Averbação e transcrição de casamentos

13

Comentários

• Sandra

Só mais algumas perguntinhas rsrsrs, a procuração tem que ser legalizada no consulado ou só fazendo pelo tabelião já resolve? Você sabe o tempo que esta demorando para fazer essa transcrição? (Pelo consulado de SP a transcrição + BI + Passaporte esta demorando de 4 a 6 meses.) Obrigado novamente. Abraços. Luciana.
  • Luciana

Não sei o tempo que esta demorando , caso faça direto em Portugal, e quanto a autenticação, será melhor colocar o selo do consulado, por via das duvidas, melhor colocar, do que voltar para ter que colocar depois.
  • Sandra e Rosangela

Muito obrigado pela ajuda vou dar um pulo no consulado para fazer a procuração, mas fiquei na dúvida novamente pois me informaram no consulado aqui de Santos que não fazem transcrição lá em Portugal por meio de procuração, que teria que ser feita aqui pelo consulado, vcs sabem me dizer se essa informação procede?ou se vcs conhecem alguem que já fez esse procedimento por meio de procuração?Obrigado antecipado, é que essa comu é porreta, nenhuma pergunta fica sem resposta aí a gente acaba abusando um pouquinho, rsrsrsrsrs. Abraços.
  • ju

ola ju tudo bom,olha so uma perguntinha,vc ta fazendo o processo de transcriçao de casamento de seus pais certo?,vc fez pelo consulado?quanto pagou?Pois a minha cunhada fez o mesmo procedimento,pelo consulado do rio,mas eles falaram q faziam a transcriçao do casamento dos pais dela e a cidadania port dela tambem,tudo junto...gastou quase 1000reais com esses 2 procedimentos.pelo que li o seu caso nao foi assim né,foi primeiro so a trranscrição.Ou foi opçao tua fazer assim?Nossa o povim complicado!rsrsrs
    abraço
  • Sobre averbamento

Naum foi opção minha naum
    Mandei direto para Portugal que por sinal tá extraviado 130 euros que naum me devolveram
    Quando liguei para saber me informaram que diretamente naum se faz mais o casamento somente pelo Consulado
    Dai foi ate o Consulado de Curitiba
    Paguei 350 reias e em menos de um mês me deram o numero do processo
    Dai liguei em Portugal e com esse numero me deram o numero do casamento
    e pedi a certidão pelo Portal
    Acho que no começo da semana que vem já deve chegar
    dai dou entrada na minha cidadania
    bjusss qualquer duvida pergunta
  • que o procedimento de cada um é diferente né!rsrs
    Minha cunhada ja tinha mandado os documentos p avrebar o casamento dos pais dela tambem por portugal,mas nao aceitzaram e mandaram de volta,falaram que so faziam pelo consulado...dai ela foi no consulado dia 2/9/2008 e levou as papelada toda,so que falaram q iam fazer os 2 procedimentos ao mesmo tempo,ou seja avrebar o casamento dos pais dela e tirara a nacionalidade dela,gastou quase 700reais.Agora é esperar né,falaram que levaria de 3 a 4 meses,vamos ver se vai ser isso mesmo,rsrsrs.
    Mas e ai?conseguiu o seu dinheiro de volta?conseguiu achar?Mas vai dar tudo certo sim,tenha fé em Deus...BJS
  • Ingrid

Consegui nada
    naum me reembolsaram ainda acredita
    Tô vendo que vou acabar indo buscar pessoalmente ...rsrsrsrs
    Pelo Consulado de Curitiba
    A informação que me deram é que naum pode ser feita a cidadania sem fazer o casamento dos meus pais primeiro
    Por esse motivo que mandei para averbar o casamento primeiro
    e se Deus quizer e ele há de querer
    Segunda tá chegando a certidão já com o casamento integrado
    Dai segunda mesmo eu tô mandando a minha papelada
    Pois como sou anciosa a minha já tá toda pronta
    Já foi pro Itamaraty
    Já fui ao Consulado
    Tô com o requerimento 1C
    Tudo com os selos Consulares
    Tá tudo prontinho só mandar .............rsrsrsrsr
    Ajudei uma amiga daqui de Londrina a fazer a cidadania dela
    ficou pronta em 45 dias e ela já tá em Londres
    O dela foi mais rapido pois os documentos do pai dela já estavam até com o casamento integrado a certidão dele
    Entaum foi só juntar a papelada e mandar ...
    bjusss qualquer coisa pergunte tá
  • Sandra

Realmente fica estranho essa decisao deles. Mas cada Conservatoria tem um criterio. Talvez tenham deixado essa decisao para os Consulados porque estavam recebendo averbacoes do mundo todo. Isso deve ter sobrecarregado os pobres coitadinhos funcionarios das CRCs. Acho que estavam sem tempo para almocar. Voce ja viu portugues sem almoco? KKKKKKKKK

Eu vou casar em PT semana que vem, e mais facil e barato. E nem perguntaram o estado civil da minha esposa no Brasil. Apenas certidao de Nascimento de inteiro teor, Com Itamaraty e Selo Consular. Mais Passaporte e RG...Aconselho ninguem averbar, vai pra Portugal e casa em qualquer conservatoria. Paga so 100€.
    Quem quiser casar em Foz Coa o so falar comigo, hehehehehe...A Conservatoria esta precisando faturar, hauahauahauahau...Brincadeira
  • Ju

Quando chegar em Londres venha nos fazer uma visitinha.

Abracos.
  • Sandra II

Consta na sua certidao de nascimento que o Pai era casado coma mae. Isso ja prova...Pergunta a Dani, ela fez assim, pode reforcar minha informacao. Mas tenha paciencia, procure nao errar, mesmo que demore. O amigo nessa acaminhada e a Paciencia. e Paciencia e um dom que Deus nos da se pedirmos. Siga confiante que a sua vitoria e a das suas filhas sera inevitavel. Deus esta cuidando delas, confie nisso. A Europa ja e heranca delas
  • Alex

Com certeza que terei paciencia, pois quem esperou ate agora,esperar mais um pouco, não é nada.
    No que vc diz sobre o casamento, no caso da Dani, foi o pai dela quem fez o registro dela e ele era o portugues, mas no meu não, quem me registrou foi meu pai e que é o portugues é a minha mãe , por isso que acho que nesse caso, precisa averbar o casamento.
  • JU

Oi Ju
    Voce ja fez o averbamento do casamento de sus pais, certo?Vc falou que pegou o numero de assento do casamento, mas para pedir a certidão de nascimento com o casamento averbado precisa informar esse numero de assento do casamento? Acho que é so o numero de assento de nascimento né, pois esse não muda, certo?Pelo que entendi esse numero serveria para poder obter informações se ja foi averbado ou não, é isso?É que ja saiu a atribuição de minha mãe e vou mandar averbar la no Porto, tenho uma amiga indo pra la e vou mandar uma procuração para ela fazer isso e assim que ficar pronto, pedir uma nova certidão para dar entrada na minha.
    Desculpa esse testamento, heheheh, mas sempre aparecem varias duvidas.
    Beijos
  • Sandra

Como vc sabe eu ainda não cheguei nesse estágio, mas tudo que li até agora é o seguinte:
    O número do assento continua o mesmo, o importante é saber se o casamento foi averbado ou não, quando vc ligar pra lá e descobrir que o casamento foi averbado, basta mandar os seus documentos, no requerimento o número do assento que vc deverá colocar é o mesmo.
    Assim que vc mandar os documentos para fazer o averbamento do casamento dos seus pais vc já pode fazer todo aquele processo de preencher o requerimento, atuenticar, selar e deixar tudo engatilhado só esperando o sinal verde para enviá-los à Portugal.

beijos
  • Serginho

Semana que vem ja vou estar mandando os documentos para averbar, tenho uma amiga que esta no Porto e vai fazer isso pra mim, e tambem ja estou providenciando os meus, não podemos perder tempo, hehehehe.
  • Sandra

Imagaine....oque puder ajuda ajudo
    Já quebrei tanto a cabeça que agora tá moleza...rsrsrsr
    Bom deixa eu explicar
    Como tive que mandar pelo consulado
    Eles de deram o numero do processo que eles enviaram para Lisboa
    Com esse numero liguei na CRC no setor que só mexe com Consulados brasileiros
    E la´que me passaram o numero do assento de casamento
    Esse numero é o que garante que o casamento já foi integrado a certidão de nascimento de minha mãe
    Acho que é isso
    Dai pedi pelo portal deve chegar no começo desta semana
    E acho que no maximo quarta to mandando o meu
    bjuss qualquer coisa pergunta
  • Alguém sabe me dizer?

Eu estou providenciando os docs de minha mãe (proc de atribuição), mais adiante vou fazer o meu.
    A dúvida: por que fazer a averbação e transcrição do casamento de minha mãe se a certidão que estou mandando já diz que ela é casada c/ meu pai?
  • Antonio

A transcrição e o averbamento tem que ser feita, no caso de não ter sido o portugues, quem fez o registro do nascimento do filho, e como geralmente, nunca é a mãe que faz o registro, precisa do averbamento e transcrição.
  • Sandra.

É que a certidão de nascimento da minha mãe foi tirada no mesmo cartório que ela casou, e no momento do pedido já fizeram a averbação do casamento, e é essa certidão que vai para portugal.
  • Antonio

Mas o averbamento tem que ser feito em Portugal, depois que sair a cidadania dela.
  • Sandra.

Então tenho que preencher no formulário 1c o nome de solteira?
  • Antonio

O meu eu preenchi com o nome de casada, pois a xerox do RG é com nome de casada e mandei uma copia da certidão de casamento para comprovar a mudança no sobrenome
  • Sandra.

Então... por isso a minha dúvida inicial. Pra que averbar e transcrever o casamento se a certidão de nascimento já vai com a averbação do casamento?
  • Antonio

Não adianta, a unica maneira de não precisar averbar/transcrever o casamento, so quando tiver sido o portugues quem fez o registro de nascimento do filho, fora disso, tem que averbar mesmo.
  • Sandra.

Obrigado pela atenção.
  • Antonio,

eh assim, sua mae esta casada legalmente "apenas"no Brasil, pra fazer efeito em Portugal ela tem que comunicar a Conservatoria e nao basta apenas estar escrito isso na certidao de nascimento dela, tem que abrir um processo para transcrever esse casamento, essa eh a lei em PT.

Para os sortudos que tem o portugues como declarante na certidao de nascimento, esses nao "precisam" transcrever casamento para dar entrada na atribuicao.
  • Cibele.

No formulário 1c do proc da minha mãe tem que preencher com nome de casada ou solteira?
  • Antonio,

tem que preencher o nome de casada. Se ja consta a averbacao do casamento dela na certidao de nascimento, esta otimo, ja prova a mudanca do nome.
  • Cibele.

Curioso, prova a mudança do nome mas não prova o casamento...rsrsrs....
    Muito obrigado pelas informações. Abçs.
  • Antonio

É porque ela primeiro tem que nascer portuguesa e so depois constar em Portugal que ela casou.
  • Verdade, eh curioso, mas eh a lei em Portugal, alias, nao soh em Portugal, no Brasil tambem eh assim, nao apenas casamentos ocorridos no exterior tem que ser transcritos no Brasil para ter validade como tambem nascimentos de filhos de brasileiros ( que mesmo ja sendo registrado no consulado da area de residencia, ainda tem que transcrever em cartorio no Brasil para ser valido ).

A diferenca eh que no Brasil esse processo custa bem menos que a pequena fortuna que eles cobram em Portugal e menos tempo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.