Pedido de urgência plausível?

2

Comentários

  • @almacigana_

    A sua marcação nao chegou até mim.

    Vc tem que fazer desse jeito:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278538/#Comment_278538

    De qualquer outro jeito, o sistema não avisa que há uma notificação.

  • @guimoss

    Beleza obrigada, agora entendi!

  • @gandalf

    Eu estou em Lisboa e tinha pensado em fazer a nacionalidade/naturalização aqui pedir a urgência pessoalmente.

    Porém vi que você falou que em Porto é mais rápido.

    Convém então eu mandar para lá? Ou tentar ir lá pessoalmente?

  • @gandalf

    Eu estou em Lisboa e tinha pensado em entrar com o pedido de nacionalidade aqui e já pedir a urgência.. mas vi você falando que por Porto é mais rápido.

    O que você me indica?

  • editado March 2022

    @almacigana_

    Em qual modalidade você buscando a nacionalidade?

    O ACP é mais rápido, mas só atende alguns tipos de processos. Só a CRCentrais faz para netos (1D) e casamento (art-3), por exemplo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276325/#Comment_276325

    Geralmente um processo afoito, acaba deixando escapar detalhes importantes, e têm maior risco de exigência. O que faz o processo ser rápido não é a pressa, é planejamento e decisões certas, documentação completa, sem nada sobrando nem faltando. Conferir detalhes e divergências de nomes e datas entre certidões. Verificar na certidão do filho do português quem foi o declarante. Se os pais eram casados, e caso tenham se casado no Brasil (fora de PT), se foi feita a transcrição do casamento, e se não foi feita, se ela é obrigatória.

    A transcrição do casamento do português só pode ser dispensada se a nacionalidade for de filhos ou netos do português, e se o pai/mãe português tiver sido o declarante do filho antes de 1 ano de idade, desde que ambos não sejam portugueses.

    E se for pedir urgência na tramitação, tem que ter um requerimento fundamentado, com urgência comprovada com documentos certificados e apostilados. Tipicamente para estudar (em universidade com matrícula já feita), trabalho (apresentar a carta de oferta, com salário, e prazo), saúde (comprovar com declaração do médico com exames e diagnóstico). Em todos esses casos, terá que ser acompanhado por um requerimento com firma reconhecida por autenticidade, explicando o motivo, e apresentar o documento que comprova o fato, em cópia certificada e apostilada.

  • editado March 2022

    @gandalf

    Vou pedir por descendência sefardita, eu já estou com meu certificado sefardita em mãos e todos os documentos também! Tudo apostilado, de inteiro teor, com assinaturas autenticadas.

    Porém vou pedir pedido de urgência por estar fazendo faculdade em Lisboa!

    Então mesmo que eu vá pessoalmente terei de fazer cópia certificada e apostilar minha matrícula da faculdade? E vou escrever um texto/uma carta para justificar a urgência, tenho que assinar e autenticar também?

    Como disse, estou em Lisboa, mas o melhor seria enviar para Porto?

  • editado March 2022

    @almacigana_

    Se você vai entregar pessoalmente, pode levar o documento original do seu certificado de matrícula, e pedir ao funcionário do balcão para fazer uma cópia certificada (notarizada). Por garantia já leve com uma cópia xerox, mas provavelmente eles farão outra.

    O documento tem que ser original, geralmente assinado com tinta. Se o oficial de registo notarizar dispensa apostilamento.

    A parte que você vai fazer se parece com uma carta, mas é na verdade um requerimento, um documento formal. Tem uma formatação específica. Não se deixe enganar pela simplicidade. Ele será incluído no processo, portanto capriche. Ele sempre tem o que você requer ao final, e termina com "Nestes termos, pede deferimento". É padrão. Faça os ajustes necessários: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251323/#Comment_251323

    A escolha de mandar para o ACP-Porto ou para CRCentrais depende.

    Se seus documentos são todos brasileiros e portugueses, não tem tradução de atestado de antecedentes, mande para o Porto, e vai sair bem mais rápido. Se você tem documentos em inglês, francês, ou espanhol, pode optar em mandar para a CRCentrais, onde não precisará fazer tradução oficial certificada e apostilada para o português, como no Porto. Vale a pena, ainda que demore mais.

    Se já tem os documentos prontos, veja se o certificado de antecedentes está dentro do prazo, com folga. Talvez deva fazer um novo, porque vale só 90 dias na maioria dos países. Certidões vencidas são uma das grandes causas de exigências nos processos sefarditas.

    Você disse "Tudo apostilado, de inteiro teor, com assinaturas autenticadas". A certidão do requerente é por cópia reprográfica do livro (manuscrita). Claro que se é reprográfica, ele tem o inteiro teor do que está no livro, mas no BR chamam "inteiro teor" a transcrição digitada. Para as outras certidões pode ser assim "digitada", mas para a do requerente só serve a "manuscrita" apostilada. Alguns cartórios fazem as duas coisas: reprográfica manuscrita de um lado da folha, e inteiro teor digitada no verso; desde que tenha a "manuscrita" tudo bem.

  • @gandalf

    Perfeito! Farei isso

    Eu tirei uma certidão de inteiro teor digitada e uma certidão com cópia reprográfica por via das dúvidas.

    Então estou com tudo certinho a não ser meu contrato com a faculdade que foi online.

    Vou ligar para lá e ir pessoalmente até a faculdade qualquer coisa para pegar os documentos certinhos com assinatura em tinta.

    Muito obrigada novamente pela ajuda!!!

    Uma ótima semana

  • @almacigana_

    Em seu pedido de urgência, tem que ficar claro que a nacionalidade portuguesa é essencial para alcançar o objetivo pretendido (no caso estudar presencialmente na universidade em PT).

    Se você aventar o fato do curso que faz online, ele esvazia seu pedido. Se pode ser online, não precisa de fato da nacionalidade e estar em PT. Cuidado especial nesse aspecto de que somente com a nacionalidade poderá dar continuidade no curso presencialmente.

  • @gandalf

    Sim!

    E na verdade eu realmente preciso estar aqui presencialmente, pois meu curso não é inteiramente online.

    Tenho que ir na faculdade presencialmente com frequência para fazer avaliações.

    Muito obrigada pela ajuda!!!

    Vou contando aqui conforme eu iniciar o processo e ele for evoluindo.

  • alguem com PEDIDO URGENTE aqui sem RESPOSTA nos ultimos 15 dias ? enviei um pedido de Urgencia no Porto e ate agora nenhuma reposta ! estou fazendo por Adv,, alguem sabe me dizer se eles pelo menos recebem alguma notificacao da conservatoria caso seja negado ? por favor @gandalf @Leticialele :D

  • @Murilo891 , não sei como é o relacionamento advogado x Conservatória. Mas o ACP não costuma responder aos pedidos de urgência - se aceitaram, você vai notar na movimentação do processo.

  • @Leticialele mto obgg pela resposta! Se alguem receber alguma resposta de seu pedido urgente me deixem saber.. pois parece que tem muitos processos entrando e mtos pedidos para serem avaliados .. obg obg

  • Ei pessoal! Só para contar que levei meu pedido pessoalmente para CRC Lisboa no dia 17/03/2022 ( levei para lá pois deu aquele problema todo e fiquei com medo de travarem que não tinha começado o processo ainda, e seria o modo mais rápido visto que estou aqui).

    Ontem, dia 19/04/2022 levei minha matrícula da faculdade, minha carta e tudo certinho para o pedido de urgência e agora é esperar para ver se vai dar certo. Segui tudo que me indicaram fazer aqui no grupo e vou contando para vocês caso dê certo.

    Muito obrigada a todos.

  • @almacigana_

    As instruções foram sólidas. Se deixou de fora aquilo de curso online, devem aceitar sim. Em breve saberá, se seu processo começar a mover rapidamente. O motivo "estudar" é dos que percebo a melhor resposta, mais rápida.

    Boa sorte.

  • @gandalf

    Segui todas as instruções e fiz tudo que você me indicou.

    Muito obrigada pela ajuda

    A que bom, não sabia que era um dos motivos que recebem respostas mais rapidamente.

    Perfeito.

  • @almacigana_

    É porque rápido não há o que discutir. Se você tem a matrícula feita, não há motivo para pagar como estudante internacional se tiver direito a nacionalidade. E o governo tem interesse na formação das pessoas, que possivelmente continuarão a contribuir com o país, e pagar impostos quando estiverem no mercado de trabalho.

    A análise da prova é simples (a matrícula), e há tempo suficiente para ser feito, porque a situação continuará lá. Não é como uma oferta de emprego que pode ter um prazo insuficiente, ou uma enfermidade que o benefício da nacionalidade poderia ser questionável.

  • @gandalf

    Entendi! Faz sentido


    Você sabe a média de tempo que demora para os pedidos de urgência geralmente?

    Dei uma olhada que demora por volta de 3 meses né?

  • @almacigana_

    Eles avaliam de acordo com a necessidade. Voce nunca é informada.

  • Boa tarde,

    Antes de tudo gostaria de registrar minha admiração pelos administradores, que respondem com muita boa vontade sem terem a menor obrigação. Isso dá um calor no coração, essa capacidade do ser humano ajudar sem esperar nada em troca.

    Dei entrada no pedido de nacionalidade por atribuição para meu pai, que é neto de portugueses (conservatória central de Lisboa). Acontece que eu tenho residência (regular) na Alemanha e inclusive tive um filho que nasceu lá, recentemente. Vi que uma pessoa aqui no Forum conseguiu o deferimento do pedido de urgência, para seu pai também, baseado numa situação semelhante, salvo engano, com a diferença de que era pra seus estudos.

    1-Gostaria de saber se é comum deferirem urgência quando o argumento diz respeito ao filho(a) de quem deu entrada no processo.

    2-Na opinião de vocês, o simples fato de eu residir em outro país da UE, justificaria essa urgência, uma vez reconhecida a legitimidade do pedido baseado em mim e não em meu pai?

    Desde já grato,

    Pedro

  • @pedro1008

    1) Tipicamente cada um deve apresentar sua própria necessidade, comprovando que a nacionalidade é essencial para o fim almejado, e da urgência do fato. Isso vai no requerimento, 3-4 linhas. E tem "a prova", o documento que comprova o fato, e que deve falar por si.

    Em alguns casos, podem considerar a necessidade do pai, usando "a prova" através do filho. Tudo depende de como se redige o requerimento. Não é o usual, mas é possível. Essa necessidade, no entanto deve se enquadrar nos critérios usuais de a) oferta de trabalho (nesse caso seria para o pai somente); b) estudar em universidade, já matriculado (pode ser explorado); c) para tratamento de saúde.

    Outras necessidades podem ser consideradas, mas apenas por morar em algum lugar não seria uma delas. E se você tem residência, a urgência desaparece, porque você já tem a situação contornada. Se sua residência estiver vencendo em breve, isso pode ser explorado, seria OK para o seu pedido, mas as chances para o seu pai nessa base não são boas. Mas sempre é seu direito pedir, como é o direito deles dizerem não.

    2) "o simples fato de eu residir em outro país da UE, justificaria essa urgência?" NÃO. já respondi com detalhes na explicação acima.

  • Obrigado pelo esclarecimento!

  • @gandalf

    Olá tudo bem?

    Só passando aqui para contar que entrei com a cidadania em abril e com a urgência, na qual você me ajudou, em maio!

    Hoje foi para a bolinha 7 (está marrom), só falta criarem o assento!

    Queria muito agradecer novamente pela ajuda e orientação!!!

  • @almacigana_

    Parabéns pela conquista!

    Vc poderia deixar a linha do tempo do seu pedido, isto é, do envio, recebimento, até a bola 7 marrom?

    Obrigado e mais uma vez, parabéns!

  • @guimoss

    Muito obrigada!!!

    Claro! Coloquei lá na planilha sefardita tb (no nome alma cigana)

    Mas está aqui:

    CRC Lisboa | Pedido de Urgência feito no dia 19/04/2022 || urgência aceita no dia e foi para a bolinha 3 13/07/2022, bolinha 4 dia 25/08/2022, bolina 7 marrom dia 29/08/2022.

  • @almacigana_

    Obrigado pels informação!

    Vc se lembra do tempo entre a postagem na DHL (19/04) e o recebimento em Portugal se vc fez pela via postal?

    Abraços

  • @guimoss

    e muito obrigada também por toda ajuda que você me deuuuuu!!!!!

    Eu fui pessoalmente, eu não mandei por DHL, por isso que recebi a senha na hora

  • @guimoss

    Eu entrei com o pedido no dia 17/03/22 pessoalmente

  • @almacigana_

    Obrigado pelas palavras e pelas informações.

    Foi bom ser uma pequena parte da sua conquista.

    Tudo de bom para você e a sua família.

  • @guimoss

    Obrigada! Pra vc tb


    E quando o assento sair volto aqui para contar!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.