Tempo

Bom dia. Gostaria de saber apos a conservatória receber os documentos, em quanto tempo eles são analisados e eu fico acompanhando?

Comentários

  • Processo de filho ou neto?

    Filhos 6 meses mais ou menos, netos 2 a 3 anos +- para termino processo

    Quanto a acompanhar você pode acompanhar se tiver recebido a senha pelo site nacionalidade.justica.gov.pt

  • @imarlonjr ok. Mas minha dúvida seria assim que os documentos chegar em portugal, o tempo para analisar se os documentos estão corretos pois minha duvida seria pela validade da certidão. Obrigada.

  • @mariavigus o prazo exigido de validade é de um ano desde a emissão dos docs até a entrada/recebimento na conservatória.

  • @mariavigus O prazo após ser entregue na conservatoria pra inicio das analises é de 6 meses a 1 ano, pois são 4 meses pra numerar, depois de 2 meses acima pra começar a analisar os documentos com base nos processos vistos aqui do forum que estou acompanhando!

    Quanto ao prazo de validade dos documentos emitidos no Brasil é de 1 ano como o josias disse

  • @imarlonjr ok.então se chegar em Portugal dentro do prazo não tem problemas. Obrigada!

  • @imarlonjr Pois tenho que retificar uma certidão e minha certidão de nascimento vence em 25 de agosto.

  • Boa tarde, uma outra informação, que por conta da pandemia e meu pai ser separado de minha Mãe ( e ter outra família e eu não gosto de incomodar), eu tenho uma opção por meu pai (que também é filho de português) que tem 92 anos ( e tem dificuldade de sair de casa e descer escadas). Neste caso tem como fazer uma procuração por em casa ( e representar ele) para no ter que levar ele para os lugares. Pois estava vendo a planilha que voces tem sobre filhos ( ACP), e percebi quando a idade é maior que 80 anos o tempo de finalizar o processo é mais curto.

    Aguando orientações, obrigada!

  • @mariavigus , você pode pedir a um cartório de notas que vá à residência do seu pai para que ele assine uma procuração para você, com poderes específicos para requerer a nacionalidade portuguesa como filho.

    Assim, você será a procuradora dele no processo a ser mandado para o ACP.

  • editado May 2022

    @mariavigus

    Complementando o que disse a Leticialele...

    Se não quiser fazer uma procuração, tem apenas 3 coisas que o seu pai precisa fazer:

    1) ter um RG (ou passaporte) recente, com bem menos de 10 anos de emissão, e contendo o nome dos pais dele (filiação). Quanto mais recente for o documento melhor, porque tem menos chances de exigência para refazer. Se não tiver um RG recente, só ele poderá fazer presencialmente. Tendo o RG basta você mesma pedir uma cópia certificada e apostilada no cartório.

    2) Prova de vida, obrigatória para todos acima de 83 anos. Faz presencialmente no cartório, certificada e apostilada.

    3) Assinar o formulário 1C que receberá após o pagamento, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levar para ser assinado presencialmente diante do tabelião, para ser reconhecido por AUTENTICIDADE.

    Se ele fizer essas 3 coisas, seja no cartório, ou seja em casa, você não precisará de procuração. Todo o restante você mesma pede por ele, junta os documentos e manda para a Conservatória.

    Ter procuração complica um pouco as coisas, porque frequentemente eles pedem uma nova procuração ao final do processo, principalmente quando o procurador não é um advogado da OAP. É uma forma de saber se a pessoa ainda está viva.

    Saiba que se o requerente falecer antes de receber o assento, o processo é negado e termina liminarmente. Basta o IRN ficar sabendo disso. Tendo procurador, ele tem obrigação legal de informar o fato ao IRN, porque a procuração perde o efeito na data do falecimento.

    Faça sem procuração. É o melhor para vocês.

    Verifique se você tem alguma base para pedir urgência na tramitação do processo, para possível tratamento de saúde. Precisa da carta do médico recomendando o tratamento, que ele teria acesso mais fácil em PT. A idade não constitui motivo para pedir urgência. Mas o tratamento de saúde, ou tratamento de alguma doença degenerativa grave, podem ser consideradas para pedir urgência. O processo dele pode ser concluído em poucas semanas se eles aceitarem. Apenas uma sugestão caso queira seguir nessa linha.

  • @gandalf Boa noite. Se eu não fizer uma procuração. Como eu receberia se acontecesse alguma coisa com ele e ele não pudesse receber a cidadania , pois não sei como funciona a depois que eles aprovam o pedido.

  • Boa tarde.

    Meus documentos foram entregues pela DHL na Conservatória em Lisboa no dia 21 de março. Quanto tempo levara eu receber o número para acompanhar o processo?

  • @Claudinha , Lisboa está levando uns 4 meses para mandar o número do processo e a chave de acompanhamento.

  • @mariavigus

    Toda comunicação é enviada para o email (ou no caso de carta, para o endereço) que consta no formulário de pedido de nacionalidade.

    Coloque o seu; assim você receberá nele o número e senha do processo e pode acompanhar tudo. É o que muita gente faz quando está dando a entrada de um processo de um pai, avó etc idoso, que pessoalmente nem tem interesse no processo - estão apenas colaborando para que as gerações posteriores tenham isso.

    Se você mandar processo 1C (filho de português) para a ACP Porto, a senha vem normalmente rápido. Acompanhe o tópico específico e ponha suas dúvidas lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Se for processo 1D (neto de português) aí já leva 3-4 meses só para receber a senha.

  • @gandalf Boa tarde amigo, estou para enviar os documentos na semana que vem, tenho uma dúvida quanto a carta do médico recomendando o tratamento que vc. me orientou, esta carta basta ser apostilada ou tem que reconhecer firma também?

  • @mariavigus

    A carta do médico você certifica, e manda apostilar.

    A apostila serve para garantir a assinatura do tabelião que fez o reconhecimento da firma (certificação). Então, só faz o apostilamento depois da certificação.

  • @gandalf Bom dia, eu devo estar mandando os documentos na semana que vem e queria tirar mais uma dúvida: Como não moro com meu pai e ele mora em área de risco, eu posso mandar a documentação dele com o endereço de onde moro? Obrigada!

  • @mariavigus , sim, pode. Não tem problema algum. Coloque também seu email.

  • cljrcljr Member

    Fala, gente. Tudo bem?


    Tenho um processo de atribuição de nacionalidade para filhos (Art. 1ºC) que foi recebido na CRC Lisboa em abril de 2021 e até agora nada. São 13 meses sem nada acontecer e continua na primeira etapa. Tentei diversas vezes ligar na conservatória mas eles não atendem.


    Esse tempo de demora é normal para o momento atual? Existe alguma previsão de quando os processos dessa data serão analisados?


    Muito obrigado!

  • @gandalf Bom dia amigo, conforme falei anteriormente, enviei a documentacao no mes passado e incluindo o atestado medico que voce me orientou. A minha dúvida seria se tinha que ter feito alguma carta escrita do proprio punho junto com este atestado. E se eles vao considerar assim mesmo. E como eu saberia se estou tendo alguma prioridade. Obrigada.

  • @mariavigus

    Vc disse: "e incluindo o atestado medico que voce me orientou"

    Eu não me lembro de uma orientação específica sobre pedido de urgência, e nunca teria falado para vc mandar a carta do médico apenas.

    O pedido de urgência tem um requerimento, que é a sua justificativa para o pedido de urgência, acompanhado "da prova", que no caso seria a carta do médico, hospital, exames. Todos os documentos precisam ser autenticados com firma reconhecida, e apostilados. Tem custo, então tem que dosar bem a mão, porque a aprovação não é garantida.

    E não se deixe enganar pela simplicidade do texto do requerimento. Ele será juntado ao seu processo pra sempre, seja aprovado ou negado.

    Eu raramente sugiro o conteúdo de requerimentos, porque cada caso é diferente, e a justificativa é seu pedido pessoal ao conservador. Mas faço comentário em linhas gerais, assim, ou assim.

    Quem fez a sugestão do texto no primeiro link acima, foi outra pessoa.

    O formato é assim, mas você preenche com o conteúdo, e faz os ajustes necessários ao seu caso. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251323/#Comment_251323

    Você faz o requerimento, e se quiser pode me mandar, para dar uma olhada na forma e conteúdo. Se quiser, peça e eu abro uma sessão de MsgPrivada, onde pode apresentar seu texto (em PDF, ou em texto; não mande em Word).

  • @gandalf Bom dia, vou preparar amanhã. Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.