Atribuição em outros locais

Fala galera! Resolvi abrir esse post aqui com a finalidade de podermos dialogar acerca de outros locais para a abertura do processos de atribuição e de repente desafogar um pouco os processos no porto.

Eu me chamo Anderson e fiz o meu processo de atribuição e de minha irmã pela Conservatória da Guarda.

Após navegar pelos sites da internet em busca de informações, eu descobri que a guarda fazia o processo de atribuição e ainda recebia os documentos pelos correios. Além de ter isso tudo no site eu também fiz contato direto com a conservatória da guarda, através de e-mail, onde obtive a confirmação de que SIM, eu poderia fazer meu processo por lá e ainda poderia enviar por correios todo os documentos.

Para tanto deixarei aqui alguns links onde todos podem acessar e checar a lista de conservatórias que aceitam o processo de atribuição.

Mas antes, lembrem-se que cada um deve escolher o que é melhor para si. Todas as informações que passo apesar de serem fundamentadas não devem ser jamais a palavra final ou base para tomar uma decisão.

Segunda observação: Muita gente ganha a vida fazendo processos dupla cidadania.

Terceira observação: Existe muita gente inescrupulosa, maldosa e etc....

Então sempre busquem ter certeza que qualquer informação é verdadeira.

O dinheiro e o futuro de vocês é que está em pauta. Na duvida. Pare e reflita.

https://justica.gov.pt/Registos/Nacionalidade

https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues#Ondepedir



Segue abaixo o que a OFICIAL DE REGISTOS me informou.

Em relação ao seu email infra e caso o pedido de nacionalidade seja por ser filho de português, informo que pode enviar os documentos pelo correio para esta Conservatória.

Em relação ao preenchimento não me parece haver algum problema em preencher o impresso em computador, mas terá que ser assinado manualmente e com reconhecimento de assinatura.

Em relação ao pagamento e caso o processo seja enviado a esta Conservatória, poderá solicitar a estes serviços a emissão de um link por esta via.

Comentários

  • Mr_pandaMr_panda Member

    esqueci de informar que

    nesse link existe a lista completa de locais, com tipo de serviço, e-mail, endereço, código postal, faxe, telefone e até o feriado.......

  • Lopes_alvsLopes_alvs Member
    editado June 22

    Por favor, poderia informar o tempo que os processos levaram para ser analisados? Você fez o envio pelo correio? O casamento dos pais estava transcrito?

  • Mr_pandaMr_panda Member

    @Lopes_alvs

    Meu irmão fez o processo há 10 anos atrás e nesse período ele fez a transcrição de casamento de meu pai com minha mãe. Onde meu pai é o português.

    O meu documento e o de minha irmã foram enviados juntos e foram postados no dia 19 de maio e chegaram no dia 30 de maio.

    No dia 31 já tinham me falado que os documentos haviam chegado e que o pagamento de minha irmã não tinha sido aceito, pois o link de pagamento era diferente do link de pagamento que eles haviam me enviado. Isso tudo em virtude da porcaria do cartão de crédito não ter aceito o pagamento de dois valores iguais em alguns minutos. Então o link deles foi cancelado, eu pedi um outro, ai eu descobri que no site do irn eles emitem o link para pg, Entretanto, eles não aceitaram pois o valor foi para o porto e não para eles. Ai eu tive que pagar com o link deles e agora estou pegando a restituição. Mas fora isso tudo deu certo.! E depois de pagar pelo link deles eu avisei do pagamento e eles me enviaram confirmando que tá tudo ok e processo ja estava aberto.

    No dia 03 de junho já estavam ok na guarda!

    Alguns dias depois passou do 1 para o 3 e agora ele deu uma estacionada no 4....


  • gandalfgandalf Member
    editado June 23

    @Lopes_alvs @Mr_panda

    Quero reforçar aqui o que disse em outros posts, porque vai se perdendo no tempo.

    Como foi dito, todos têm o direito de escolher para onde desejam mandar os processos. O processo é do requerente.

    No entanto o ACP é o melhor caminho, e tem sido assim há anos. O ACP é conservatória preferencial mencionada neste fórum por vários motivos, que muitas vezes podem não ser percebidos aos novatos, que acabam de iniciar os processos.

    No momento não há motivos que justifiquem mudar a recomendação para outra conservatória.

    1) O ACP foi designado como a alternativa para desafogar a CRCentrais, desde os idos de 2017. Nenhum outro local tem esse pedigree; https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/34CD2017.pdf?ver=2019-06-18-141836-773

    "Considerando a experiência já adquirida pelo Arquivo Central do Porto em matéria de nacionalidade e o reforço do seu quadro de conservadores, que lhe permitirá tornar-se numa peça importante na estratégia nacional para reduzir aquela pendência; permitindo a resolução de mais processos e com maior celeridade [...] a partir de 1 de dezembro de 2017".

    2) Nenhuma outra atende a uma gama tão variada de modalidades de nacionalidade, incluindo Sefarditas, como o ACP, além da CRCentrais;

    3) Recebem processos pelo correio/DHL, e numeram tipicamente em 1 semana;

    4) A experiência mostra que quando um novo local é anunciado, e imediatamente há uma "corrida", é logo seguida de congestionamento por não terem capacidade para lidar com grandes volumes. Pode até ser que quem entrou no início consiga bons resultados, mas é uma ilusão, e logo pode se tornar em pesadelo, como ocorre atualmente com Tondela, Almada, e já aconteceu no passado recente com outras;

    5) Os processos pelo ACP têm recentemente levado 5 meses, da chegada até o assento. Em 2018 se fazia em 30 dias. Agora são outros tempos, e isso tem afetado a todas as conservatórias. É normal que o tempo aumente e reduza ligeiramente por vários motivos;

    6) O grande número de Conservadores designados ao ACP (24), e como foi reforçado recentemente em 2018, tem baixa incidência de aposentadorias e rotatividade;

    7) Os critérios adotados ali, que são bem conhecidos deste fórum;

    8) O volume de processos que fazem, permite uma previsibilidade muito maior que qualquer outra;

    Feito meu "disclaimer", podem continuar discutindo no tópico se desejarem. Mas o ACP continua sendo o local mais rápido e seguro.

    Mesmo que alguma consiga fazer em menos tempo, o ganho marginal seria perdido em muito, em caso de exigências. Não se conhecer o comportamento das outras conservatórias é ruim. Mas na verdade é o oposto, pq aqui no fórum se conhece o comportamento de outras, e justamente por isso não as inclui nas recomendações;

    Se em algum outro local fizessem em 2 ou 3 meses a menos, eu continuaria com o ACP, porque basta uma exigência por algo desconhecido, para anular qualquer vantagem. Rapidez é bom mas não é essencial. Segurança sim. Só o ACP tem ambos.

  • @Mr_panda Obrigado pelas informações, por favor, assim que tiver noticias, informe o andamento!

  • @gandalf Sim, eu estava analisando esses pontos ontem, tenho ainda alguns processos para enviar, e lembrei do caso de Almada, ACP já aqui vocês já tem conhecimento como funciona, obrigado pelas informações!

  • gandalfgandalf Member

    @Mr_panda

    Anderson, Nenhum dos seus insultos se aplica ao caso em questão. Apenas expõe sua sandice.

    Já que vc se esqueceu, eu cito para você o post sobre não ligar diretamente para as Conservatórias, mas faça isso certo, em contexto: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291097/#Comment_291097

    "Ter pedigree" é diferente de "ter autorização" para fazer nacionalidade. Talvez vc nunca tenha visto uma certidão de pedigree. Autorização como as que vc cita, Almada também tinha, até ser fechada junto com outras 5 em dezembro/2021.

    Concordo seu post na abertura: "Existe muita gente inescrupulosa, maldosa e etc. Então sempre busquem ter certeza que qualquer informação é verdadeira. O dinheiro e o futuro de vocês é que está em pauta. Na duvida. Pare e reflita."

    "Muita gente ganha a vida fazendo processos dupla cidadania." Sim, mas isso pode ser ilegal, sujeito a prisão por crime de procuradoria ilícita. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/49-2004-479604 Só advogados podem exercer, e ganhar a vida com isso. E também é um direito de escolha.

    "Cada um deve escolher o que é melhor para si". Pode ser que Guarda venha a ser um bom local, estou aberto e atento a sua experiência.

  • Mr_pandaMr_panda Member

    @gandalf Sinto muito se pensa que lhe insultei, Em nenhum momento foi uma indireta para você. Mais uma direta para muitos outros que sei que estão com nome e apelidos falsos no grupo e que de alguma forma ficam angariando "novatos.

    E sim, não são advogados. Novamente minhas sinceras desculpas.

    lembrando que Skype é uma forma de ligação.

    Sinceramente, vou seguir as palavras de MARK TWAIN e não mais dar continuidade com esse tipo de post´s.....

  • @Mr_panda isso que eu estava querendo saber o casamento esta averbado.

    pq no meu caso o processo do filho do português (meu avó) está terminado esta na ACP, ai eu queria enviar o processo da filha do português (minha mãe ) para guarda mas queria saber se esse conservatória exija que o casamento esteja averbado, ele (meu avó) foi o declarante do nascimento da minha mãe

    mas vou esperar por enquanto, assim que finalizar o seu processo avisa agente, pq eu tenho mais 2 processo pela frente

  • gandalfgandalf Member

    @Mr_panda

    Para responder ao que pode ter sido uma ofensa pessoal, motivada por desconhecimento: "acredito que seja melhor ser um novato com vontade de aprender do que ser como algumas pessoas que se acham os maiorais, que se alto intitulo sabichões e que no final das contas ficam repetindo informações de terceiros ou o pior desconhecem e muito algumas informações e novidades, E ainda se prendem ao passado, ignoram as novas informações e tudo isso para que? Manter um status?!."

    Encontrei acidentalmente este post de 05/12/2020, um ano antes do fechamento de Almada, Ovar, e Tondela (e outras três) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232028/#Comment_232028

    Nele se fazia alertas do que algo poderia acontecer. Não é ser sabichão, nem repetir informações de terceiros, e nem ser reacionário. É fazer análises e projeções futuras de várias opções disponíveis. De forma prudente, objetiva, e isenta. Os fatos falam por si.

    Em 05/12/2020 Almada tinha a aparência de ser rápida, fazia em 90 dias mas aumentando. ACP em 200 dias e diminuindo. No que aparentava ser o dobro do tempo, fiz a projeção e os tempos se igualariam daí a 5 meses. Como o resultado de um processo ali demora 5 meses, já não havia vantagem em iniciar em Almada. Só risco. Ambos vieram a se concretizar poucos meses depois. Mas estultos, acham que discernimento e experiência são irrelevantes.

    "o intuito de meu novo post é mostrar que Portugal possui outras conservatórias" Isso nunca foi ignorado, como se vê. Não precisa "ir em todos os outros" como vc imagina, para fazer análises e projeções sobre eles, basta ter dados. Guarda cai na última linha do post mencionado acima: "Outras conservatórias não acompanhamos, porque não têm relatos suficientes, nem se recebem por DHL, e nem como se comportam".

  • Mr_pandaMr_panda Member

    @arthurmartinelli Te entendi. Se o processo de seu avô já está terminado você pode fazer o seu direto como sendo neto de português ! E sim pode deixar que conforme meu processo for sendo atualizado eu vou enviado aqui!

    @gandalf Como eu disse anteriormente, vou seguir as palavras de MARK TWAIN e não mais dar continuidade com esse tipo de post´s.

    Como disse não lhe insultei e não preciso me rebaixar ao nível de insultos pessoais para poder demonstrar qualquer coisa. Agora utilizar-se de palavras do nível de "sandice". é um grande insulto, mas pouco me importo. Apenas irei usar das sabias palavras de Mark Twain e cessarei esse tipo de posts por aqui. Sendo esse post, minha ultima msg. Pois isso não agrega valor ao fórum e tão pouco a mim........

  • gandalfgandalf Member

    @Mr_panda

    Melhor assim, e para mim também estamos ajustados. Achei que precisava deixar claro para eventuais consultas futuras, vis-à-vis o que transpareceu, pelo menos para mim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.