Casamento - 3ª Pretoria

Prezados, por gentileza.

A única pista que tenho sobre o casamento de meus avós Portugueses (Antônio Joaquim Canelas e Maria da Luz Rodrigues) é um recibo com data de 23/06/1910, do Escriptorio de papeis para casamentos, naturalizações e passaportes - Antônio Nunes localizado na Rua do Lavradio 42, Centro, Rio de Janeiro.

Ao que entendi escrito no recibo, foi um pagamento do meu avô Antônio para o preparo de papéis do seu casamento na extinta 3ª pretoria.

Alguem pode colaborar com dicas de onde, ou como conseguir localIzar a certidão de casamento deles?

Obrigado!


«1

Comentários

  • @leocanelas

    Está aqui:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZN9-8Y6?i=90&wc=9GT5-7M9%3A113334201%2C120190503%2C120655101&cc=1582573

    Foi na antiga 3a pretoria (freguesia de Sacramento), atual 3 RCPN em 06/07/1910.

    Notar que eles aparecem apenas como Antonio Joaquim e Maria da Luz,

    Esse cartório aparentemente não atende telefone nem responde email nem tem website. Já leve a imagem da certidão para não poderem dizer "não achamos",

  • Amigo, de coração. Não encontro palavras para lhe agradecer. A hora que li os nomes dos meus bisavós, chorei. Batem com o que tenho na certidão de nascimento do meu pai…

    Muito obrigado!!!

    Sera que no cartório presencialmente, eles transcrevem? Nem sei se este é o termo correto, me refiro a conseguir uma via digitada impressa…


    valeu!

  • @leocanelas

    Sim, com certeza eles emitem uma nova.

    Preste só atenção qual o tipo exato de certidão você precisa, pois não são baratas.

    Para que fim precisa essa certidão? Coloque aqui e o pessoal vai te dizer exatamente o que pedir;

    Na certidão de nascimento do seu pai, os nomes estão idênticos (sem nenhum sobrenome) à dessa de casamento deles?

    Fico contente que tenha te ajudado e boa sorte na jornada da cidadania portuguesa!

  • Olá @CarlosASP ! De verdade, muito obrigado!

    Na certidão de nascimento do meu pai, meu avô consta como Antônio Joaquim Canelas. No casamento, sem o Canelas.

    Minha avó também aparece no casamento sem o Rodrigues (no nascimento do meu pai, sim).

    Outra divergência está no nome do meu bisavô paterno, pai do Antônio. No casamento ele aparece como João Antônio, e no nascimento meu avô Antônio Joaquim declarou “João Antônio Canelas”.

    Apenas meus avós maternos, país da Maria da Luz que estão idênticos no registro de nascimento do meu pai, no casamento, e, ao que indica, no registro de baptismo que encontrei da minha avó Maria da Luz… este registro de baptismo, já solicitei certidão digital pelo CRAV (https://crav.arquivos.pt).

    É a terceira linha de baixo pra cima, encontrei sábado passado, comemorei como se tivesse ganho na mega sena. Acredito mesmo ser dela: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1202272

    Quanto a certidão de casamento, confesso não saber responder. Se bem que, tenho outra situação pela frente que não sei se pode inviabilizar no processo.

    O óbito de meus avós Antônio Joaquim Camelas e Maria da Luz Rodrigues estão com o nome de suas mães trocados…

    Minha avó Maria da Luz, que é quem estou mais perto de dar sequência no processo por acredito, ter localizado o batismo, tem em seu óbito como mãe “Maria de Jesus” que é mãe do meu avô Antônio Joaquim na verdade… será que o óbito pode ser solicitado?

    Batismo da Maria, Casamento e Certidão de nascimento do meu pai, casam corretamente as informações. Com exceção do Rodrigues no nome da minha avó…

  • @leocanelas

    Vou pedir ajuda a @Leticialele pois ela sabe bem quando e o que se deve retificar.

    Veja se o resumo está certo:

    A portuguesa Maria da Luz (sua avó paterna): batismo está no TIF 101 do link que passou acima.

    Os portugueses Antonio Joaquim e Maria da Luz se casaram no RJ em 1910. Link na minha resposta anterior

    O filho Mario (seu pai; está vivo?) nasceu em Santos em 1925; o declarante logo após o nascimento foi Antonio Joaquim Canellas; a mãe aparece como Maria da Luz Rodrigues. Imagem na sua resposta anterior.

    Só para confirmar: você foi registrado ainda na menoridade? O nome do seu pai consta na sua certidão? E como constam os nomes de seu pai e avós paternos na sua certidão de nascimento? Não precisa postar sua certidão (até por privacidade) - só responder para a Leticia poder avaliar se algo precisa ser retificado.

    Óbitos normalmente não são necessários em processos de cidadania - e, sempre que possível, melhor evitar mandar justamente pelas razões que você colocou. Óbitos, por razões óbvias, não tem a presença da pessoa e são declarados por terceiros (muitas vezes nem parentes são) e frequentemente tem muitos erros.

    Eu acabei de fazer o processo como neta de minha mãe (a cidadania já foi concedida) e não mandei óbito de ninguém.

    Como os batismos em PT só tem prenome (sem sobrenome), em geral se manda algo (casamento, óbito etc) para "fixar" o nome que eles adotaram na vida adulta. E se escolhe a certidão mais "correta" para isso.

    Você terá que transcrever o casamento deles em PT de qualquer maneira (por serem 2 portugueses casando no BR); então o óbito deve poder ficar de fora. E, qualquer eventual retificação necessária, será para conseguir fazer a transcrição. Mas deixa a leticia examinar e dar o veredito dela.

  • @CarlosASP seu resumo está perfeito.

    @Leticialele , desde já muito obrigado!

    Mario, meu pai, faleceu a pouco (30/9/22) aos 97 anos de idade (dormindo como um passarinho, sem doença ou dor ❤️).

    Fui registrado na menoridade, tendo a filiação de meu pai na certidão, assim como o nome de meus avós paternos e maternos: Antônio Joaquim Canelas e Maria da Luz Rodrigues.

  • @CarlosASP recebi a certidão narrativa de batismo que solicitei ao Arquivo Distrital da Guarda! Mas me gerou dúvidas…

    Na margem do registro, junto ao número do assento, está abreviado o nome da minha avó Maria da Luz Rodrigues como: Mª da LUZ. Ocorre que no registro, foi escrito LUS, e o certificado veio desta forma. Com S em vez de Z.

    Como mãe, veio o que possuo corretamente: Maria do Carmo. Porém como pai, veio Joaquim Rodrigo, em vez de Joaquim Rodrigues.

    Na certidão enviada pelo Arquivo Distrital, consta:

    Avós Paternos: João Rodrigo e Anna Clara***

    Avós Maternos: Augusto Rodrigues e Antonia Maria

    Será que consigo validar meus bisavós paternos e maternos por parte da minha Vó, pra certificar que encontrei a Maria da Luz correta?


    Mais uma vez, obrigado!

  • @leocanelas

    vamos esperar a @Leticialele ver essa situação,

    ao que eu saiba o Lus = Luz por ser atualização da ortografia e não trocar o som do nome.

  • 3o RCPN atende telefone e respondem pelo e-mail.

    É difícil mas eles fazem. Já pedi certidão lá por e-mail.

    cartorio@cartoriocentro.com.br

  • Olá @vinisousa4166 , agradeço pela dica, vou verificar com certeza.

    Quanto a solicitar a 2ª via, devo enviar o PDF da página que o Carlos localizou?

    Pergunto, pois não temos Folhas, Livro, etc… não sei como funciona… obrigado!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @leocanelas @CarlosASP

    O registro não aponta o número dele, mas está entre o registro 237 (imagem 90 de 204) e 239 (imagem 91 de 204).

    Então, o número do registro é 238.

    A página é 89 (canto superior direito da imagem 91).

    O livro é o de numero 13 da freguesia de Sacramento (atual 3° RCPN, localizado na Avenida Graça Aranha).

    Vc pode verificar isso na imagem 1.

    Em resumo:

    LIVRO 13

    FOLHA 89

    REGISTRO 238.

    O site do 3° RCPN é o abaixo, mas ele dá uma falha em que aparece uma janela e vc não pode fazer mais nada.

    O formulário geral (a data está 2019), para você verificar:

    O site:

    www.3rcpn.com.br

    Nos deixe informados, sobre os prazos e o andamento do seu caso, se puder.

    Boa Sorte!

  • @guimoss , que incrível (falei isso sozinho no carro agora).

    de verdade estou muito surpreso com este forum eu pagaria uma assinatura para estar aqui sei que o que todos fazem é por paixão a genealogia e pelo prazer de descobrir ajudar o próximo mas de verdade deve fazer ideia o quanto estão me ajudando e o quanto fico feliz com cada resposta com cada retorno que isso volte em triplo para todos deste fórum muito obrigado - ((gravei com o microfone do carro no trânsito desculpem os erros ortográficos e pontuação)))

  • @leocanelas

    É só perguntar, amigo.

    Se puder, deixe informações sobre o cartório, o serviço, atendimento, praxos, etc.

    E sobre a imagem, vc pode levar ou anexar ao formulário, caso nao consigam achar.

    Abraços

  • @guimoss encontrei este site na internet (https://cartorio3rcpn.com.br/#) será que é do mesmo cartório?

  • @leocanelas

    Esse é de sao joao de meriti.

    A certidão está no 3 RCPN do município do Rio de Janeiro.

    Todo município que tiver ao menos três cartórios de pessoas naturais vai ter um " 3 RCPN".

  • @leocanelas

    Eu coloquei o link acima, na minha penúltima msg.

    Se não conseguir acessar, avise.

    Abraços

  • @leocanelas , você recebeu a cópia do livro? Viu se está escrito Rodrigues ou Rodrigo? Pode ser um engano de leitura do texto!

  • @leocanelas quando você for mandar o e-mail mande com todos os dados. Depois eles retornarão com o preço. Se preferir dá um pulo no centro da cidade.

  • Olá @guimoss , vi sim, muito obrigado! Realmente, o site da erro. Já preenchi o formulário e vou enviar, mantendo todos atualizados.

  • Olá @Leticialele , tudo bem?

    Recebi, e me entristeço… está Rodrigo, realmente. Me vejo iniciando a busca pela minha avó novamente… vou anexar a Certidão que recebi do Arq Distrital…


  • editado August 2022

    @leocanelas , eu achei o casamento dos pais!!! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300021/#Comment_300021

    É mesmo a sua avó!!!

  • @leocanelas

    Note que o avô materno da batizada é Augusto RODRIGUES.

    Os portugueses podiam adotar na idade adulta o sobrenome de qualquer um dos avós, mesmo que os pais não o tenham feito. Fica explicada a origem de Rodrigues como sobrenome dela.

    Estava mais preocupado se a divergência de ter Canellas em alguns documentos e não em outros. E se isso é motivo de possível exigência. Mas nem tudo precisa de retificação. Por isso marquei a @Leticialele para, quando ela tiver um tempo, olhar o seu caso para opinar qual o melhor caminho a seguir. Tem muita gente pedindo a ajuda dela, mas com calma ela acaba ajudando a todos.

    Sobre o site do 3 rcpn do Rio, por isso havia comentado que eles "não tem site". Ter um que não funciona é o mesmo que não ter; dá a impressão de ter sido criado e depois abandonado. Esse cartório está parado no tempo. Pode entrar no google e ver os comentários sobre ele. Parece que, quem tem sorte, consegue ser atendido por um específico funcionário que "resolve as coisas".

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @CarlosASP

    Entendi o que vc quis dizer.

    Obrigado pelo relato.

    Para constar: o antigo site era cartoriocentro.com.br

    Abraços

  • @Leticialele , agora está tudo ficando mais claro pra mim, que incrível! Caiu minha ficha de que localizou o casamento dos meus bisavós maternos, surreal isso!

    @Carlos @guimoss @vinisousa4166 gratidão a todos por tanta contribuição que vale uma vida.

    Penso, que juntando aos papéis a certidão de nascimento do meu pai, o batismo da minha avó e o casamento dos meus bisavós, existe a possibilidade de comprovar o vínculo… ou não?

    O “Canelas” está na família paterna… se localizarmos registros do meu avô, iremos ler uns Canelas por aí!

  • editado August 2022

    @guimoss @vinisousa4166 @CarlosASP @Leticialele agradeço mais uma vez pela ajuda.

    Dando um retorno a vocês sobre a solicitação da certidão de 1910, realmente eles respondem ao e-mail cartorio@cartoriocentro.com.br.

    O valor é salgado, comparado a 15 euros dos Arquivos Distritais. Mas, pela história da família e quem sabe, mais fundamento da busca da nacionalidade portuguesa, solicitei.

    Segue e-mail que recebi com orientação do Cartório do 3º Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital do Rio de Janeiro:

    —————————————————

    Certidão confirmada!

    Valor da certidão de CASAMENTO | ano de 1910: R$ 273,63 (cada certidão);

    Para Apostilamento de Haia acrescente R$ 66,05, e mais R$ 9,43, para Reconhecimento da assinatura do escrevente por Sinal Público.

    Mencione o modelo da certidão. Sem ele, o pedido NÃO será processado. Informe-se com o órgão que solicitou o documento.

    MODELO 1: Breve Relato (padrão);

    MODELO 2: Inteiro Teor Digitada (transcreve tudo o que há no livro);

    MODELO 3: Inteiro Teor Cópia Reprográfica (fotocópia do livro).

     

    PRAZO

    PEDIDO PRESENCIAL

    - MODELO 1: Breve Relato (padrão): Entregue em cinco (05) DIAS ÚTEIS;

    - MODELO 2: Inteiro Teor Digitada (transcreve tudo o que há no livro): Prazo de cinco (05) DIAS ÚTEIS;

    - MODELO 3: Inteiro Teor Cópia Reprográfica (fotocópia do livro): Entregue em cinco (05) DIAS ÚTEIS;

    PEDIDO VIA SITE/E-MAIL

    Cinco (05) dias úteis, A CONTAR DO 1º DIA ÚTIL DA CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO, pelo Setor Financeiro;

    - Solicitamos apresentação de CPF do(s) registrado(s), caso possua, para cumprimento do PROVIMENTO CGJ N. 63, DE NOVEMBRO DE 2017; 

    Não fazemos devolução dos valores nos seguintes casos: erro material do registro; desistência do pedido presencial/site; desistência da postagem, mesmo que o documento seja retirado no balcão;

    - Certidão com informação SIGILOSA só poderá ser emitida e enviada para o REGISTRADO, maior de 18 anos, entretanto, quando solicitada por Terceiros, é exigida ORDEM JUDICIAL, autorizando sua emissão e envio.

     

    POSTAGEM | CORREIO

    ACRESCENTE A TAXA DO CORREIO (SEDEX COM AR) ao pedido.

    SÓ ENVIAMOS POR SEDEX COM AR.

    Calcule o valor do SEDEX+AR, através do link abaixo:

    http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/.

    Instruções para cálculo da taxa do Correio.

    Em CEP DE ORIGEM: coloque “20030-001”, esse é o CEP do CARTÓRIO;

    Em CEP DE DESTINO: coloque o CEP do DESTINATÁRIO;

    Em SERVIÇO, TIPO DE SERVIÇO: coloque “SEDEX”;

    Em FORMATO: marque “ENVELOPE”;

    Em OBJETO: marque “OUTRA EMBALAGEM”;

    Em DIMENSÕES: marque “LARGURA, 16; COMPRIMENTO, 16; PESO ESTIMADO, 0.3”;

    Em SERVIÇOS OPCIONAIS: marque “AVISO DE RECEBIMENTO - AR”;

    NÃO fazemos postagem internacional; NÃO enviamos por SEDEX 10, 12 ou Hoje; NÃO enviamos código de rastreio.

     

    INFORMAÇÃO BANCÁRIA | NÃO TEMOS TAXA DE URGÊNCIA

    Para solicitação via SITE/E-MAIL é necessário transferência ou depósito bancário (NÃO trabalhamos com boleto; NÃO aceitamos depósito feito no exterior).

    Cód. 237 - Banco Bradesco S. A. | Agência: 0471-5 | Conta Corrente: 0002832-0 (não havendo espaço para o dígito da agência, coloque apenas 471 ou 0471).

    Favorecido: RJ TERCEIRA CIRC DO REG CIVIL | CNPJ: 09.563.457/0001-89;

    PIX: 09563457000189.

    Durante a transferência bancária, coloque seu nome na observação, para facilitar a identificação do depósito.

    - ENVIE O COMPROVANTE POR E-MAIL, MENCIONANDO O ENDEREÇO, BEM COMO O NOME DO DESTINATÁRIO, PARA O ENVIO DA CERTIDÃO,SENÃO O PEDIDO NÃO SERÁ PROCESSADO.

     

    Obs.: Responda, preferencialmente, de forma sequencial, para facilitar o atendimento.

     

    Caso necessite de algum esclarecimento complementar, coloco-me à disposição.

     

    Atenciosamente,

     

    Cartório do 3º Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital do Rio de Janeiro

    Erislaine Oliveira

    Escrevente

  • @leocanelas

    É um manual bem completo.

    Obrigado pels divulgação.

    Confira bem os dados da certidão.

    Abraços

  • @CarlosASP @vinisousa4166 @guimoss @Leticialele desejo que estejam bem.

    Pretendo resumir meu caso, para ajuda de vocês e demais que virem ao Fórum, visando dar entrada sozinho em meu processo de Cidadania.


    >>Em meu nascimento, consta:

    Leonardo Luiz de Abreu Canelas

    Filho de Mario Canelas

    Avós paternos: Antonio Joaquim Canelas e Maria da Luz Rodrigues 


    >>No nascimento do meu pai consta:

    Mario

    Filho de Antonio Joaquim Canellas e Maria da Luz Rodrigues

    Avós paternos: João Antonio Canellas e Maria de Jesus

    Avós maternos: Joaquim RODRIGUES e Maria do Carmo

    A dúvida que norteia é: posso solicitar a cidadania portuguesa baseado apenas em documentos de minha avó materna, ou existe alguma regra que me obrigue a reunir documentos dos dois (avó e avô por serem casados)?


    >>Meus avós casaram-se no Brasil em 1910. Obtive a certidão de casamento em inteiro teor, em que diz:

    "Aos seis dias do mez de Julho de mil novecentos e dez

    nesta Terceira Pretoria e na sala das audiencias onde se achava o Meretissimo Juiz Doutor

    João Baptista de Campos Tourinho, commigo escrivão interino de seu cargo e

    as testemunhas João Rodrigues Veiga (acredito ser meu bisavô materno) e Miguel Antonio Rodrigues, a uma hora da tarde

    receberam-se em matrimonio, sob o regimen da comunhão de bens, ANTONIO JOAQUIM e

    MARIA DA LUZ. ambos de côr branca. Elle de vinte cinco annos de idade, solteiro, Portuguez, operário, morador a rua Silva Jardim quarenta e um, filho de João Antonio e de

    Maria de Jesus. Ella de vinte quatro anos de idade, solteira, residente a mesma casa, filha

    legitima de Joaquim Rodrigues (no batismo de Maria consta JOAQUIM RODRIGO) e de Maria do Carmo.


    >>No batismo de Maria, consta:

    Maria da Lus

    Pai: Joaquim Rodrigo, natural da freguesia de Casteição, concelho de Mêda

    Mãe: Maria do Carmo, natural da freguesia de Casteição, concelho de Mêda

    Avós Paternos: João Rodrigo e Anna Clara

    Avós Maternos: Augusto Rodrigues e Antonia Maria

    >> Enfim, eu comprovo com meu nascimento, nascimento do meu pai e batismo da minha avó paterna que sou neto de portuguesa, ressaltando a divergência entre Rodrigo e Rodrigues que conta no batismo e nascimento do meu pai?

    Nem que demore, quero fazer o certo. Peço ajuda e agradeço mais uma vez a todos.

  • @leocanelas

    A dúvida que norteia é: posso solicitar a cidadania portuguesa baseado apenas em documentos de minha avó materna, ou existe alguma regra que me obrigue a reunir documentos dos dois (avó e avô por serem casados)?

    Como os dois são portugueses, casados no Brasil, não dá para fugir: vc tem que transcrever o casamento deles.

    Se a questão é por nao encontrar o batismo/nascimento de um deles, vc tem a opção de pedir a transcrição por supressão, diretamente em Portugal.

    Custa 100 euros a mais (100+120 euros) e vc vai precisar de uma certidão negativa de possíveis concelhos onde o português não encontrado possa ter nascido.

    Antes disso, vc terá que retificar as certidões brasileiras (as usadas na transcrição) para baterem com o batismo achado.

    O link com as Conservatórias:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286559/#Comment_286559

    Ha um tópico sobre isso com varios

    ===

    Divergência entre certidões portuguesas não são possíveis de correção.

    Vc deve pesquisar outras, a fim de determinar o nome correto.

    Entre uma portuguesa e brasileira, vale o que esta na primeira.

    Boa sorte!

  • Olá @guimoss , obrigado.

    Sobre a transcrição da certidão, pode me indicar um link no fórum onde me oriente como fazer?

    Entendi então que, por serem casados, eu sou obrigado a apresentar o batismo dos dois. É isso?

    No caso de realmente não encontrar um batismo, a opção é fazer a transcrição por suprassão?

    Digamos que eu localize o batismo do outro Português (sendo obrigatório por terem se casado no Brasil), e exista a divergência que mencionei sobre o sobrenome Rodrigo e Rodrigues. Terei que retificar o batismo da minha Vó (Portugal) ou o casamento (Brasil)?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.