BUSCA DE CERTIDÃO EM PORTUGAL

2

Comentários

• GENTE!!!! VCS SÃO UNS AMORES!!!!!!

Não estou com minha certidão de nascimento aqui no Rio. Pq estou morando em Aracaju, estou aqui de férias, e desde que cheguei, só estou procurando a certidão de casamento do papai!!Mas nasci aqui, no Méier!! Vou providenciar agora mesmo a minha certidão!!!
    Muiiiiito obrigado mesmo!!!!! Eu já li sobre isso aqui na comunidade, mas estava confusa!! estava certa q precisaria do casamento do papai!!
  • Ainda certidões.

Oi Lara e Maestro Alex

Qdo vcs disseram q eu não precisaria da certidão de casamento do meu pai português, fiquei toda feliz, pq como é muito antiga, de 1935, não consta nos registros de busca daqui do Rio, pois o registro se tornou obrigatório somente a partir de 1942. Anterior a esse ano, uns tem outros não. Para localizá-la, teria q ir em todos os cartorios de estado!! Pois bem, hoje fui lá no consulado, mas infelizmente, a informação q vcs deram não procede. Fui no consulado, lá na rua marechal câmara 160, depois de pegar uma senha, fui atendida, e o funcionário disse q é imprescindível a certidão de casamento do meu pai português, e a de nascimento da minha mãe brasileira!!!!! Isso para fzer a atrubuição p mim!!!! E me deram o formulário com os documentos necessários, e lá diz q preciso dessas certidões. Por acaso vcs tem outro caminho? Estou confusa!!!! Mês que vem, volto para aracaju, sem ter resolvido nada!! Podem me ajudar?
  • MANDALAS -Vanda

SIM!!!! o caminho é vc esquecer o consulado e fazer tudo direto em Lisboa, pelo correio.

Meu pai se tornou português por atribuição sem transcrever o casamento de meus avós. Eu estou fazendo minha atriuição e tb não precisei transcrever o casamento de meus pais. Eu fui pessoalmente em Lisboa (hehe, desculpa pessoal, fico repetindo isso toda hora) e lá ficou confirmado que como foi meu pai que declarou meu nascimento, para efeito de minha atribuição de nacionalidade não era preciso o casamento estar transcrito em Portugal.

Pode confiar 100% nessa informação. No consulado vc só precisa fazer as legalizações de seus docs: sua certidão de nascimento de inteiro teor, o formulário 1C e uma cópia autenticada de seu RG. Depois vc coloca tudo num Sedex Mundi e manda direto pra CRC em Lisboa!
  • UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL!!!!!

Ô Lara!!!!! Que notícia boa!!!!! Ó céus!!!!!!!! Agora, vc vai ter q fazer o serviço completo!! rsss Tim tim por tim tim!! rssss
    Vou providenciar imediatamente minha certidão de inteiro teor, pois meu pai foi o declarante. Agora vc pode dizer onde consigo esse formulário CI e o endereço em Lisboa? e se mando com as taxas pagas, e onde pago? Ufa!! Quisera ser chique como vc e ir direto a Lisboa fazer isso pessoalmente!! rssssss
    Aguardo anciosa sua resposta.
    bjs
  • tim tim por tim tim rssssss

simbora, Mandalas!!! rsss
    olha aqui o link pro formulário 1C, imprima colorido:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf
    A sua certidão de nascimento de inteiro teor vc pega no cartório em que está registrada, precisa ser de INTEIRO TEOR. Depois vc precisa enviar para o Itamaraty em Brasília, pode ser pelo correio ou alguém lá pode levar pessoalmente pra vc (a legalização é gratuita).
    Depois vc preenche o formulário 1C, mas não assina (vc deve assinar presencialmente). O consulado da sua área faz legalizações pelo correio ou é pessoalmente? Pergunte lá...
    Vc vai precisar fazer uma cópia autenticada do seu RG.
    Então no consulado vc vai precisar legalizar: sua certidão de nascimento já legalizada no Itamaraty, cópia autenticada do RG e formulário 1C
    Depois disso, então tá tudo pronto pra ir pro correio. Vc faz um vale postal chamado Dinheiro Certo no valor de 175 euros (vc paga em reais no câmbio do dia) eles te dão um comprovante e vc preenche o número no formulário 1C. Coloca tudo num Sedex Mundi pra CRC em Lisboa. O endereço vc encontra no fim do formulário, mas aqui vai:
    Conservatória dos Registos Centrais
    Mod. 1C
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 Lisboa
    basicamente é isso, se precisar de mais dicas ou qq dúvida é só falar!!
  • Vania

Vc é do Rio (foi registrada lá)? Então, no Rio é mais fácil a parte de Itamaraty + Consulado.

Outra coisa: vc já tem a certidão de nascimento de seu pai, mande essa mesma (não é necessário nenhum tipo de legalização, pois é um documento português). Mas preencha tb os dados no Quadro 2 do requerimento.
  • Oi Lara!!

Estou aqui no Rio sim. Hoje tirei minha certidão de inteiro teor, amanhã, vou levar no Itamaraty para legalizar. Já imprimi o modelo 1C, por acaso vc sabe se preciso pagar os 175 euros antes de levar o requerimento no consulado? Ou posso deixar o pagamento por último. Hoje, fiquei a tarde toda literalmente pendurada ao telefone para agendar no consulado, não consegui, aí, mandei um e mail p agendar, mas disseram q demora muito agendar por e mail. Gostaria de fazer tudo enquanto estiver aqui no Rio.
    Mais uma vêz, parabéns!!! Qdo conseguir a minha, vamos comer um pastel de belém!!rss
  • Vanda

O pagamento é feito so depois, quando for enviar os docs.
    Mas agora me responde uma coisa, pra que agendar?Voce vai fazer pelo consulado?
    Porque se for so para legalizar,não precisa agendar nada, é so ir direto.
  • exato, rs!!! nao eh preciso fazer agendamento no Rio.

e o pagamento eh feito via vale postal (chamado Dinheiro Certo), nos correios, nao eh no consulado. No dia que vc for enviar os docs pra portugal, vc faz o vale e envia tudo por sedex mundi.
  • Oi Meninas!!!

Não sei o q faria sem vcs!!!!!!
    Amanhã mesmo vou lá!!! Hoje, legalizei a minha certidão no Itamarati. Demorei uma meia hora, pq tinha muita gente. Mas o oficial de chancelaria, foi solícito e educado com todos!!! Até estranho qdo vejo pessoas educadas assim atendendo o público!! Pq o oficial do cartório q tirei minha certidão de inteiro teor, foi extremamente grosseiro, pq exigi recibo!!! Paguei 68,00.
    Depois conto como foi.
    bjs.
  • Gratuidade

Dica
    Para quem é filho(a) de português há uma brecha em relação ao pagamento do processo de cidadania portuguesa: se o requerente for menor ou comprovar que adquiriu o direito ainda menor de idade, ele tem direito a gratuidade, bastando comprovar que não paga imposto de renda. Leva o comprovante da declaração de isenção; certidão de nascimento com menos de 180 dias e a certidão de nascimento do progenitor português e ....dar início ao processo. Consegui esse "benefício" pesquisando na internet...Comigo foi assim!
  • Patricia

A partir de quando foi essa lei?
  • Oi Patricia!!
    ........Provar q adquiriu o direito ainda menor de idade.........
    Por favor, vc pode explicar melhor?
  • Patricia,

essa gratuidade eh lei mesmo, nao precisa provar nada ( que menor de idade paga imposto de renda ? Nao entendi ! ). Filhos de portugues ou portuguesa de origem*, quando registrados na menoridade, nao precisam pagar taxa alguma.

Mandei o processo dos meus filhos sem pagar nada, esta certo !
  • DOCUMENTOS PRONTOS P ENVIAR

Oi gente!!
    Fui hoje ao consulado aqui no RJ, paguei 11 euros para legalizar minha cart. de nascimento e mais 11 para a xerox do doc. de identidade. Num total de R$ 60,60.
    Pronto, agora, é so pagar os 175 euros ( q ainda não tenho!!! rss) e enviar p lisboa. Assim q enviar, digo p vcs.
    bjs p vcs todos!!!
  • oi VANDA

e o formulário 1C? Já preencheu tb e assinou & legalizou no consulado?
  • Oi Lara!!

Levei o CI tbm e assinei lá. Mas só cobraram 11 euros da minha certidão e 11 da cópia xerox da minha identidade. Mas carimbaram e assinaram o C1. E ainda quiseram me convencer a fazer por lá!!
    Mas vou seguir seu conselho. Já estou providenciando o pagamento por sedex. Segunda-feira, coloco nos correios.
    Depois, eles dão informação via e mail do andamento?
    bjs
  • que beleza!!!

3 legalizações pelo preço de 2!!
  • ah

pra saber o andamento do processo vc tem que ligar lá. Depois que vc vir que o Sedex chegou (pelo rastreamento dos Correios), vc dá 1-2 semanas e liga lá pra pedir o número do seu processo. Vc tem que informar seu nome e o tipo de processo: atribuição de nacionalidade, e o ano.

lá vai o telefone do setor de nacionalidade, ligando do Brasil: 00 (XX) 351 213 817 647

eu vi que vc tirou recentemente a certidão de nascimento de seu pai pelo portal do cidadão, mande ela junto tb!!
  • Dica

Vou explicar: como cidadão português a título originário (filho ou filha de pai ou mãe português(a) todo cidadão tem direito a gratuidade para regularizar ous documentos, ou sej, certidão de nascimento, B.I., etc. desde que comprove que o progenitor português foi quem registrou o nascimento e esteja identificado na certidão. Na verdade, no site do acime e do dgrn foi que consegui esta informação. Então, de posse dessa informação, fui até o Consulado no Rio de Janeiro e passei pela "bancada" dos atendentes, porém nenhum deles sabia desse assunto, apesar de eu mostrar o papel comm a informação. Então, pedi para falar com a Cônsul, que leu o documento e me pediu um telefone de contato que ela iria confirmar com o Embaixador. Passado 3 dias, ela me ligou e disse que eu teria que levar a isenção do imposto de renda, a certidão de nascimento do meu pai e a minha. Cheguei no COnsulado de posse destes documentos e dei entrada no processo/ boletim de nascimento. Então, após 30 dias pedir a certidão de nascimento no portal do cidadão. E ela chegou na minha casa. O meu B.I eu tirei em Coimbra, levou 3 dias para ficar pronto.
    OBS.: 1)Atenção na hora da emissão do B.I. n ão pode haver nenhuma restrição, ou seja, no meu caso me perguntaram se eu era brasileira pois isso sairia no BI e eu pedi para falar com a chefe de secção na loja do cidadão , que foi muito gentil depois da minha reclamação. Portanto, cuidado, pois eles sempre tentam arrumar uma confusão.
    2)Cuidado com os despachantes que circulam livremente no saguão do consulado, estõa sempre prestando atenção a todos e oferecendo informações. É uma máfia e certamente tem o consentimento de algum funcionário.
  • Oi Patricia!!

O que é BI. Foi p esse documento q vc conseguiu a isenção?
    Essa isenção é p q eu não precise pagar os 175 euros referentes a minha atribuição no Cons. de Registros Centrais?
    Obrigada pelas informações.
    Aguardo sua resposta
    Bjs
  • Para Patricia

O que é Dgrn?
    Procurei no google e fui remetida para um escritório de advogado em portugal.
    Primeiro pesquisei dgrn portugal. Aí abriu um órgão do Ministério da Justiça. Achei estranho q te encaminha para muitos outros sites particulares.
  • Mandalas,

o site do DGRN de Portugal agora eh IRN
    www.irn.mj.pt
    Fala sobre servicos disponiveis aos cidadaos portugueses.
  • Oi Meninas!!!

Li o site todo e não vi nada de isenção de custas para minha atribuição. Seria pedir muito q vcs me dissessem onde está escrito isso?
  • Mandalas-Vanda,

pra mim isso eh novidade, vou ler tambem, mas a Patricia vai ter que "se reportar" rsrs.

Vai ter muita gente se encaixando nesse quadro !
  • ola pessoal boa tarde
    gostaria de saber como consigo a cidadania portuguesa
    moro no RJ meus pais são portugueses casados no Brasil o meu pai infelizmente já é falecido qual o primeiro passo??? obrigada abs fraternos helena
  • primerio passo e obter a certidao de nascimento do portugues.
  • ETA COMUNIDADE MARAVILHOSA!!!!!

Oi Helena!!
    Vai lendo esse tópico q postei , seu caso é parecidíssimo com o meu!! Estou aprendendo a cada dia com essa comunidade maravilhosa!!! Daqui a pouco vou no correio postar meus documentos para a CRC, qdo voltar, vou colocar aqui o quanto gastei até agora.
    Qualquer dúvida, só perguntar, todos têm uma imensa boa vontade de ajudar!!
  • PRONTO, ESTÁ FEITO!!! AGORA, É SÓ ESPERAR!!!

Oi gente!!

Acabei de colocar nos correios meus documentos para a CRC. Até agora, o custo foi de R$ 771,43
    Sendo:

- Custas com o cartorio para a minha certidão de nascimento de inteiro teor...... 75,00
    - Legalização da cert. e doc de ident. no consulado ............................................ 62,00
    - Vale postal para a CRC de 175 euros mais custo de envio do correio ............. 565,43
    - Sedex Mundi ...................................................................................................... 69,00
    - Certidão de nascimento do papai foi grátis, através do portal do cidadão.
    - Formulário 1C q imprimi na net, o consulado não cobrou p legalizar.

Obrigada Lara, essa dica foi sua!!!
    Agora, vamos torcer e esperar!!!!!
    Qualquer novidade, eu aviso!!
  • legal!!! ja to na torcida!!!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.