nomes diferentes nas certidões.

Boa noite,


Estou ajudando meu cunhado a fazer a cidadania dele, que é filho de Portugues.:

Nome do Pai: Alcides Ferreira Duarte

Acontece que na certidão do Pai, falecido, veio o seguinte:

mãe de Alcides: Florencia de Jesus **** , .

e o nome do Pai de Alcides : João Duarte Ferreira

Acontece que na certidão de nascimento do meu cunhado, o nome do Pai dele é: Alcides Duarte,

mas o nome da mãe saiu Florencia Duarte.

Esses documentos foram enviados para o Porto, e estão questionando a divergência de nome.

Como posso justificar se essa diferença , se consta em todos os documentos do Brasil, como carteira de trabalho, alistamento militar e etc, o nome Florencia Duarte?

Agradeço a atenção

Lucia

«1

Comentários

  • @Luborges_1988

    Ficou um pouco enrolado o seu relato.

    Coloque o dados de todos, com filiação e cônjuges do português ao filho, para uma melhor compreensão.

    ===

    Filho-Requerente (cunhado) = não mencionado.

    Pai do Requerente (português) = Alcides

    Avó do Requerente = Florência

    Avô do Requerente = João

    - Divergências:

    1) "de Jesus", no nascimento /batismo português x Duarte, na certidão brasileira do filho (cunhado);

    2) Ferreira Duarte, no nascimento PT X só Duarte, no nascimento BR do filho;

    Em 1, vc pode justificar que a esposa assumia o nome do marido e eliminava o nome de solteira, até 1967, se não me engano.

    Em 2, vc pode argumentar que o FERREIRA veio do pai, mas foi eliminado no nome do filho, mas que se trata da mesma pessoa pelo mesmo nome do pai (no nasc. PT) e do avô, no nasc. do filho brasileiro.

    ===

    Mas procure detalhar cada nome, com filiação em cada certidão.

    Como está o casamento dos pais?

    Aconteceu no Brasil ou em Portugal?

    Informe o maximo de detalhes não-pessoais de cada envolvido no processo, separado por certidões.

    ===

    No caso mais grave, vc terá que enviar o assento do pai (alcides) para ser apostilado em alguma PGR portiguesa para retificar os nomes na certidão de nascimento brasileira.

    Se vc tiver um doc brasileiro com os nomes corretos (como a lista de passageiros dos vapores ou lista de imigrantes ou alguma identidade de estrangeiro), a retificação fica menos burocrática.

    Consulte o cartório onde está a certidão do filho para saber os requisitos.

    Boa sorte!

  • @Luborges_1988

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @Luborges_1988

    Provavelmente terá que retificar os nomes dos pais na certidão do filho.

    Se os pais casaram no BR, e se já foi transcrito o casamento, precisa verificar como consta no assento de casamento. Se ainda não foi transcrito, como consta na certidão de casamento do BR.

    Poste a carta de exigência, cobrindo as informações pessoais e NºProcesso, onde deve estar explícito o que estão questionando.

  • @guimoss

    Estou reenviando minha duvida, melhor relatado:

    nome do requerente: Joel Duarte (na certidão de nascimento Joel é neto de Florencia Duarte e de João Ferreira

    nome do pai do requerente: Alcides Duarte - Assento de Portugal: Alcides Duarte Ferreira

    Pais do Alcides no assento portugues:

    mãe: Florencia de Jesus*

    pai: Jõao Duarte Ferreira

    A Florencia e o João se casaram em Portugal : Vieram casados para o Brasil e Alcides veio com 7 anos.


    Desde já agradeço o interesse

    att


    Lucia

  • @Luborges_1988

    Seria interessante informar conforme sugerido pelo @gandalf :

    "Poste a carta de exigência, cobrindo as informações pessoais e NºProcesso, onde deve estar explícito o que estão questionando."

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Luborges_1988

    Concordo com a sugestão do @Guilherme Moreira e do @gandalf .

  • Bom dia!

    @gandalf @GuilhermeMoreira @guimoss

    Recebi um e-mail da conservatório q existe essa divergência e que os documentos foram enviados de volta, mas ainda não chegaram. Assim q receber coloco aqui tudo que vcs solicitaram. Muito obrigada!

  • @Luborges_1988

    Os documentos do processo foram enviados de volta?

    Por causa de uma exigência?

    Verifique essa informação.

    E coloque uma imagem da exigência ou ligue para a LR e peça para te falarem a exigência.

    Explique o seu caso, melhor.

    Abraços

  • @guimoss

    O Sr. Joel , meu cunhado, enviou os documentos para o Porto. Quando fiz do meu marido, em 2017, enviei os mesmos documentos para Tondela, e não tive problema na divergencia dos nomes. Em 3 meses meu marido estava com a cidadania dele. Por isso o Joel me pediu ajuda.

    Como para o meu marido não tive nenhuma exigencia, estou sem saber como agir.


    O Sr. Alcides, demorou a registrar o Joel por não ter documento. Pelo que ele contava, já e falecido, Eles perderam os documentos num incendio na fazenda que moravam... Na certidão de inteiro teor do casamento dele , diz que ele é Brasileiro. Ja solicitei ao cartorio uma busca para saber que documentos ele apresentou na ocasião do casamento.

    Por isso tanta diferença nos nomes da certidão de Portugal, para os documentos aqui do Brasil.

    Fiz uma carta solicitando prazo maior pq os cartorios demoram a resolver.... Acho que vale a pena, não acham?

    obrigada

    Lucia

  • @Luborges_1988

    1) Com relação ao nascimento, eu contaria essa história do incêndio, juntando uma notícia de um jornal da epoca, se possível;

    Se vc tiver o batismo da pessoa do item a, ajudaria tb.

    2) sobre a divergência vc terá que ter um doc português ou um brasileiro para retificar a nacionalidade.

    Se vc tiver o passaporte do português, isso pode ajudar. Dê preferência, na Retificação, por docs brasileiros. É menos burocrático.

    3) o item c pode ser explicado que a supressão de nomes era comum.

    ===

    Eu retificaria tudo. Mas o item c dá pra ser explicado.

    ===

    Sobre o prazo, o processo só é extinto quando fica deserto por 6 meses.

    É tempo o bastante para vc corrigir tofas as certidões.

    Se usar a portuguesa, terá que apostilar na PGR de Pt, junto com os requisitos do cartório (pergunye esses 1°).

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Obrigada!


    Vou tentar retificar tudo, melhor. Mas de qulaquer maneira vou mandar as explicações das exigencias.


    Muito obrigada!

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @Luborges_1988 @Guilherme Moreira @gandalf @Leticialele

    Mande no finzinho dos 20 dias e confirme a questão dos 6 meses.

    No pedido para o cartório, junte essa carta de exigência pata ter prioridade no pedido.

    Obs: cuidado com a marcação. Vc marcou o Guilherme Moreira de forma errada.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Tenho a certidão de batismo do Joel também.

    Eu tenho o assento de nascimento Portugues do Alcides.

    Foto do passaporte já procurei em alguns lugares, mas não achei. Segundo o Sr. Alcides, que nasceu em 1920, ele veio para o Brasil com 7 anos de idade. Se puder me passar alguns links, agradeço. Seria importante ter essa foto, não?

    Att.


    Lucia

  • @Luborges_1988

    Deixe um resuminho do seu caso, para os que nao estão acompanhando o seu caso.

    ===

    Com o batismo brasileiro do joel (QUANDO ELE FOI REALIZADO?), com Reprodução em inteiro teor e apostilado, vc resolve o item a.

    ===

    A chave do civilonline para o pedido do nascimento do Alcides ainda está em vigor?

    Se estiver, vc pode mandar o assento para a pgr (porto ou lisboa - olhe o tópico sobre esse assunto) por email, junto com a chave, o formulário da apostila e o comprovante do pgto da apostila (10,20 euros).

    Eu nao sei se a validade da chave afeta em pedidos de apostilamento. Por isso, marquei a @Leticialele.

    ===

    Quando chegar, vc usa o assento apostilado (+ os requisitos do cartório*)para retificar a certidão brasileira mais antiga. Depois vc usa a 1a certidão retificada + o assento português* para retificar a nais recente e assim, cumulativamente e sucessivamente. DA MAIS ANTIGA PARA A MAIS RECENTE.

    * Geralmente, se pede a apostila em PT + o registro no RTD. Mas é bom perguntar, de forma genérica ao cartório.

    Ex: como eu retifico uma certidão brasileira usando uma certidão portuguesa?

    Boa sorte!

  • @Luborges_1988

    Se puder me passar alguns links, agradeço. Seria importante ter essa foto, não?

    Não entendi essa msg.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @Luborges_1988

    O tópico da apostlla:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p13

    A referência é o assento português.

    Leia TUDO com atenção. Há relatos, dicas, formulários e instruções.

  • @Luborges_1988 , @guimoss , para apostilar a certidão d civil online na PGR, a chave de acesso tem que estar válida, ou seja, tem que ter sido emitida há menos de 6 meses. Tem que mandar a imagem da certidão e a chave de acesso. Pode fazer o pedido por email.

  • @guimoss @LeticiaJ

    Bom dia! O assento do Sr. ALCIDES foi emitida em 2017. É recente. Vou fazer o apostilamento.

    Obrigada!

  • @Luborges_1988

    Vc entendeu de forma equivocada.

    O que foi dito é o seguinte: se o assento estivesse com a chave inválida (o que acontece após 6 meses contados da emissão), vc teria que emitir uma nova, para ter uma chave nova.

    Então, vc terá que emitir um novo assento pelo civilonline oara ser apostilado.

    Mas confira isso com as PGRs. Pode ser que alguma aceite, apesar de improvável.

    Boa sorte!

  • @guimoss , @Luborges_1988 , NÃO VÃO apostilar a certidão de 2017!

    Tem que pedir uma nova ao civil online, pois o código de validação tem que estar válido. A validade é de 6 meses.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @Leticialele @Luborges_1988

    É o que eu tinha imaginado.

  • editado March 2022

    @guimoss @Leticialele

    Desculpem, me expressei mal. Eu tinha entendido que tenho que tirar novo assento. Só não sei que chave é essa, pois a que tirei em 2017 não tem nenhuma chave. Por acaso é o numero do processo?. O meu assento chegou ontem e tb não tem nenhuma chave.

  • @Luborges_1988

    Vc tem que pedir um novo assento pelo civilonline, exceto se a Pgr aceitar sem a chave, o que nunca vi acontecer.

    A chave é uma identificação do pedido, para individualizar e evitar fraudes em assentos.

    Vc deve ter reparado que os assentos do civilonline são bem simples.

    Essa e a razão.

  • @guimoss

    A resposta a Essas exigencias posso enviar por email? Ou somente pelo correio?

    volto a pergunta anterior, a chave é o numero do processo ou o numero do Assento de nascimento ?

  • @Luborges_1988 , a chave é um número que você recebe quando pede a certidão pelo civil online, após a confirmação do pagamento de 10 euros.

    Entregar a chave a uma autoridade é o mesmo que entregar a certidão!!

    Para apostilar as certidões na PGR, você tem que mandar o requerimento, a certidão, a chave de acesso e o comprovante de pagamento de 10,20 euros (vale postal em nome da PGR)

  • @Leticialele

    Obrigada, todo assento que solicitei foi pelo consulado, e deu tudo certo! Não conhecia esse processo on line. Muito obrigada!

  • @Luborges_1988 @Leticialele

    Uma dúvida interessante:

    Os assentos emitidos pelo Consulado tem algum tipo de assinatura manual em tinta?

    Se não tiver, esses registros seriam inúteis para serem apostilados, mesmo se tiverem menos de 6 meses.

    Eu acho que eu vi um que tinha assinatura manuscrita.

    Seria bastante incoerente vc ter um assento novinho e não poder utilizá-lo no apostilamento em Retificações.

    Foi algo que eu pensei.

  • @guimoss , o código de acesso ao civil online tem o valor de uma certidão. É a partir dele que a PGR faz a apostila, no assento "novinho".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.