Averbação e transcrição de casamentos

Bom tava indo tudo mil maravilhas
Mandei os documentos para averbar e transcrever o casamento de minha mãe
Esperei 15 dias e liguei
me informaram que a CRC De Lisboa não faz mais casamentos direto
Somente atravez do consulado
E que os documentos e o dinheiro serão devolvidos
Conversei com o responsavel pelo setor de casamentos no CRC
E ele me informou que algumas coisas estão mudando e essa foi uma das primeiras mudanças
Fiquei tão perdida ....liguei umas 5 vezes para a CRC para ter certeza que não iria ser feito mesmo
E realmente não vai me deram um prazo de 2 a 6 meses para a devolução dos documentos e o reembolso do dinheiro(130 euros)

Alguém tá na mesma situação que eu ....

Bjusss mais aos poucos tudo se arruma ....
«134

Comentários

  • putz, que sacanagem né..
    é como eu sempre digo...
    pra facilitar se eles podem complicar né...
    sinto muito por você, espero que dê tudo certo...
    e que na pior das hipóteses te reembolsaram....
    agora bola pra frente, e nada de desanimar hein??!!
  • Ju

    Por acaso o nascimento dela encontra-se na CRC ? Senao, pode mandar (ou ligar primeio) pra conservatoria onde esta o nacimento.

    Na ultima hipotese sera mesmo pelo consulado.

    Mas fique firme ate o fim... O Senhor Deus esta com voce.
  • Ju

    Vc tem 2 alternativas.

    1) Faça a atribuição sem averbar o casamento a Dani tem mais informações como isso pode ser feito, ela atribuiu a cidadania da avó sem averbar o casamento da bisavó.

    2) Faça pelo consulado mesmo a transcrição do casamento. Porém, eles são bem lerdinhos.

    Vamos esperar se alguém tem mais alguma idéia.

    Ps: Muitas pessoas que conseguiram a cidadania com ajuda dessa comunidade sumiram. Por favor lembrem-se que já tiveram dúvidas e alguém com bom coração ajudou.
  • JU

    Lembrei de uma coisa.
    A minha mae na epoca (2006) fez o Averbamento do casamento dela com meu Pai (portug.) pelo Consulado de Sao Paulo.
    Ai depois de 15 dias, liguei na Conservtoria (Ilha da Madeira) onde tem o nascimento do meu Pai e perguntei quanto tempo levaria pra ficar pronto e me disseram "Ja esta pronto".
    Entao, no seu caso tambem, o Consulado vai mandar o averbamento pra Conservatoria detentora do assento de nascimento e qdo chegar la , em poucos dias estara pronto.
    Depois voce segue o processo.
  • Ju

    Será que se for alguem lá pessoalmente na CRC, eles fazem a averbação?
  • CRC

    E so perguntar pro Jorge... ela ja esta em Portugal.
  • A quem puder ou souber responder

    Estava lendo sobre atribuição no site do DGRN, e la consta que o casamento deve estar averbado ou ser feito prova deste, neste caso então se não estiver averbado o casamento, pode ser mandada a certidão de casamento junto, pois não exsite outra prova melhor do que essa, estou certa?
  • [APAGADO]
  • Sandra

    Por exemplo. Na certidao de nascimento de inteiro teor do filho do portugues vem escrito, nasceu Fulano de tal, filho de cicrano, casado, etc... e cicrana, casada etc...E ainda diz que o declarante e o proprio pai. Isso ja e prova contundente. Mas se quiser reforcar, e melhor faltar do que sobrar. Mas como boa portuguesa que tu es, procure cumprir a lei. Se eles pedem para que qualquer ato do nacional no exterior seja averbado, voce pode averbar. Independente do processo. Vlw
  • Alex

    Estou falando isso, porque parece que agora não pode mandar mais a certidão de casamento para averbação , direto para a CRC, pelo coreio, tem que ser pelo consulado, e isso não se sabe que tempo demora, ou levar direto na CRC, mas não tenho quem possa fazer isso, e como preciso rapidez, por causa de minhas filhas estarem na Europa e precisarem tirar logo a delas, quando sair a da minha mãe, que ja deve pra sair, e eu der entrada na minha, se for averbar o casamento antes , vai demorar não sei que tempo, então pensei em mandar sem averbar, junto a certidão de casamento, pois quem foi meu declarante foi meu pai e ele não é o portugues e sim a minha mãe.
    Não sei se deu pra vc entender o meu raciocinio.
  • Sandra

    O Jorge abriu um tópico dizendo que está em Portugal e pareceu bastante solícito. Talvéz vc possa mandar os documentos para ele fazer pra vc, converse com ele quem sabe ele pode fazer isso pra vc se tiver disponibilidade. Aí vc manda uma caixa de bombons suíços pra ele.
  • Serginho

    Ainda tenho que esperar sair a atribuição de minha mãe, esta so fazendo uma pesquisa de opiniões,rssssss.
  • Sandra

    Quando vc deu entrada no processo da sua mãe? Eu vou dar entrada no processo do meu pai e já pedi as minhas certidões tbm, estou torcendo para que não ultrapasse os 6 meses para não perder a validade das minhas certidões.
  • Serginho

    Mandei os docs no dia 15 de maio,mas teve greve la em portugal nessa epoca, e hj chegou la a certidão de casamento que me pediram, acho que agora deve sair logo a atribuição dela.
  • Sandra

    Ta chamando portugues de burro? KKKKKKKK...Manda e ve se cola. Melhor seria fazer fiz na epoca do meu processo quando surgia mil duvidas. Escrevia pras CRCs, eles sempre respondiam. Boa sorte Portuguesa
  • Sandra

    Tenta o Jorge, tem um topico "Estou em Portugal" dele, e ele ta la e se oferceu para ajudar alguem da comunidade. Vlw
  • Muito Obrigada pela ajuda

    Bom mandei os documentos para o Consulado de Curitiba
    Disseram que demora de 3 a 6 meses...
    Olha como vou fazer ...
    Daqui uns 20 dias ligo na Conservatória e falo que preciso do numero da transcrição e averbação de minha mãe...
    Assim que conseguir o numero entro no Portal e peço uma certidão
    E dou entrada na minha....
    Agora só resta saber se a nacionalidade a CRC continua fazendo direto
    Sem passar pelo Consulado...
    MUito obrigada pela ajuda
  • olá gente

    quando eu fiz minha atribuição de nacionalidade em março de 2008 eles nao estavam mais aceitando fazer as transcrisções de casamento na crc centrais de lisboa, antes todos os portugueses que se casaram no extrangeiro tinham que fazer as transcrições de casamento pela crc centrais todas as conservatorias de registro civil de portugal mandavam tudo para crc centrais igual sao hoje as atribuições de nacionalidade, desde janeiro de 2008 e feito tudo direto na conservatoria de registro civil que vc da entrada, antes demorava de 2 a 3 meses agora esta demorando de 5 a 10 dias depende da conservatoria que vc da entrada, tudo tem que ser feito com procuração e rapido e facil nao tem erro faz a procuração e manda para o consulado legalizar e manda junto com todos os docs para a pessoa que esta em portugal abraços
  • Ju

    Isso mesmo, e assim que se faz, mas o numero do asento continua o mesmo. Basta perguntar se ja averbaram.
    Bom, as CRCs continuam sim normalmente, e voce nem precisa pedir a certidao de portugal, basta preencher os dados no requerimento como eu fiz na epoca (num, freg, Cons e Distr). So atraza o processo 1 semana mais ou menos, que e o tempo que eles mesmo pedem a Conservatoria e ela manda. Como fiz Naturalizacao eu achei que deste modo tem mais credibilidade. Boa sorte menina
  • Priscylla

    Depende da Conservatoria. A do meu avo mandei casamento e obito pelo correio e ela averbaram sem perguntas. Nem precisei de procuarcao e etc etc etc. Nem grana, rsrsrsrs... Mas liguei antes pra saber. Isso depende mesmo, vlw portuga...Abracos
  • ju

    aconteceu a mesma coisa com minha cunhada,agora disseram que iam mandar os documentos de volta,mas como os correios estao em greve,pedi para que enviassem aqui pra Suiça que dai eu mandava p Brasil registrado e chegava em 4 dias,eles estao agendados no consulado p setembro,e creio que esses documentos nao vao chegar em tempo!!!Boa sorte p vc!
  • Paulo

    Vc poderia me passar o modelo da procuracao para meu email?
    anasaraiva7@hotmail.com

    Ja estou pensando que quando chegar minha certidao portuguesa, tenho que averbar meu casamento, para poder dar entrada na dos meus filhos, e ja vou comecar a providencia a averbacao.

    Obrigada
  • Ana

    O paulo me mandou o modelo, vou passar para o teu email agora.Bjs
  • Ana

    Acabei de mandar para o seu email, o modelo da procuração que o Paulo tinha me mandado, espero ter te ajudado.Bjs
  • Sandra

    Heita co,unidade eficiente. Vlw
  • Oi Sandra,

    Obrigada, recebi sim, e ja imprimi.

    Mais uma vez obrigada

    Ana Maria
  • Oi Ingrid

    Que coisa né ...
    Tirei todas as certidões de novo
    e mandei tudo para o Consulado de Curitiba...
    Liguei ontem e eles já enviaram para Portugal
    Mais naum vou esperar chegar pelo Consulado
    senão vai demorar 1 ano
    daqui uns 2 meses ligo lá ..

    bjusssssssss
  • realmente... eu mandei um email para a primeira conservatória do registro civil de lisboa e recebi essa resposta:

    ''Ex.mo SenhorInformo V. Exª de que para transcrever o casamento em Portugal de um português com um estrangeiro deverá entregar certidão de casamento e de nascimento do nubente estrangeiro, e uma procuração com poderes especiais para requerer a transcrição. O preço é de 100,00 EUR.Com os melhores cumprimentos, O 1º Ajudante,Fernanda de N. Quintal''

    como é q funciona isso?
  • Felipe

    No topico de AJUDA tem os detalhes.
  • Boas novas

    LIguei hoje no Consulado em Curitiba
    E já me passaram o numero do assento de casamento de minha mãe
    Liguei em POrtugal e conversei com uma moça muitissimo simpatica
    Que me disse que no maximo em um mês o casamento de minha mãe já estará integrada a sua certidão de nascimento...
    E disse para eu ligar daqui uns 20 dias que estará pronto
    E sendo assim peço pelo portal a certidão dela
    E dou entrada na minha ...
    Afffffffff quanta coisa né mais tá quase lá...........
    Bjusssssssssss
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.