Preciso de ajuda!

Eu passei o dia olhando os tópicos, mas fiquei mais perdida ainda! Se alguém puder me ajudar, fico imensamente grata!

Minha avó PORTUGUESA faleceu em 2014, tenho a certidão de nascimento dela, porém está toda caindo aos pedaços, hoje solicitei outra pelo civil online, espero que tenha colocado os dados certos, porque a escrita está BEM ruim.

Na certidão de nascimento dela está escrito "CRUBINA Jesus" (é o que dá para entender) , porém chegando ao Brasil virou "QUERUBINA de Jesus" e tenho uma declaração do memorial do imigrante com o Nome "Querubina de Jesus", falando a data do desembarque e a nacionalidade. Ela casou com meu avô brasileiro aqui no Brasil e colocou o nome dele também, não consegui entender se o fato dela ter casado aqui mexe com alguma coisa também ou é só o ao contrário.

A certidão de nascimento de minha mãe estava CHerubina de Jesus Bruschi, porém ela ja retificou os documentos, só a minha certidão está ainda com o nome errado de minha avó, rs.

Minha dúdvida é: Após a nova certidão de nascimento de minha avó, quais docs da minha mãe e avó eu tenho que enviar... Não entendo essa parte do casamento, e estou com duvida nesse "erro de grafia" na certidão de nascimento/documentos feitos no Brasil. Algumas pessoas falam que tá facil, outras dificil, porém pra mim tá tudo muito dificil, ja que sou leiga e não estou conseguindo entender muitas coisas com as informações que tenho. Desde já obrigada!

Comentários

  • Oi @Marcela Bruschi

    Eu estou iniciando também, bastante perdida. Não posso ajudar muito, mas sugiro que fale com @Leticialele e @CarlosASP . Eles são muito atenciosos e entendem bastante.

    Como são muitos tópicos de discussão, provavelmente não tenham visto.

    Boa sorte!

  • @Marcela Bruschi , você pediu a certidão com o nome de Querubina?

    Por que sua mãe retificou o nascimento? Como consta agora?

    Cherubina = Querubina, é uma atualização do nome.

  • Oii, @Leticialele Eu pedi a certidão com o nome de CRUBINA, como esta a certidão despedaçada dela... Porem não tô conseguindo verificar o processo no site civil on line.

    A minha mãe arrumou a certidão dela por conta que todos os docs da minha avó estava "QUErubina"... e só o da minha mãe saiu CHErubina... e esse nome não é nem o da certidão de nascimento de minha avó... Então foi mais um erro de grafia na certidão da minha mãe mesmo.. pra ajudar...

  • @Marcela Bruschi , você fez o pedido pelo civil online e não recebeu resposta?

    Coloque todos os dados que tem.

    Em "Informações adicionais", coloque que não tem certeza se o nome é CRUBINA, CHERUBINA ou QUERUBINA.

  • EderEder Member

    @Marcela Bruschi Minha experiencia pessoal quando mandei o processo da minha mae para Lisboa ( eles sao muiiiiiito experientes ) eles sabem o que procurar eles entendem que tem nomes errados o que eles querem mesmo eh identificar a pessoa eh a mesma mesmo com erro de nomes .... nas certidoes da minha avo tinha tanto erro e erros assim muito mal mesmo mais eles viram que os pais sao os mesmo nao nao se preocupe.. estou contando a minha experiencia nas certidoes que mandei tinha de Rabello para Ribeiro e de Paes para Paz e nao tive problema nenhum

  • Meu Avo era portugues e acabei de achar a certidao e ja pedir copia certificada.

    Agora necessito saber os passos e documentos necessarios para adquirir a cidadania portuguesa. Podem me ajudar?


    Obrigado,


    Julio

  • @Julio Cesar Duarte

    Vai depender se vão fazer como netos (leva uns 3 anos), ou se como filhos (primeiro do seu avô para seu pai ou mãe, e depois para você - esses levam uns 6 meses cada um).

    Se seu pai (ou mãe - quem for filho/a do português) estiver vivo, sai mais rápido fazer 2 processos de filho do que um como neto. Caso seja falecido/a, aí só pode fazer como neto mesmo.

    Se for filhos, coloque as dúvidas aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    E aqui se for netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

  • @Julio Cesar Duarte

    Vc tb tem que verificar se o seu caso é de dispensa de transcrição.

    Se o português, casado no Brasil com uma não-portuguesa, declarou o nascimento do filho, antes dele completar 1 ano de idade, a transcrição é dispensada.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.