Registro de assento de casamento

Boa Noite!


Levando em consideração que é necessário requerer o registro do casamento realizado no Brasil entre uma portuguesa e um brasileiro, eu posso enviar o reconhecimento da certidão de nascimento do brasileiro juntamente com o pedido de registro de casamento entre ele e a minha avó, portuguesa, ao mesmo tempo? Ou existe uma linha cronológica a ser seguida, ou seja, primeiro registra o meu avô em Portugal e depois registra o casamento entre eles?

*Ele não é português, mas li, em algum lugar, que era necessário fazer o reconhecimento da certidão de nascimento dele para que pudesse ser registrado o casamento entre ele e minha avó.


Grata

Comentários

  • editado July 2022

    @TalitaLopes , tem que transcrever o casamento entre a portuguesa e o brasileiro em Portugal.

    Se está no Brasil, faça no consulado que atenda à sua região.

    A documentação básica é um requerimento, a certidão da portuguesa, a certidão de nascimento do brasileiro apostilada e a certidão de casamento inteiro teor, apostilada.

    Não sei do que se trata "registrar seu avô em Portugal" , nunca vi isso!!

  • @TalitaLopes

    Vamos confirmar:

    Seu avô é brasileiro; casou com uma portuguesa no Brasil, certo?

    E agora você quer transcrever esse casamento em Portugal.

    Não existe "registrar o seu avô brasileiro" em Portugal.

    Para transcrever o casamento precisará da certidão de nascimento brasileira dele, a da portuguesa e a de casamento entre ambos.

    Os detalhes de como cada documento deve ser, e os requisitos adicionais, variam um pouco dependendo de onde fará a transcrição. Numa conservatória em Portugal? Num consulado no Brasil? Mesmo consulados diferentes no BR tem variações nos requisitos e procedimentos.

    Vai mandar tudo de uma só vez; não há passo anterior.

    Tem tópicos específicos sobre transcrição de casamento; dá uma olhada lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

  • @CarlosASP Isso mesmo, meu avô é brasileiro e minha avó é portuguesa. Neste caso, para que eu obtenha a cidadania portuguesa, eu posso pedir a transcrição do casamento entre eles ou teria que ser minha mãe, para que eu possa adquirir a cidadania, também? Tenho essa dúvida...

  • @TalitaLopes

    Em que estado você mora?

    Como a Leticialele disse acima, "Se está no Brasil, faça [só a transcrição] no consulado que atenda à sua região."

    O tópico de transcrição por SANTOS (para quem mora em SP ou MS). Consulte os docs no site do consulado (é o mesmo para SP e Santos). O consulado do Rio também (para quem mora no RJ e ES). Cada um deles tem que olhar no site do consulado. Demora 2-3 semanas.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

    Outra opção é mandar por DHL para o CRCivil do Porto.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21570/transcricao-de-casamento#latest

  • @TalitaLopes , o ideal é sua mãe pedir como filha e, após, você também pede como filha.

    Os processos de netos têm levado 3 anos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.