do pai, coloca "incógnito" no nome da mãe coloca "Blandina de Jesus". Na data de nascimento indique 15/9/1924 * porque o site do civilonline so deixa por defeito pedir até 100 anos, por isso nas observações vais escrever: "José Martins Cardoso nasceu no dia 15/9/1901 em cinfães, concelho de cinfães, distrito de viseu, segundo a habilitação de casamento, filho natural de Blandina de Jesus, também conhecida como Blandina Pereira de Jesus. Por erro do sistema, informa-se aqui a data certa"

    Depois tem que pagar com um cartão visa, 10 eur.

  • Pessoal tudo bem? Estou querendo tirar a cidadania portuguesa de filho estou iniciando o processo porém com pouca experiência e poucas informações, graças a Deus achei esse fórum pra ajudar e fico grata quem se dispor a passar os primeiros passos para dar início, tenho a certidão de nascimento do português porém a mais de 100 anos então no civil on-line não conseguir fazer o pedido da certidão atualizada, quem puder me auxiliar no passo a passo da documentação e certidões fico grata, obrigada Deus abençoe a todos

  • Dúvida: na relação de documentos a enviar no processo de cidadania para NETOS de portugueses pedem comprovantes de residência dos últimos 3 meses. Esses comprovantes podem ser cópias simples autenticadas ou tem que ser os originais. Eles, também, tem que ser apostilados?

  • Pessoal, boa noite! É possível solicitar a informatização do assento de nascimento do meu bisavô? Já localizei tudo mas não está informatizado, vou precisar comprar do Crav, a certidão certificada...a da minha Bisavó já está informatizada, o casamento e o obtido estão averbados, não entendo o por que já não informatizaram o assentamento de nascimento do meu bisavô também?

    Alguém poderia me orientar?

    Com os melhores cumprimentos.

    Bruno Marques Sales

  • @Brunomarques1986

    Qual é o caso?

    Os dois são portugueses e se casaram fora de Portugal, é isso?

    E foi feita a transcrição de casamento?

  • @Brunomarques1986 se a da sua bisavó, tem tudo averbado, pode utilizar o assento de nascimento dela, uma cópia simples. As pessoas só preferem utilizar o homem, se ele for o declarante e não quiserem transcrever o casamento. No caso, como está tudo transcrito, e estão casados, não precisa de nada mais. tanto faz ser por o pai ou pela mãe, e sendo casados, nem interessa quem foi o declarante, até pode ser um terceiro, desde que na menoridade do filho

  • @mabego

    Sim, eles casaram-se no Brasil e o casamentos os óbitos já foram transcritos e averbados em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.