Na certidão de nascimento do meu avô Portugues consta a filiação tudo certinho, mas o nome dele está sem sobrenome, será que é legal mencionar no requerimento e enviar a certidão de casamento dele tbm ou é melhor não enviar para não complicar?
Agora me surgiu uma duvida: eu sei q a parte portuguesa eh a declarante do nascimento vc pode pedir a sua cidadania sem averbar o casamneto . ta ate ai tudo bem.Fiz a da minha avo nestas condicoes ! Mas agora ta na minha vez! Meu pai e o declarante, ja ta com a cidadania quase pronta (so falta a emissao da certidao), chegou a hora de averbar o casamento dele. Ai eu pensei: Meu pai Portugues e meu declarante , eu nao preciso averbar o casamento dele!!!!So q minha mae tem direito a cidadania pois casou com ele ants de 1981, entao ela tem direito. Minha pergunta eh: vou fazer primeiro a minha cidadania, depois meu pai pode averbar o casamento dele para minha mae fazer o processo dela? Eu sinceramente acho q sendo filha do portugues( e este sendo o declarante ) nada me impede,ate pq isso me ecomizaria no tempo, mas quero ouvir opinioes
Genteee acho q to ficando louca ou sonhei, pq eu tinha certeza q tinha escrito isto ontem a noite.. ai hj fui ver se tinha respostas e nao tinha nem a minha pergunta hahahaha
Bom Dani, como eu ainda sou um aluno em atribuição não darei certeza de nada, mas se da para fazer sem averbação acho que vc não terá problema em fazer primeiro a sua e depois fazer a averbação do casamento. O q me deixa encucado é o nome, não sei se é o seu caso mas no meu sobrenome tem o sobrenome da minha mãe, não sei se se haverá necessidade de enviar a certidão de nascimento da minha mãe, ou a de casamento para comprovar de onde vem o nome. Em relação ao sonho essa história de cidadania nos deixam birutas, às vezes os sonhos viram pesadelos tbm.
Dani, tenho uma dúvida, para vc fazer a cidadania da sua avó vc teve que enviar a certidão de casamento dos seus bisavós? O na certidão do meu avô consta apenas o nome será que devo mandar a certidão de casamento dele?
oi serginho, bom o meu nome tem o da minha mae e do meu pai, mas a minha avo tb tinha o nome do pai dela e da mae dela, mas para ter o nome isto nao significa q os pais foram casados, quanto a isso nao tem problema, portanto nao envie NADA!! Na cidadania da vo eu so enviei a certidao de inteiro teor dela, xerox autenticado documento de identificacao e a procuracao pra pessoa que fez em lisboa.O que nos precisamos provar e que somos filhos do portuga , a parte que nao eh portuguesa eles nao se importam. O q aconteceu com a sandra e q provavelmente a mae dela casou mudou de nome em outros documentos ai na certidao de nascimento a q a sandra mandou ( a certidao Brasileira) nao esta dizendo q ela casou(nao esta averbada) entao eles querem saber pq os documentos diferentes , se na certidao nao aparece q ela mudou de nome, entedeu? Na minha questao eu fiquei meio assim de fazer direto a minha pq ta todo mundo vivo e a minha mae ta empolgada pq vai ter a cidadania dela tb afinal eles tem o mesmo avo portugues meus pais sao primos, so q o pai da minha mae morreu ai tive q fazer por parte de pai! Eu nao posso mais perder tempo mais 1 mes ou ate 2 pra averbar este casamento , meu visto vai vencer, e eu nao vou renovar , pq custa o olho da cara!! Entao ficando pronta a do meu pai eu faco a minha ja que ele e o declarante do meu nascimento!
Serginho vc vai fazer a cidadania de seu pai e isso?
A certidao do meu bisavo so constava os 2 primeiros nomes: Manoel Antonio, enquanto minha avo Fabia Vaz Martins, o vaz era da familia dele, so q na certidao dele nao tinha o vaz, e o martins era da mae dela! se o nome do seu avo ta certinho da certidao de seu pai beleza!e os nomes do avos do seu pai tb!
Então na certidão do meu avô português tem a filiação tudo certinho, mas o nome dele só tem o Alberto sem sobrenome. Na certidão do meu pai já consta o nome do meu avô com o sobrenome.
Sei que antigamente em muitos casos não há sobrenome na certidão de nascimento já que ele carregará o sobrenome dos pais, a dúvida é se eles vão querer uma prova de que ele adotou esse sobrenome.
O que aconteceu com a minha mãe foi que, na certidão de nascimento dela so tinha o primeiro nome ,Antonia,e nos docs tinha o sobrenome do pai dela e do meu pai, pois os docs são com o nome de casada, acho que por isso pediram a certidão de casamento, pra comprovar o sobrenome diferente do sobrenome do pai dela.
Gente o q acontece e q todas as certidoes Brasileiras tem de estar como a do cidadao portugues! Eu tive q fazer retificacao, pq na certidao da minha avo ele tinha o vaz, mas na de nascimento era so Manoel Antonio, entao tive de deixar todas , inclusive a do meu pai onde consta o nome do avo igual a certidao portuguesa.
Minha duvida ficou la pra tras , so o serginho q me respondeu... vou postar de novo!!!
Agora me surgiu uma duvida: eu sei q a parte portuguesa eh a declarante do nascimento vc pode pedir a sua cidadania sem averbar o casamneto . ta ate ai tudo bem.Fiz a da minha avo nestas condicoes ! Mas agora ta na minha vez! Meu pai e o declarante, ja ta com a cidadania quase pronta (so falta a emissao da certidao), chegou a hora de averbar o casamento dele. Ai eu pensei: Meu pai Portugues e meu declarante , eu nao preciso averbar o casamento dele!!!!So q minha mae tem direito a cidadania pois casou com ele ants de 1981, entao ela tem direito. Minha pergunta eh: vou fazer primeiro a minha cidadania, depois meu pai pode averbar o casamento dele para minha mae fazer o processo dela? Eu sinceramente acho q sendo filha do portugues( e este sendo o declarante ) nada me impede,ate pq isso me ecomizaria no tempo, mas quero ouvir opinioes
Genteee acho q to ficando louca ou sonhei, pq eu tinha certeza q tinha escrito isto ontem a noite.. ai hj fui ver se tinha respostas e nao tinha nem a minha pergunta hahahaha
sandra , somente as mulheres casadas com portugueses que podem naturalizar-se! os homens casados com portugueses somente apos tres morando em Portugal!
Por favor, tenho uma duvida, mandei toda a minha documentacao para o CRC de Lisboa, para tirar por Atribuicao. O caso é o seguinte, sou filha de mae portuguesa, casada em Portugal. O casamento dela e o obito de meu pai brasileiro ja estao averbados em Portugal. A duvida é a seguinte, Na certidao de nascimento da minha mae, esta a alteracao do nome de casada, ja averbada, mas na minha certidao de nascimento brasileira, falta um dos sobrenomes dela. O passaporte dela, como o BI dela, estão todos sem esse sobrenome tbem. Na verdade esta assim. Certidao de nascimento da portuguesa ja averbado casamento (mae) Goncalves Saraiva da Cunha Na minha Certidao brasileira Saraiva da Cunha. Será que terei problemas de devolucao do processo? Será que tenho que fazer alguma retificacao? Por favor, o que vcs acham? Obrigada
O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português ou que viva em união de facto há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa se declarar, na constância do casamento ou da união de facto, que quer ser português, desde que não se verifique qualquer das circunstâncias que são fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade - artigos 3º e 9º da Lei da Nacionalidade e artigo 14º do Regulamento da Nacionalidade.
Não vi a lei abrindo exeçâo para mulheres ou homens estrangeiros, é a Lei. Ta ai.
Que maravilha, isso com certeza nâo ai gerar controversia, pois consta o nome de solteira da sua mãe na certidao de casamento. Mas a unica coisa estranha é a sua certidâo nao constar o nome dela de casada. Bem como ela é cidadã nacionl portuguêsa, eles mesmo tem sua proprias leis. Faz o seguinte, na época que ninguem informava nada sobre processos a maneira com que eu e o Paulo conseguimos as informações desse tipo foi via Email para a CRC. Eles sâo os unicos capazes de responder exatamente o que queres com precisao, as nossas resposta parecerao especulaçâo. Hoje todos tem a facilidade de saber aqui, imagina ano passado quando nâo tinha essa Comunidade que criamos. Foi justamente para acabar com sofrimentos dos decendentes que entravam em comunidades de urubus advogados , era tudo para ganhar grana em cima da gente. Manda email para eles, eles sempre repondem "CRCentrais - Diversos"
Ola Alex. Obrigada pela resposta e pelo email, me informarei direto com eles sim. Mas na verdade, na minha certidao de nascimento consta o nome de casada da minha mae sim, so que falta um dos sobrenomes dela, falta o Goncalves que seria no caso o sobrenome de solteira. Ela simplesmente aboliu esse sobrenome por conta propria, passou a assinar o nome de casada sem o sobrenome de solteira, e na certidao de casamento dela, na averbacao, consta o nome todo com todos os sobrenomes o de solteira e o de casada. O que me chamou a atencao, é que o passaporte dela e o BI, tbem nao consta esse sobrenome, so na averbacao do casamento que consta. Essa é minha duvida, será que tenho que retificar os documentos? Obrigada mais uma vez.
Comentários
O negocio é esperar para ver o que vai ser feito,rsss.
Na certidão de nascimento do meu avô Portugues consta a filiação tudo certinho, mas o nome dele está sem sobrenome, será que é legal mencionar no requerimento e enviar a certidão de casamento dele tbm ou é melhor não enviar para não complicar?
O q me deixa encucado é o nome, não sei se é o seu caso mas no meu sobrenome tem o sobrenome da minha mãe, não sei se se haverá necessidade de enviar a certidão de nascimento da minha mãe, ou a de casamento para comprovar de onde vem o nome.
Em relação ao sonho essa história de cidadania nos deixam birutas, às vezes os sonhos viram pesadelos tbm.
Dani, tenho uma dúvida, para vc fazer a cidadania da sua avó vc teve que enviar a certidão de casamento dos seus bisavós?
O na certidão do meu avô consta apenas o nome será que devo mandar a certidão de casamento dele?
Na cidadania da vo eu so enviei a certidao de inteiro teor dela, xerox autenticado documento de identificacao e a procuracao pra pessoa que fez em lisboa.O que nos precisamos provar e que somos filhos do portuga , a parte que nao eh portuguesa eles nao se importam. O q aconteceu com a sandra e q provavelmente a mae dela casou mudou de nome em outros documentos ai na certidao de nascimento a q a sandra mandou ( a certidao Brasileira) nao esta dizendo q ela casou(nao esta averbada) entao eles querem saber pq os documentos diferentes , se na certidao nao aparece q ela mudou de nome, entedeu?
Na minha questao eu fiquei meio assim de fazer direto a minha pq ta todo mundo vivo e a minha mae ta empolgada pq vai ter a cidadania dela tb afinal eles tem o mesmo avo portugues meus pais sao primos, so q o pai da minha mae morreu ai tive q fazer por parte de pai!
Eu nao posso mais perder tempo mais 1 mes ou ate 2 pra averbar este casamento , meu visto vai vencer, e eu nao vou renovar , pq custa o olho da cara!! Entao ficando pronta a do meu pai eu faco a minha ja que ele e o declarante do meu nascimento!
A certidao do meu bisavo so constava os 2 primeiros nomes: Manoel Antonio, enquanto minha avo Fabia Vaz Martins, o vaz era da familia dele, so q na certidao dele nao tinha o vaz, e o martins era da mae dela! se o nome do seu avo ta certinho da certidao de seu pai beleza!e os nomes do avos do seu pai tb!
Maria Angélica Rodrigues (minha bisavó)
José Marques dos Santos (meu bisavô)
pais de Alberto (meu avô)
na do meu pai consta todos esses nomes e com o nome do meu avô com o sobrenome
Alberto Rodrigues dos Santos
Então não há necessidade de mandar a certidão de casamento do meu avô né?!
Na certidão do meu pai já consta o nome do meu avô com o sobrenome.
O que aconteceu com a minha mãe foi que, na certidão de nascimento dela so tinha o primeiro nome ,Antonia,e nos docs tinha o sobrenome do pai dela e do meu pai, pois os docs são com o nome de casada, acho que por isso pediram a certidão de casamento, pra comprovar o sobrenome diferente do sobrenome do pai dela.
Mas na certidao Brasileira da sua mae esta averbado o casamento dela?
Agora entendi finalmente!!!
Acho que não há necessidade de retificar, já q eles em Portugal que não colocaram o sobrenome. Nem sei como retificaria isso.
PESSOAL RESPONDAM A PERGUNTA DA DANI!!!
Me diz uma coisa então, depois que minha mãe ja tiver com a dela pronta e depois eu, meu marido tem direito tambem, ja que casei antes de 1981?
Na certidão de nascimento brasileira dela não esta averbado o casamento, por isso que pediram a certidão de casamento, so pode né?
Pediram a certidao de casamento dela pq o casamento nao estava averbado no Brasil!
Mesmo eu mandando a certidão de casamento dela agora, quando sair a cidadania dela, vou ter que averbar o casamento em Portugal?
Sim, eles nao vao averbar o casamento de sua mae sem que vc pague os emolumentos.
Por favor, tenho uma duvida, mandei toda a minha documentacao para o CRC de Lisboa, para tirar por Atribuicao.
O caso é o seguinte, sou filha de mae portuguesa, casada em Portugal.
O casamento dela e o obito de meu pai brasileiro ja estao averbados em Portugal.
A duvida é a seguinte, Na certidao de nascimento da minha mae, esta a alteracao do nome de casada, ja averbada, mas na minha certidao de nascimento brasileira, falta um dos sobrenomes dela. O passaporte dela, como o BI dela, estão todos sem esse sobrenome tbem.
Na verdade esta assim.
Certidao de nascimento da portuguesa ja averbado casamento (mae)
Goncalves Saraiva da Cunha
Na minha Certidao brasileira
Saraiva da Cunha.
Será que terei problemas de devolucao do processo?
Será que tenho que fazer alguma retificacao?
Por favor, o que vcs acham?
Obrigada
O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português ou que viva em união de facto há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa se declarar, na constância do casamento ou da união de facto, que quer ser português, desde que não se verifique qualquer das circunstâncias que são fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade - artigos 3º e 9º da Lei da Nacionalidade e artigo 14º do Regulamento da Nacionalidade.
Não vi a lei abrindo exeçâo para mulheres ou homens estrangeiros, é a Lei. Ta ai.
Que maravilha, isso com certeza nâo ai gerar controversia, pois consta o nome de solteira da sua mãe na certidao de casamento. Mas a unica coisa estranha é a sua certidâo nao constar o nome dela de casada. Bem como ela é cidadã nacionl portuguêsa, eles mesmo tem sua proprias leis.
Faz o seguinte, na época que ninguem informava nada sobre processos a maneira com que eu e o Paulo conseguimos as informações desse tipo foi via Email para a CRC. Eles sâo os unicos capazes de responder exatamente o que queres com precisao, as nossas resposta parecerao especulaçâo.
Hoje todos tem a facilidade de saber aqui, imagina ano passado quando nâo tinha essa Comunidade que criamos. Foi justamente para acabar com sofrimentos dos decendentes que entravam em comunidades de urubus advogados , era tudo para ganhar grana em cima da gente.
Manda email para eles, eles sempre repondem
"CRCentrais - Diversos"
Obrigada pela resposta e pelo email, me informarei direto com eles sim.
Mas na verdade, na minha certidao de nascimento consta o nome de casada da minha mae sim, so que falta um dos sobrenomes dela, falta o Goncalves que seria no caso o sobrenome de solteira.
Ela simplesmente aboliu esse sobrenome por conta propria, passou a assinar o nome de casada sem o sobrenome de solteira, e na certidao de casamento dela, na averbacao, consta o nome todo com todos os sobrenomes o de solteira e o de casada.
O que me chamou a atencao, é que o passaporte dela e o BI, tbem nao consta esse sobrenome, so na averbacao do casamento que consta.
Essa é minha duvida, será que tenho que retificar os documentos?
Obrigada mais uma vez.