Assento de batismo em Tras-do-monte

Olá!

Os bisavós paternos da minha esposa são portugueses. Ao que meu sogro tem de informação, ambos nasceram e viveram em Tras-do-monte.

São: Martinho dos Anjos Pires e Maria do Sacramento Fernandes

Ele, faleceu em 29/07/1967 em Santos SP

Ela, faleceu em 21/03/1983 em Santos SP

O único documento que localizei, é o cartão de imigrante permanente do bisavô Martinho dos Anjos Pires:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QK7N-KTYT?cid=fs_copy

Alguém pode contribuir com pistas para localizarmos batismos deles por gentileza?

Comentários

  • editado August 2022

    @leocanelas

    Martinho dos Anjos

    Assento no.2, 1889, freguesia de Uva, concelho de Vimioso, distrito de Bragança:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1220770 tif 5

    Maria do Sacramento, não nos informou a filiação, mas acredito que seja esta:

    Assento no. 14, 1898, freguesia de Uva..., filha de António Joaquim Fernandes e de Maria Ricardina de Moraes

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1220779 tif 10

  • @Guilherme Moreira , como podemos lhe agradecer? Sabe, ontem já agradeci tanto em um outro pedido de ajuda, e agora você presenteia toda uma família desta maneira.

    Nomes e sobrenomes exatamente iguais dos dois…. Queria muito lhe presentear com o mínimo que fosse!!!


    Gratidao!!!!

  • @Guilherme Moreira

    Não tendo a intenção de abusar da sua boa vontade, mas aproveitar a boa energia desse momento histórico e seu conhecimento, será que encontra pistas de batismo dos meus avós paternos por gentileza?

    Meu avô paterno, segundo seu óbito, é natural de Paipenela.

    Chama-se Antônio Joaquim Canelas, filho de Antônio Rodrigues Canelas e Maria de Jesus. Faleceu em Santos, em 7/3/1939.

    Minha avó paterna, segundo seu óbito, é natural de Mêda.

    Chama-se Maria da Luz Rodrigues, filha de Joaquim Rodrigues e Maria do Carmo. Eu acreditava ter encontrado seu batismo, mas em vez de Joaquim Rodrigues, consta Joaquim Rodrigo. O nome da mãe é o mesmo, Maria do Carmo. A data de nascimento da minha avó é diferente da que consta no jazigo - 11/07/1887.

    Caso ajude, envio a Certidão Narrativa que solicitei ao Arq Diatrital.

    As informações acima (filiação dos meus avós)

    , constam na certidão de nascimento do meu pai.

    Meus avós casaram-se no Rio de Janeiro. Aqui mesmo no fórum, generosamente encontraram a certidão de casamento deles https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3L-B4X

    Mais uma vez, obrigado!

  • @leocanelas , encontrei o assento. Também li Rodrigo. Mas esses enganos eram normais àquela época.

    O assento - https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202272 m0101.tif

    Não se precipite!

  • @leocanelas

    Casamento dos pais - Joaquim e Maria do Carmo - https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202291 m0050.tif. Assento númro 1

    11 de fevereiro de 1882

    Ele, Joaquim José, filho de João Antonio Rodrigo e de Anna Clara

    Ela, Maria do Carmo , filha de Augusto José Rodrigues e de Antonia Maria.

    Ambos naturais da Freguesia de Casteição.

    Pai Penela é bem próxima!!


  • @Leticialele muito obrigado! Estou tentando interpretar suas últimas informações… existe a possibilidade de eu ter encontrado minha avó então? Caso seja, mesmo com o erro comum da época, há divergência entre o nascimento do meu pai e o batismo da minha avó… isso não impacta na solicitação da cidadania?

  • @leocanelas , quais são as divergências?

  • @Leticialele fiquei preso em não ler Rodrigues no batismo da minha avó. Mas, com calma, entendi que você foi tão longe a ponto de localizar o casamento de meus bisavós maternos, encontrando a origem do Rodrigo.

    Me preocupa constar como avô materno na certidão de nascimento do meu pai, Joaquim Rodrigues, e no batismo da minha avó, Joaquim Rodrigo.

    Vi no casamento dos meus avós que localizou, que meu avô tem o Rodrigo no sobrenome familiar.

    Mas, levam esse histórico em conta ao analisar

    o pedido de cidadania?

  • @Leticialele , vou anexar o nascimento do meu pai


  • editado August 2022

    @leocanelas , não creio que terá problemas com o "Rodrigo" X "Rodrigues", pois, naquela época, era tudo feito de forma oral, com declarações e testemunhas. É possível que o Rodrigues decorra da má interpretação do "Rodrigo"

    Eu mandaria assim mesmo!!

  • @Leticialele deve imaginar o quanto isso é incrível pra mim e família… muito obrigado a você e a todos do Fórum!

    Os manterei atualizados!

    Por gentileza, agora me vejo no dilema de como dar entrada. Se contrato uma empresa, ou se é possível (e seguro) eu dar entrada sozinho.

    Tem alguma discussão já aberta no fórum com este tópico?

    Obrigado!!!

  • @leocanelas , não precisa jogar dinheiro fora contratando uma assessoria.

    Consegue fazer o processo sozinho!!

    Podemos ajuda-lo com as eventuais dúvidas!!

    Seu processo será de neto, correto?

    Como os dois avós eram portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento. (estou certa?)

    Em que Estado você mora?

  • Moro no estado de SP, tem consulado em Santos, onde resido @Leticialele .

    Andei vendo que muitos no fórum fizeram sozinhos, bom ler que pra seguir assim!

    O que vem a ser transcrição de casamento?

  • @leocanelas , pode fazer a transcrição no Consulado de Santos.

    Os portugueses são obrigados a inscrever todos os atos de sua vida no Registo Civil. Transcrição de casamento é um processo que vai comunicar a Portugal que os dois portugueses se casaram no Brasil, gerando uma certidão de casamento portuguesa.

    Mande os documentos necessários pelos Correios e, depois, receberá os documentos de volta junto com uma certidão de casamento portuguesa. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p1

    Com essa certidão, vosê vai dar entrada no seu pedido como neto, em Lisboa. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

    Se tiver dúvidas, poste aqui e ajudamos!!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele mais uma vez, muito, mas muito obrigado mesmo!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @leocanelas

    @Paula_CPires

    @Guilherme Moreira

    Das duas uma:

    Ou foi celebrado em Portugal, após 1911 (ano em que a esposa teria 13 anos - pouca idade para se casar).

    OU

    Foi celebrado no Brasil.

    Se ocorreu em portugal, vc pode pedir pelo civilonline, pois vc tem todos os dados do nubente.

    Se ocorreu no Brasil, vc terá que localizar a certidão civil ou religiosa do casal.

    ===

    Passaporte do Martinho de 1926. Consta que é CASADO.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1286837

    Passaporte da Maria de 1912. Consta que é SOLTEIRA.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1294224

    ===

    A não ser que um ou ambos tenham feito mais de uma viagem entre Brasil e Portugal, o mais provável é que o casamento tenha sido celebrado no Brasil.

    Boa sorte na busca!

  • @guimoss @Guilherme Moreira , mais uma vez, muito, muito obrigado!

  • Olá @Kleber Silva Aguiar , vim para o post original lhe reponder. Sim, contam os dois como pais legítimos …


  • Amigos, a busca por mais informações, como o casamento , é devido orientação da pessoa que está nos ajudando a buscar a Cidadania.

    Estou certo de que tenha um post sobre, e peço ajuda no link para ir direto pra lá. Mas, a dúvida paira sobre o que realmente é necessário para darmos entrada no pedido de solicitação da cidadania para neto de português.


    O neto já possui de documentos, graças ao fórum, o batismo de ambos avós paternos.

    Cruzando o Batismo dos portugueses, com o nascimento do filho, batem exatamente as informações.

    Nos foi solicitado o casamento dos Portugueses, para fundamentar a solicitação de Cidadania.

    É realmente necessário? Não basta o batismo dos dois, ou de um dos dois?

    Meu receio é já termos o que precisamos, e estarmos investindo ainda mais tempo na busca de mais documentos, já podendo dar entrada com o que temos em mãos.

    Existe um grande receio em fazer o processo sozinho sem ajuda de profissionais. Tendo orientação sobre no fórum também, agradeço link.

    Obrigado!

  • editado August 2022

    @leocanelas , se os avós eram portugueses e casaram fora de Portugal, é exigida a transcrição do casamento.

    Se casaram em Portugal, basta mandar a certidão de casamento portuguesa.

    Você nem precisaria de assessoria para montar seu processo, pois aqui já damos todas as orientações nevessárias.

    Você tem todo o trabalho, e a assessoria só faz o envio e lava as mãos...

    De que casamento você está procurando a certidão? Dos seus avós já encontrei! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300021/#Comment_300021

  • @Leticialele a cada resposta de vocês, me sinto mais seguro.

    Para darmos início ao pedido, temos somente os batismos dos portugueses avós paternos, isso basta? Não localizamos o casamento deles…

    Este processo em específico é do meu sogro. Respeitarei seu desejo sobre contratar um terceiro ou darmos entrada sozinho.

    O meu, que tratarei no meu post, com certeza farei sozinho com ajuda de vocês.

  • @leocanelas

    em outra chegada do Martinho em SP em 1914 com 25 anos e solteiro http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L089_168.pdf nº ordem 508

    chegou a solicitar busca no cartório onde os filhos nasceram? ...período de busca 1914 e nascimento 1º filho

    no Family os registros estão bloqueados para pesquisa https://www.familysearch.org/search/catalog/516955?availability=Family%20History%20Library

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @leocanelas

    Em virtude do achado do @Kleber Silva Aguiar , vc pode ir em um CHF e pesquisar por lá.

    Esse achado praticamente diz que o casamento foi celebrado no Brasil, o que demanda uma pesquisa para fazer a transcrição do casamento.

    Sem ela, o processo de nacionalidade cairá em exigência.

    Olhe o guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    Se quiser informar o seu município, eu deixo o mapa do CHF mais perto de você.

    Abraços

  • Olá @Kleber Silva Aguiar e @guimoss obrigado!

    Sou leigo, primeira vez que ouço falar em CHF - Centro Histórico da Família…

    Sou de Santos SP, agradeço indicação de local próximo com certeza!

  • @leocanelas

    Há dois em Santos, um no Guarujá, um em São Vicente e outro na Praia Grande.

    - Santos:

    1) Av Doutor Waldemar Leão, 305 SANTOS Sao Paulo 11013-601

    terças e quintas feiras das 17 as 21 horas

    2) RUA DOM LARA 504SAO VICENTE Sao Paulo 11390-140

    55 13-3467-6049

    terças e quintas 19 horas às 21 horas

    - Guarujá:

    RUA PAULO ORLANDI 51 GUARUJA Sao Paulo 11432-420

    55 13-3383-4540

    Qui 19:00-21:00

    - São Vicente:

    AVENIDA DOUTOR CELSO SANTOS 31, SAO VICENTE Sao Paulo 11346-250

    Domingos 16h, Terças e Quintas 19h

    - Praia Grande:

    Av Diamantino Cruz Ferreira Mourão, 4530 PRAIA GRANDE Sao Paulo 11714-630

    55 13-9-8203-9200

    Quarta-feira 19:00 as 21:00

    Uma boa busca para vc.

    Obs: vc não respondeu a minha indagação sobre a @Paula_CPires . Vcs são parentes?

  • Olá @guimoss obrigado. Não sabia que era na própria Igreja dos Mórmons.

    Sim, a @Paula_CPires é minha esposa.

  • @leocanelas

    Sem problemas, amigo.

    Depois, se puder, deixe um relato das suas buscas e do atendimento nos CHFs.

    Abraços

  • Com certeza @guimoss , teremos o prazer de mantê-los atualizados!

    @Leticialele e demais amigos, uma dúvida quanto ao casamento de portugueses.

    Não existe a possibilidade deles não terem se casado, seja em Portugal, seja no Brasil?

    A dúvida que nos intriga, é até onde é realmente obrigatório localizarmos o casamento deles, uma vez que nem sequer sabemos que foram casados.

    Não basta o neto do português ter em seu registro de nascimento, os nomes de seus avós portugueses exatamente iguais ao que consta no nascimento de seu pai (o filho do português) , que são exatamente iguais ao que consta no batismo localizado de ambos avós paternos?

    A certidão de nascimento do neto, do nascimento do pai, e de ambos avós paternos, não fundamenta o pedido de cidadania?

    Obrigado!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @leocanelas

    Não existe a possibilidade deles não terem se casado, seja em Portugal, seja no Brasil?

    É altamente improvável no seu caso, a meu ver.

    Primeiro, no passaporte de 1926 dele consta como CASADO e na entrada em 1914, aparece como solteiro.

    Depois, mais acima há a indicação (hoje superada) de que se trata de FILHO LEGÍTIMO (= filho de duas pessoas casadas entre si).

    Se constasse FILHO NATURAL OU SOMENTE FILHO, o seu pensamento estaria correto, pois essa era a terminologia usada quando os pais nao eram casados entre si, nem com terceiros.

    Se constasse FILHO ILEGITIMO, um ou ambos os pais seriam casados com um terceiro.

    Não tem jeito para o seu caso, vc tem que procurar o registro civil ou religioso de um casamento dos portugueses.

    ===

    A dúvida que nos intriga, é até onde é realmente obrigatório localizarmos o casamento deles, uma vez que nem sequer sabemos que foram casados.

    A transcrição do casamento no seu caso é obrigatória.

    Não houve nenhum caso em que tenha sido dispensada o casamento, nas suas circunstâncias, que eu tenha visto.

    E se tivesse, alguém teria dado destaque à notícia.

    Vc sabe que houve casamento pelo termo "filho legítimo" no nascimento do filho e a questão do passaporte.

    É uma das duas hipóteses que te informei antes, sendo o casamento no Brasil, a mais provável.

    ===

    Não basta o neto do português ter em seu registro de nascimento, os nomes de seus avós portugueses exatamente iguais ao que consta no nascimento de seu pai (o filho do português) , que são exatamente iguais ao que consta no batismo localizado de ambos avós paternos?

    Se não me falha a memória, teve um forista que fez o envio sem a transcrição, POR NÃO TER ESCOLHA.

    O relato está no tópico de netos, mas não me lembro em qual página.

    Não é o seu caso. Vc já tem fortes indícios da existência de casamento e de um Intervalo de buscas (1914 - chegada do martinho até o nascimento do 1° filho).

    Tem que fazer a busca. Não há outro caminho.

    ===

    A certidão de nascimento do neto, do nascimento do pai, e de ambos avós paternos, não fundamenta o pedido de cidadania?

    Nenhum relato positivo a respeito e vários apontando o contrário.

    É melhor vc concentrar os seus esforços no CHF ou em cartórios perto da residência dos pais no registro de casamento do 1° filho.

    Boa sorte!

  • @guimoss sem palavras. Retornarei com boas notícias, tenho certeza.

    Um abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.