Busca da Certidão de Nascimento Mãe da Requerente!
Bom dia!
Alguém pode me dar uma dica de como consegui a certidão de nascimento da minha sogra ( minha sogra é filha de português) e não consigo encontrar nem onde ela casou-se.
Praticamente, somente essa certidão está faltando, conforme pesquisei a relação dos documentos, para pode enviar para Portugal.
Alguém pode me orientar por favor.
Abraços a todos.
Heric Yann.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Hericyannpdemelo , quais são os dados dela?? Pode ser que alguém ache alguma coisa!
Coloque todas as informações de que dispõe.
Esse é o nome de Casada, de solteira, é só tirar o (FARIAS), Nasceu na 14 Circunscrição de Registro Civil de Madureira- Rio de Janeiro.
Desde de já, agradeço a ajuda.
Abraço,
Heric Yann
@Hericyannpdemelo , você pediu a certidão ao 14 RCPN? http://www.cartoriosmadureiraebangu.com.br/
Pedi , mais eles me disseram que com os dados que informei, não encontraram.
Que iriam encaminha para o setor de Busca! mais demoram muito para responder, e o telefone deles, ninguém atende, estou perdendo muito tempo com isso.
O assento de nascimento, já está a caminho, e essa certidão da mãe dela nada, é a única que vai ficar faltando.
@Hericyannpdemelo
Deixo aqui o PDF com a imagem dela; mande isso para o cartório pois ali tem a data de registro, o livro, o número e tudo mais.
É do segundo oficio da antiga 8a pretoria - que virou o 14RCPN.
Em novembro de 2021, uma parte do 14RCPN foi desmembrada para o novo 16 RCPN.
Se essa certidão for dessa região (Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande), terá ido para o novo 16 RCPN. Olhe o endereço no link abaixo.
Sabe se a família morava nessa zona? Ou se era da zona de Madureira (essa ficou no 14RCPN)? Rua Pinhara me parece ser mais Madureira que Realengo. Então seria no 14 RCPN mesmo.
http://cgj.tjrj.jus.br/web/cgj/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/1017893/27451698
De qualquer modo, seja numa ou outra, já sabe exatamente em que livro está. Não tem como demorarem para achar Boa sorte!
Gente vocês são nota 1000!
Chorando de alegria.
Que Grupo fantástico, MUITO, MUITO,MUITO...MAIS MUITO Obrigado a todos.
"Agora se me tirem mais uma dúvida, para dar entrada no processo, o assento de batismo da avó dela, eu não achei, será preciso, ou somente o do avô, consigo dar entrada no processo."
Grande Abraço a todos,
E mais uma vez OBRIGAAAAAADOOOOO!!!!
@Hericyannpdemelo
Os avós são ambos portugueses?
Se sim, vc pode fazer pela linha de qualquer um deles.
É mais fácil pela linha paterna, pois o pai, geralmente, faz os atos da vida civil do filho.
Onde ocorreu o casamento?
Se ocorreu no BR, vc precisará transcrever o casamento e isso demandará o batismo/nascimento de ambos os conjuges.
Se ocorreu em PT, vc terá que ter o casamento português ou averbá-lo na certidão de um do cônjuges.
Quem declarou o nascimento da sua sogra?
A melhor opção de uso é do português que declarou o nascimento. Se foi antes do registrado completar 1 ano, a transcrição é dispensada.
Sugiro que deixe os dados de yodos os envolvidos, que o fórum te dará uma opinião.
Abraços
Pessoas envolvidas para Cidadania:
OBS: Minha dúvida, a filha Prazeres, é viúva, seu nome atual é ( Prazeres de Jesus pereira Farias), precisa de mais algum documento por ser Viúva?
OBS: Neta tinha o nome de solteira( Vania pereira de farias) depois ficou Viúva com o nome de ( Vania pereira Kiffer) e depois casou-se comigo, e hoje tem o nome de ( Vania pereira de melo), quais documentos além das certidões, tenho que tirar para pode enviar para Portugal?
Por isso Pergunto se Preciso de mais algum documento ( Ex: A certidão de casamento deles)
Tenho a certidão de óbito do primeiro casamento da minha esposa ( não sei se Precisa).
Se alguém puder me orientar, sobre todos os documentos que vou precisa separar, e poder enviar.
Fico no aguardo,
Grande Abraço em todos.
@Hericyannpdemelo
Se o casamento está averbado no batismo do avô, não há necessidade fazer mais nada nesse ponto.
Com relação ao corte da imagem, eu acredito que, também, não haverá problemas, pois parece que foi um erro na digitalização do livro e não no livro, em si.
Mas, como vc deve pedir a certidão NARRATIVA (onde os dados são digitados), os problemas do livro não devem afetar a certidão e o processo de nacionalidade.
---
Vc vai fazer dois processos de filho, correto?
A da sua sogra e, depois, da esposa?
---
No processo de filha (sogra), para justificar a mudança de nome, vc envia o casamento em inteiro teor digitado da sua sogra, sem apostilar.
---
No processo de filha (esposa), a questão é mais complexa, pois há três nomes envolvidos: nome de solteira, nome do 1° casamento e o nome do 2° casamento.
Na certidão de nascimento, há alguma averbação a respeito do primeiro casamento e a sua extinção pela morte do 1° marido?
Como o RG atual (com menos de 10 anos) deve estar com o 2° nome de casada, eu acredito que vc deva averbar o 1° casamento e o óbito do 1° marido.
Ou então, enviar o 1° casamento e o óbito do 1° esposo + o 2° casamento, o que acho que seria mais burocrático e difícil para o Conservador entender.
Se tiver isso, vc envia o 2° casamento em inteiro teor digitado (sem apostilar), para justificar a mudança no nome e o nome atual no RG.
Eu marquei a @Leticialele para confirmar o que eu disse, pois estou incerto sobre o caso.
---
Quem declarou o nascimento da sua esposa?
Se foi o pai, vc precisará transcrever o casamento dos pais dela, se ocorrido no Brasil e se ele não for português, o que imagino ser o caso.
Nesse caso, vc precisará do nascimento do pai da sua esposa e o casamento dos pais para fazer a transcrição.
Se foi a mãe (depois de ter se tornado portuguesa) e se o registro foi feito antes de completar 1 ano, não precisa.
---
Se fizer pelo Porto, cada processo deve durar 6 meses.
Menos, se tiver alguma prioridade por saúde, idade ou alguma outra circunstância relevante (estudo, trabalho em PT).
@Hericyannpdemelo , estou tentando organizar minhas ideias!
Primeiro processo:
Requerente - Prazeres de Jesus Pereira (na certidão de nascimento)
Documentos:
Assento de batismo do pai português (o casamento está averbado, não precisa mandar mais nada) certificado pelo Arquivo Distrital
Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro da Prazeres de Jesus Pereira
Certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão e o nome no RG;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação;
Formulário 1C com o recibo no cabeçalho e a assinatura da Prazeres reconhecida por autenticidade
======================
Finalizado o processo de atribuição da Prazeres (6 meses de tramitação): Transcrição do casamento
=====================================
Processo da Vania Pereira de Melo
Cópia simples da certidão portuguesa da Prazeres com o casamento transcrito;
Certidão da Vânia por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;
Certidão do 2º casamento , apenas para justificar a diferença de nome entre a certidão de nascimento e o RG (que deve ter o nome adquirido com o 2º casamento;
Formulário 1C com o recibo no cabeçalho e a assinatura da Vânia reconhecida por autenticidade .
===================================================
Finalizado o processo da Vânia (6 meses de tramitação) - Transcrição do 1º casamento (120 euros) + averbação do óbito do 1º marido + transcrição do 2º casamento.
============================================================
Transcrito o 2º casamento, pede a cidadania por aquisição para você (18 meses de tramitação).
Boa sorte!
Bom dia! @Leticialele e @guimoss
Em relação ao pedido de nacionalidade, vou fazer pela atribuição de neto, pois minha sogra já tem 84 anos, e não quer pedir a nacionalidade dela.
Terei que pedir direto para minha esposa, sei se pedisse primeiro a da minha sogra, seria bem mais rápido, mais ela está relutante sobre isso.
Então nesse caso, como seria o passo a passo, e os documentos que precisarei separar, para enviar?
Preciso fazer alguma transcrição do primeiro casamento , depois o óbito e depois o nosso casamento? ou só depois que conseguir o assento dela?
Desculpe pelas várias dúvidas, e porque quero separar tudo certinho, para o processo dela não cai em exigência.
Grato pela Ajuda,
Grande abraço em todos.
@CarlosASP
Bom dia Meu amigo! primeiramente, quero te agradecer muitíssimo, pela documento que encontrou para mim.
A certidão de nascimento da minha esposa, tenho a xerox, ela nasceu em 1967, como faço para pedir uma segunda via? qual cartório vc entrou e pegou a da minha sogra?
Muito Obrigado pela ajuda,
Fico no aguardo,
Grande Abraço.
@Hericyannpdemelo , se é processo de neta,
Processo da Vania Pereira de Melo
Assento de batismo do pai português (o casamento está averbado, não precisa mandar mais nada) certificado pelo Arquivo Distrital
Certidão inteiro teor, apostilada, da Prazeres
Certidão da Vânia por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;
Certidão do 2º casamento , apenas para justificar a diferença de nome entre a certidão de nascimento e o RG (que deve ter o nome adquirido com o 2º casamento;
Certidão de antecedentes criminais de todos os países em que residiu após os 16 anos; e
Formulário 1D com o recibo no cabeçalho e a assinatura da Vânia reconhecida por autenticidade .
===================================================
Finalizado o processo da Vânia (até 36 meses de tramitação) - Transcrição do 1º casamento (120 euros) + averbação do óbito do 1º marido + transcrição do 2º casamento.
@Hericyannpdemelo
Sua sogra é a Prazeres certo?
Está lá na resposta anterior. Provavelmente no 14 RCPN - a não ser que ela fosse da região de Realengo, que foi para o novo 16 RCPN em novembro de 2021.
Sua esposa de 1967 - só entrar em contato com o cartório que emitiu a certidão. Se estiver na dúvida qual é hoje em dia. olhe no alto da certidão e coloque aqui que circunscrição emitiu em 1967 e podemos dizer a correspondência para o RCPN atual.
Ou olhar nesse tabela abaixo. Só tomar cuidado se for 11 ou 14 RCPN na tabela, pois estes sofreram desmembramentos em 2021, com partes indo para os novos 15 e 16 RCPN. A tabela é anterior a esse desmembramento.
Siga as instruçoes da Leticia sobre o tipo correto de certidão a pedir, para não gastar dinheiro e tempo à toa. Todas as certidões de nascimento brasileiras tem que ser REPROGRÁFICAS e depois colocar a Apostila de Haia.
@LeticiaJ @CarlosASP
Boa tarde Amigos!
Certidão da Vânia por cópia reprográfica do livro, apostilada. ( Estou com esse problema, moro em Natal , Rio grande do norte, e não consigo pedi pela internet, essa cópia reprográfica, que é no Rio de Janeiro), já passei vários e-mails, e várias ligações, sem sucesso.
Certidão inteiro teor, apostilada, da Prazeres ( Essa não precisa ser cópia reprográfica?)
Certidão do 2º casamento , apenas para justificar a diferença de nome entre a certidão de nascimento e o RG (que deve ter o nome adquirido com o 2º casamento; ( Essa seria somente uma certidão atualizada, sem inteiro teor e sem Apostilamento?)
Antecedentes criminais e formulário 1D, só autenticar, não precisa, apostilar?
@CarlosASP essa é a certidão da minha esposa. Só não estou conseguindo pedir a cópia reprográfica.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda e paciência,
Grande Abraço.
@CarlosASP Acredito que seja esse mesmo 14, mais não consigo falar com eles de jeito nenhum!
@Leticialele , @CarlosASP
Podem me indicar, algum cartório online que posso pedir essas certidões reprográficas?
Por favor,
Grato.
@Hericyannpdemelo
peça a certidão de nascimento , por cópia reprográfica, de sua esposa pela Internet - http://www.cartoriosmadureiraebangu.com.br/services.html#viabus
"2ªVia e Busca
Para solicitar a segunda via dos registros lavrados em nosso cartório, basta comparecer com cópia da certidão diretamente no balcão.
As certidões de inteiro teor e reprográficas são entregues em 05 dias uteis.
Segunda via de outras serventias: É necessário a apresentação da identidade do requerente e cópia do registro solicitado. Valores são informados presencialmente.
Buscas de Nascimento/Casamento e Óbito: Informar nome completo do(s) registrado(s), data e local do ocorrido.
Obs: Os serviços acima poderão ser solicitados presencialmente ou através dos e-mails:
- Madureira: 14rcpntabmadureira@uol.com.br
- Bangu: bangu14crcpn@hotmail.com. "
Eles atendem, eu já pedi algumas certidões lá. Tem que informar o endereço para entrega e perguntar quanto custa para enviar pelo SEDEX.
@Hericyannpdemelo
Desculpe se estou me excedendo, mas eu acho que vc e sua esposa deveriam tentar convencer a sua sogra.
Se ela não tem os documentos atualizados e não quer/pode sair de casa, vc pode chamar um funcionário para ir na sua casa, em função da idade.
E mais: ela pode passar uma procuração (para você ou sua esposa, eu acredito. Já li por aqui que há pessoas que não podem ser procuradores) e nao ter que fazer mais nada.
O da sua sogra: menos de 6 meses, com prioridade por idade.
O da sua esposa, como filha: 6 meses, no máximo.
O da sua esposa, como neta: 24 meses, NO MÍNIMO. Na prática, é bem mais.
E no caso do neto, se houver algum erro, este pode ser questionado por 10 anos. No caso do filho, não.
Boa sorte!
@Leticialele
Bem organizada a sua resposta!
Essa questão sempre me confunde.
Abraços
@Leticialele , @guimoss
Bom dia! @guimoss , tranquilo meu amigo, você não está se excedendo, pelo contrário, sua opinião a da @Leticialele , e a do @CarlosASP , são de extrema importância, conversei com a minha esposa, em relação o que vocês opinaram, vamos tentar convencer minha sogra de fazer o dela primeiro, depois fica mais fácil e mais rápido, resolver o nosso, só não sei em relação a procuração, se minha sogra teria que ir no consulado assinar algum documento, para fazer prova de vida, ou tirar foto, etc... ou outras coisas. Mais se tiverem mais informação e opiniões, vocês tem total liberdade, estão me ajudando muito.
@CarlosASP
Bom dia Carlos!
Poderia me ajudar, mais uma vez, queria a certidão de nascimento da minha mãe, ela já é falecida, mais me lembro que ela me disse que seu avô era italiano, sei que aqui é sobre portugueses, mais só para eu fazer uma busca com o nome do avô dela, só por curiosidade.
Nome da minha Mãe:
Maria delicia do pinho
Nasceu em 12/01/1952, em Espírito Santo.
Pai: Manoel alves do pinho
Mãe: Oldemira simonaci
A descendência vem da minha avó (SIMONACI)
@CarlosASP
Esqueci de acrescentar minha mãe é de MIMOSO DO SUL ( ESPÍRITO SANTO)
Abraço.
@Hericyannpdemelo
A procuração pode ser feita por cartório, com firma reconhecida por autenticidade.
E a questão da procuração seria necessária para evitar a feitura de documentos de identidade (que, nos processos de nacionalidade, devem ter menos de 10 anos) e o deslocamento da sua sogra, por idade e pela pandemia.
Com isso, os documentos e demais dados seriam da pessoa que recebeu os poderes.
Obs: verifique a informação acima. Marquei a @Leticialele para opinar.
Aqui tem o modelo de Procuração.
Adapte o texto para o seu caso.
A procuração não deve ser para fazer fazer o registro e sim para realizar o pedido de nacionalidade como filha.
Obs: vc tem a certidão de casamento da filha do português, a sua sogra?
Caso não tenha, a questão da procuração pode ser uma oportunidade para estabelecer a maternidade entre a sua sogra (após virar portuguesa) e a sua esposa, caso esta tenha sido registrada pelo pai dela, eu acho.
Boa sorte!
@guimoss @Leticialele
A procuração não deve ser para fazer fazer o registro e sim para realizar o pedido de nacionalidade como filha. ( SIM PARA MINHA ESPOSA, SENDO FILHA, PODER ASSINAR POR ELA)
Obs: vc tem a certidão de casamento da filha do português, a sua sogra? ( SIM , EU TENHO A XEROX DA CERTIDÃO DE CASAMENTO)
Caso não tenha, a questão da procuração pode ser uma oportunidade para estabelecer a maternidade entre a sua sogra (após virar portuguesa) e a sua esposa, caso esta tenha sido registrada pelo pai dela, eu acho.( SIM, MINHA ESPOSA FOI REGISTRADA PELO PAI)
A procuração pode ser feita por cartório, com firma reconhecida por autenticidade.( ESSA PROCURAÇÃO, E SÓ PREENCHER E LEVAR NO CARTÓRIO, QUE ELES ACEITAM? E TEM QUE SER APOSTILADA, OU SOMENTE AUTENTICADA A PROCURAÇÃO?)
Com isso, os documentos e demais dados seriam da pessoa que recebeu os poderes( VC FALA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA MINHA SOGRA E DO ASSENTO DO AVÔ DELA, É ISSO MESMO?)
Estou achando, que com a procuração, será mais rápido e muito mais fácil, pois agora e conseguir essa procuração com a minha sogra.
Documentos que tenho hoje:
Desculpe as várias perguntas, mais é para quando for enviar, não cair em exigência.
Grande abraço a todos.
@Hericyannpdemelo
Eu ja vi no fórum que pode ter algum impedimento sobre quem pode ser procurador. É bom verificar isso.
O correto é com firma reconhecida por autenticidade. Só esqueci de dizer que vc terá que apostilar esse documento, bem como a PV.
A questão de estabelecer a filiação está ligada à necessidade de transcrever ou não o casamento. Com essa procuração, mencionando a filha (que n sei se pode ser procuradora) a filiação estaria estabelecida e a transcrição PODERIA não ser necessária.
Eu quis dizer o RG, o email...todos os dados que se envontram no quadro do procurador.
Por fim, eu lembro que as certidões devem ser originais, como a @Leticialele mencionou acima.
Continua...
@Hericyannpdemelo
Sobre a sua mãe, os livros da cidade dela estão disponíveis no familysearch (bastante desorganizados) e no Arquivo Estadual do Espírito Santo.
Eu olhei alguns livros (alguns estão ckm anos decrescentes) e acredito que vc deva olhar esse, de forma completa:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-D3C4-STQH?i=1039&cat=3491562
No mínimo, vc pode anotar o numero do livro e folha. Esses dados se encontram na capa dos livros.
Acho que inicia na pagina 1050 mais ou menos.
Tem um livro que inicia no final de janeiro. Um azar!
Outros estão mofados e difíceis de ler. Talvez o @CarlosASP ou a @Leticialele consigam ler os registros.
Todos os livros do município:
https://www.familysearch.org/search/catalog/3491562?availability=Family%20History%20Library
Depois diga se encontrou.
Boa sorte!
@Hericyannpdemelo , se sua sogra vai ao Cartório para reconhecer a firma por autenticidade, é melhor assinar logo o Formulário 1C!!!
Será a unica participação dela no processo. Fazer procuração é um gasto desnecessário.
Se ela tem mais de 85 anos, pode ir ao Consulado que atende à área em que ela mora para assinar lá. Vale como prova de vida.
@Leticialele
Eu também pensei nisso, mas acho que a sogra teria que fazer um RG.
Por isso que eu recomendei a procuração.
@guimoss , será que a sogra não tem RG?
Lembro que a procuração, se for feita, tem que ter poderes específicos para requerer a cidadania portuguesa!!