Cidadania Portuguesa

Boa tarde.

Sou filho de pai português que veio para o Brasil em 1960. Casou-se  com Minha mãe está brasileira e teve dois filhos, veia a falecer em 1987 me deixando na época com 6 anos. Em 2019 fui ao consulado português em Curitiba e dei entrada na transcrição de casamento mais o óbito, levei casamento, dei entrada no processo e me falaram que deu tudo certo e que iriam encaminhar um e-mail comunicando o processo de nacionalidade. Passou 10 dias e então recebi esse e-mail com a guia de preenchimento frente e verso e outra folha com documentos a serem tirado e apostilado, porém não tenho a certidão de nascimento do meu pai, no dia que tive no consulado me fizeram algumas anotações do nascimento, assento, conservatória e local de onde ele foi registrado.

Minha dúvida seria qual documentos realmente eu preciso para fazer minha cidadania, porque nesse papel tem muitas coisas como certidão de nascimento e casamento do pai e mãe, RG, CNH ou passaporte, certidão de nascimento etc. Desde já agradeço a todos os colaboradores.

Comentários

  • @Joaopauloabreu , não precisa do Consulado para obter sua nacionalidade.

    Vai precisar de

    Cópia simples da certidão de nascimento de seu pai, obtida pelo civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1 Se você já tem a certidão, tire cópia simples.

    Sua Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso frente e verso, colorido, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em qualquer Cartório de Notas e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Obtenha o Formulário após o pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminha o Formulário, que também serve como recibo.

    SE seu pai foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano, NÃO PRECISA transcrever o casamento dele.

    Mande seu processo para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado pela ajuda e orientação, @Letícialele.

    vou providenciar todos os documentos conforme sua orientação, porém, Resta uma dúvida: é necessário certidão de nascimento em inteiro teor da mãe que é brasileira? E original da certidão de antecedentes criminais? Pois, esses doías outros documentos também me foram solicitados via e-mail do consulado.

    Aguardo sua orientação para dar segmento ao processo.

  • editado April 2022


  • @Joaopauloabreu , para os processos de filhos (art 1C), não precisa mandar a certidão de antecedentes criminais!!! Só para os processos de netos exigem o atestado!

    Também não precisa da certidão de nascimento de sua mãe SE seu pai foi o declarante do nascimento até que você tenha completado 1 ano.

    Se o declarante foi sua mãe ou um terceiro, precisará transcrever o casamento dos seus pais. É um processo à parte, anterior ao pedido de nacionalidade e pode ser feito nos consulados. Mas não precisa fazer, se não tem necessidade. A não ser que sua mãe queira a nacionalidade portuguesa pelo casamento.

  • @Leticialele, após a nacionalidade feito é possível fazer meu passaporte portugues pelo site ou tem que ir a um consulado?

  • @Joaopauloabreu , terá que fazer o cartão cidadão e o passaporte em um Consulado ou em diretamente em Portugal.

    Para os dois documentos são colhidos dados biométricos, tirada fotografia. Tem que ir pessoalmente.

  • editado April 2022

    Bom tarde @Leticialele, gratidão por tudo que tem feito e vem fazendo.

    Gostaria de tirar mas uma dúvida: sou casado a 6 anos e tenho uma filha de um ano e sete meses, para minha esposa e filha obter a nacionalidade tenho que antes fazer a minha ou posso iniciar o processo das duas junto ao meu?

  • @Joaopauloabreu , você tem que fazer a sua, primeiro. Vai "nascer" em Portugal.

    Depois, manda o processo da sua filha (art 1C) para o Arquivo Central do Porto e o de sua esposa (art 3) para a CRCentrais, Lisboa

  • editado April 2022

    @Leticialele, muito obrigado por tirar todas as dúvidas, esclarecer e orientar em como proceder de maneira correta a ser feita. Parabéns pela grande colaboração que dão nesse forúm.

  • Boa noite @Leticialele, gostaria de tirar uma dúvida com você: estou fazendo a solicitação da certidão de nascimento do meu pai pelo site, mas quando chega no campo para preencher o código postal aparece somente 4 campos para preenchimento, porém aqui no Brasil são 5 números. Como deve proceder?

  • @Joaopauloabreu , você está pedindo a certidão pelo civil online?

    Eles mandam o código da certidão para o email. Você seguiu o passo a passo do link que enviei? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @Leticialele, estou efetuando o pedido pelo civil online, porém no campo de preencher o cep são 4 dígitos mais 3 e o nosso do Brasil e 5 dígitos mais 3, nesse caso não é possível preencher. ( No formulário 1C preenchemos com um número fora dos quadradinho indicado) aqui no online não é possível fazer esse mesmo procedimento.

  • @Joaopauloabreu

    Escreva o número à esquerda dos quadradinhos. Esse é um problema conhecido.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285242/#Comment_285242

  • @gandalf, no pedido civil online não é possível avançar para os lados, pois o campo do online só tem 4-3 dígitos não sendo possível colocar 5-3 como é o do Brasil.

  • @Joaopauloabreu , estranho, isso nunca acontece!!

  • @Leticialele

    Só é possível 4-3. Posso deixar o campo do cep em branco, assim como número ID civil e NIF?

  • @Joaopauloabreu , deixe esses quadros em branco!!

    De acordo com o passo a passo:

    "No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online”

    Depois em “Entrar sem autenticação”

    Na página seguinte preencher em Identificação do Requerente o Nome, Telefone e E-mail

    N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco

    O número do telefone preencha no formato 55 + DDD ( 2 digitos) + número do telefone. De preferência coloque o número do celular pois vai receber por SMS as informações do andamento do pedido."

  • Gente , faz 3 meses que a conservatoria central de lisboa recebeu meus documentos com o pedido de nacionalidade judeu sefardita . Liguei há uns 15 dias pelo skype e falaram que ainda nao foi gerado meu número de processo ... para eu acompanhar no site . Com vcs também demora assim mais de 3 meses para gerar número do processo ? O email com esse número até hoje nao recebi. Só recebi o papel de aviso de recebimento do correio.

  • @AmandaAlves_

    CRCentrais tem levado 120 dias para mandar a senha com o N.Processo por e-mail.

  • @Leticialele, fiz o pagamento do formulário on-line como você me indicou, em 15 minutos chegou um e-mail dizendo que receberam o pagamento e nele já veio o formulário para imprimir e preencher. Junto a esse formulário veio um guia de instrução de preenchimento e um endereço para o envio

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 Lisboa

    Minha dúvida agora e se manda para esse endereço ou para o do Porto que você me indicou, qual melhor e mais rápido?

  • @Joaopauloabreu , mande para o Arquivo Central do Porto!!! Em uns 6 meses, o processo é concluído, se todos os documentos estiverem corretos.

    Os processos em Lisboa são muito demorados!

  • @Leticialele, muito obrigado.

  • @Leticialele gostaria de tirar a minha cidadania portuguesa, meus avós paternos são portugueses, mais se conheceram e casaram no Brasil.

    Tenho quase certeza que eles transcreveram o casamento em Portugal, o meu pai ainda é vivo, sei que tirar para filhos é mais rápido, como prosseguir? quem registrou meu pai foi o meu avô. Tenho o passaporte português dos meus dois avôs. Quais documentos preciso para pedir a cidadania para o meu pai, e depois tirar para mim? E para onde mandar os documentos?

  • editado April 2022

    @IngridCabral_90

    Esse roteiro responde algumas de suas perguntas, e servirá tanto para seu pai como para você. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284652/#Comment_284652

    No caso acima eram 2 irmãs e iam mandar junto. No seu caso faz o do seu pai, daqui a 6 meses o dele ficará pronto, e inicia o seu. Leia o roteiro, e faça os ajustes necessários. Crie um checklist em papel para cada um, e vá marcando a medida que tiver os documentos prontos.

    Se seu avô nasceu depois de 1911, o assento dele está informatizado, e pode ser pedido pelo CivilOnline (€10 no cartão). https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Recebe em 24h úteis. Se foi transcrito aparecerá a anotação no assento impresso. Se não foi, terá que transcrever antes.

    Se o português nasceu antes de 1911, os requisitos para o documento dele mudam. Não será como na 1ª linha do roteiro.

    Recomendo migrar suas dúvidas para o tópico de acompanhamento de processos pelo ACP, que é pra onde vai mandar o de vocês dois. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Outros roteiros aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

  • Boa tarde @Leticialele.

    Meu processo foi entregue no dia de ontem 03/04. em arquivo central do Porto, agora eles me comunicam por e-mail sobre o processo? Mandão algum código para tar acompanhando? Como se procede de agora em diante?

  • Olá a todos.

    Vou mandar os documentos para atribuição da minha mãe, filha de portugueses, casada e mudou o nome quando casou. Minha dúvida é: eu mando uma cópia da certidão de casamento também, já que a cópia do RG será com nome de casada, ou posso encaminhar sem a certidão de casamento?

    Nome solteira: Olinda de Mattos Lourenço e quando casou mudou para Olinda Lourenço Godoi.


    Obrigada

  • @Joaopauloabreu , você vai receber um email (@noreply) com o número do processo e a chave de acompanhamento pelo site da nacionalidade. Fique de olho, tanto na caixa de entrada, quanto no spam

  • @De Godoi , tem que mandar a certidão de casamento inteiro teor, para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

  • Muito obrigado @Leticialele

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.