Projeto de lei 382/XII

Olá, pessoal, esse projeto que estende a nacionalidade portuguesa originária aos netos já foi homologado?

Comentários

  • @Mariadapenhadecampos , desde 2017 a nacionalidade para netos é por atribuição!

    A partir de novembro de 2020 o único laço é o domínio do idioma, presumido para os naturais de países lusófonos.

  • Obrigada, por favor me responde só mais uma dúvida, as certidões minha e da minha mãe, que é filha do cidadão português, têm que ser apostiladas ou só precisam ser autenticadas no Consulado mediante agendamento?

  • editado December 2021

    @Mariadapenhadecampos

    As certidões são certificadas e/ou apostiladas somente no país de origem.

    A certidão da filha/filho do português é em inteiro teor (digitada) e certificada.

    A certidão do neto do português é por cópia reprográfica do livro (99,9% dos casos é manuscrita), certificada e apostilada.

    Se sua mãe, a filha do português, estiver viva, seria melhor pra você se ela fizesse a nacionalidade primeiro como filha (1C) e depois você fazer a transcrição do casamento dela, e depois fazer a sua nacionalidade (1C).

    Como neto leva 3 anos, só pode fazer pela CRCentrais de Lisboa, e tem restrições. Como filha leva 6 meses cada, e sem restrições, pelo ACP.

    Se for continuar como neta, mude para o tópico apropriado: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Se for fazer como filha, mude para o tópico apropriado, pela conservatória de sua escolha: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Nesses tópicos vai encontrar a maioria das respostas de suas dúvidas.

    Não se esqueça: do requerente a cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação.

  • Olá Gandalf, minha mãe, já falecida, não era casada com meu pai, isso pode ser um empecilho?

  • @Mariadapenhadecampos , não tem problema algum.

    Ela será apenas o elo entre você e o avô português

  • Obrigada Leticia, tira mais uma dúvida por favor, se eu for pessoalmente a Lisboa e dar entrada na CRC o processo corre mais célere do que se eu der entrada via DHL aqui do Rio de Janeiro?

  • @Mariadapenhadecampos , não faz a menor diferença.

    Tem que considerar que, com a pandemia, algumas Conservatórias não estão recebendo processos presencialmente, como, por exemplo, o Arquivo Central do Porto.

    Sugiro que mande seu processo por DHL.

    • Oi Leticia, para mim que sou neta precisa de 2 tipos de certidão de nascimento?
    • certidão reprográfica de nascimento do neto, apostilada;
    • certidão de nascimento do neto, de inteiro teor e apostilada


  • @Mariadapenhadecampos , não, precisa apenas da certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    APENAS se a cópia estiver muito ruim é que se manda a certidão inteiro teor digitada, para auxiliar a leitura. Não precisa apostilar.

  • Obrigada pelo esclarecimento.

  • @Leticialele , para quem mora no Brasil está sendo necessário o histórico escolar comprovando estudo de língua portuguesa?

  • @Mariadapenhadecampos , se nasceu no Brasil, não precisa mandar histórico escolar

  • @Leticialele , obrigada e um Feliz Natal!!

  • @Leticialele Olá Leticia, faz diferença no processo assinar presencialmente o formulário 1-D no Consulado ou em um cartório? Desde já agradeço.

  • @Mariadapenhadecampos , se assinar no Consulado, serve como prova de vida.

    Pode assinar onde desejar - no Consulado ou em qualquer Cartório de Notas.

  • @Leticialele Olá Leticia, precisa enviar uma cópia do e-mail que recebi confirmando o pagamento e com o formulário 1-D junto com a documentação? Desde já agradeço.

  • @Mariadapenhadecampos , sim. Alguns processos caíram em exigência por causa disso, por isso aconselhamos a enviar.

  • Te peço mais esse favor, se falta algum documento, desde já agradeço.

    Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida a menos de um ano e devidamente apostilada; com firma reconhecida do funcionário do cartório.

    Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor; com firma reconhecida do funcionário do cartório.

    Certidão de nascimento ou assento de batismo do cidadão português.

    Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);

    Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira, autenticado no verso

    Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade . Cópia do e-mail do IRN acusando o pagamento recebido.

  • @Mariadapenhadecampos , se é mulher e adotou o sobrenome do marido após o casamento, tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a diferença entre o nome na identidade (que é o nome a ser colocado como requerente) e o nome na certidão de nascimento.

    O restante dos documentos está correto!!

    Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar!

    Boa sorte!

  • @Leticialele Olá Leticia, por favor tira uma dúvida, no preenchimento do formulário 1-D, no quadro 2, a certidão do meu avô veio do Arquivo Distrital do Porto, no ítem 2: Conservatória do Registo Civil devo assinalar do Porto? No ítem 5 devo colocar: O conhecimento suficiente da língua portuguesa? Quais são as causas mais frequentes de um processo cair em exigência? Desde já agradeço a atenção.

  • @Mariadapenhadecampos , coloque apenas o nome completo do seu avô e deixe o restante em branco.

    No quadro 5, escreva Domínio da língua portuguesa.

    Os processos caem em exigência por vários motivos - divergências de nomes em certidões, falta de documentos, transcrição de casamento quando é necessária, etc.

  • Tem 2 campos para assinatura, assina os dois presencialmente?

  • @Mariadapenhadecampos , assina apenas uma linha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.