BUSCA DE CERTIDÃO EM PORTUGAL

Oi Gente!!! Conheci esta comunidade, através da Ana. Vcs estão de parabéns!! Acabei de descobrir aqui, q não preciso tirar minha nacionalidade portuguesa para depois meus filhos tirarem!! Eles podem fazer isso direto, não é??? Vou explicar. Estão com paciência?? rsss
Sou filha de português(falecido há 26 anos). Tenho dois filhos maiores q precisam da nacionalidade portuguesa.
Mês passado, qdo estive no Rio, fui no Arquivo Nacional para ver o que tinha lá de documentos do meu pai, pois não tenho a certidão de nascimento dele q me parece, ser essencial para isso. Pois bem, esta semana, o arquivo me enviou pelo correio, umas cópias de documentos de qdo meu pai chegou ao Brasi. Tem um requerimento dele para o Registro de Estrangeiro, com o lugar onde ele nasceu:
Diz: Natural de Lamas de Orelhão Concelho de Mirandela Districto de Bragança. Com o nome dos pais, data de nascimento, tudo certinho.
Qual o cartório q esse lugar pertence? Por onde começo??
Aguardo anciosa a resposta de vcs!!
obrigado pela paciência.
«13

Comentários

• Vanda

O melhor seria vc mandar um email para a Conservatoria de Bragança, passando todos os dados que vc tem dele, como nome completo, data de nascimento, filiação, freguesia, concelho e distrito, e pedir para que localizem a certidão dele, e ai, vc pode pedir uma certidão narrativa, ou somente o numero de acento dele, para poder informar no formulario de solicitação de nacionalidade.Qualquer outra duvida poste aqui.
    Abraços
  • Oi Sandra!!
    Obrigado pela atenção!!
    Vc sabe como acho o endereço desse lugar? Procurei o google, mas não achei nada.
  • Oi Vanda,
    Bem vinda.

Olha como vc tem varios dados do seu pai, vc tbem pode pedir uma copia da certidao de nascimento dele no Portal do cidadao.
    É so se cadastrar e solicitar uma via.
    Qualquer duvida em relacao a isso pode falar que estamos aqui para colaborar.
    O site do portal é

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt

e tem tbem um topico aqui na comunidade de dicas uteis, que é legal vc dar uma olhada, para tirar algumas duvidas.

Boa sorte.

Ana Maria
  • Oi Ana!!
    Vc me ensinou a fazer o cadastro!!
    Mas tenho q pagar antes. uns 20 euros. Aí, gostaria de saber se existe uma forma de me comunicar com este cartório para saber se a certidão tá lá mesmo, para não pagar à toa!! Será q posso fazer isso? Vc sabe como?
    bjs.
  • Vanda

Tem sim, para vc confirmar se a certidão está lá e os dados estão corretos vc deverá pedir uma certidão para atribuição de cidadania à menores, dessa forma a certidão é gratuíta e vc terá a confirmação se esta tudo correto e o número do assento.
  • Obrigado!! vou pedir agora mesmo!!
    Se não conseguir, eu volto!! Com certeza!!
    Vcs todos são muito legais!!!!
  • Oi Sérgio!!
    Acabei de fazer o pedido da certidão conforme vc me orientou. Por acaso vc sabe o tempo q demora?
  • Oi Vanda

Quando eu pedi a minha, pedi pelo correio azul, pois tinha certeza que estava la naquela conservatoria. levou uma semana para chegar.
    Em relacao aos outros meios de envio, acredito que leve em torno de uns 15 a 20 dias para chegar. Mas fique descansada que logo logo vc estará com ela em maos.
    Boa sorte, e de uma olhada nos outros topicos para vc ja ir tendo uma nocao dos documentos que irá precisar. So tome cuidado com as validades das certidoes.

Vc ja se decidiu se fará por atribuicao ou por naturalizacao?

Ana
  • A minha demorou 1 mês
  • Pedimos em Julho e demorou 20 dias

Pedimos uma o mes passado e mesmo sendo ferias aqui na Europa demorou so 20 dias para entregarem no Brasil.
  • ELES MANDARAM!!!!

OBRIGADO!!!!!!
    Ana, Serginho, Sandra, Alessandra!!!!

A CERTIDÃO DO MEU PAI ACABOU DE CHEGAR!!!!!!!
    Não demorou nem 15 dias!!!!! E de Graça!!! Fiz como Sérgio me ensinou!!!
    Bom, agora vou ler com mais calma, todos os tópicos da comunidade, para não ser repetitiva, e dar o próximo passo para conseguir nossa cidadania!! No início, só ia querer mesmo para meus filhos, mas agora, como minha filha tá morando nos EUA, vai ficar mais fácil eu conseguir visto para viajar!!
    Até já com outras novas dúvidas!!!!!
    Esta comunidadev é demais!!!
    Muito obrigado mesmo!!!!!!!!
  • nao to entendendo esse portal!!

me cadastrei, mas naop to achando o lugar q o serginho falou!!

se alguem puder me ajudar!
  • Dani

O que vc não esta entendo, explica aqui, pra ver no que podemos te ajudar.
  • Dani

Vá no portal e siga os passos para pedir uma certidão, em algum momento vai aparecer um campo do tipo de certidão q vc deseja e nas opções tem certidão para atribuição de menores.
  • Oi Dani!!
    O Serginho tem razão, só procurar q vc acha!! tá tudo lá sim!!
    bjs
  • Mais dúvidas!!

Oi gente maravilhosa dessa comunidade!!

Li todos os tópicos, mas a dúvida ainda persiste!!!Vamos lá:

1- meu pai era portugues, já estou com a certidão de nascimento dele q recebi de portugal(gtraças a vcs) e o atestado de óbito daqui do brasil.

a)a certidão é uma xerox numa folha timbrada do cartório da conservatória de portugal. É essa mesma q vale por 180 dias? Essa q tenho q levar no consulado para autencicar com o tal selo branco?

2) Meus filhos são maiores. O q vcs me aconselham? Fazer primeiro a minha? ou independente de mim, é mais rápido fazer direto p eles? qual a diferença?

3) Qual a diferença, atribuição, nacionalização, naturaliuzação?

4) Se eu mandar por sedex p lisboa, tenho q mandar:

a) certidão de nascimento do meu pai (essa q acabei de receber):
    b) minha certidão de nascimento. Pode ser de casamento? pois sou casada.
    c) histórico escolar
    d) certidão de antecedentes criminais da PF
    e)175 euros em vale postal paraem nome da CRCS (q isso?)
    e autrenticar isso tudo no consulado.
    é isso?
    aguardo vcs.
    muito obrigado.
  • Vanda

Mais dúvidas!!
    Oi gente maravilhosa dessa comunidade!!

Li todos os tópicos, mas a dúvida ainda persiste!!!Vamos lá:

1- meu pai era portugues, já estou com a certidão de nascimento dele q recebi de portugal(gtraças a vcs) e o atestado de óbito daqui do brasil.

a)a certidão é uma xerox numa folha timbrada do cartório da conservatória de portugal. É essa mesma q vale por 180 dias? Essa q tenho q levar no consulado para autencicar com o tal selo branco?
    R:Esaa certidão mesmo, só que essa não precisa levar no consulado para carimbar, pois ela já esta autenticada pela conservatoria que lhe mandou.

2) Meus filhos são maiores. O q vcs me aconselham? Fazer primeiro a minha? ou independente de mim, é mais rápido fazer direto p eles? qual a diferença?
    R:Primeiro vc tem que saber se vc quer fazer a sua cidadania ou não.Voce fazendo a sua primeiro ,será por atribuição(quando passa de pai para filho) e seus filhos fazem depois por atribuição tambem,pois assim essa cidadania, vai passando adiante a cada geração e todos vão tendo direito.

3) Qual a diferença, atribuição, nacionalização, naturaliuzação?
    R: ATRIBUIÇÃO é quando passa de pai para filho sem limite de geração e será portugues desde a data no nascimento. NACIONALIZAÇÃO E NATURALIZAÇÃO é a mesma coisa, é quando passa de avô/avó para neto somente,e será portugues somente à partir da data da nacionalização e caso esse neto tenha filho, o filho so poderá ter a cidadania enquanto for menor e terá que provar ligação afetiva com Portugal, tipo morar, estudar,etc

4) Se eu mandar por sedex p lisboa, tenho q mandar:

a) certidão de nascimento do meu pai (essa q acabei de receber):
    R:certo
    b) minha certidão de nascimento. Pode ser de casamento? pois sou casada.
    R:certidão de nascimento de inteiro teor com menos de 180 dias de emitida
  • Vanda

continuação de suas perguntas:
    a certidão de casamento não serve, so mesmo a de nascimento.
    A certidão de nascimento deverá ser legalizada no Itamaraty

c) histórico escolar
    R: só se for fazer por nacionalização e será o do seu filho, pode ser xerox autenticada.

d) certidão de antecedentes criminais da PF
    R:também so se for por nacionalização e será do seu filho, com firma reconhecida de quem assinou o documento

e) CÓPIA DE IDENTIDADE E(caso queira mandar tambem) PASSAPORTE,autenticada.

TODOS OS DOCUMENTOS BRASILEIROS TEM QUE SER AUTENTICADOS NO CONSULADO PORTUGUES(SELO BRANCO).

e)175 euros em vale postal para em nome da CRCS (q isso?)
    R: CRC= Conservatoria dos Registos Centrais, orgão portugues onde fazem as cidadanias.
    e autrenticar isso tudo no consulado.
    é isso?
    R:Sim

Agora, se vc for fazer a sua primeiro e depois os seus filhos,
    os documentos, serão só:
    CERTIDÃO NARATIVA DE NASCIMENTO DO PORTUGUES COM O CASAMENTO AVERBADO
    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DO BRASILEIRO
    COPIA DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO(RG/PASSAPORTE/CPR,etc...)
    E O VALE POSTAL DE 175 EUROS

Acho que ja da pra vc entender, qualquer duvida é so perguntar novamente.
    Abraçossssssssss
  • gente!

Bom fui la no site , ai faco meu login , depois escolho certidao registo civil. depois escolho Lisboa, e depois conservatoria de registos centrais, ai ja vai direto para os dados da pessoa q to pedindo a certidao! ai ai da zero pra mim! hahaha
  • Autenticação no Consulado Português

Oi gente!!

Mês q vem irei ao Rio. Alguém sabe se consigo autenticar certidões e colocar o tal selo branco no mesmo dia? Sabem quanto custa? (não achei nenhuma informação sobre isso nos tópicos).
    obrigada mais uma vêz!!
    abraços p todos.
  • Vanda

A autenticação no consulado é no mesmo dia e o custo é +/- R$30,00.
  • Vanda

As certidões são do Rio de Janeiro mesmo?
    Se não forem, vc nao pode autenticar no cartorio de la não. Tem que ser no consulado da sua Região, no meu caso, sou de São Paulo, e so o consulado daqui, pode colocar o selo branco.
    Outra coisa, antes de pegar o selo branco, vc tem que enviar a certidao de nascimento sua, (caso vc for fazer por atribuicao ou a dos seus filhos caso for fazer por naturalizacao) para o Itamarati, em BSB, para ser autenticada. Essa certidao de nascimento tem que ser original, de inteiro teor, com reconhecimento de firma da assinatura do escrivao do cartorio. Isso vc pede no cartorio mesmo, quando for tirar a 2 via.
    Caso a certidao for do Rio, vc ja pode fazer td la, pois la tbem tem o Itamarati, que autentica no mesmo dia e é de graca.
    Caso tenha alguma duvida volte ok?
    Boa sorte
  • Erro no nome

Oi gente solícita dessa comunidade!!

Estou morando em Aracaju, mas sou do Rio, p onde volto de vêz ano q vem.
    Meus documentos são todos de lá sim.
    Poxa, ontem fiquei chateada!! Analisando as certidões q já tenho, descobri q o nome da minha avó, mãe do meu pai português, está errado na minha certidão de nascimento. Nem sabia disso. Descobri pela certidão q a conservatória de Portugal me enviou!! Acho q vou ter q consertar isso antes de mandar!! Q vcs acham??
    bjs
  • Vanda

Vc vai fazer por atribuicao?
    O nome do seu pai portugues esta correto?
    Se esta correto entao nao tem problema, por que vc vai fazer de pai para filha.
    Vc vai precisar da certidao de nascimento do seu pai portugues (que vc ja tem) , e a sua.
    Nao esqueca que vc tem que averbar o casamento do seu pai em portugal, caso nao esteje averbado, para depois vc dar entrada na sua cidadania.
    No meu caso o nome da minha mae esta errado na minha certidao, falta um sobrenome, entao tive que entrar com retificacao judicial para sair uma nova certidao, fato que ainda nao aconteceu. Ja dei entrada a 1 mes nessa retificacao e ainda nada.
    Mas estou confiante que em breve dará td certo.

Abcos
  • Providenciando documentos

Oi gente maravilhosa desta comunidade!!
    Como preciso ir ao Rio, vou providenciar as certidões de casamento e óbito do meu pai e averbar no Itamarati.
    Daqui a pouco estou de volta!!
    A mais difícil, q era a de nascimento, em Portugal, consegui primeiro!!! Quem diria!!
    Até já!!
  • Vanda

Vc tem que averbar o casamento e o obito do seu pai, no cartorio onde ele esta registrado, depois tirar uma nova certidao de inteiro teor ja com as averbacoes constando nela. (td isso vc faz no proprio cartorio)
    Essa certidao de nascimento do seu pai, com as averbacoes, tem que ter a assinatura reconhecida do escrivao do cartorio.
    Apos isso vc leva no Itamarati para legaliza-la.

E parabens pelas conquistas ja obtidas.

boa sorte.

Ana Maria
  • AINDA PROVIDENCIANDO DOCUMENTOS!!

Oi gente maravilhosa desta comunidade!!
    Estou aqui no Rio, procurando exaustivamente a certidão casamento do meu pai portugues!! O q eu achava q fosse difícil, a de nascimento dele, consegui rapidinho com a ajuda de vcs!
    Nos cartórios de registro de distribuição daqui do Rio, Não consta o casamento dele, mas como o casamento foi em 1936, eles me explicaram q não existia a obrigatoriedade de registro, q ocorreu a partir de 1942. Tenho q procurar em cada cartório do Rio. Imagina o trabalho!!! Além de contar com a boa vontade dos funcionários públicos!!
    Mas consegui saber a igreja q ele se casou, e realmente consta lá no livro da paróquia o casamento dele. Será q uma certidão da igreja serve? Pq antigamente, os casamentos religiosos tinham efeitos civis. Será q posso pedir a certidão da igreja e ter o mesmo valor? Alguém sabe me dizer?
    Aguardo vcs.
  • MANDALAS -Vanda

Peraí. Seu pai é português, certo? Foi ele que declarou seu nascimento? Se sim, vc NÃO precisa da certidão de casamento de seus pais. Vc já poderia ter dado entrada direto na sua atribuição só com número de assento de nascimento de seu pai e os dados de freguesia e concelho.

Confirme apenas que na sua certidão de nascimento de inteiro teor seu pai é o declarante de seu nascimento.

Então esqueça fazer naturalização dos seus filhos, muito complicado e mais demorado. Faça sua atribuição primeiro e depois passe para seus filhos.
  • Exatamente. Essa informacao e oficial.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.