Devo retificar documentos? - Mãe e pai portugueses, nome da mãe está errado (e + outras dúvidas)

Olá! Já gostaria de agradecer a todas as informações que tem aqui.

Meu avô paterno e avó materna são portugueses. Casaram no Brasil e já são falecidos. Em 2010 fiz a transcrição desses dois eventos. Está escrito nos assentos no Arquivo da Madeira:

Antonio Rodrigues Antunes Junior : https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=45270&FileID=1138964&recordType=Description

Carolina de Mendonça (solteira) /Carolina de Mendonça Antunes (casada): https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=184955&FileID=1359790&recordType=Description

Meu pai foi registrado, mas em sua certidão de nascimento o nome da mãe dele está diferente (todos os filhos estão com esse problema, minha vó está como Carolina Gomes Antunes nesses docs brasileiros)

-- Isso faz com que meu pai tenha que corrigir a certidão de nascimento dele e os demais documentos (RG)? Pergunto, pois meu primo (que também é neto) tirou em 2011 a dele e não precisou corrigir o documento que tinha o mesmo erro (ele usou o PAI PORTUGUÊS).

Revisando o processo que tenho que fazer depois de solucionada essa dúvida:

Os assentos são de antes de 1911, logo entendo que tenho que pedir eles

-- Preciso pedir dos dois?

Dai vou seguir esse passo a passo que vi no outro tópico: a Cópia simples do assento do pai português (e mãe, se necessário); Certidão de nascimento da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada; Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação (documento emitido há menos de 10 anos);

Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, preferencialmente com cartão de crédito virtual : https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C por email. Imprima-o colorido, frente e verso, preencha sem rasuras. Meu pai assina e reconhece por autenticidade.

Coloco num envelope DHL para: Arquivo Central do Porto ; Rua Visconde de Setúbal, nº 328 ; 4200-498 – Porto


-- Para eu tirar a minha depois, só preciso usar o mesmo passo a passo? Fotocópia do certidão portuguesa do meu pai, meus docs, pagar, preencher e mandar?


Muito obrigado!

Comentários

  • @GustavoPRA . não creio ser necessário retificar os documentos de seu pai.

    Peça apenas o assento certificado do avô, e mande uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa (obtida após a transcrição).

    A documentação que você listou está corrreta, assim como o envio para o Arquivo Central do Porto.

    Concluído o processo de seu pai, vai fazer exatamente do mesmo modo para você.

  • Obrigado @Leticialele, muito esclarecedor.

    Não encontrei como faço para tirar essa cópia da certidão, pelo que entendi do seu texto tenho que solicitar ela em Portugal correto?

    Se sim, onde tiro ela? Tentei no civilonline, num tutorial aqui do fórum, mas por ser um casamento no Brasil e transcrito pra lá fiquei confuso em como fazer a solicitação.

    Muito obrigado desde já.

  • @GustavoPRA , você recebeu uma via da certidão de casamento quando foi concluída a transcrição?

    Uma opção é pedir uma certidão de nascimento pelo civil online, ao custo de 10 euros, e nela já constará a averbação do casamento em Portugal.

    Basta mandar uma cópia simples no seu processo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Olá, infelizmente não recebi ou recebi e meus pais na época não guardaram por algum motivo.

    Tenho alguns email da época, onde o consulado, informou o status da solicitação. Tentarei falar com meu primo se ele ainda possui cópias dessa transcrição, pois ele deve ter usado no processo dele.

    Acho que daqui pra frente consigo seguir o processo, atualizo quando o meu número for protocolado.

    Obrigado @Leticialele

  • @GustavoPRA

    Se não tem, peça uma pelo CivilOnline (€10) pelas instruções no link fornecido acima pela Leticialele.

  • Bom dia pessoal, desculpe reviver esse processo, mas é que vou iniciar ele somente agora.

    Na época parei por que não consegui fazer o que a @leticialele sugeriu (pedir a certidão de nascimento no Civil online)

    Alguém poderia explicar como fazer, tentei seguir o passo a passo do site e não consegui.

    Nota, na reprodução do livro de nascimento tem a nota que ele casou.


    De resto, irei seguir o descrito no primeiro post. algo mudou de um ano pra cá?

    Alguém sabe se o prazo menor continua no Arquivo do Porto?

  • @GustavoPRA


    As instruções que estão no link costumam funcionar pra todo mundo, se você não conseguiu pedir o documento, é importante que você informe onde o processo falhou. As pessoas não vão conseguir te ajudar se você disser apenas que não conseguiu.

    Em todo caso, seguem as instruções novamente: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @GustavoPRA

    Os processos de filho maior de idade que estão sendo concluídos na ACP agora são os que deram entrada há mais ou menos um ano e meio. Não leva apenas 6 meses como costumava ser. Calibre suas expectativas de tempo para isso.

    O meu mesmo é de maio de 2022 mas ainda não terminou (os processos agora na ACP ficam um bom tempo parado na bola 1, depois andam meio rápido até a aprovação, mas aí encalham de novo na etapa final, a de criação do assento de nascimento PT).

    Não há relatos de outros lugares onde consistentemente se completem esses processos em menos tempo, por isso não se faz recomendação de mandar para outro lugar. Em geral, quando esse tipo de recomendação é feita, muitas vezes depois se torna uma grande furada, pois o lugar é inundado de novos pedidos conforme a notícia se espalha e o local não tem estrutura para processar esse volume adicional. Isso já aconteceu muitas vezes.

  • Obrigado pelas respostas.

    @CarlosASP Bom saber que está demorando para agilizar logo. Quando eles receberem meus docs, eles enviam uma mensagem ou protocolo pra eu ter de registro?


    @eduardo_augusto peço desculpas, pois achei o erro. Li o post de novo e a leticialele pediu para eu pedir a certidão de nascimento (onde constaria a de casamento). Era essa a dificuldade que tinha, de saber como preencher os dados de casamento no civil online, mas não será necessário.

    Já consegui pedir a certidão de nascimento certificada no arquivo da madeira, esperar ela chegar para mandar os documentos para ACP. Na borda do livre está escrito o casamento e óbito de meu avô. Creio que a do Civilonline não será necessária, mas não custa nada anexar tb, agora que descobri como faz rsrs.


    Pessoal muito obrigado

  • @GustavoPRA


    Ainda bem que conseguiu a informação que precisava, boa sorte no seu processo!!

  • @GustavoPRA

    Sim, mandam número do processo e senha por email. Isso dá acesso ao site para acompanhamento do processo; é o famos site "das bolinhas" que todo mundo fala.

    Frequentemente esse email acaba no seu spam ou lixo eletrônico; olhe sempre lá também.

    Não sei quanto tempo está levando para a ACP mandar a senha agora; talvez aqui no fórum haja um relato recente:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • Boa tarde a todos,

    Consegui reunir todos os documentos (demorou um pouco para chegada da certidão do Arquivo e Biblioteca da Madeira).

    Fui fazer um último checkup e vi que foi sugerido neste post (Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa) que vá junto da certidão inteiro teor por cópia reprográfica uma cópia de inteiro teor digitada. Eu tenho uma de inteiro teor digitada e apostilada de 2017, essa serviria, já que é só pra consulta ou melhor fazer uma nova? precisa apostilar a nova?

    O conteúdo da mesma será igual, só fiquei em dúvida pela validade, já que tem muito tempo de emissão. Imagino que será necessária uma nova rsrs

  • @GustavoPRA

    Eu mandaria o processo sem a certidão de inteiro teor digitada. Não é um documento necessário, eles estão habituados a ter que ler certidões manuscritas e é uma coisa a mais para o conservador procurar "pelo em ovo". Se "a única coisa que falta" é isso, eu guardaria essa certidão digitada na gaveta e mandaria o processo por DHL já,

    Boa sorte

  • @GustavoPRA ,

    a recomendação para enviar uma certidão digitada é no caso da certidão repográfica não estar legível. Do contrário não é necess;ario. Se no seu caso estiver ilegível, pode mandar a certidão que você tem. Ela não tem validade.

  • GustavoPRAGustavoPRA Member
    editado January 31

    Boa tarde,

    Apenas uma confirmação, houve alguma mudança no formulário?

    Ainda é pra pagar aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C e receber por email o formulário 1c para preencher?

    edit: JÁ VI NO SITE QUE É ESSE MESMO. (Impressos e modelos | IRN.Justica.gov.pt)

  • Boa tarde a todos,

    ACP recebeu meus docs e enviou o site das bolinhas.

    Agora é aguardar e ver se não fiz alguma M.

    Muito obrigado, o fórum e a comunidade foram fundamentais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.