Nome da bisavó diferente da certidao de casamento do meu avô e tambem do nascimento de meu pai

JOELSONSOUZAJOELSONSOUZA Member
editado September 2021 em Tenho como conseguir?

No Arquivo distrital a data de nascimento também é diferente por 2 dias. No cartório onde está a certidâo de nascimento de meu pai exigiu a de casamento de meu avô para poder retificar, porém a mesma também é diferente da de nascimento. A única que é igual é a de óbito de meu avô. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, ou será que nao seria o meu avô.

«1

Comentários

  • @JOELSONSOUZA , qual é a divergência?

    Coloque os dados aqui, para que possamos avaliar o que está acontecendo!

  • Nome avo JOAQUIM ALVES DE SOUZA

    FILIACAO : LUIZ ALVES PINTO E MARIA ALVES DE SOUZA (CERT NASC E OBITO)

    E LUIZ ALVES PINTO E MARIA PEREIRA DE SOUZA (CASAMENTO E NASC. DE MEU PAI)

  • editado September 2021

    @JOELSONSOUZA , primeiro, retifique a certidão de casamento, usando a certidão de nascimento de seu avô.

    Depois da retificação concluída, retifique a certidão de nascimento do seu pai.

  • ok vou tentar sim, o posto depois,,,

  • outra coisa a data tem diferença de 2 dias (nascimento)

  • @JOELSONSOUZA , aproveite para retificar a data também, no mesmo requerimento do cartório.

  • OK, VALEU, VOU VER COM O CARTORIO...

  • Leticialele , Boa tarde, fiz o que vc. falou... Pedi a certidâo narrativa com o certificado no distrito de Aveiro e mandei aqui no cartório do rio de janeiro para retificar a certidão de casamento de meus avós e eles falaram que esta certidão tem que estar apostilada para pode valer e eu teria que ter feito este pedido lá em Portugal. No caso é isso mesmo e se for como pedir pois paguei por está aqui.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @JOELSONSOUZA

    Boa tarde,

    Você deveria ter verificado com os cartórios que guardam as certidões equivocadas os requisitos para fazer a retificação adminisrativa.

    Quais foram os cartórios em questão?

    Geralmente, pede-se o apostilamento da certidão estrangeira e a inscrição desta no cartório de registros de títulos e documentos (RTD).

    Em portugal, a autoridade responsável por isto é a Procuradoria Geral da República.

    Nesse endereço, há a explicação com detalhes:

    "https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas"

    Escolha a mais proxima do AD de Aveiro.

    As usadas pelo fórum são Lisboa ou Porto. Recomendo Porto, pois Lisboa pede o envio de uma copia do RG do Requerente.

    O pagamento é mais comum é transferência bancária. Algumas admitem o pagamento por vale postal, mas pergunte diretamente à PGR escolhida.

    Esse tópico explica com detalhes e apresenta alguns relatos:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p8"

    Continua...

  • @JOELSONSOUZA

    Ao que me parece, vc nao apostilou em Portugal o assento de batismo.

    Dessa forma, vc tem duas opções:

    1) Mandar esse assento que voce têm pela via postal (correios ou dhl) para Portugal para ser apostilado no local da sua escolha;

    2) Pedir um novo assento no AD de Aveiro e enviá-lo diretamente para a PGR disponível. Confira se é possível com o AD. Se for, basta colocar como endereço da entrega, o local da PGR escolhida.

    Nesse caso, eu sugiro a modalidade de envio "correio registado", para você poder rastrear o pedido do AD até a PGR. Custa 3 euros.

    Acho que a opção 2 é a mais barata, em virtude do valor do envio para Portugal.

    Continua...

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @JOELSONSOUZA

    O valor do apostilamento é 10,20 euros por certidão.

    O valor da inscrição da certidão estrangeira apostilada no RTD é 250 reais no Rio.

    E você preenche e envia o formulário do pedido do apostilamenti por email, com o máximo de informações sobre o assento.

    E junto com o envio, mande o comprovante do pagamento de 10,20 euros para a PGR.

    Obs: alguns serviços de transferência bancária não fazem para pessoas juridicas. No tópico sobre apostilamento em PT, isso é explicado melhor.

    No topico que ensina a apostilar em Portugal, há várias opções para você utilizar na transferência bancária.

    Aqui está o manual para o pedido das certidões pelo AD:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1"

    Boa sorte!

  • muito obrigado guimoss !

  • ok, mas neste link nao fala nada de apostilamento!

  • Boa noite gandalf , me tire só mais uma dúvida: Esta certidao narrativa que tenho aqui. eu nao posso mandar por e-mail pra PGR. fazendo a tranferencia bancária E eles me mandam devolta apostilada pelos correios?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @JOELSONSOUZA

    Infelizmente, não pode.

    Se vc mandasse por email, a imagem a ser apostilada seria uma cópia.

    O documento a ser enviado é o original com o carimbo em alto relevo. O mesmo acontece em qualquer procedimento em que se usa uma certidão de batismo.

    Muitos Processos dd cidadania caem em exigência por esse motivo.

    Você tem que optar por uma das opções que te dei acima.

    Quando o seu processo de nacionalidade for aprovado, será emitida uma certidão pela Conservatória. Com esse modelo, vc pode tirar quantas cópias quiser, em processos de descendentes.

    Obs: Procure usar o @+apelido para marcar algum forista, ficando ambos coloridos. Desse jeito, o sistema avisa que há uma mensagem nova (sino do menu da conta). Como vc está fazendo, o sistema não avisa e a sua dúvida pode ficar sem resposta.

    Abraço

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @JOELSONSOUZA

    Com o assento apostilado em mãos, vc poderá tirar uma cópia autenticada (não sei se eles aceitam a cópia simples na Retificação) do assento para realizar o processo de Retificação.

    E junto com o documento emitido pelo RTD, vc pede as retificações desejadas. O valor cobrado é por certidão, não por equívoco nesta.

    No RTD, me informaram (confira essa informação!!!) que a certidão fica 24h com eles e depois o original lhe é devolvido.

    Na Retificação, nenhum documento é devolvido. Por isso, use uma cópia ou uma cópia autenticada.

    Me desculpe por insistir, mas qual é o(s) cartório(s) irá(ão) fazer as retificações?

    Essas informações e experiências sempre ajudam os demais foristas que irão passar por essa etapa.

    Boa sorte e obrigado.

  • @JOELSONSOUZA

    E depois que o processo de Retificação terminar, compartilhe com o fórum a sua experiência, se você puder.

    Agradeço.

  • Bom dia o cartório em que me refiro é o 3º RCPN da capital RJ, Quanto a certidao de Aveiro, é uma certidao narrativa de batismo com uma assinatura digital e nao tem selo em relevo bem simples mesmo,

  • @JOELSONSOUZA o arquivo distrital te mandou a certidão física ou somente digital por e-mail?

    A PGR não faz apostilamento de certidões digitais dos arquivos distritais, somente das certidões físicas.

  • @JOELSONSOUZA

    Se nada mudou, acredito que o @gsilvestre está certo.

    A informação até então é que a certidão tem que ser física, com o selo em ato relevo.

    Entretanto, teve um forista que perguntou ao Arquivo Regional da Madeira, se não me engano, e este disse que a certidão digital é possível, inclusive, fundamentando a decisão.

    O que você tem que fazer é o seguinte:

    1) Mandar um email para cada PGR (no endereço do Ministério Público português, citado acima, tem todos os emails) e perguntar sobre o apostilamento de certidões digitais, vindas do AD;

    Se alguém encontrar a mensagem sobre certidões digitais do AD, por favor, poste novamente.

    2) Perguntar a conservatória onde vc irá fazer o processo de nacionalidade, sobre o uso de certidões digitais emitidas pelo AD.

    Se 1 e 2 não tiverem respostas positivas, vc terá que optar pelo que eu te disse acima.

    Obs: vc ainda não está fazendo a marcação correta. Lembre-se: @+apelido, ambos coloridos.

    Depois divulgue a respostas das PGRs e Conservatórias aqui no fórum, para ajudar os demais foristas.

    Abraços

  • Sim, a certidao é fisica, recebi pelos correios. 3 folhas ( uma com a fatura com os serviços, outra com meus dados e a última com a certidao narrativa).

  • @JOELSONSOUZA

    Vc ainda não está marcando ninguém nas suas mensagens. Você pode acabar ficando sem resposta.

    As informações dadas estão contraditórias.

    Se vc recebeu a certidão pelo correio, deveria ter o estar com o selo em alto relevo.

    Para sanar todas as duvidas, eu sugiro que vc envie a imagem para algum forista, em mensagem privada (o envelope no menu do fórum) ou poste aqui.

    Em qualquer dos casos, tampe as informações de natureza privada.

  • Me desculpe, pois nao estar por dentro das normas, pois comecei agora e nao sei nada de como fazer com o forum, e se vc. puder me ajudar em detalhes para que nao haja problemas.

    Quanto a certidao, pedi a reproducao no arquivo distrital de Aveiro exatamente como vi num post da LETICIALELE, e recebi em minha casa enviada pela CTT.

    Inclusive mandei agora a tarde, um e-mail para Aveiro questionando sobre este selo.

    E mandei um pra PGR do Porto , para me explicar tambem.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @JOELSONSOUZA

    Para mandar uma mensagem para algum forista digite @+apelido e espere que ambos fiquem coloridos, como te explique e faço em todas as mensagens.

    Digite o @ e quando vc digitar a primeira letra ira aparecer varios nomes. Quanto mais vc escrever, mais apelidos vão sendo eliminados, até sobrar quem vc quer enviar.

    A reprodução do assento deve ter um selo do arquivo distrital em alto relevo e assinatura a mão pelo diretor do arquivo distrital.

    Vc consegue ver no papel ou sentir, se passar a mão. Exceto no caso que relatei (e mesmo assim deve ser perguntado em PT), esse selo deve estar no assento, caso contrário vc pode ter problemas em tudo o que fazer, usando esse batismo.

    ---

    Para mandar a imagem, vc tem dois caminhos:

    1) Na base da janela da msg, há um quadro com uma montanha e uma lua. É a segunda imagem na base da janela. Esse é o ícone "imagens".

    Se vc clicar nele,vc poderá selecionar uma imagem da memiria do seu pc ou smartphone, que ficará aparecendo na sua msg enviada.

    2) Você pode clicar no "clip de papel" e irá aparecer o link da imagem para download.

    Se for usar qualquer opção, lembre-se de tampar os dados privados.

    Ou, simplesmente, tire uma foto do final do documento (na area da assinatura), que é onde fica o selo em alto relevo.

    Espero que tenha compreendido.

  • @guimoss Bom dia, só para esclarecer, me retornaram o e-mail e realmente tem um selo branco quase invisível, porem palpável abaixo da assinatura. Entao vou mandar este documento para o Porto.

    É melhor eu pedir 2 documentos apostilados nao é?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @JOELSONSOUZA

    Vc acertou a marcação dessa vez!!!

    Você escolheu pedir um novo assento pelo AD e enviá-lo para a PGR ou mandar o documento que você já tem para ser apostilado em PT?

    Não precisa pedir duas, exceto se há um outro filho ou neto que pretende pedir a cidadania portuguesa pelo mesmo português.

    Se houver, não precisa fazer dois apostilamentos.

    No apostilamento pela PGR, ela te mandará o assento apostilado.

    No RTD, hâ a devolução do assento apostilado em 24h.

    Na Retificação, vc usará uma cópia simples ou autenticada.

    Se vc fizer uma transcrição de casamento/óbito, haverá a devolução dos documentos pelo Consulado do Rio.

    E o original será utilizado no pedido de cidadania do requerente, seja filho ou neto.

    Abraços

  • @gsilvestre

    A PGR faz sim apostilamento de assentos certificados digitalmente pelos ADs, já que tais documentos tem a mesma validade legal do que os físicos em Portugal. Eu mesmo consegui o apostilamento apenas enviando o PDF que recebi do Arquivo da Madeira para o e-mail da PGR.

  • @renatomilano obrigado pela informação!! há uns meses alguém postou um e-mail que recebeu informando que eles não faziam. bom saber que fazem!

  • @gsilvestre

    Por nada!

    Só ressaltando que o documento certificado digitalmente é diferente do assinado fisicamente que depois é digitalizado, este eu acredito que não deva ser aceito mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.