Acho que farei por atribuição

É o seguinte até agora corri atrás dos documentos para fazer por naturalização (já estava virando um especialista na área) mas depois que surgiu a dúvida sobre se é possível fazer para os filhos eu estou pensando seriamente por fazer por atribuição já que pretendo ter filhos e também tenho 7 sobrinhos de 4 irmãs.
Se eu fizesse por naturalização gastaria 120 Euros por cada criança e eles ainda poderiam negar. Se fizer por atribuição não haverá custo para as crianças já q todos são menores (se fossem maiores tbm perderiam o direito).

A dúvida é a seguinte:

Quanto tempo demora para averbar o casamento do meu avô, quanto será o custo e para onde eu envio os documentos?

Outra dúvida na certidão de nascimento do meu pai o casamento já está averbado, quando fizer a atribuição para a cidadania dele não precisarei da certidão da minha mãe e tbm não precisarei averbar nada em portugal pq ele já estará com o casamento atribuido automaticamente certo?

Valeu, agora sou um principiante em atribuição.
«13

Comentários

  • Serginho

    Perai, teu pai ta vivo?

    Caso sim se ele virar português nao sei se entrada nas transcrições do certidão portuguêsa dele o casamento no Brasil. Isso nao sei.

    Se você pedir naturalizaçao nâo anula se seu pai vai pedir depois

    Seus filhos que nascerão podem ser registrados como portuguêses seu portuga. Daqui ha pouco vao te dar certificado tb, kkkkkkkkkkkkkkk....
  • Sim Alex, meu pai está vivo!!!

    É o seguiinte liguei no cartório onde minha avó poderia ter sido registrada, mas a moça disse q não há registro. Pediram para eu entrar em contato com a Curia Diocesana que irá verificar se tem certidão de Baptismo.
    Tentei ligar no cartório onde provavelmente minha mãe (brasileira) foi registrada no cartório de uma cidadezinha no interior do sul de minas, mas ninguém atende.

    Agora fiquei chateado por ainda não conseguir localizar a certidão da minha avó, a certidão de batismo tem o mesmo efeito da certidão de nascimento certo?
  • Serginho

    A Portuguêsa sim, caso tenha numero de acento. No meu caso eles apenas fotocopiaram num documento o registro num livro de Baptismo de 1984. Mesmo assim, continue a investigaçao. Pede ao James que ele te ajuda, kkkkkkkkkk..Esse nome te lembra algo?
  • Parece piada mas não é.

    Liguei no cartório onde a minha mãe foi registrada em Estiva-MG só q a ligação caiu em uma residência, a mulher da casa disse q no cartório só tinha telefone celular , não tem telefone fixo, aí liguei no celular um cara me atendeu e no final da conversa perguntei se eles conheciam uns parentes que ainda moram lá. Faleu assim:

    Vc conhece o Carneiro, Elias, Chicão, Paulinho?

    Ele disse assim: Conheço eles tem plantação de morango certo?

    Eu disse isso mesmo, quando vc encontrar com eles manda um abraço.
  • No meu caso a certidão de batismo é da minha vó Brasileira filha de italianos, mas não achei a certidão de nascimento dela, a última saída seria a certidão de batismo.
  • Serginho

    Vixi. Brasil? Nem James revolve. Tem alguma central de certidões em minas? No Rio consegui descobrir aonde estava o livro com o registro do casamento do meu avô e avó. O Cartorio da época tinha acabado. Mas o livro estava em Cascadura, suburbio do Rio. Eles descobriram
  • É nem James resolve... Vou tentar localizar pelo casamento.
    Ah a certidão da minha avó, deveria estar em Jundiaí e da minha mãe em minas.
  • Serginho

    Sua avo e viva....? Se ja faleceu , pelo obito voce consegue saber muita coisa.
    Minha esposa consegui documentos de cidadania italiana assim.
  • paulo, ela é viva sim mas não fala direito , o raciocínio não está legal nem adianta perguntar nada.
    Ela fará 92 anos no mês que vem
  • Keca

    Não era eu não, mas há pessoas aqui que conseguiram em 10 meses, eu estou quase, já tenho todos os documentos para fazer por naturalização só falta legalizar e mandar para portugal, mas agora pensei em fazer por atribuição, mas está complicado de localizar a certidão de nascimento da minha avó que é brasileira para poder averbar o casamento do meu avô Português.


    por falar nisso já houve algum caso que alguém conseguiu essa façanha de averbar um casamento de um português com uma brasileira sem a certidão de nascimento da brasileira?
    Eu só tenho a certidão de casamento deles, mas a de nascimento eu acho q se perdeu no tempo.

    Sinto pelas minhas irmãs que tem sobrinhos, mas vou acabar fazendo por naturalização se não der jeito.
  • Keca

    Tcham tcham tcahm tcham
  • Serginho

    Eu!! O pai da minha avo foi o declarante do nascimento dela, entao neste caso nao precisa averbar nada!! Eu fiz a cidadania da minha avo sem averbar o casamento dos pais, pois a mae dela era Espanhola e a unica coisa que falava e q era de Huelva, como meu espanhol na epoca nao dava pra nada ou nem procurei a tal certidao! Me informe q se caso a parte portuguesa foi declarante o casamento nao precisa ser averbado! Qualquer escreve , se permanecer duvidas!! bj
  • Dani

    Vc vai ser a minha salvação!!! Obrigado
    Me ajude por favor!!!!

    Então, o meu avô é português tenho o número e o ano de assento não há nada averbado.

    O meu pai é brasileiro e o meu avô potuguês foi o declarante do nascimento dele.
    Tenho a certidão de casamento do meu avô, mas não tenho a certidão de nascimento da minha avó.

    Então quais os documentos que devo enviar para a atribuição da cidadania do meu pai?

    Obrigado Dani, conto com a sua ajuda
  • serginho

    olha so os documentos sao: certidao inteiro teor do teu pai, procuracao (se alguem em portugal for fazer), documento de identificacao (xerox autenticada) e pronto nao mencione casamneto, obito NADA! QQ COISA TO ON LINE HJ
  • Na certidão do meu pai está q ele é filho de alberto Rodrigues dos Santos e de Anna Bartollo dos Santos casados.
    Esse "casados" não vai influenciar em nada né?!

    obrigado Dani
  • E onde consta o declarante o q esta escrito?
  • Serginho

    Se o seu avo e o DECLARANTE do nascimento do seu pai NADA nem a (falta da) , nao encontrei outra palavra, averbacao de casamento impede q seu PAi torne-se Portugues!!! Independente desse casamento seu pai e filho de portugues que foi la e reconheceu ele como tal!!!
  • Dani e Serginho

    Eu acho que para fazer a atribuição do pai do Serginho ele vai precisar da certidão de nascimento da avó tambem, só não sei sobre o casamento, teria que ver com a CRC, para ter certeza.
  • [APAGADO]
  • A certidão dele está assim:

    Em dezenove de novembro de mil novecentos e quarenta e quatro. Nesta décima primeira zona, Belenzinho, comarca da capital em cartório compareceu ALBERTO RODRIGUES DOS SANTOS, portugues, comercio, e, perante as testemunhas adiante nomeadas e no fim assinadas, declarou que, no dia dezesseis do corrente às dezesseis horas e quinze minutos a Rua Catumbi, cento e cincoenta e oito nasceu SERGIO DOS SANTOS, do sexo masculino, côr branca, filho legítimo dele declarante e dona ANNA BARTOLLO DOS SANTOS, naturaes ele de Portugal e ela de Jundiaí, deste estado casados nesta zona ha onze meses. São avós paternos José Maria Marques dos Santos e Maria Angélica Rodrigues e maternos Angelo Bartollo e Maria Bartollo. Nada mais declarou. Lido e achado conforme, assina o declarante e as testemunhas Alzira Villa e Maria Aranha, brasileiras, maiores comerciárias, residentes as ruas do Borgeu vinte e Marques Abrantes duzentos.
    Eu, Jarbas Tupinambá de Oliveira, Oficial, escrevi. (a.a) ALBERTO RODRIGUES DOS SANTOS // ALZIRA VILLA // MARIA ARANHA. Na margem direita do termo consta os seguintes dizeres: 1) O registrado casou-se em 23 de dezembro de 1972, no 6º subdistrito - Brás, desta capital, com LAZARA DE ANDRADE, conforme comunicação recebida. São Paulo, 02 de abril de 1973. O oficial Maior, Noemia de Lourdes André NADA MAIS. Era o que continha no referido termo de nascimento, para aqui fielmente transcrito em certidão. Dou fé, São Paulo, 02 de junho de 2008.
  • Sandra

    Para fazer a atribuicao eu tenho certeza q nao precisa da certidao do conjuge!!
  • Serginho

    Vc digitou tudo q paciencia!! Entao o caso do seu pai e igaul a da minha avo e ela ja tem a cidadania dela!!Repito os documentos sao: Certidao inteiro teor( passada no consulado de SP para chancelar) xerox autenticada do documento de identificacao e a procuracao , nada mais!! bj
  • Serginho

    Vc nao encontra a certidao da sua avo?? mas se ela casou neste cartorio q ta na certidao de casamneto eles devem ter alguma coisa la!ela ta viva? se tiver pega a identidade dela e vai no instituto de identificacao da sua cidade. Como eu disse nao precisa da certidao dela , mas so pra nivel de curiosidade!
  • Obrigado Dani, vc mostrou a Luz no fim do túnel!!!
    Nós sempre pensamos em averbar o casamento mas tem um "ou" no regulamento que abre uma outra janela. Abaico vai como está no regulamento:

    Se os pais forem casados entre si, da certidão de nascimento do progenitor português deve constar averbado o casamento ou deve ser feita prova deste.

    Nessa última parte "ou deve ser feita prova deste" pode ser isso q vc colocou já que na certidão de nascimento do meu pai prova tudo isso.

    Obrigado
  • Dani

    Boa tarde..
    Uma pergunta
    mandei os documentos para averbar o casamento de minha mãe que já é portuguesa e do meu pai que é brasileiro...
    Bom mandei tudo menos a certidão de nascimento do naum portugues(pai)
    Será que mesmo assim eles averbam
    Pois na correria já mandei a certidão de nascimento dele pro Itamaraty e semana que vem vou levar para Colocar o selo Branco no Consulado
    Me disseram que antes naum precisava
    mais que agora é preciso
    vc sabe se alguem já fez sem a certidão do brasileiro...
    obrigada
  • Oi vc manddou os documentos para averbar o casamento certo?mas ta faltando 1 documento. Entao acho provavel q ira voltar o processo. No caso do serginho e diferente pois ela fara a cidadania do pai sem q faca o averbamento de casamento.
    A certidao do seu pai nao precisa passar no consulado e nem no itamaraty. So passam no consulado certidoes do requerente(o q esta pedindo a cidadania). QQ coisa escreve de novo bj
  • Naum tô entendendo...

    Acabei de ligar na Conservatória de registros Centrais de Lisboa
    Acabaram de me dizer que eles naum estão mais averbando casamento
    Que é para esperar os documentos voltarem
    E ir no Consulado mais proximo (Curitiba)
    Que eles estão averbando casamentos e depois enviam uma copia para a Conservatória
    Tá acabei de ligar no Consulado de Curitiba
    E a moça disse que sim para mim levar os documentos e fica pronto entre 6 e 9 meses
    Tô perdida...
    Vcs estão sabendo alguma coisa sobre isso de Portugal naum estar averbando mais casamentos
    E será que os 130 euros que mandei vai ser mandado de volta
    Bjusssssss
  • Serginho e Dani

    A Dani tem razao.
    Nao precisa haver casamento para se ter direito a cidadania.
    Por exemplo: Eu fiz minha cidadania e ainda nao averbei meu casamento.
    Portanto se meu filho quizer pedir a cidadania dele, nao precisara averbar meu casamento, somente minha certidao de nascimento e a dele.
  • Liguei hj para CRC de Lisboa, para saber sobre o processo de atribução de minha mãe, e me informaram que tenho que mandar a certidão de casamento dela, pois, na certidãqo dela só consta o primeiro nome, e nos documentos que enviei, consta o nome completo, inclusive de casada, e precisavam da certidão de casamento para comprovar o nome completo.
    Será que, como eles já vão estar com a certidão de casamento lá, já vai constar na certidão portuguesa, quando sair, que ela é casada, e com isso, quando eu for fazer a minha, não vou precisar averbar o casamento dela???????
  • Sandra

    Acho que eles so fazem o averbamento se voce pagar a taxa.
    Se fizerem dessa vez sem pagar, acho que vai ser muita sorte sua.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.