Busca da Certidão de Nascimento Mãe da Requerente!

2

Comentários

• editado January 2022

@Leticialele @guimoss

será que a sogra não tem RG?

* Acho que estou confundindo vocês, ( Sim Letícia ela tem Identidade), e porque pensei para fazer a procuração, como ela mora RJ, no Bairro de colégio, o cartório fica mais perto, do que ir no consulado que fica em Botafogo, mais acho que ela pode autenticar o formulário no cartório, e depois nós enviar, é porque estou morando agora no nordeste ( Rio Grande do Norte).

Por isso essa confusão toda, rsrsrsrs!!

Mil perdões!!

• @Leticialele @guimoss

• Desculpe minha ignorância!! Mais o que é fazer um RG? estou achando que é identidade.

Desculpe de novo!!

• @Hericyannpdemelo , sua sogra não teria ninguém para leva-la ao Consulado? Tem um estacionamento , pago, muito barato, ao lado do Consulado.

Mas, se fazem questão da procuração, façam no Cartório,

O modelo é este: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553 Página 3/3

Não esqueça de que os documentos que tem que mandar serão os de sua sogra - certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada e cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação.

Pelo que vi, sua sogra tem 84 anos.

O que eu acho é que, fazendo procuração, vocês vão introduzir uma despesa desnecessária com procuração feita em cartório..

Se ela vai ao Cartório fazer a procuração, pode fazer a prova de vida e assinar logo o formulário 1C para reconhecer a firma por autenticidade. Dá no mesmo e ainda economizam, se não tem quem leva-la ao Consulado para assinar o formulário.

• @Guilherme Moreira @Leticialele @guimoss

• Só me tirem uma dúvida! ela pode ir com esse formulário, no cartório, e assinar lá?
    • É porque o cartório e pertinho de onde ela mora, de carro, gasta uns 5 minutos, mais se for para consulado, no mínimo uns 50 minutos, e para agravar a situação, ela tem problemas no joelho, por isso pensamos na procuração.
    • Mais se puder assinar o 1C, no cartório, na situação dela, acho mais viável.

Obrigado gente pela paciência, vocês são nota 10!!

Grande abraço em todos.

• @Hericyannpdemelo , sim! Ela tem que ir ao Cartório assinar o formulário para reconhecer a firma por autenticidade. Vai assinar na frente do funcionário! Aproveite a viagem para fazer a prova devida. Basta uma declaração do Cartório de que compareceu lá, estando bem .

Teria que ir de qualquer modo para fazer uma procuração!!

• editado January 2022

Bom dia!

@Leticialele , @guimoss ,@Guilherme Moreira ,@CarlosASP

Felizmente como vocês me orientaram, minha sogra falou que vai ao consulado assinar o 1C! que vitória.

Só não consegui ainda a certidão de inteiro teor e cópia reprográfica, fiz conforme me disseram, passei um e-mail, informando meu endereço para envio, e forma de pagamento, e anexei a cópia da certidão, mais até agora não me responderam, ligar, praticamente impossível.

Me tirem mais algumas dúvidas por favor:

Como mencionei que minha sogra é idosa, pedi minha cunhada para pedir a certidão dela direto no cartório. Sei que precisa apostilar tanto a certidão, como o RG, mais minha sogra precisa estar presente para apostilar o RG, ou minha cunhada pode levar o RG, sem a presença da minha sogra? OBS: o RG da minha sogra foi expedido em 2002,tem mais de 10 anos, isso da algum problema?

Se fizer pelo Porto, cada processo deve durar 6 meses.

Menos, se tiver alguma prioridade por saúde, idade ou alguma outra circunstância relevante (estudo, trabalho em PT).

Os Pais da minha sogra, se casaram em Portugal, tenho a xerox da certidão, nesse caso preciso fazer depois a transcrição?

E quando sair o assento de nascimento da minha sogra, somente com o número do assento, minha esposa já pode pedir a cidadania?

Grato pela ajuda!

Grande abraço em todos!

OBS:

Se fizer pelo Porto, cada processo deve durar 6 meses.

Menos, se tiver alguma prioridade por saúde, idade ou alguma outra circunstância relevante (estudo, trabalho em PT).

Nesse caso Letícia, você acha melhor minha sogra assinar no consulado, e eu enviar direto para o porto, e não pelo consulado?

• @Hericyannpdemelo , assinar no Consulado serve, também, como prova de vida.

Não entregue o processo no Consulado!! Mande, por DHL, para o Arquivo Central do Porto.

Quanto ao casamento dos pais dela, se foi em Portugal, não há o que transcrever.

ACP só aceita pedido de urgência bem fundamentado, apenas por idade não é considerado. Mas 6 meses passam rápido!!

• @Leticialele

E quando sair o assento de nascimento da minha sogra, somente com o número do assento, minha esposa já pode pedir a cidadania?

Grato pela ajuda!

Grande abraço

• @Hericyannpdemelo , sim. As certidões portuguesas são informatizadas.

Mas é melhor pedir uma pelo civil online, ara verificar se todos os dados estão corretos.

• @Hericyannpdemelo

Não precisa levar a sua sogra para o apostilamento da cópia AUTENTICADA do RG.

Esse RG não serve!!!

Ele tem mais de 10 anos.

É por isso que mencionei a procuração.

Vc tem duas escolhas:

1) Faz a procuração para alguém e ks documentos dessa pessoa é que serão usados (verifique isso, pois estou incerto com relação a esse ponto); Ou

2) Use RG, CNH ou Passaporte com menos de 10 anos.

Qual a profissão da sua sogra? Teve um caso em que se usou uma carteira profissional dentro da validade e o RG expirado.

Vc pode tentar isso.

Ou emitir um novo RG. No RJ, há alguns cartórios que fazem esse serviço com ou sem agendamento.

É o que eu considero menos arriscado, por causa da pandemia.

Ainda mais, em virtude das grandes movimentações dos postos do Detran.

Verifique os 16 RCPNs da capital, mas eu tenho certeza que o 1° (Ilha do Governador), 3° (Centro), 4° (catete), 5° (Botafogo - esse fica pertinho do consulado, mas no site diz que o serviço não está sendo feito. É bom verificar) e o 9° (São Cristóvão).

Também sugiro perguntar se vc pode levar uma foto 3x4 da idosa, para que ela n tenha que tirar a máscara fora de casa.

No site do DETRAN diz que isso é possível, quando a câmera do posto não está funcionando.

Continua...

• guimossguimoss Beta
    editado January 2022

@Hericyannpdemelo

@Leticialele

E com o número do assento da mãe, a sua esposa pode pedir a nacionalidade.

Basta preencher o número que terá esses moldes: xxxx/2022.

=====

Sobre os cartório tem esse localizado em Santa Cruz:

Rua do Prado 41, Santa Cruz, telefone (21) 3563-2864.

O do catete também é perto do Consulado.

Tome todas as precauções com a idosa.

====

Se a idosa tiver algum problema de saúde, mande cópia laudo médico autenticada e com firma reconhecida do médico.

Neste caso, acredito que pode ser por semelhança. Na assinatura da idosa, só por AUTENTICIDADE.

Se for fazer pelo consulado, eu sugiro que vc ligue e pergunte sobre o funcionamento.

Muitos serviços de forma presencial nao estão sendo feitos.

====

Depois deixe o relato de tudo o que vc fez, se puder.

Informe datas, duração de cada procedimento, valores...

Tudo o que for relevante para uma pessoa na sua situação.

Obrigado e boa sorte!

• editado January 2022

@Leticialele

Eles responderam meu e-mail, mais pediram para eu fazer um depósito em uma conta de pessoa física, como disse que já fez a alguns pedidos com eles, sabe me informar se realmente o cartório tem uma conta física. Estou achando estranho!

• @Hericyannpdemelo , pode mandar. Fazem isso para facilitar (e evitar o Fisco... hahaha). Já fiz isso algumas vezes. Relaxe.

• @Leticialele

Muito Obrigado Leticia!

Um abraço.

• editado January 2022

@guimoss @Leticialele

Caramba! achei que já estava tudo resolvido, agora tem essa questão do RG.

Mais vamos ver o que dá para fazer ( rsrsrsrs)

Minha Sogra é aposentada.

Muito obrigado a todos.

Grande Abraço.

• @Hericyannpdemelo

O que eu quis perguntar é a respeito da carreira dela.

Se ela tivesse uma carreira regulamentada com identidade funcional com validade para todo o país + o RG vencido, poderia passar.

Mas, ressalto que é arriscado e foi um caso só, ao menos que eu tenha visto.

• @guimoss

Ela era costureira!

Essa questão da Procuração, vou ver a possibilidade.

• editado January 2022

@Hericyannpdemelo , eu correria o risco e mandaria o RG que ela tem.

Depois, providenciaria um RG novo, assim que possível.

• editado January 2022

@Leticialele @guimoss

Bom dia Gente!

Mais uma coisa apareceu, liguei para o consulado, para saber a respeito da validade do RG, e me informaram que realmente vou ter que fazer, um novo RG, para minha sogra.

E também me informaram, que preciso fazer a transcrição dos óbitos dos pais falecidos, porque para Portugal, eles ainda estão vivos.

O problema que não encontrei a certidão de batismo da mãe da minha sogra ( Maria Erminda Alves da silva) ela é de cepões, ponte de lima, viana do castelo.

Ufa!! tá cansativo, mais vamos lá, vocês podem me dar uma dica, em relação a essa transcrição.

Fico no aguardo.

• @Hericyannpdemelo , não precisa averbar os óbitos. Isso nunca caiu em exigência nas Conservatórias. Relaxe!

• @Leticialele

Obrigado, então vou ter ver esse RG, ou fazer como vc falou, arriscar, mais é complicado, porque se cai em exigência, vai demorar mais.

Já estava até fazendo as contas de quanto vou ter que pagar, para resolver logo.

Abraço.

• @guimoss

Lembre-se do que eu mencionei nessa msg abaixo, a respeito dos cartórios que fazem RG:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274993/#Comment_274993

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274996/#Comment_274996

Boa sorte e cuidado!

• Sim meu amigo, muito obrigado, vou ver o cartório mais próximo, e pedir para minha cunhada levar minha sogra.

Abraço.

• @Hericyannpdemelo

De nada!

Abraços

• editado February 2022

@guimoss @Leticialele

Boa noite!

Recebi a certidão de batismo ontem, chegou de Portugal.

Minha dúvida ( veio assim: fls. 2 Vº e 3.)

Alguém pode me dizer qual é o número e folha?

Abraço.

• guimossguimoss Beta
    editado February 2022

@Hericyannpdemelo

Não entendi a pergunta.

Poderia dar uma cronologia de qto tempo levou para chegar até vc?

Do pedido até chegar na sua casa?

Obrigado.

• editado February 2022

Opa @guimoss

Pedi no dia 13 de janeiro no arquivo distrital Viana do castelo, chegou somente ontem, dia 05 de fevereiro( Rio Grande do Norte-Natal)

Veio uma cópia reprográfica, e na primeira página, veio falando " A presente certidão é constituída .....etc, a fls. 2 Vº e 3.

Não veio dizendo o número certo do assento, folha e página.

Por isso a dúvida.

OBS: Tem o selo Branco.

• guimossguimoss Beta
    editado February 2022

@Hericyannpdemelo

Acredito que o assento esteja em duas paginas de livro. Acho que é isso. Mais uma fokha certificando.

Ela teve tres folhas?

Vc vai usar ela para retificação? Esse modelo (copia da pag.do livro geralmente não é aceita).

Se quiser, eu dou uma olhada.

Pode deixar por aqui ou por msg privada.

• Acredito que o assento esteja em duas paginas de livro. Acho que é isso. Mais uma fokha certificando.

Ela teve tres folhas? Sim, chegou três folhas.

Vc vai usar ela para retificação? Esse modelo (copia da pag.do livro geralmente não é aceita). Não, pedi para saber o número certo do assento, folha e livro da certidão.

Se quiser, eu dou uma olhada.

Pode deixar por aqui ou por msg privada. Como faço para passar no privado?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.