Certidão de nascimento do filho do português só consta nome do pai. Muda algo ?

Prezados, agradeço de antemão a ajudar.


Certidão de nascimento do brasileiro: Consta apenas o nome do português como pai (o mesmo foi o declarante), não consta nome de mãe (não identificada).


Como seria o processo para aquisição de cidadania nesse caso? Alguma diferença?

«1

Comentários

  • @DRROCHA

    O processo é de filho ou neto?

    Cuidado com o termo "aquisição", pois é sinônimo de naturalização em portugal.

    Filhos e netos é Atribuição, ou seja, por força de lei.

    ===

    O seu caso é raro, mas há outra certidão em que a mae aparece?

    Como a de nascimento de irmãos, casamento dos pais ou do filho/irmãos e o nascimento ou óbito dessa mãe.

    Pode cair em exigência.

    Abraços

  • @DRROCHA

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @DRROCHA , se o pai português foi o declarante do filho até que ele tenha completado 1 ano, não tem problema

    Como aparece o filho na certidão de nascimento por cópia reprográfica? Natural? Ilegitimo?

  • @guimoss obrigado pela reposta.

    É filho do português.

    Não há nome da mãe brasileira em lugar algum.

    Só consta nome do pai português na certidão de nascimento do filho brasileiro. O pai foi o declarante.

    Local da mãe consta "não identificada".

    Já viu um caso semelhante?

  • @guimoss no Brasil é comum constar na certidão de nascimento apenas o nome da mãe. Em Portugal tb é?


    No caso em tela é o inverso. Só consta o nome do pai. Que é o português e, inclusive, o declarante.

  • @guimoss saberia informar quanto tempo, em média, leva para a emissão de uma certidão de nascimento pelo civilonline? obrigado.

  • @Leticialele obrigado pela ajuda.


    Ainda não emiti a certidão reprográfica.

    Apenas solicitei a certidão de nascimento do português pelo civilonline (por falar nisso, saberia dizer quando tempo demora para ficar pronta?).

    Iniciei as pesquisas agora... Nem sei direito quais documentos e qual melhor processo para fazer a atribuição (consulado no Brasil ou enviar para conservatória em Portugal) . Se tiver alguma dica fico imensamente agradecido.

    Preciso de uma certidão em inteiro teor, emitida de forma reprográfica + transcrição digital, contendo Apostilamento de Haia? Fiz a consulta pela Internet, todavia, me cobraram 700 reais e demoraria 30 dias para chegar. Sendo assim, vou direto no cartório, vai sair mais barato e vão me entregar em até 7 dias.

  • @DRROCHA , quanto à certidão pelo civil online, em até 24h após a confirmação do pagamento de 10 euros.

    Se o processo é de filho, pelo art 1C, mande o processo para o Arquivo Central do Porto. Atualmente, é a Conservatória mais rápida!! Leva uns 6 meses.

    Do requerente, precisa da certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada. Não tem problema não aparecer o nome da mãe na certidão. Se o pai é o português e foi o declarante, tudo bem!!

    Vá ao Cartório ou peça ao próprio cartório pela Internet!! Não contrate intermediários!

  • @Leticialele infelizmente, ele acabou de falecer. A informação veio junto com a certidão de nascimento do civilonline :(


    Altera algo no processo?

  • @Leticialele @guimoss.... poderia me descrever tudo que eu preciso para entrar com o processo de atribuição para filho de português? Ou me indicar onde tem essa descrição?


    Muito obrigado...

  • @DRROCHA , quem acabou de falecer? O português?? Lamento muito!!

    Para o processo de atribuição pelo artigo 1C (filho de português):

    Cópia simples da certidão do português pelo civil online;

    Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, do Requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao Cartório para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Obtenha o Formulário, por email, em pdf, após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Lembre que, em Portugal, nome é o nome próprio, apelido é o sobrenome.

    Mande os documentos para o Arquivo Central do Porto.

  • @Leticialele eu tenho um filho. Pode ser feito o processo dos dois de uma vez? Ou é melhor terminar o meu processo. .. E só após o do meu filho?

  • @guimoss @Leticialele teria alguma discussão específica, no fórum, sobre o processo de atribuição de filho de português que vcs indicam? Ou algum site de consulado/conservatória?


    Tem alguma especificidade o envio de documentos? A quem faço o endereçamento? Precisa de um envelope específico? Indicam alguma empresa de entrega melhor?



    Obrigado.

  • @DRROCHA

    Sinto muito pela sua perda.

    O falecido era o português, filho ou neto de um português?

    Isso pode afetar o seu caso.

    ===

    Guia para o preenchimento do formulário de filhos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    ===

    Guia para certidões do civilonline:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    ===

    Esse é o tópico de Atribuição de filhos mais usado no fórum:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Tem alguma especificidade o envio de documentos? A quem faço o endereçamento? Precisa de um envelope específico? Indicam alguma empresa de entrega melhor?

    É só seguir o apontado nos tópico acimas.

    Se vc quiser, vc pode enviar uma lista, indicando cada documento enviado em detalhes, sem maiores formalidades.

    O envelope tem que ser o de plastico, vendido nos correios. O valor é entre 5 e 10 reais, cada.

    A melhor empresa é a DHL. Busque no link abaixo, a mais perto de vc:

    https://locator.dhl.com/

    Deve chegar em PT, em menos de 1 semana.

    ===

    eu tenho um filho. Pode ser feito o processo dos dois de uma vez? Ou é melhor terminar o meu processo. .. E só após o do meu filho?

    Vc poderia fazer o seu como filho (se for o seu caso) e o do seu filho, como neto, ao mesmo tempo.

    Mas não é o ideal, nem o tecnicamente adequado e com menos tempo.

    Se vc for o filho, faça o seu pelo Porto. Deve demorar 6 meses.

    Depois faça o do seu filho como filho de português. 6 meses ou menos, se tiver alguma prioridade ou for menor.

    ===

    Sobre o seu problema original, se vc mandar os docs sem incluir o nome da mãe por retificação administrativa, é melhor procurar algum documento, caso caia em exigência.

    Por segurança.

    Mais uma vez, meus sentimentos.

    Abraços

  • @guimoss o falecido é o português, meu pai. Agradeço os sentimentos.


    Meu filho tem 2 meses... Isso influencia em algo no processo? Fica mais célere?


    Os envelopes que vêm nos correios do Brasil contêm nome "correos" Sedex etc... Serve assim mesmo? Será que a DHL vende algum?

    Por falar em DHL fiz a cotação e saiu por 350 reais... Chega bem rápido mesmo.

    Não há nome da mãe na certidão de nascimento brasileira. Que tipo de documento acredita que poderia servir no caso de exigência?


    Muito Obrigado pelos links... Ajudou muito.

  • @DRROCHA , , para os bebês até 2 anos, o rito é especial, você faz direto no Consulado. https://www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj/posts/registro-de-lactentes-menos-de-dois-anos-de-idadetendo-em-vista-facilitar-o-aten/1092470384289422/

    Sim, serve o envelope dos Correios.

    Quanto ao nome da mãe, se foi o português o declarante até 1 ano de idade, não há problema algum.

  • @Leticialele muito obrigado!


    Vcs são Tops! E esse fórum é sensacional!!

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @DRROCHA

    Obrigado pelas palavras.

    Eu acho que essa cotação é se pegarem na sua casa. Veja direto na loja, com vc levandomos docs até eles.

    Com o valor do euro baixo, acredito que não passará de 250 reais.

    ===

    @Leticialele

    Vc poderia deixar um print desse post do facebook?

    Não esta aparecendo para mim.

    Obrigado.

  • @Leticialele

    Infelizmente, pede para acessar a conta.

    Se vc puder deixar um print da tela, eu colar o texto com as informações, eu agradeceria.

    Abraços

  • @guimoss : o comentário é de 15 de abril de 2019

    "REGISTRO DE LACTENTES (MENOS DE DOIS ANOS DE IDADE)

    Tendo em vista facilitar o atendimento e registro de recém-nascidos, o Consulado-Geral decidiu criar um novo endereço eletrónico exclusivo de apoio ao agendamento de bébés com menos de dois anos de idade, para os utentes com dificuldade em agendar pela plataforma eletrónica de agendamento.

    Os pedidos de apoio deverão indicar o nome completo do lactente e dos pais, e o contacto mais direto dos mesmos, sendo acompanhados da certidão de nascimento brasileira do bébé.

    A partir do próximo dia 2 de maio, os utentes terão assim ao seu dispor a seguinte caixa de correio eletrónico: registronascimento.cgrio@mne.pt"

    Você tem facebook? É bom acompanhar o Consulado Geral de Portugal no Rio, sempre postam assuntos de nosso interesse.

  • @guimoss @Leticialele Vcs sabem o que consta em um atestado de óbito do civilonline? Consta averbação/assento de inventário?

  • @DRROCHA , eu, infelizmente, não faço ideia!! Pode ser que conste o óbito como averbação, mas, quanto a inventário, não sei.

  • @DRROCHA

    Deixe os dados do português com o nome dos pais e esposa e local de residência.

    Cuidado para nao exibir dados dados privados.

    Talvez alguém ache algum doc do português ou da esposa.

    @Leticialele

    Eu olho sempre pelo pc. Mas eu estava no cel no momento.

    Obrigado por postar.

    Abraços aos dois.

  • @guimoss Em mensagem privada? não sei fazer isso.

  • @DRROCHA

    É só colocar assim, separando por certidão:

    1) Assento de nascimento do portugues:

    X filho de y e z;

    2) certidao de casamento

    X casou com w.

    E por aí, vai. É bom que o fórum pode achar uma certidão para vc retificar a certidão omissa e verificar pir possíveis divergências.

    Só avisei para tomar cuidado para não enviar dados privados m, por acidente, como numero de certidões ou documentos.

    Abraços

  • @Leticialele

    Acha bom pedir uma certidão de inteiro teor digitada tb? Além da "Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, do Requerente"?


    Essa tb precisaria ser apostilada?


    Pensei em tirar essas duas, pois não sei se essa cópia reprográfica vai ficar muito nítida. Talvez a digitada ajude ou evite eventuais exigências. o que acha? cada uma custa em torno de 170 reais.

  • @Leticialele Tb dá a opção de certidão autenticada e apostilada tb. Precisa ser autenticada? tem algum problema se for?

  • @DRROCHA , se vai mandar a certidão apenas para facilitar a leitura da inteiro teor, não precisa apostilar. Mas eu só mandaria a por cópia reprográfica!!

    Quando apostilam a certidão, reconhecem a firma do escrevente.

  • @Leticialele

    "Obtenha o Formulário, por email, em pdf, após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"


    Após pagar esses 175 euros... Vou receber o formulário 1C que vc se referiu? "Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao Cartório para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade."


    Eu procurei esse "passo-a-passo" no site do consulado/conservatória e não achei... teria algum link sobre?


    Não achei o endereçamento para a Arquivo Central do Porto. Poderia transcrevê-lo?



    Muito obrigado pelos esclarecimentos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.