CRAV
Gente eu tenho um pedido de informação de assentamento de batismo de Silverio dos Santos, Distrito Vila Real, Concelho Chaves Freguesia Julião 1904-02-21
Pedi ao Arquivo Distrital de Vila Real parfa informatizar e me mandaram pro CRAV, o pedido de pesquisa já tem 1 mês alguem sabe sobre algo ?
Obs: minha documentação de filho 1C foi enviada há 1 mês p ACP do Porto e estou sem senha ainda, alguem sabe de algo ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Joaopcaro , você tem entrado no CRAV para verificar como está o pedido?
Se você tem os dados, faça um pedido de certidão.
@Leticialele Seria esse o numero do livro e assento ? livro 46 ? folha 473 v ?
@Joaopcaro , não. Esse é o número do passaporte.
Em que ano ele nasceu?
1904-02-21 @Leticialele
@Joaopcaro
Não precisa informar livro e folha.
A freguesia é São Julião de Montenegro.
@Guilherme Moreira @Leticialele
Faço um pedido de reproduçao entao ? Eles pedem algumas coisas q nao tenho..
@Joaopcaro , faça um pedido de pesquisa. Os 30 primeiros minutos são gratuitos. Se passsar disso, você aprova o orçamento ou não.
Coloque, sempre, que os livros não estão online para serem consultados.
Depois que eles acharem o assento, com as informações que fornecerem, você faz o pedido de certidão em papel, certificada, com envio por correio postal registrado, para fora da Europa.
Semana passada, fiz um pedido de pesquisa e foi gratuito. Informaram a cota e os dados necessários.
No mesmo dia, fiz um pedido de certidão, que custou 24 euros. Estou aguardando o envio.
@Leticialele eu ja havia feito o pedido de pesquisa o problema é que eles nao respondem e nao sei o que fazer..
@Joaopcaro , ainda estão processando o pedido. Só resta, mesmo aguardar!! Lembre que agosto é mês de férias em Portugal, e ainda tem greves às segundas e sextas!! Tudo está mais demorado!
@Leticialele
eles responderam "Resposta ao Pedido de Pesquisa Ex. mº Senhor O registo é o n º 3 Com os melhores cumprimentos Paulo Mesquita Guimarães Diretor"
Eu nao entendi se o numero 3 é o assento qual seria a pagina ? Eu preciso ainda assim fazer o pedido de reprodução correto ?
Nao sei o Código de referência e a cota atual
@Joaopcaro
3 é o no. do assento.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
@Joaopcaro , tem que fazer o pedido de certidão.
Retorne a eles e peça a cota e os demais dados necessários ao pedido de certidão!!
@Joaopcaro , @Leticialele
No pedido de certidão de batismo não tem "Cota".
https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV32-001-019A#
@Guilherme Moreira , @Joaopcaro , verdade!
A página do assento é 2
O ideal é colar, em Informação adicional, o link para o assento.
Obs: Mudou o procedimento a respeito dos pedidos de certidão através do CRAV.
Ainda não escrevi o roteiro porque estou aguardando passar a minha raiva por estarem usando os guias que fazemos aqui em uma página do Facebook, sem dar os créditos.
@Leticialele
Já faz uma semana que o Arquivo Distrital de Porto concluiu o meu pedido de certidão. Informaram no CRAV que estava pronta e seguiria por correio.
A opção de envio foi por "Correio registado com aviso de receção para fora da europa".
Sabe me dizer se eles enviam algum código de postagem/rastreamento para nosso acompanhamento?
Mandei e-mail pra eles, mas não me responderam.
@jessicadzaquin , clique em "Detalhes" ao lado de seu pedido.
Vai aparecer CONCLUÍDO (em Verde) PEDIDO DE CERTIDÃO
"Informamos que a certidão solicitada foi devidamente remetida pelo correio. Informamos, também, que na plataforma CRAV tem acesso à fatura e à cópia do ofício, sendo que no canto superior direito da cópia do ofício pode consultar o respetivo código de rastreio."
Ficheiros anexados
S-2022......
Fatura recibo nº XXXXX
Baixe o primeiro ficheiro e verá um ofício com um cabeçalho da República Portuguesa
No canto superior direito, estará o Código de rastreamento.
Entre no site da ctt para acompanhar o pedido - https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?request_locale=pt
@Guilherme Moreira @guimoss
Amigos uma duvida: eu fiz um pedido de reprodução de batismo, Analógica (suporte em papel) que é o recomendado pra enviar pra ACP junto com o restante dos outros documentos. Porém me surgiu uma duvida pois ele enviaram fotocopia do livro carimbada com o Arquivo Distrital de Villa Real e no documento do meu avô que fiz meu esse documento de batismo veio todo escrito com corpo de texto pelo Arquivo de Aveiros...
Voces sabem se tem problema ? Envio em anexo foto do documento. estando tudo certo dou continuidade par ao proximo passo pagamento do imposto.
@Joaopcaro
Não é o que deve ser enviado, a meu ver.
Olhe as msgs acima da sua, pois o sistema mudou recentemente.
O correto agora é pedido de certidão, se não me engano.
Entre em contato com o ADporto e explique a sua situação.
Busque novo crav aqui no fórum e vc terá mais informações.
Marquei a @mabego para dar uma opinião.
Abraços
@Joaopcaro
Tb marquei o @leocanelas e o @loezkun que, aparentemente, fizeram pedidos com o novo CRAV.
Os links:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300024/#Comment_300024
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21553/duvida-em-como-solicitar-a-certidao-do-portugues-no-crav
Espero que seja de ajuda e solucione as suas dúvidas.
Depois, compartilhe o que descobrir.
Boa sorte!
Meu deus, gastei dinheiro a toa então porque mudaram o CRAV e eles mesmos não fazem um guia para pedido de informação ,pedido de reprodução e agora existe o pedido de certidão.
Ja abri o pedido de Certidão e agora terei q esperar mais uma eternidade pra poder enviar, assim fica dificil.. e quem lucra nessa é o governo portugues
Ola @Joaopcaro e demais. Tenho feito várias solicitações de certidão, porém digital. Confesso que pela complexidade e acredito, grande demanda, todos os meus pedidos foram rápidos.
Vou tentar fazer um roteiro. É bem intuitivo.
Para pesquisa, são chatos. Pedi pesquisa informando todos os dados, e o link onde estava o livro. Informei o ano de 1884, mas era 1885. Eles resumiram-se em pesquisar o ano de 1884.
Quando tive necessidade de informar dados adicionais, foram até gentis pedindo via CRAV mesmo.
@Joaopcaro @guimoss , postei um resumo.
Espero que ajude. E sigo a disposição!
@Joaopcaro
Uma pena que vc tenha sido pego entre o sistema antigo e o novo.
Boa sorte para o seu caso!
===
@leocanelas
Obrigado pelo guia.
Ele está bastante detalhado.
Teve algum caso seu que a certificação digital (vc fez essa?) tenha gerado alguma exigência?
Sobre a notícia do processo eletrônico, leia essa msg:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/303131/#Comment_303131
Abraços e obrigado mais uma vez!
Olá @guimoss , obrigado pela mensagem sobre a documentação… vou ficar mais atento…
Não houve nenhuma exigência adicional em meus pedidos de certidão digital…
Somente para ilustrar, eu solicitei 8 certidões digitais, todas sem algum tipo de questionamento…
Este fórum é incrível, um abraço a todos!
@leocanelas
Isso é muito bom!
O fórum é excelente por participações como a sua, amigo.
E vc já iniciou algum processo?
Algum ja foi concluído?
Foi com a certificação digital?
E se sim, houve alguma exigência?
Obrigado pelas informações e abraços
@leocanelas @guimoss Ótimo resumo amigo ! Sugiro a criação de um tópico fixo exemplo " CRAV [sistema novo] ou "Solicitação de Baptismo portugues". Obrigado pela instrução, cometi o engano de pedir da mesma maneira do sistema antigo! Isso gerou minha insatisfação perante a mudança. Esse forúm sempre oferece as melhores soluções! Gratidão! obs : 4 processos de neto em andamento, 2 de filho concluidos com transcrição de casamento e 4 documentos de filhos enviados recentemente, tenho ajudado a familia inteira
@Admin
@Joaopcaro @leocanelas obrigado pela contribuição! Adicionei o roteiro no tópico fixo.
Pessoal, o que seria o CRAV?
Pelo que entendi é um sistema unificado dos Arquivos Distritais. É isso mesmo?
Em vez de solicitar as certidões ao Arquivo, o procedimento agora deve ser feito diretamente ao CRAV? Ou só quando indicado pelo Arquivo?
Obrigado!