"Cópia simples da certidão do português pelo civil online"
Ao clicar em imprimir no civil online... O que é impresso é uma página com o código de acesso à certidão... Seria bom imprimir a certidão tb? e grampear a certidão + essa página com o código? ou envio só a página com o código?
1 - Assine apenas na primeira linha. Há duas para o caso de haver 2 procuradores;
2 - Consulte a certidão, baixe e imprima. Não precisa enviar a página com o código, mande apenas cópia da certidão. Eles consultam a validade no sistema!;
3 - Tanto faz, pode ser P&B ou colorida. O importante é ser autenticada e apostilada.
A autenticação do formulário 1C não pode cobrir nenhuma parte do formulário?
Nem mesmo aquela parte rosa, onde tem umas informações sobre declarações falsas?
O cartório que vou... tem uma etiqueta de firma reconhecida por autenticação muito grande... tem quase 10 cm só de altura. Pode colocá-la cobrindo essa parte rosa ou no quadro 3, onde não escrevi nada, pois não estou usando declaração?
Ou é melhor reduzir o formulário para sobrar mais espaço no final da página?
já enviei. Fui num cartório onde a etiqueta era menor.
Na verdade, fui em mais 2 cartórios. Um deles se recusou a reconhecer firma, pois tinham várias partes não preenchidas no formulário. Tipo esse quadro 3... Eles queriam que eu riscasse todos os locais onde não foi escrito nada. Acredita?
Como li no fórum que não era para colocar riscos no formulário... tive que ir em outro cartório... até solucionar o problema.
@Leticialele a etiqueta do apostilamento fizeram assim. Colaram só a ponta. Pois na frente da certidão reprográfica fica digitado a solicitação da certidão... e na parte de trás... vem a cópia do livro.
Esperar o email com a senha para acompanhar o processo? Deve demorar cerca de 10 dias após o recebimento? Eles enviam o site de acompanhamento pelo email tb?
Caso tudo ocorra bem, em cerca de 6 meses está tudo certo.
Quais documentos precisarei emitir após isso? Passaporte? Tem RG e CPF em Portugal? Algum outro documento? Faço pelo consulado?
Você não é realmente obrigado a tirar os documentos portugueses se só for ficar morando no Brasil, tira se quiser para poder viajar como cidadão europeu, morar na Europa etc. Alguns consulados portugueses requerem o CC para o cidadão realizar certos procedimentos nos consulados.
O primeiro tem que ser o Cartão de Cidadão - que junta o equivalente ao nosso RG, CPF e outras coisas num documento só.
Só depois de tirar o CC é que pode tirar o passaporte (PEP).
Comentários
@DRROCHA , após a confirmação do pagamento dos 175 euros, você recebe, no email informado, o Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho.
O endereço do Arquivo Central do Porto é:
Rua Visconde de Setúbal, nº 328
4200-498 – Porto
Todas as informações necessárias estão em https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest
Se vc acha melhor enviar apenas a cópia reprográfica... vou enviar apenas ela...
Uma cópia comum da digitalizada vc acredita que mais atrapalha do que ajuda?
muito obrigado!! vc é 1000000000!
@DRROCHA , a não ser que a cópia esteja extremamente apagada, mande a digitada.
Mas não se preocupe se a letra do escrevente for horrorosa! Os Conservadores são especializados nessas escritas.
@Leticialele boa tarde... tudo bem? Poderia me tirar uma dúvida sobre o formulário?
Como eu paguei e imprimi o formulário 1c recebido por email... Não vem o quadro 6 no formulário. Correto, certo?
No quadro 5, refente a assinatura... Vem dois espaços para assinaturas exatamente iguais:
1.________________________________
assinatura do declarante presencialmente
1.________________________________
assinatura do declarante presencialmente
Assino apenas uma? O primeiro? pq vêm esses 2 espaços iguais?
@Leticialele
"Cópia simples da certidão do português pelo civil online"
Ao clicar em imprimir no civil online... O que é impresso é uma página com o código de acesso à certidão... Seria bom imprimir a certidão tb? e grampear a certidão + essa página com o código? ou envio só a página com o código?
Muitíssimo obrigado... @Leticialele
A fotocópia da carteira de identidade, autenticada e apostilada, precisa ser colorida ou pode ser preto e branco?
@DRROCHA
1 - Assine apenas na primeira linha. Há duas para o caso de haver 2 procuradores;
2 - Consulte a certidão, baixe e imprima. Não precisa enviar a página com o código, mande apenas cópia da certidão. Eles consultam a validade no sistema!;
3 - Tanto faz, pode ser P&B ou colorida. O importante é ser autenticada e apostilada.
Boa sorte!!
@Leticialele muito obrigado pelas respostas.
No endereçamento para o porto, Qual destinatário coloco? ou só coloco o endereço :
4200-498 – Porto
Preciso colocar um destinatário ou setor? ou escrever aos cuidados de alguém? procurei a resposta no fórum, todavia, não encontrei com exatidão.
@Leticialele
Dentro do envelope preciso peticionar algo? ou só colocar:
1 - Cópia simples da certidão do português pelo civil online;
2 - Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, do Requerente;
3 - Cópia autenticada e apostilada do RG, emitidos há menos de 10 anos;
4- Formulário 1C preenchido.
e pronto... só enviar... kkkkkk... ufaaa.
@Leticialele muito obrigado... só tenho a agradecer a vc e ao fórum.
@DRROCHA ; o endereçamento é
ARQUIVO CENTRAL DO PORTO
4200-498 – Porto
Não precisa colocar destinatário, setor, ou alguma pessoa.
Se você mandar pela DHL, eles próprios fazem a etiqueta.
Se mandar mais de um processo, separe-os com clipe ou envelope; não pode haver compartilhamento de documentos e cada um segue um caminho próprio.
@Leticialele
A autenticação do formulário 1C não pode cobrir nenhuma parte do formulário?
Nem mesmo aquela parte rosa, onde tem umas informações sobre declarações falsas?
O cartório que vou... tem uma etiqueta de firma reconhecida por autenticação muito grande... tem quase 10 cm só de altura. Pode colocá-la cobrindo essa parte rosa ou no quadro 3, onde não escrevi nada, pois não estou usando declaração?
Ou é melhor reduzir o formulário para sobrar mais espaço no final da página?
obrigado!
@DRROCHA , alguns cartórios colam um papel abaixo do formulário quando a etiqueta é muito grande.
Não tem problema algum.
Já vi outros cartórios colarem no quadro 3, mas não sei se deu algum problema, porque o forista não retornou para comentar.
@Leticialele obrigado.
já enviei. Fui num cartório onde a etiqueta era menor.
Na verdade, fui em mais 2 cartórios. Um deles se recusou a reconhecer firma, pois tinham várias partes não preenchidas no formulário. Tipo esse quadro 3... Eles queriam que eu riscasse todos os locais onde não foi escrito nada. Acredita?
Como li no fórum que não era para colocar riscos no formulário... tive que ir em outro cartório... até solucionar o problema.
@Leticialele a etiqueta do apostilamento fizeram assim. Colaram só a ponta. Pois na frente da certidão reprográfica fica digitado a solicitação da certidão... e na parte de trás... vem a cópia do livro.
@DRROCHA , o apostilamento é colado assim mesmo, só tiram uma fita na lateral.
@Leticialele
Agora os próximos passos são:
Esperar o email com a senha para acompanhar o processo? Deve demorar cerca de 10 dias após o recebimento? Eles enviam o site de acompanhamento pelo email tb?
Caso tudo ocorra bem, em cerca de 6 meses está tudo certo.
Quais documentos precisarei emitir após isso? Passaporte? Tem RG e CPF em Portugal? Algum outro documento? Faço pelo consulado?
@Leticialele muito obrigado!
@DRROCHA
Você não é realmente obrigado a tirar os documentos portugueses se só for ficar morando no Brasil, tira se quiser para poder viajar como cidadão europeu, morar na Europa etc. Alguns consulados portugueses requerem o CC para o cidadão realizar certos procedimentos nos consulados.
O primeiro tem que ser o Cartão de Cidadão - que junta o equivalente ao nosso RG, CPF e outras coisas num documento só.
Só depois de tirar o CC é que pode tirar o passaporte (PEP).
https://www.pep.pt/
Pode tirar no consulado (com as filas para conseguir marcar uma data em muitos deles). Ou se for a Portugal um dia, tira lá muito mais rápido.
@CarlosASP obrigado!!
Tem algum link bom, de discussão aqui no fórum, sobre tirar o Cartão cidadão e Passaporte... que vc indique?
@Leticialele
pessoal... alguém sabe se esses detalhes abaixo são padrão no envio da DHL?
"Mais detalhes
O processo de liberação alfandegária está em andamento e serão necessários documentos ou informações adicionais para que o proceso seja finalizado.
Próxima etapa
Um representante da DHL vai contatar o destinatário para solicitar os documentos necessários para continuidade do processo de liberação."
@DRROCHA , isso é decorrente da "operação tartaruga" que a Receita Federal brasileira está fazendo.
Não se preocupe, está acontecendo com todos, os documentos estão levando uns 6 dias para serem entregues em Portugal.
Relaxe, não há o que você possa fazer, a própria DHL cuida do problema.
@Leticialele muito obrigado... vc é 100000