Duvida em como solicitar a certidão do portugues no crav

Pessoal, boa tarde!

Estou tentando solicitar a certidão portuguesa do meu bisavo ao CRAV seguindo o roteiro que temos aqui no forum, porem algumas opções não aparecem pra mim.

Algumas opções que tem no roteiro nao aparecem pra mim,

"Tipo de reprodução - Escolha Reprodução em papel

Reprodução certificada - Marque SIM

Nº de exemplares certificados - Coloque a quantidade que deseja (para mais de um familiar, por exemplo)

Tipo de certidão - Escolha "Narrativa"

Tipo de cópia - Escolha "Total"

Finalidade - Escolha "Investigação" ou "Certificação"

Essas opções nao aparecem pra eu fazer examente igual ao exemplo, as opçoes que me dão são essas.

Ja fui tanto em pedido de reprodução como em pedido de certidão.

Essas são as opções que me aparecem em pedido de certidão.


Perdoem se for uma duvida boba ou algo que não estou enxergando.

Comentários

  • @loezkun

    Sua dúvida é bem relevante.

    Em 2022 houve uma mudança no sistema dos ADs. Eu não tive ainda que pedir nenhuma depois disso (concluímos a parte portuguesa da família há pouco); ao tentar ajudar umas pessoas aqui eu notei essa coisa de mandar para o CRAV agora. Me aprece que esse sistema junta num lugar só onde dar entrada em pedidos para vários ADs.

    O roteiro aqui do fórum acho que não reflete essas mudanças.

    Vou marcar a @Leticialele para ver se ela pode dar uma olhada no processo novo e, se for o caso, atualizar o roteiro.

    Acho que o @Guilherme Moreira fez uma menção a essas mudanças em algum comentário; talvez ele tenha mais dicas.

  • @CarlosASP pois é, eu fiquei um pouco confuso e com medo de fazer besteira, por isso resolvi abrir o topico, vou esperar que alguem veja e saiba como solicitar ao certo, pra eu não fazer besteira haha


    muito obrigado!

  • @loezkun , pelo que sei, isso era um erro do site do Arquivo Distrital, que já voltou ao normal, segundo o Guilherme .

  • @Leticialele

    Dá uma olhada. Realmente mudou. Não se pede mais direto no site do AD; no site do AD redireciona para esse "CRAV":

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices

    "Em 2022, a DGLAB renovou os serviços que disponibiliza aos utilizadores, no CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual). Registar-se no CRAV permite-lhe o acesso aos seguintes serviço"

    Por isso acho que vai precisar uma atualização no roteiro - mas não sei se se aplica a todos ou só alguns ADs. Acho que a menção do Guilherme era sobre como anda essa transição de alguns ADs para esse sistema CRAV.

  • editado July 2022

    @CarlosASP ,basta aceder ao CRAV antigo

    Vou fazer uma simulação e descrever o processo novo

  • @CarlosASP

    futuramente serão todos pelo CRAV.

    Ainda em transição, alguns arquivos distritais redirecionam ao CRAV

  • editado July 2022

    @Leticialele @mabego

    Eu fiquei com a impressão que só pedidos já feitos seriam consultados no sistema antigo:

    "Caso tenha pedidos antigos em fase de tratamento, poderá aceder ao sistema antigo até que os pedidos se encontrem finalizados."

    Mabego, você sabe quais já mudaram?

  • @CarlosASP

    última vez que ví, tinham pouquíssimos.

    Me cadastrei lá, com o intuito de "saber" como funciona.

    Tentei colocar minha avó por lá, mas Vila Real ainda não estava no sistema.

    Acho que serão colocados aos poucos.

  • Não sei se entendi muito bem, porem me parece que agora nas certidões que pedem elas já vem, certificadas.


    O que é o Pedido de Certidão?

    O pedido de certidão (PCert) é a solicitação da reprodução certificada de um documento com especial valor de prova relativa a factos ou atos com base em informação detida pela DGLAB. A certificação confere à reprodução de um documento custodiado o valor legal do original.

    Foi isso que entendi quando li.


    Quando eu peço a certidão por ali, eu preciso mandar ela pra apostilar? Ou recebo ela em casa e encaminho junto com as minha outras certidoes que vou obter aqui mesmo? Já que é um documento de portugal não teria o pq apostilar, correto?

    Até pq na orientação que consta no consulado os dados de nascimento são facilmente obtidos por eles e nao precisaria nem mesmo desa certidao, somente as instruções da informação do portugues.

  • editado July 2022

    @loezkun

    Vou responder parte da questão,

    "Até pq na orientação que consta no consulado os dados de nascimento são facilmente obtidos por eles e nao precisaria nem mesmo desa certidao, somente as instruções da informação do portugues."

    Isso só se aplica para nascimentos DEPOIS de 1911 - pois estes estão informatizado e eles consultam no sistema.

    Para ANTES de 1911, tem que ser o papel mesmo, enviado pelo AD.

    Por isso, uma das primeiras perguntas que se faz aqui é "nasceu antes ou depois de 1911"?

  • Essa em papel eu preciso apostilar? Enviar pra PGR pra que depois eles enviem pra mim? Fico com essa duvida, uma vez que esse documento já é portugues nao teria o pq do apostilamento dele, apenas se fosse pra ser usando em outro pais precisaria.


    Pelo menos eu acho que é isso, me corrijam por favor se estiver errado.

  • @loezkun , não precisa apostilar.

    A apostila só é necessária se você for usar a certudão para fazer uma retificação aqui no Brasil.

  • @loezkun

    Se for usar para dar entrada no processo de cidadania, não precisa apostilar.

    Se for usar para retificar alguma certidão no Brasil, aí precisa apostilar, pois será usado no BR.

  • Ah, muito obrigado, tava confuso já com essas coisas haha


    Acho que o pedido no crav agora é feito pelas certidões, vou tentar fazer e ver como de desenrola.

  • @loezkun tudo bem?

    Tò nessa dúvida também. Vc acabou optando por reprodução ou certidão ?

  • @FabioMartins , no CRAV, tem que fazer o pedido de certidão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.