Meu Bisavô Brasileiro não possui certidão de Nascimento. Como prosseguir com a transcrição ?

2»

Comentários

  • @DanielLopes

    O fato de você não ter achado o documento ainda, não significa que não existe. Deve continuar na busca.

    Uma transcrição com supressão não é o caminho normal, não fica barato, e é muito mais difícil do que pode parecer a primeira vista.

    Abra um tópico novo com os dados que possui, e veja se os magos do fórum se animam com o seu caso, e ajudam a achar o que lhe falta.

  • editado February 2022

    @DanielLopes , em que ano seu avô se casou?

    Como era o nome da bisavó?

    Achei um Osório Lopes Ribeiro, nascido em Brotas, casado com Hilda Soares da Silva, mas a filiação dele é completamente diferente. Pode ser um homônimo.

    Coloque os nomes dos filhos, pode ser que dê para achar alguma coisa!!

  • @gandalf Eu tive que entrar com um pedido judicial para fazer o registro de nascimento tardio, mas é algo que o pessoal do cartório diz não ter prazo.

    Entrei em contato com a Diocese de São Carlos pra tentar uma certidão de Batismo também e estou aguardando alguma resposta.

    Nos cartórios da região, nenhum possui a certidão de nascimento. Uma pessoa comentou que para casar antigamente os cartórios aceitavam dispensa do exército como documento.

  • @Leticialele Eu consegui achar a certidão de óbito dele no site Family search, mas só consegui buscando pelos livros.


    Os livros que existem da época que ele nasceu não foram digitalizados, então não consegui buscar. Eu precisaria descobrir onde ficam esses arquivos e tentar acessar os livros.

  • editado March 2022

    @DanielLopes

    A Leticialele fez uma pergunta objetiva. Você não respoindeu. A data, e de onde você obteve (qual o grau de certeza).

    Pediu também o nome dos filhos dele (e se tiver, nome dos irmãos)

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @DanielLopes

    Pensei que vc iria optar pela transcrição com supressão.

    Como vc optou pelo registro tardio, tente pedir prioridade no processo por idade ou por saúde, se possível.

    Abraços.

  • @guimoss Estou tentando todos os caminhos na verdade, estou pedindo as certidões negativas e o processo de registro tardio.


    Esse contratempo do meu Bisavô aparenta ser bem complexo e eu to tentando tudo ao mesmo tempo.


    E sobre o processo, quem entrou com o pedido foi o cartório e eles disseram que não tem como acompanhar.

  • @Leticialele @gandalf

    O nome dele é Osório Lopes Ribeiro, os pais dele são João Lopes Ribeiro e Leodora dos Santos. Ele provavelmente nasceu em Brotas, no entanto, por ter nascido fora da cidade, não consigo especificar exatamente onde ele nasceu


    Sobre o nome dos filhos, além do meu avô, eu precisaria perguntar para meu avô, ai assim que eu receber eu mando aqui.

  • @DanielLopes

    Na msg abaixo, eu dei uma dica interessante que cortaria tempo e dinheiro para vc.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279832/#Comment_279832

    Eu entendo a vontade de fazer tudo, mas do jeito apontado nesta msg em anexo, estaria pronto em menos de 1 mês.

    O registro tardio tende a demorar e é mais caro.

  • @Leticialele Sobre o nome dos filhos são

    Sérgio Aparecido Lopes (Meu avô)

    Benedita Lopes

    Osório Lopes Ribeiro Filho

    José Aparecido Lopes

  • @guimoss A diocese de são carlos disse que encontrou um registro de batismo de um Osório Lopes Ribeiro, de Julho de 1910.


    O problema é que o nome do pai do meu bisavo está um pouco diferente e o sobrenome da mãe está totalmente diferente, sendo que o nome do meu bisavô que consta pra mim na cetidão de casamento é João Lopes Ribeiro e na igreja aparece como João Ribeiro


    Já a mãe de meu bisavô para mim consta na cert. casamento como Leodora dos Santos, mas na igreja consta como Eleodora Maria das Dores.


    O Deacono diz que é a mesma pessoa, mas as divergencias são muita. Não consigo confirmar se é a mesma pessoa

  • @DanielLopes

    Essa informação irá ajudar.

    Te deu o local onde buscar pelo registro civil do antepassado.

    No fs, há 3 locais (uma cidade, um em campinas e um chamado vlla de São Carlos) em SP com o nome de São Carlos.

    Qual é a localidade?

    Eu sugiro que vc entre no topico sobre os CHFs do fs, que eu abri.

    Use o chat e descubra o mais perto de vc.

    Geralmente, funcionam aos domingos.

    Boa sorte!

  • DanielLopesDanielLopes Member
    editado March 2022

    @guimoss O problema é que não sei exatamente se a pessoa que a Diocese de São Carlos encontrou é o meu Bisavô. Na cidade de Brotas existem diversas pessoas com o nome Osório Lopes Ribeiro.

    A São Carlos à que me refiro é a cidade. É a maior que faz fronteira com Brotas e os documentos das igrejas da região ficam arquivados lá.

    Vou procurar esse tópico.


    Os CHFs são vinculados à Igreja daqui do Brasil ? No Family search existem varios livros de documentos que não tem imagens, então não consegui procurar.

  • EderEder Member

    @DanielLopes OIa Daniel essa foi a MINHA EXPERIENCIA PESSOAL..... fui fazer a transcricao de casamento do meu bisavo portugues com a minha avo brasileira e fui pessoalmente na conservatoria em Lisboa nao tinha a certidao de nascimento da minha avo so o batismo dela e caiu em exigencia ... fui pessoalmente na Conservatoria e duas mulheres de la ficaram olhando com a lupa o batismo e disseram nao tem data de nascimento tem que achar algum documento que tenha a data de nasciento ... eu nao tinha nem idea comecei a me desesperar pois nao tinha nada minha avo era de 1883 enfim nao sabia o que fazer entao entrei em contato com o padre da curia aonde estava o batismo e expliquei a situacao e o Padre fez uma carta para a conservadora dizendo para considerar a data do bastimo como a do nascimento e isso foi aceito e a transcricao foi feita .. espero que possa te ajudar com essa MINHA EXPERIENCIA

  • @DanielLopes

    Primeiro, leia essa nsg sobre uma conservatoria qie, aparentemente, faz transcrições com registro tardio.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280851/#Comment_280851

    Os CHFs sao vinculados à nesma instituição reigiosa que o FS. É Para esses livros que não estão online é que vc deve comparecer ao CHF e fazer a busca.

    Os dias e horários de funcionamento sao limitados, pois é um serviço voluntário. Então, é bom agendar e pedir os contatos o quanto antes.

    Abraços

  • @guimoss Eu vou procurar algum contato para os Centros, tinha procurado antes mas não consegui achar nenhum.


    @Eder O problema é que nem a Certidão de Batismo do meu Bisavô eu encontrei ainda. Eu só tenho a certidão de casamento, de óbito e de alistamento militar dele. Não tenho nada pra enviar para eles.

    Meu Bisavô não existe juridicamente, ele casou, serviu o exército e morreu, mas ele nunca nasceu pelos documentos.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @DanielLopes

    Me passa a cidade em que vc reside, que eu deixo os dados para você.

    Mas no chat do fs, eles podem te passar essa informação.

    Abraços

  • @guimoss A cidade que resido não é mais a mesma de meus Bisavó


    Sobre a certidão de batismo, eu consegui uma pela diocese de São Carlos. A certidão é dó meu Bisavô, mas não sei exatamente o que fazer com ela.

    Sei que ele foi batizado em Brotas, mas não tenho nenhuma outra informação

  • @gandalf Em portugal aceitam a certidão de Batismo ?

    A certidão de nascimento não existe mesmo, e o processo de Registro Tardio custa de 3 à 5 mil reais para ser feito.

  • @DanielLopes tudo bem?


    Vc encontrou alguma conservatória que faça a transcrição de casamento com a supressão do nubente estrangeiro. Estou na mesma situação que vc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.