Transcrição de casamento

Olá, fiz o processo do pedido da minha nacionalidade sozinha, enviei para ACP Porto, saiu meu assento de nascimento em 5 meses, porém sou casada e houve alteração do meu nome, então antes de pedir o cartão cidadão vou ter que fazer a transcrição de casamento, minha dúvida é, preciso enviar a cópia do meu RG apostilada, ou somente meu assento de nascimento de Portugal basta, hoje moro na França e não tenho como apostilar meu RG em um cartório no Brasil

Comentários

  • @FlaviaLourenço

    o passaporte também é aceito como documento de identificação

  • @FlaviaLourenço

    Aonde vai fazer a transcrição?

    Cada lugar tem uma lista de documentos exigidos ligeiramente diferentes (e procedimentos também).

    Por exemplo, se for fazer via consulado português na França, tem que olhar o que esse consulado exige. Mesmo consulados dentro de um mesmo país tem procedimentos diferentes para transcrição.

    Por exemplo, o no Rio examina a documentação primeiro e, se estiver correta, manda o ok para fazer depósito bancário.

    Já o de Santos, se paga antes. Acho que a @mabego acima sabe o que acontece quando os "documentos não estão ok em Santos"...

    E o de São Paulo capital leva uma eternidade - só desavisados acabam mandando para lá.

  • @CarlosASP

    estou respondendo apenas a pergunta dela.

    Documento de identificação, de uma forma geral, pode ser RG ou Passaporte... seja lá para qualquer coisa com relação à cidadania.

    Quanto ao restante da documentação, ela deve se informar conforme o lugar que ela fará essa transcrição.

  • editado July 2022

    @FlaviaLourenço

    Você pode fazer a transcrição do casamento no consulado português que atende a sua área.

    Vc pode ir pessoalmente a PT e fazer em qualquer conservatória de registro civil, no mesmo dia. Vc pode enviar os documentos pelo CTT para algumas das poucas conservatórias que aceitam assim. (CRCivil do Porto, CRCivil de Alcobaça, etc).

    Como documento pode usar RG ou Passaporte brasileiro, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação. Basta apresentar o documento ao oficial no momento de fazer a transcrição, e ele autentica. (passaporte de maior emitido no exterior geralmente não traz a filiação).

    Pode também apresentar qualquer documento original válido na UE, como um cartão de residente, ou passaporte francês, se tiver.

    Terá que verificar que documentos precisa para a transcrição, e qual documentos dispõe. Geralmente é só: a) seu assento português; b) certidão inteiro teor (digitada) apostilada do cônjuge; c) requerimento assinado presencialmente no consulado; d) documento de identidade original, fazer cópia notarizada.

    Se o consulado não estiver funcionando bem para transcrição, peça ao cônsul apenas para notarizar a cópia da identidade, e o requerimento. Junte os demais documentos, e mande pelo CTT para a CRCivil do Porto. Eles examinam os documentos, e lhe mandam as instruções de pagamento. Leva 1 semana.

  • @gandalf agora e mais rápido enviar transcrição para CRCivil do Porto que para Ponta Delgada?

  • @gkrainer

    Sim, a CRCivil do Porto tem feito as transcrições em 1 semana, mais o tempo de envio por DHL. A CRCivil do Porto foi criada com a fusão de várias conservatórias menores. Alcobaça também aceita por DHL, leva o mesmo tempo, mas tem menos conservadores.

    Ponta Delgada ainda está com pessoal reduzido e tem levado 5 meses. Não dá pra prever quando vai melhorar.

  • Boa noite. Estou precisando transcrever o casamento de minha mãe (portuguesa) com o meu pai (brasileiro) para eu requerer minha cidadania portuguesa. Minha mãe atualmente reside no Estado de Goiás, qual o local mais rápido para eu efetuar esta transcrição? Na embaixada no Brasil ou enviado os documentos para uma conservatória? Quais os documentos necessários? Obrigado.

  • @antonioafre

    Goiás está na área de abrangência de Brasília. Quão distante isso está pra você? Goiás é grande.

    Brasília só faz pessoalmente, e tem que agendar, mas entra com os documentos, e sai com a transcrição na mão.

  • @gandalf para enviar a ponta delgada tinha uma nota modelo para solicitar a transcrição. Para enviar a crc de porto e a msm nota ou tem diferentes documentações que tem que enviar?

  • editado July 2022

    @gkrainer

    Todas as conservatórias em PT pedem exatamente os mesmos documentos.

    Só consulados é que variam de um para o outro.

    Pode mandar para a CRCivil do Porto, o assento de nascimento do PT, a certidão de casamento em inteiro teor apostilada, a certidão de nascimento BR em inteiro teor apostilada, a cópia autenticada apostilada do RG ou Passaporte, e o mesmo requerimento da minuta de PD, preenchido assinado presencialmente com firma reconhecida por autenticidade.

    CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-270 Porto | Tel: +351 221 156 600

    O pagamento eles lhe mandam as instruções depois por e-mail.

  • @gandalf como sempre, mto obrigado!!!

  • @gandalf muito obrigado pela informação.

    Como na embaixada a transcrição é na hora, irei solicitar a transcrição na embaixada de Brasilia, já agendei para o dia 19/09, Gostaria de mais um informação, a minha mãe conseguiu recentemente a nacionalidade portuguesa, ainda não tem o Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão, no site da embaixada é exigido estes documentos do cidadão portugues para a transcrição do casamento, será que é possível utilizar a identidade brasileira da minha mae para a transcrição do casamento?

  • @antonioafre , Sim, pode usar os documentos brasileiros!!

    Minha sobrinha fez o dela lá e eles sugeriram que ela fizesse a transcrição do casamento antes de pedir o CC e o PEP.

  • Prezados, boa tarde! Tenho lido muito sobre pedido de nacionalidade Portuguesa, além de vídeos no youtube.

    Sou filho maior de 18 anos de português (vivo) casado com brasileira (viva).

    Possuo os seguintes documentos:

    • Certidão de nascimento do pai português;
    • Passaporte do pai português, vencido;
    • Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional do pai português com validade expirada;
    • Certidão de nascimento (minha) de inteiro teor por cópia reprográfica (foto do livro), ainda sem apostila de haia;
    • Certidão de nascimento (minha mãe) de inteiro teor digitada, ainda sem apostila de haia;

    Entrei em contato com o Consulado Português do Rio de Janeiro onde foi me perguntado:

    • Se meu pai ainda é vivo. Informei que sim;
    • Se meu pai é casado. Informei que sim, com brasileira e que ambos residem no Brasil;
    • Se ele tinha Cartão de Cidadão. Disse que tem Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional, com validade expirada.

    Informaram que antes do pedido de nacionalidade, tenho que encaminhar a certidão de casamento por inteiro teor digitada + reconhecimento + apostila de haia para o consulado transcrever o casamento, o que demora até 45 dias. Após isso, meu pai terá que ir pessoalmente ao consulado e renovar o cartão de cidadão com o novo estado civil. E após isso, poderei solicitar normalmente o pedido de nacionalidade.

    Pergunto:

    Realmente preciso solicitar a transcrição de casamento deles? Pois, no Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional do meu pai o estado civil está com traços, ou seja, não informa se é solteiro ou casado.

    Outros amigos, informaram ao consulado que os pais não eram casados (mesmo sendo) e conseguiram a nacionalidade. Disseram que o consulado pede a transcrição só para arrecadar (hoje uma transcrição está beirando os R$1000,00) + renovação do cartão de cidadão (170,00)

    Enviei ontem e-mail para a conservatória de Porto e para o Sr. Mario, solicitando informações e documentos necessários para o pedido de nacionalidade. Li que lá não pedem a transcrição de casamento, até porque, o meu Pai foi o declarante na minha certidão de nascimento.

    Se eu enviar a certidão de nascimento do meu pai, minha e da minha mãe para Porto, corro o risco de cair em exigência por não ter enviado a de casamento?

    Acham melhor fazer pelo consulado no Rio ou enviar para Porto?

    Se alguém do fórum puder esclarecer minhas dúvidas, agradeço desde já!

  • Leticialele muito obrigado pela resposta.

    A sua sobrinha conseguiu transcrever o casamentto no mesmo dia?

  • @Aleborges

    A transcrição do casamento de seu pai, para fazer a sua nacionalidade, muito provavelmente é opcional como verá mais adiante.

    Ela é obrigatória para fazer a nacionalidade da sua mãe, caso ela queira. Mas se fizer para um, vale para o outro, então vejamos...

    Sua mãe deseja fazer a nacionalidade (talvez seja grátis)? Se sim, eles se casaram antes ou depois de 03/10/1981? Responda sobre sua mãe aqui, e mude suas perguntas para o tópico do ACP, que é onde o seu vai ser feito.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297886/#Comment_297886

  • @antonioafre , sim, fazem na hora, como o @gandalf já respondeu!!

  • Pessoal, vi os docs para transcrição de casamento direto em Portugal e me surgiu duas dúvidas.


    A certidão do BR tem realmente que ser de inteiro teor? Não pode ser a breve Relato?

    Para casamentos com pacto Antenupcial, os consulados pedem apenas uma cópia Autenticada e Apostilada, para Portugal também é cópia ou deve ser original?

  • @gandalf

    Ela é obrigatória para fazer a nacionalidade da sua mãe, caso ela queira. Mas se fizer para um, vale para o outro, então vejamos...

    Sua mãe deseja fazer a nacionalidade (talvez seja grátis)? Se sim, eles se casaram antes ou depois de 03/10/1981? Responda sobre sua mãe aqui, e mude suas perguntas para o tópico do ACP, que é onde o seu vai ser feito.


    Minha mãe não deseja fazer. Eles casaram em 1965.

  • @Aleborges , se seus pais casaram em 1965, a nacionalidade de sua mãe seria pela Base X, processo gratuito!!

  • editado August 2022

    @Leticialele

    Bom saber que o dela é gratuito. Ainda não li como fazer pela Base X, mas, como minha mãe já tem 81 anos, ela não tem vontade de fazer, a não ser que ajude de alguma forma, a dos filhos e neto.

  • @Aleborges , a nacionalidade dela não beneficiaria em nada a dos filhos e neto. Se não deseja ser portuguesa, não há necessidade.

  • @gandalf ,boa tarde!

    Li na sua resposta acima que posso solicitar o assento de casamento enviando para a CRC do Porto.

    Minha dúvida é se o assento de nascimento do PT pode ser uma cópia simples pois o Vice Consulado de Recife pede a origina. Também queria saber onde consigo o requerimento da minuta de PD.

    Antecipadamente agradeço,

    Andréa Cunha

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @Andréa123 infelizmente ele não faz mais parte do fórum, espero que outros possam lhe ajudar com sua dúvida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.